O Livro do Ego

O Livro do Ego Osho

Resenhas - O livro do ego

1 | 2 | 3 | 4 | 5

robertals 09/07/2020

Osho aborda neste livro vários ensinamentos a respeito do ego. Mas o ego a que ele se refere é o em que a pessoa não assume quem realmente é, e que o "eu" não se refere à quem se trata com esse pronome (confuso). Ele também diz que isso é um conceito aprendido através de padrões imposto por pais e pela própria sociedade. A leitura é simples e de fácil compreensão.

ToniBooks 18/08/2022

Quando não estou aqui, torno-me testemunha.
"O 'eu' e o 'você' é falso, mas são úteis no mundo; são apenas artifícios. É preciso derreter o ego para que a pessoa fassa parte do oceano". Assim, nessa toada, Osho nos guia num labirinto psicológico rumo à luz da consciência. "O Livro do Ego - Liberte-se da Ilusão", é um título que poderia sugerir fórmulas prontas, mas não as encontraremos nele. Ao contrário, sem autonomia, coragem, responsabilidade e compromisso, não entenderemos a mensagem, ainda que ela seja clara e singela para os que estão dispostos a seguir em frente sem olhar para trás. Respire.
Lucs 19/08/2022minha estante
Uau, parece um livro bem profundo! Mas não querendo ser chato, a palavra faça está com grafia incorreta.

Romário 08/08/2017

Contraditório, preconceituoso porém bom
É um livro muito bom porém acaba levantando algumas questões preconceituosas mas se dá pelo tempo que foi escrito.
Leia com filtro, ninguém é dono da verdade porém me identifiquei com 80% do livro.

Deco 21/05/2020

Leia sem julgamentos...
O livro do Ego é pra ser lido de mente aberta, é preciso deixar os julgamentos de lado e entender o conceito central, que é entender um pouco sobre o ego. Osho explica como ele surge, como a sociedade o alimenta e como fazer para se libertar das armadilhas do ego através da meditação. Deve ser lido com reflexão, pois traz verdades sobre a mente humana e como ela pode ser prejudicial. Pra quem procura algo meditativo é um bom livro, mas é essencial não se deixar levar por suas crenças no momento da leitura.

Jessica M. 18/01/2023

Preconceituoso e "ego inflado"
O primeiro terço do livro é muito bom. Eu estava super empolgada porque já li outro livro do Osho anos atrás e achei fantástico. Mas nesse ele foi bastante preconceituoso e por várias vezes, opõe-se a relatos da Bíblia de forma que achei extremamente desrespeitosa até para mim, que apesar de ter crescido em igreja católica não sigo em nenhuma religião:

“Mesmo pessoas agradáveis e boas como Jesus são cheias de raiva, fúria, e são contra coisas tão inocentes. Pode acreditar. Jesus vem acompanhado de seus seguidores, aquele bando de idiotas que chamam de apóstolos.”
“Quando os animais são mantidos em um zoológico, eles começam a adquirir algumas grandes qualidades da humanidade: eles se tornam homossexuais. Tornam-se pervertidos, começam a fazer coisas que nenhum de seus ancestrais jamais fez, em milênios. Começam a imitar os seres humanos. Ficam distorcidos, tornam-se antinaturais.”

Eu até entendo que ele faça uma crítica à Igreja Católica além de tudo o que compõe o sistema, mas para mim isso foi contraditório. Quando você julga, é o seu ego falando. Ou seja, Osho foi a própria personificação do Ego nesse livro.
Lucas1429 20/10/2023minha estante
hahahahahha percebi a mesma coisa, estou em dúvida se continuo a leitura ou taco fogo nesse livro tão estúpido!!!

Celle 25/07/2022

"Sinta na sua totalidade, todo sentimento deve ser sentido"
Muitas reflexões válidas nesse livro! Vale muito a pena ler.

Muriel 12/07/2020

Um livro que faz você abrir a mente pra muita coisa, principalmente se for adepto de vieses espiritualistas para explicar a vida e seus fenômenos. O livro instiga, ensina, questiona e nos apresenta uma nova maneira de lidar com nós mesmos. A leitura é como um manual do autoconhecimento nos demonstrando que a evolução não é um caminho pra frente, mas um caminho pra dentro.

Luiza 07/07/2020

O ego é a raiz de todos os males
Se o ego é a raiz de todos os males devemos nos iluminar para extirpar esse mal de dentro de nós!
É isso que Osho diz nesse livro.
Mas apenas lendo o livro com calma e paciência é que o leitor vai conseguir perceber que não é tão fácil se livrar o ego.
Nathalia 20/03/2022minha estante
Acho que é impossível "se livrar do ego". Nunca vamos ficar sem ele, até porque ele faz parte da nossa dimensão mental, e tem a função de nos fazer sobreviver.

O que é realmente fundamental é aprender a não se identificar com ele, só assim que ele não nos domina, por mais que continue ali na nossa mente.
O problema é a identificação com ele ;)

Thiago Donato 17/02/2021

Leia de coração aberto
Tenho tudo um ritmo bem acelerado de leitura nos últimos meses, mas devo confessar que essa obra em especial diminuiu essa frequência.
Apesar da linguagem simples e direta, o autor nos coloca em posição de reflexão por praticamente toda leitura, não sendo indicado para aqueles leitores apressados, que não absorvem o que foi ali escrito.
Esse livro é indicado a todos que buscam ser menos materialistas e mais espiritualizados, se livrando dos dogmas religiosos e convenções sociais, inclusive, por esse motivo, não aconselho pessoas altamente religiosas a lerem, irão facilmente se aborrecer. No entanto, foi una leitura prazerosa, reflexiva e que alterou consideravelmente minha linha de raciocínio sobre diversos temas ali abordados.

GabrielMacambira 06/09/2020

Essencial
Um dos melhores livros que já li e que me trouxe várias cerradas para inúmeras questões que eu mesmo já tinha concluído por mim mesmo. Este é um livro indispensável para qualquer pessoa, independente de quaisquer que sejam suas visões de mundo.

Simplesmente MARAVILHOSO.

Livia.Dancev 07/02/2023

Extremamente necessário.
Esse livro é um clássico necessário pro resto da vida. Considero uma leitura complexa e com alta espiritualidade! É esclarecedor porém na visão dele do mundo. Não leve essa leitura ao pé da letra, pois tem coisas que não fazem sentido na minha visão. Tire do texto o que for necessário e esclarecedor pra você.

Algumas partes ele passa um ar de superioridade ou de forma agressiva, portanto é uma leitura que precisa saber ser aproveitada. Façam bom uso desse texto!

Ariel.SimAes 16/01/2022

Excelente mensagem
A ideia geral do livro é excelente, minha única critica é à forma como ela é mostrada. Osho me parece muito agressivo com a sociedade como um todo, parece até com uma certa impaciência com todos. Acredito que essa forma de exposição destoa muito da mensagem.

David Premaor 05/10/2020

Um tapa na cara
Esse livro nada mais é do que um tapa na cara de todos nós...quantas coisas fazemos e não percebemos quem ou o quê está realmente por trás de cada gesto...cada movimento. Nossa mente, nosso ego...nosso eu...ou nosso EU... recomendo com certeza essa leitura a todos que querem abrir os olhos para ver...
Henrique 13/12/2020minha estante
Perfeita Ênfase "Um tapa na cara"

Gabriel 22/12/2020

Não me prendeu como esperava, mas oferece uma série de reflexões, mesmo eu discordando delas!

Fernando 03/08/2021

Uma leitura que irá mudar seus conceitos.
Em O livro do Ego, Osho discute sobre os efeitos que o ego tem no ser humano, e o quanto o mesmo pode (e irá) prejudica-lo, mas não somente isso. A cada capítulo lido, muitos de seus conceitos sobre vários assuntos serão quebrados ao longo de sua leitura, você terá uma ideia mais clara sobre a assuntos pertinentes, mas que raramente são discutidos no ocidente, como por exemplo, quem você realmente é, sua mente pode tanto ser uma ótima ferramenta quanto o seu maior obstáculo, a diferença entre amor próprio e narcisismo, entre muitos outros tópicos.
No geral, uma leitura muito recomendada, pois ela quase certamente irá lhe tirar de sua zona de conforto e analisar a si mesmo.

1 | 2 | 3 | 4 | 5