A Biblioteca de Nag Hammadi

A Biblioteca de Nag Hammadi James M. Robinson

Resenhas - A Biblioteca de Nag Hammadi

Thiago Toscano Ferrari 12/04/2020

O Gnosticismo e suas origens!
Esta tradução das escrituras gnósticas vem nos trazer uma das diversas seitas do cristianismo primitivo, tal como os diversos ramos do gnosticismo. Os códices estão preservados em alguns tratados, mas outros infelizmente não foi preservado tanto assim, comprometendo alguns textos, tal como o de Zostrianos. O rico material do Evangelho de Tomé, uma importância singular para a compreensão de que algumas passagens dos Evangelhos Sinóticos são similares. Já o Evangelho de Felipe, este traz o famoso trecho em que é narrado o apreço de Jesus à Maria Madalena, em detrimento às figuras dos demais Apóstolos, com a passagem insinuando de Jesus a beijava na [...(boca)...] explorada pelo tradutor que fez Dan Brown enriquecer sua obra O Código Da Vinci e vender a ideia de que Jesus teve um relacionamento com Maria Madalena, gerando descendentes. Leitura fascinante e que nos remete a novos termos dentro do gnosticismo, entendendo que dentro dele também houveram diversas ramificações, tal como o gnosticismo sethiano, dentre outros. Termos novos são imprescindíveis sabermos de antemão, tal como os aeons, arcontes, deus demiurgo, dualismo, reencarnação, Sofia, etc. Leitura recomendada!