Os Bebês de Auschwitz

Os Bebês de Auschwitz Wendy Holden

Resenhas - Os Bebês de Auschwitz

Rosangela Max 18/07/2021

Obra incrível com relatos emocionantes.
Muitas das informações gerais passadas sobre a história da perseguição e extermínio dos Judeus eu já conhecia de outros livros sobre o tema. Mas, mesmo assim, me impressiona toda vez que leio.
Aqui é contado em detalhes o horror que as mulheres passaram nos campos de concentração. Cada situação que é difícil até de imaginar.
As histórias de Priska, Rachel e Anka são emocionantes.
Gostei muito da escrita da autora e da forma que ela estruturou o conteúdo. Trabalho impecável!
Recomendo muito para quem gosta de ler sobre este assunto.
CPF1964 18/07/2021minha estante
Será uma das minhas próximas leituras. Obrigado pela dica

Rosangela Max 18/07/2021minha estante
Acredito que gostará. ??

CPF1964 18/07/2021minha estante
Tenho certeza. Sua resenha foi perfeita.

Rosangela Max 18/07/2021minha estante
Ah, muito obrigada! Sobretudo pela confiança.

Jéssica | @jehbreda 07/11/2020

Mais histórias chocantes
Aprendemos muito sobre momentos históricos com esses livros, e sempre me surpreendo com mais algum tipo de maldade que ainda não tinha conseguido imaginar ser possível causar.

Em cada livro que leio sobre o tema menos entendendo como as pessoas podem ter tanto ódio e tão pouca humanidade.

Bookster Pedro Pacifico 01/03/2020

Os bebês de Auschwitz, Wendy Holden - Nota 8/10
Esse livro ficou encostado na minha estante por um bom tempo... A capa não me agradava muito, parecia ser algo muito comercial. Quando vi a avaliação no Skoob, me animei e resolvi ler! A autora narra a história - verídica - de três jovens judias grávidas durante a Segunda Guerra Mundial e a sua luta diária pela sobrevivência nos campos de concentração. Apesar de ser um tema recorrente, muito abordado em livros, o sofrimento e a crueldade vivida pelos judeus - e outras minorias perseguidas por Hitler - foi tão extrema que devem sempre ser lembradas, para nos mostrar até onde o poder e a loucura de um ser humano. Algumas passagens do livro são tão absurdas que chegam a embrulhar o estômago, são cenas difíceis de acreditar.... A nota só não é maior, pois no começo achei a narrativa um pouco repetitiva, já que a autora se preocupa muito em mostrar os detalhes e sua extensa pesquisa sobre o período em questão! No entanto, a partir da página 80 a leitura passou a me agradar e também consegui me apegar um pouco mais às personagens - embora a autora não trabalhe tanto o aspecto psicológico de cada uma. De qualquer forma, vale a leitura, ainda mais por ser uma história verídica e de muita superação!

site: https://www.instagram.com/book.ster

Elisabete Bastos @betebooks 12/01/2021

Livro de grande valor histórico
Três mulheres inteligentes, livres e judias, que ficaram grávidas e mandadas por um períodos no campo de concentração de Auschwitz e depois para uma fábrica na Alemanha. Trabalharam muito, extenuadas, sobrevivendo com pouca comida. Pesavam em torno de 30 quilos e tiveram 3 três filhos que sobreviveram, além das mães pós-guerra.
A força humana de ser mulher e mãe superaram as dores físicas e mantiveram a esperança de ter seus filhos.
Além desta aventura, há um tratamento histórico importante dos faros relativos aos guetos, ao extermínio de judeus e as conquistas dos aliados que conseguiram ganhar a Guerra contra os nazistas.
Um livro imperdível.

Honeypot 15/07/2022

Um livro para além das palavras.
Mesmo após consumir diversas obras que estão diretamente ligadas ao assunto da Segunda Guerra Mundial, creio que nunca estarei completamente livre da tempestade de emoções que sinto ao ler esses relatos. Este livro não apenas nos traz uma perspectiva normalmente não vista no holocausto, mulheres grávidas que precisavam sobreviver em meio aos horrores que suportavam constantemente, como também trata justamente de um ponto que não pode ser ignorado: antes, durante e depois da Segunda Guerra Mundial. Não estamos somente lendo uma obra de sobreviventes, mas essencialmente de pessoas. Pessoas que, antes de serem jogadas em um campo de batalha onde não tinham culpa de nada, possuíam sonhos, sentimentos, paixões, hobbies, defeitos. E talvez essa seja a parte mais bonita dessa obra; acompanhar essas mulheres que eram muitas coisas antes de apenas sobreviventes.

Carolline 26/12/2020

Um livro forte e chocante, que toca nossos corações. Descreve a luta pela sobrevivência aos horrores dos campos de concentração. A luta de três mulheres que se descobrem grávidas e precisam escondê-la para salvar a vida dos bebês. Uma leitura que vale a pena, muita bem escrita e que nos deixa envolvidos para descobrir seu desfecho.

Gabriela 16/01/2021

Muito emocionante
O livro retrata a história de 3 mulheres judias que, durante o regime nazista e a exploração que elas viveram, estavam grávidas e lutaram todos os dias, não pelas próprias vidas, mas pela a dos filhos. Passando pelo gueto, dois campos de concentração (os dois entre os piores que existiram) e uma fábrica de trabalho forçado, elas sobreviveram e deram à luz aos seus filhos.
História muito comovente e cheia de relatos de sobreviventes.
Embora no começo seja um pouco repetitivo, a leitura vale muito a pena pela riqueza de detalhes, e pela linda história das 3 mães e seus bebês.
Campos 16/01/2021minha estante
Fiquei curioso

Hudson.Furtado 25/02/2022

Sem palavras!
Adorei este livro, está muito bem escrito. Três histórias numa só. Tudo muito bem descrito, bem explícito.

Douglas 18/09/2020

A realidade pode ser mais cruel que a ficção.
Esse livro me marcou, e precisei parar a leitura para me recompor em alguns momentos.
A resenha completa está no link.

site: https://www.instagram.com/p/CE-JdRIDEwo/

Deza Farias 09/07/2022

@???????????????????
?????????????????
?? ?????? ?? ????????? | Wendy Holden | p. 368 | 5/5 ??
?????????????????
Mais um livro tocante da 2GM, é incrível que quando eu penso que eu não vou mais me abalar com um livro dessa temática eu acabo me abalando.

Nesse livro vamos conhecer a história de três jovem: Priska, Rachel e Hanka e o quanto elas sofreram para manter seguro os seus bens mais precisos, os filhos. Nascidos sob o julgo nazista.

A história começa bem antes das restrições nazistas, quando as belas jovens de famílias bem sucedidas poderiam tomar café em restaurantes, passear de mãos dadas em praças.
Mas infelizmente pra elas isso não durariam para sempre.
Algumas ainda conseguiram viver o casamento com um pouco de paz e outras nem tanta sorte tiveram.

Pouco tempo depois aquilo que eles ouviram e não queria acreditar estava se tornando realidade; judeus estavam sendo mandados a campos de trabalho forçado. E foi ai que a luta pela sobrevivência começou. Elas, que era de famílias endinheiradas se viram presas em trens fertidos e lotados, e isso era só o começo.

Assim que chegavam aos campos pelos quais passavam iam para as filas nas quais poderiam trabalhar até morrer ou serem mortas com gás imediatamente. - A jovenzinha está grávida? Elas não sabiam o que responder! Tinham suas dúvidas, mais o que isso acarretaria? Então negaram. E foi assim que conseguiram enganar os nazistas.
Como essas crianças que nasceram em trem, carroça, vieram ao mundo sem doenças graves é um milagre. Porque suas mães sofreram com o trabalho pesado e a alimentação escassa, sem falar da falta de higiene.

Muitos anos mais tarde um desses bebês de Auschwitz, conseguiu se encontrar com os outros através da internet. E mesmo as mães não tendo se conhecidos, mesmo estando nos mesmo campos, os "bebês" trocando experiências das mães e suas lembranças.

O livro tem um trabalho de pesquisa muito bom, que nos mostra o antes e depois da guerra dessas famílias, como eles conseguiram seguir em frente depois de perde tudo.
A escrita do livro é bem fluida, mesmo narrando coisas horríveis. A capa é linda e o livro é repleto de fotografias que nos aproxima dos personagens.

Verô 14/08/2020

O livro conta a história de três jovens judias grávidas enquanto aprisionadas em campos de concentração nazistas e toda a sua luta pela sobrevivência(delas e de seus filhos).
Confesso que estou um pouco obcecada com a Segunda Guerra e sobre entender até onde pode ir a crueldade do ser humano.
No livro há passagens que eu queria ler rápido para acabar logo, e outras que não conseguia ler mais, tamanha a crueldade dos atos que eu estava lendo. Precisei parar um pouco e descansar.
É uma leitura muito válida. "É preciso conhecer a história para não repeti-la."
Priscila 15/08/2020minha estante
Ao mesmo tempo que quero eu evito leresse tipo de livro. Saber que foi parte da história, que foi real, e que existiu me deixa super agitada . Eu fico mal. Fico sem chão, choro e sofro. É esse tema e escravidão. Vivo o misto de medo e curiosidade.

Verô 15/08/2020minha estante
Sem dúvida são assuntos muito delicados. Eu também fico mal, mas a minha curiosidade é maior. É difícil de engolir que pessoas possam se comportar dessa maneira, mas infelizmente é a realidade.

Anna na biblioteca 11/09/2015

Uma incrível jornada de resiliência!
No período em que ocorreu a Segunda Guerra Mundial, sob o domínio nazista, três mulheres judias, Priska, Rachel e Anka são capturadas e enviadas ao temido campo de concentração de Auschwitz.
Todas jovens e casadas há pouco tempo, com amplos projetos de vida e constituição de família, com muitos sonhos a concretizar, mas cruelmente arrancadas de suas realidades e jogadas num novo cotidiano de privações, violência, humilhações e de muito, mas muito medo!

A nova rotina envolvia horas de trabalho escravo, uma alimentação de baixíssima caloria, muito abaixo do mínimo recomendável para a sobrevivência, constantes inspeções para verificar se ainda eram aptas para colaborar, ausência de condições de higiêne, saúde e moradia.

A jornalista britânica, biógrafa e autora deste livro, nos presenteia com este maravilhoso e incrível trabalho de pesquisa sobre a vida destas mulheres.
O livro é narrado cronologicamente, traz informações sobre suas origens em um período antes da guerra e de forma minuciosa descreve todo o desenrolar dos acontecimentos da vida de cada uma, mas também informações importantes de cunho histórico, o que para mim, enriqueceu ainda mais a leitura.

Uma investigação incrível através de cartas, relatos de familiares, depoimento de sobreviventes, documentos e material de historiadores, organizada e descrita de forma clara e envolvente, já que não conseguia parar a leitura!

As memórias de Priska, Rachel e Anka são quase que inacreditáveis sob o ponto de vista da crueldade humana, mas principalmente pela capacidade de suportarem a total falta de condições de vida, tanto física como psicológica. Ainda mais difícil, imaginar a possibilidade de engravidar e gerar uma vida, já que mal conseguiam cuidar e alimentar seu próprio organismo.

Recomendo muitíssimo a leitura para que tem interesse pelo tema, mas vale lembrar que apesar de ser um livro maravilhoso, muito bem elaborado, seu conteúdo é pesado, difícil e de profundo sofrimento. (Resenha completa no blog)

site: http://arvoredoscontos.blogspot.com.br/

Raquel 17/11/2020

A história de três mulheres que tiveram seus filhos nos campos de concentração durante a Segunda Guerra. O livro é tão detalhado que, em alguns momentos, fechei os olhos para não vomitar.

Cris 10/04/2021

Tristeza
Não tenho palavras pra expressar o tanto que esse livro destruiu o meu psicológico. História arrebatadora mas muito triste. Quase não consegui terminar.

eliazevedo 13/05/2020

Bebês de Auschwitz
Emocionante. Inacreditáveis os relatos do que as pessoas enfrentavam. Mais inacreditável ainda a força dessas mulheres que conseguiram manter (e esconder) a gravidez naquelas circunstâncias