D. Pedro

D. Pedro Paulo Rezzutti

Resenhas - D. Pedro - A história não contada

Erika 07/11/2015

A Obra Prima de Um Autor
Venho acompanhando a carreira de Paulo Rezzutti desde o delicioso "Titília e Demonão", passando pelo excelente "Domitila – A Verdadeira História da Marquesa de Santos" e posso dizer, sem sombras de dúvida, que o autor chegou ao ápice de sua carreira, em um processo de amadurecimento a olhos vistos.

"D. Pedro – A História Não Contada" é muito mais do que uma biografia. Trata-se de um retrato da vida social e política de nosso país no período pré e pós independência. Em tempos de crise, nos quais questionamos tanto certas conjunturas vigentes no Brasil, é importantíssimo buscarmos nos tempos idos a explicação para esse presente por vezes tão revoltante.

D. Pedro, em si, dispensa muitas apresentações. Trata-se de uma figura extremamente ambígua, e, por isso, muitíssimo interessante. Tem-se por ele, ao mesmo tempo, amor e ódio, admiração e aversão, torcida a favor e contra. Se por um lado foi marido detestável, a ponto de humilhar a esposa em público, por outro era um pai devotadíssimo, preocupado em tudo com os filhos (o que, na época, não era tão comum). Tinha idéias liberais, mas um gênio absolutista. Amava o Brasil de verdadeiro coração, mas terminou seus dias lutando por Portugal. Era mocinho e bandido.

Essa personalidade tão exuberante é muito bem retratada no livro, bem como todos os que estavam envolvidos no cenário apresentado. Conheci mais da pitoresca família real portuguesa, dos políticos daquela geração (nem tão diferentes dos de hoje), das amantes, esposas e filhos do protagonista. A obra é muito completa. Já li bastante sobre a família imperial brasileira e me indagava se determinado fato seria narrado. E a resposta era sempre positiva.

Notei que o autor se utiliza de uma linguagem fácil, e, em algumas passagens, parece conversar conosco. Há diversas pitadas de humor no decorrer das páginas, o que torna a leitura ainda mais prazerosa. Observa-se nitidamente que foi feita uma pesquisa profunda, para que nada ficasse obscurecido. Essa mistura resulta em um livro histórico preciso e rico em detalhes, mas nada enfadonho.

Recomendo muito a leitura para todos os que buscam conhecer a História brasileira ou mesmo que queiram apreciar um bom livro! Nota 10 com louvor!
Vivi Martins 09/11/2015minha estante
Como é agradável ler uma boa resenha!

Erika 14/12/2015minha estante
Muito grata, Vivi!

Marcio 21/04/2022

D. Pedro I
Excelente fonte de conhecimento, realmente "a história não contada" apresentou-me várias surpresas perante ao que eu sabia. Recomendo.

Mota 19/10/2022

Adorei a leitura desse livro, finalmente me atualizei sobre a história do imperador, é muito importante sabermos que foi o primeiro governante de fato do Brasil, o que me chamou atenção foi a preocupação do D. Pedro em relação a educação dos filhos, ele frisava que o estudo era tudo para alguém na vida!

Marcianeysa 16/12/2020

Biografia
O livro narra desde as origens da família real brasileira até a proclamação da República, focando, claro, em Dom Pedro II. A vida intima, cartas, confidências, tudo é mostrado no livro.

Alexia 26/07/2022

imperador ??
Essa é uma biografia do primeiro imperador do Brasil independente. Ela foi exatamente bem estudada e pesquisada para ser escrita! Gostei principalmente do caderno de imagens que contém no livro, nele está cheio de informações interessantes tanto da vida de Dom Pedro, quanto do passado do nosso país! Adorei o livro e indico para quem quer conhecer mais sobre a história dessa figura que foi tão importante para a independência desse país!

Well.Barros 19/06/2020

Excelente Biografia do nascimento da nossa nação
Em nenhum momento o livro fica cansativo ou com detalhes desnecessários. Parece que cada comentário, cada fato e descoberta tem sua importância na narrativa.
Com certeza vou ler o livro sobre a Imperatriz Leopoldina, do mesmo autor.

Samyra.Cauane 05/11/2022

Deixou um buraco no meu coração...
Este livro não é apenas uma espécie de biografia de d. Pedro I. É também uma parte da nossa história como brasileiros.

Conhecer essa figura importantíssima para a terra tupiniquim foi uma experiência incrível e confesso que, até mesmo, me apeguei ao d. Pedro, d. Leopoldina, José Bonifácio, etc. Além disso, ri muito em várias passagens do livro.

D. Pedro possuia um caráter ambíguo, mas em compensação, tinha uma humanidade pulsante. Ler sobre ele me fez refletir que se investigarmos a vida de qualquer pessoa com uma "lupa" vamos encontrar informações que prefeririamos não saber a princípio.

Vinicius.Chiquito 14/02/2022

Biografia top
Livro muito didático e muito bem pontuado. Apesar de se tratar da biografia de D. Pedro I, o contexto é muito bem explorado e contextualizado.
Adorei a cronologia dos fatos abordados ao final do livro.
Parra quem curte a história do Brasil e seus protagonistas, este é um livro apetitoso.

Samuel Santos 09/12/2023

Faça o que eu digo, mas não faça o que eu faço!
Dom Pedro sempre será lembrado como uma figura controversa, a maior parte da sua vida foi insignificante para a sua memória, mas no pouco tempo que lhe antecedeu a morte realizou atos de bravura e que concretizou sua história entre grandes nomes que por este mundo passaram. Tão bem resumiu a vida desta figura o trecho encontrado na página 390 e transcrito a seguir:
?Tendo tomado uma resolução era firme e determinado, até mesmo obstinado; só a última extremidade o poderia ter induzido a abandonar a luta. Era mais facilmente inflamado com os bons sucessos, do que abatido pela adversidade; era franco e segundo julgo sincero, e o aborrecia tanto a intriga quanto a mentira. Era mau político e príncipe inexperto, porque, se não gostava de um indivíduo, não se dava ao trabalho de ocultar. Não perdoava facilmente aos seus inimigos, mas não era cruel para com eles, nem era muito benigno para com os seus amigos. Para fazer o resumo do seu caráter, as suas boas qualidades eram propriamente suas; as más, devidas à falta de educação; e homem nenhum conhecia mais esse defeito do que ele próprio.?
Traiu D. Leopoldina, traiu D. Amélia, ?traia? as amantes com outras amantes, era um pervertido e pervertedor. Vai saber se dele a nação herdou mais os defeitos do que as poucas virtudes.
O livro é muito bem escrito e motiva a leitura contínua, sendo difícil parar de ler quando se inicia. O autor não faz juízo próprio das situações ocorridas e não tenta julgar os fatos passados com a ótica atual dos costumes e práticas da sociedade. Na minha opinião, a parte da procura do culpado deveria ficar no Prólogo e o livro deveria ter acabado com a morte do Imperador, que é o personagem principal do livro, e que foi tão bem retratada que até deu pena deste pobre homem, que por falta do exemplo e direcionamento dos pais, viveu como se a vida não tivesse um amanhã e junto dele as suas consequências. D. Leopoldina foi uma heroína ao lado deste homem.

Natalia 16/11/2023

Um livro com muitas informações sobre a vida de Dom Pedro, incluindo o período da independência.
Bem escrito, leitura fácil.

Wes Janson 20/09/2020

Biografia de excelência!!!
Dom Pedro I é um personagem fundamental na História do Brasil, disso todos sabemos, mas conhecer o homem por trás não é algo simples. E é a isso que o autor se propôs usando como referência cartas, para entender o pensamento do próprio Dom Pedro I e o que as outras pessoas diziam a respeito, em tempo real, a partir dos acontecimentos reais.
Como foi sua criação, sua educação, como seus pais agiam, num período marcante para a História Mundial, as Guerras Napoleônicas e o mundo criado a partir daí. Tempos em que havia uma luta entre o absolutismo monárquico ao estilo feudal e uma nova forma de governo, utilizando um conjunto de leis para regular o próprio soberano, uma constituição.
Dom Pedro I representou essa transição de forma marcante, em dois continentes.
Conhecemos também sua vida particular, seus amores, suas tragédias pessoais, seu dilema constante entre a razão e a paixão, porém sempre tentando se antecipar aos eventos e os moldando da melhor maneira possível, para suas duas pátrias: Portugal e Brasil.
Uma vida curta, mas intensa como poucos tiveram, nos permite reconhecer como um verdadeiro herói, abrindo mão às vezes de sua família, em prol do benefício maior para sua nação. O livro chega a ser emocionante, ao entendermos como Dom Pedro I viveu e morreu, e seu legado para a posteridade.
Um herói que deveria ser muito mais exaltado do que hoje é, nos dois lados do Atlântico!!!
Leitura que vale muito, mas muito mesmo a pena!!!

Lucas Lobo 19/11/2023

Independência ou Morte
Dom Pedro I é um dos grandes homens que tenho admiração e respeito, e depois de conhecer mais sobre sua história meu apreço por ele só aumentou.

A leitura dessa obra é fundamental para que possamos conhecer mais sobre a história do nosso país.

Giselle.Pessoa 04/07/2022

Como sempre?.
O Paulo Rezzuti foi espetacular nesse livro.

O olhar dele sobre a vida de Dom Pedro I, sem superestimar o personagem histórico e dando a devida importância a quem era Pedro Bragança, o autor traz nesse livro, mais que uma história não contada, mas uma história necessária.

O estudo da Historia do Brasil ainda é falho no nosso país. Ainda não aprendemos a dar nossa própria história, o valor que ela merece. Mas a coleção da História Não Contada, da luz a pessoas importantes no início da nação Brasil que conhecemos hoje e que por décadas, foi deixado de lado.

O livro começa em Portugal, ainda Reinado de D.Maria II e nos conduz de maneira fluida, passo a passo, não só como Dom Pedro nasceu e como foi sua vida, mas em como é porque a família real portuguesa veio ao Brasil, quais as condições e quais foram as mudanças pelos quais tanto o Brasil quanto Portugal mudaram no percurso do período retratado, que termina um pouco após a morte de D. Pedro I.

Larissa 31/08/2022

Fiquei fã do homem (Dom pedro) e do Rezzutti tb, ele fez um trabalho primoroso. Mal posso esperar para ler Dona Leopoldina.

WeltonLuis 29/07/2020

O autor procura retratar, através de documentos, cartas e relatos da época, um Dom Pedro mais humano. Percebemos que nem é tanto como é pintado por quem o coloca no patamar de herói, mas também não tanto o pecador como é relatado em muitos livros de história e peças de ficção.