Histórias

Histórias Heródoto

Resenhas - Histórias

Bruninha 12/05/2023

Pode ser um pouco difícil de ler, mas a tradução foi muito bem feita e possui notas para ajudar na leitura. Tem muitoos detalhes, então é preciso ler com calma para pegar tudo, mas perfeito. Eu amo história e foi muito interessante realmente saber por um pouco por um grego, ao invés de livros escolares e professores

Winner 20/08/2017

Projeto em andamento
Aos interessados em informações sobre os conflitos que existiram com povos como gregos, bárbaros, tribos da Mesopotâmia, entre outros. Livro que faz parte da coleção de Heródoto dividida em 9 volumes intitulada Histórias. O melhor desta edição são as notas de rodapé que são muito explicativas e ajudam bastante a leitura devido aos muitos nomes, epítetos e regiões geográficas que nos dias de hoje nem têm mais os mesmos nomes. Para quem gosta de clássicos vale muito a pena.

tiagonbraz 25/12/2021

Histórias, de Heródoto - Clio
"Educam seus filhos, começando a partir dos 5 anos até os 20 para somente três coisas: cavalgar, usar arco e flecha e dizer a verdade."

Inicio a jornada pelas Histórias de Heródoto, considerado o Pai da História. É uma leitura prazerosa, particularmente a quem tem interesse nos povos helenos e da Ásia Menor na Antiguidade. Ao contrário das narrativas históricas que costumamos ler, Heródoto inclui diálogos e certos contos de reis e outros indivíduos importantes de sua época, o que gera fluidez e prazer na leitura. E tais passagens o tornam parte da Literatura.
Outro ponto marcante em Heródoto é a junção entre realidade e ficção, com personagens reais e fictícios, sem divisão. Para a história, Heródoto deve ser encarado com certo ceticismo; de qualquer forma, mesmo que os registros não sejam "verdadeiros" (no sentido estrito da palavra), eles servem para mostrar como o indivíduo grego encarava o mundo e os acontecimentos à sua volta. Por isso, descartar passagens de Heródoto por sua aparente falsidade é jogar no lixo grande parte do ouro que é Heródoto.
Algo que tive dificuldade durante a leitura foi Heródoto começar a contar algo, durante a narrativa começa a contar outra coisa, e duas páginas depois volta à primeira. Tive de fazer, algumas vezes, esforço para relembrar do que ele estava falando anteriormente, para poder acompanhar a leitura. Admiro seus ouvintes, acompanhando sua fala, na época.
Quanto à edição da Edipro, ela é excepcional. Capa dura, tradução excelente, múltiplas notas para ajudar até o leitor mais novato no tema. Há alguns erros de digitação, mas nada que atrapalhe a leitura. Nestas edições da Edipro, infelizmente temos apenas até o IV volume; espero que eles lancem logo os demais.

R.Aguiar 26/06/2023

Fragmentos de Herodoto
Herodoto de Halicarnasso foi um historiador e geógrafo grego (títulos posteriores) que construiu uma história das causas das guerras greco-persicas. O seu metodo para a escrita desse livro I, é coletar relatos e ouvir testemunhas a respeito da causas.
O primeiro livro empenha em chamar atenção para a genealogia de Creso (rei lídio) e de Ciro (Rei Persa). E o conflito que houve entre os dois reis famosos da Antiguidade.
E como elementos da tragédia grega se manifesta em cada relato. Descrições geográficas e relatos históricos.
Ciro foi o primeiro xá a constituir império pelos persas. Foi usurpados do trono de Astiages (rei dos Medos) e expandiu sobre todo o Oriente Médio (conquistou Babilônia, assiria, Ásia Menor e foi derrotado pelos massagetas).
Em suma, esse primeiro livro relata a causa distante do conflito que há entre persas e helenos.