De Volta Para o Futuro

De Volta Para o Futuro Caseen Gaines

Resenhas - De Volta Para o Futuro

1 | 2 | 3 | 4

Nik Soren 30/10/2015

We don't need roads babe.
O livro ganhou um trabalho maravilhoso da Dark Side, como é o padrão da editora mesmo, mas prefiro não falar muito disso porque considero que livro é o conteúdo, por mais que a forma nos agrade tanto.

O autor pesquisou bastante p'ra escrever esse livro, embora tenha sido escrito em "pouco tempo". Não fosse pelas várias entrevistas com o elenco e a equipe, esse livro não seria nada além de um site de fofocas impresso. Bom, como eu disse, não fosse pelas entrevistas. O melhor do livro é ouvir a versão das pessoas que estavam lá, desde Bob Z e Bob Gale até Michael J. Fox, Christopher Lloyd, Lea Thompson e uma porrada de gente. A trilogia Back to the Future sempre foi lotada de lendas e meias verdades na boca do povo, mas esse livro chega p'ra jogar luz na maioria desses casos... Embora não em todos.

É claro que Crispin Glover não quis participar do livro, nem Eric Stoltz, nem um bando de gente importante que mantém rancor quanto à série (por seus motivos, justos ou não)... Mas precisamos ser realistas, isso seria pedir "muito demais". O livro não veio p'ra botar um ponto final nas lendas, mas sim p'ra botar lenha na fogueira.

Apesar de todas as coisas boas que eu posso falar sobre ele livro, eu acho melhor dizer o que não gostei, assim deixo o resto subentendido.

A pessoa que mais ajudou na produção desse livro foi Bob Gale, o que é muito legal, mas também deixa bem claro que o autor segue a versão do Gale como a verdadeira o tempo todo. "Gale disse A e Stolts disse B, então Stolts mentiu". "Crispin disse que aconteceu tal coisa, mas Gale disse que não, então é loucura do Crispin". Eu não acho que esse tipo de trabalho tendencioso seja bom, mas também isso pouco importa. Uma coisa que me chamou atenção é que existem algumas curiosidades e "lendas" que eu conheço e sequer foram mencionadas no livro, então fica aquela pulga atrás da orelha... Quantas foram deixadas de lado e eu não conhecia? O livro apesar de ser rico em imagens, na maior parte do tempo às joga aleatoriamente espalhadas, ao invés de realmente ilustrar o que está sendo referido... Senti falta dos pôsteres dos filmes, da cena em que Cheryl Wheeler se machucou e de várias outras coisas que eu acabei tendo que ligar meu filme p'ra ver, já que só eram mencionadas. Imagino que algumas dessas coisas que eu gostaria de ter visto no livro tivessem seus direitos negados, mas duvido que todas elas.

Enfim, o livro é muito bom e qualquer fã da trilogia ou de cinema em geral vai se apaixonar. Um prato cheio!
Júlio Cézar 04/08/2016minha estante
Tem razão, livro cheio de fofocas....

JoAo366 17/05/2024minha estante
Achei muita irresponsabilidade da equipe como lidaram com a dublê. Ela percebeu que tinha algo de errado e ninguém deu ouvidos a ela.

yas. 22/01/2022

Livro completo, edição linda.
Sou muito fã dessa trilogia e adorei esse livro, é cheio de coisa MESMO, muito detalhezinho e referência, um prato cheio pra quem gosta de cinema num geral. Amei as fotos e o design inteiro dele, mas a diagramação me fez cansar da leitura muitas vezes -ainda mais por ser uma coletânea de entrevistas, comentários e mais coisas, não é um livro pra ler em 1 ou 2 sentadas-, a letra é bem pequena pra mim e por ser muita coisa na página dá um pouco a impressão de que a leitura nunca vai terminar, ainda mais pra um livro com 300 páginas mais ou menos.
Como falei, essa edição é linda e a Darkside caprichou! Com certeza é um livro valioso, trato ele igual um filho KKKKKK recomendo muito pra quem é fã da trilogia e quer saber sobre os perrengues e maravilhas por trás da produção.

André Azevedo Ferreira 14/04/2020

De Volta Para o Passado
Eu sou fanático por esse filme e esse é um livro que já estava no meu radar faz tempo. Quando finalmente tive a oportunidade de ler, ele é muito mais do que eu imaginei. Uma serie de histórias e detalhes que eu não conhecia.

Além de ter a oportunidade de ouvir dos próprios autores da ideia inicial perfeita, todo o desenvolvimento do 1º filme foi problemático e a oportunidade de gravar as sequencias de uma só vez.

Você se pega relembrando quando, onde e como viu os filmes pela 1ª vez e esse sentimento de nostalgia é legal demais. O livro é um verdadeiro presente de aniversário da Saga e o autor Caseen está de parabéns.

Alvaro 04/05/2020

De volta para o futuro eterno.
Este excelente livro revisita a trilogia ?Back to the future?, trazendo histórias dos bastidores, curiosidades e segredos de como uma idéia bem contada, inicialmente recusada, transformou a história do cinema e a cultura pop. Vale muito a pena sua leitura.

Taciane 24/01/2021

Eu gosto muito dos filmes, mas não me considero uma mega fã. Mesmo assim gostei de saber dos bastidores dessa trilogia.

Rafinha 31/12/2020

Maravilhoso no Início,Meio sensacional, final Ok...
Sem palavras, um livro de bastidores, com tantas informações legais sobre a produção do filme que acaba virando a cabeça da gente do avesso as vezes.
Quem vê uma sequencia filmes tão divertida e leve, não imagina cada problemão que ocorria nos bastidores, e o livro traz isso de maneira explícita. Em certos momentos chega a dar raiva de membros da equipe do filme, e pensamos ?poxa como esse cara não foi demitido depois disso?.

O livro tem 320 páginas, mas a leitura vai até a 273, pois daí pra frente ele vem cheio de imagens da época, fotos de bastidores, cópias de folhas usadas nos filmes (tipo o jornal onde o Dr. Brown aparece internado, e depois, Condecorado)

O único detalhe que achei negativo no livro foi: me deu a sensação de que o autor foi cansando de escrever sobre os filmes, pois no inicio (até metade do ele fala so do primeiro filme)o livro é mega cheio de detalhes, e mais pro final (pagina 210 mais ou menos) ele vai contando tudo meio ?en passant?, MAS AINDA ASSIM O LIVRO É ÓTIMO!!!!! ACABEI DE LER E JA QUERO LER NOVAMENTE !!!

Enfim para não me estender e não correr o risco de dar spoiler, RECOMENDO MUITO !!! LEIAM!!!

Vinny Britto 29/07/2017

Nostalgia Define este Livro
Ahhh como é gostoso ler sobre bastidores de filmes que adoramos. Nunca imaginei que de início teve todos esses problemas pra financiarem o roteiro, principalmente os problemas relacionados a elenco, mas especificamente com o Eric Stoltz , que chegou a filmar por 6 semanas no papel do McFly ( coisa que eu nunca imaginei ter acontecido, pois nunca tinha ouvido falar sobre...), antes de ser substituído pelo Fox.

O livro reúne muitas curiosidades, entrevistas hilárias e dezenas de fotos raras dos bastidores. Item indispensável para os fãs .

Quisinski 19/04/2024

Great Scott!
O livro é fascinante, e indicado para qualquer fã da franquia!

O livro traz detalhes sobre as locações, e as gravações, contém muitas fotos do filme e dos bastidores, o relacionamento entre os atores, dublês e diretores.

Mostra como era a iteração entre os Bobs com todo o processo criativo e desenvolvimento do filme.

O livro conta sobre tudo o que acontece nos bastidores dos três filmes, desde a escolha e as costumizações do Delorean, até a loucura para os skates voadores funcionarem.

Graxaim 07/09/2022

Uma excelente obra sobre tudo que envolveu os três filmes dessa ótima trilogia. Do Delorean aos skates voadores.

Guigspinho 15/01/2024

Ótima forma de revisitar a trilogia
Como alguém que ficou órfão de "de volta para o futuro", ter uma mídia nova pra revisitar a trilogia é ótimo. Tem um pouco de tudo aqui, processo criativo, busca por atores, relações, dia a dia, questões mais técnicas, fotos, processos e licenças etcetc. É bem divertido passar por tudo isso e poder até mesmo rever o filme tendo um contexto a mais de como foi gravar algumas cenas.
Achei a fonte do livro bem pequenininha e isso me incomodou no começo, mas me acostumei conforme a leitura, além de ter muitas imagens pra balancear isso. Além disso, o livro flui super bem, com pequenas excessões de partes com muitos nomes e mais técnicas.

Tatah 15/01/2016

O mal de se comprar um livro pela capa
Não dá pra negar que esse livro é bonito. A capa é emborrachada, a impressão é lindíssima, as cores tem tudo a ver com o filme, as fotos dentro estão também em alta qualidade... uma pena que livros geralmente precisam de BOM CONTEÚDO também pra serem bons.

Ok, tem conteúdo. Tá cheio de conteúdo. O problema é que são informações literalmente jogadas frase a frase, seguindo uma genérica linha do tempo do que seria a produção dos filmes, e nem muito a isso o autor se atém. Lá no fim, nas últimas páginas, o cara resolve explicar como foi feita a foto pro PRIMEIRO poster do PRIMEIRO filme. Tipo, hã? Eu não tinha lido algo assim já?

Poisé, provavelmente tinha. É como se esse Caseen Gaines tivesse armazenado todas as informações das entrevistas e etc e escreveu em linha reta, uma frase depois da outra, TUDO seguindo a tal ordem cronológica mas sem nenhum parágrafo. Com isso, há várias informações que se repetem, frases perdidas, falta de cuidado, etc. Aí ele entregou pro editor, o cara foi olhando e de tantas em tantas linhas ia apertando o enter e criando uns parágrafos aleatórios só pra ficar esteticamente possível de ler. E eu não tô exagerando: tem parágrafo que começa falando do acidente de uma dublê e termina falando da estreia do filme. Não faz nenhum sentido. Sabe o que parece? Um livro que precisava muito de notas de rodapé, mas em que as notas estão todas enfiadas dentro do texto. Elas existem por um motivo, gente.

Sem contar a parcialidade disfarçada sobre os temas mais polêmicos. Primeiro que nem colocou qualquer contraponto na história de Eric Stoltz (o primeiro ator que ia fazer o Marty McFly), depois, até começa leve sobre Crispin Glover (o pai do Marty Mcfly, ator que até processou geral e etc) - mas termina chamando o cara de louco egocêntrico e joga o coitado que o substituiu na mesma roda.

Enfim. Resumindo: é um livro que, de conteúdo, poderia ser muito mais bem feito e interessante; mas acaba como um compilado de informações sobre os filmes com um ponto de vista parcial - ainda assim válido pra quem se interessa pela produção desses filmes.

Se você gostar MUITO³³ de De Volta para o Futuro, ok, é legal - mas saiba que vai ser sofrido ler. Senão, nem compre. A não ser que você seja uma dessas pessoas que compra livro pela capa, aí né. Acho que vale, é bonita.....

Guilherme890 14/05/2020

Leia com calma
É um livro sobre relatos, de como foram feito os filmes e curiosidades que particulamente achei interessantes, apesar de não 100% das vezes.
Recomendo não só para fãs da trilogia( nesse caso sendo uma leitura obrigatória), mas para amantes do cinema, pois o livro traz muito a atmosfera hollywoodiana que cativa qualquer um que tem interesse na área.
Me fez amar mais ainda os filmes e correr para reassistir com o novo olhar cheio de informações que adquiri graças a leitura :)

Leon 13/01/2021

Edição incrível e bem completo.
Acho que depois de ler, de entender alguns conceitos e principalmente me aproximar da direção e do elenco, o filme se tornou ainda mais mágico.
É incrivelmente difícil encontrar hoje em dia algum material semelhante a De volta para o futuro, tanto em qualidade, como em preocupação com a obra (Seja o filme ou o livro dos bastidores.)
As fotos me deixaram encantado, os capítulos começam em páginas escuras, o que eu acho muito elegante.
Bem escrito, e a edição fala por si só.
Indispensável pra todo fã de carteirinha da trilogia.

Felipe 28/08/2020

Por trás das câmeras
Conheça o processo de surgimento e concretização da ideia que se tornou um fenômeno pop: o filme De Volta para o Futuro.

A criação, a busca por patrocínio, a escolha do elenco, a montagem das cenas clássicas, enfim, isso e muito mais é narrado neste livro.

Helana O'hara 30/03/2021

Um livro com muita nostalgia
Oie pessoas lindas tudo bem com vocês?
Hoje trouxe para vocês a opinião do livro De Volta Para o Futuro. Quem acompanhou os sprints de leitura viu que fiz alguns comentários durante a leitura.

O livro, publicado pela Darkside em 2015 nada mais é do que um documento completo sobre toda a história por trás de uma das trilogias mais populares do Mundo.
De Volta Para o Futuro era uma ideia dos produtores que infelizmente ninguém estava colocando muita fé, afinal de contas viagem para o futuro não era algo que as pessoas queriam embarcar tanto assim. Até que Steven Spielberg achou a ideia curiosa, deu a chance para o projeto começar a ser desenvolvido.

O próprio autor do livro nos deixa claro que ele queria uma obra original, que ela fosse muito mais além do que ele li na internet e em revistas. A ideia era algo mais completo, algo que o leitor tivesse na mão e visse como precioso. E realmente foi o que aconteceu, Caseen, correu atrás de muitas pessoas, pegou informações com os atores, com toda a produção envolvida. E esse com certeza é um dos livros mais incríveis que você vai ler.

O livro ele trás as informações em ordem cronológica, para o leitor não se perder. Começando do ponto de pré-produção, até filmagens e a ideia de levar ao publico uma continuação.
Temos depoimentos e histórias de bastidores inéditas que você não encontra na internet. Para mim que sou fã da trilogia foi um presente ler tantas histórias legais.
A obra ainda trás muitas imagens do filme, como pôsteres, esboços de figurinos, fotos de bastidores.
Estou apaixonada pela obra que me valeu tanto a pena ler.

Uma dica, se você da trilogia, sugiro ler e assistir o filme novamente é nostálgico.

1 | 2 | 3 | 4