Manual de limpeza de um monge budista

Manual de limpeza de um monge budista Keisuke Matsumoto

Resenhas - Manual de limpeza de um monge budista

1 | 2 | 3 | 4

dani 05/04/2022

Faxina Zen
O monge Shoukei Matsumoto compartilha aqui como é a rotina de limpeza em um templo budista, sempre explicando qual o significado de cada ação e dando dicas para serem aplicadas na rotina doméstica.

De acordo com os princípios budistas, a limpeza do ambiente e do corpo não visa apenas a higiene externa, mas se conecta profundamente com a limpeza espiritual e mental. Também é possível perceber como esses princípios estão enraizados na cultura japonesa e se revelam nos costumes que mudam com passagem das estações, o respeito aos recursos naturais e a valorização da economia e reutilização.

Esse livro é um manual para fazer uma faxina zen, com o intuito de encontrar felicidade nas atividades mais simples e realizar as tarefas domésticas com espírito de gratidão.

Clã 02/02/2016

Clã dos Livros - Manual de Limpeza de um Monge Budista
O monge budista Keisuke Matsumoto escreveu um manual simples e muito interessante sobre alguns preceitos do budismo que podem acrescentar, e muito, na maneira ocidental de encarar a vida.

"LIMPAR É REMOVER A SUJEITA DO ESPÍRITO E A GRANDE FAXINA BUSCA ELIMINAR OS PENSAMENTOS IMPUROS ACUMULADOS DURANTE O ANO, DAÍ A SUA IMPORTÂNCIA."

Diariamente limpamos os cômodos da nossa casa, nossas roupas e nossos objetos. De tempo em tempo selecionamos e nos desfazemos do que não nos serve mais. Até então compartilhamos das mesmas práticas de higiene e de limpeza dos monges budistas. O que diferencia é a maneira como realizamos estas tarefas.

Para o budismo o tempo investido na limpeza do ambiente é um momento de gratidão, de dedicação ao outro e de encontro com o seu eu interior. Pequenos gestos de cuidados produzem paz interior e removem a sujeira do espírito. Por isso um templo budista está sempre impecavelmente limpo. Simples assim...

"SE NEGLIGENCIADA, A SUJEIRA DO ESPÍRITO SE TORNA DIFÍCIL DE REMOVER. NÃO ADIE E VIVA CADA DIA DE FORMA PLENA E AGRADÁVEL."

A cultura ocidental possui um ritmo de vida intenso e materialista. Comungar com práticas cotidianas de faxina considerando estas de suma importância para se viver em harmonia, chega a soar estranho num primeiro momento, mas basta uma leitura honesta sem prejulgamentos, para logo identificarmos seus benefícios em nossa vida.

"NOSSO COMPORTAMENTO DEVE SER PURO; E A CONDUTA DE VIDA FLEXÍVEL E TRANSPARENTE COMO A ÁGUA. DESDE O INÍCIO DE TUDO, ONDE HAVIA ÁGUA, EXISTIA UM CAMINHO. DEIXE A CASA DE BANHO IMPECÁVEL, COMO SE REMOVESSE A SUJEIRA DA ALMA."

"PERMITAM QUE OS OBJETOS QUE LHE SERVIRAM ATÉ ENTÃO POSSAM EXERCER SUAS FUNÇÕES NAS MÃOS DE TERCEIROS — SEJA-LHES GRATO E REPASSE-OS. ISSO É VALORIZÁ-LOS."

A cultura oriental tem muito a acrescentar ao nosso estilo de vida. Além dos cuidados com a limpeza do ambiente e com a higiene pessoal, as dicas práticas do Manual nos conscientizam que é preciso diminuir o ritmo, realizar uma tarefa por vez, exercitar o desapego dos objetos e das pessoas, manter a organização e acima de tudo compreender que somos parte da natureza que se renova e se constrói através dos nossos atos.

Antes de iniciar esta resenha estava folheando uma revista quando me deparei com uma matéria sobre organização de ambientes. O Manual de limpeza de um monge budista era citado como referência. Como eu já havia lido o livro concordei de imediato. Caso não tivesse lido, com certeza, iria procurá-lo em uma boa livraria.

Para uma melhora significativa na sua qualidade de vida recomendo que leia e pratique a faxina sugerida pelo monge budista!

... Buda está em cada elemento da natureza e alcança a todos.

A natureza refletida em seus olhos reflete o seu espírito.

site: http://cladoslivros.blogspot.com.br/2015/10/resenha-manual-de-limpeza-de-um-monge.html

Aline Anjos 13/12/2023

Simples e objetivo.
Mesmo sendo um manual para um monge, há muitos ensinamentos e dicas para exercer no dia a dia e que com certeza mudará nossa saúde mental e percepção em relação à limpeza.

Bia Oliveira 31/03/2021

Vamos jogar uma aguinha nesse espírito?
Li metade do livro e fui fazer uma faxina kkkk. É um livro bem curtinho, mas que tem uma pegada filosófica sobre o ato de limpar não ser meramente uma limpeza qualquer, mas algo que requer atenção, carinho e #gratiluz. É dar mais valor às coisas que temos e limparmos também nosso espírito.
A escrita é boa e as imagens muito fofas e apesar de que claramente não vou aplicar tudo pois sou uma ocidental com muitos pensamentos mundanos, achei valiosa e tranquilizante a leitura.

João 25/08/2022

Faça faxina
Um livro interessante e leve sobre as formas de limpeza, os utensílios cotidianos budistas e as casas japonesas.

É muito curioso por falar sobre coisas típicas do Japão que não são tão facilmente encontradas aqui, assim como pela cultura japonesa e sua relação com o local e o clima das ilhas.

No entanto, o foco mesmo é sobre a forma que os monges fazem a manutenção dos templos e a aplicabilidade dessas práticas no dia a dia das pessoas, bem como o simbolismo por trás de toda a faxina.

Esse manual foi escrito de forma simples, de modo que transmite uma sensação de paz e leveza. Muito interessante, mas sem muitos detalhes e falando de certas limpezas específicas de objetos característicos dos monges ou japoneses, o que não tem muita aplicação para quem vive fora desse contexto.

clebersan 27/06/2020

Livro bem rápido de se ler
Livro atende ao título proposto. Direto ao ponto. Sem aprofundamento nos ensinamentos budistas. Dá para aplicar algo em nossa vida urbana.

Rodrigo Leão 04/11/2021

Livro de fácil leitura e entendimento, fala sobre coisas cotidianas onde mesmo simples não prestamos a atenção devida , nós faz reflexão de cara

Andrea 22/08/2020

Esse livro ficou nos meus desejados por um tempão, até que vi que estava disponível no Kindle Unlimited, mas acabei enrolando pra ler também, hahaha. Como ia cancelar o plano este mês, decidi antes [tentar] ler o que peguei emprestado lá e este foi o primeiro escolhido.

No começo, fiquei surpresa porque era literalmente um manual de limpeza!? Achei que tinha, inclusive, vibes Marie Kondo (o que é ótimo, porque ela me ajudou demais no destralhamento das minhas coisas). Fiquei surpresa mais porque achei que seria algo diferente, só que, infelizmente, fui lendo e achando meio chato, meio... impraticável, sabe? (Pra quem não é monge.)

O lado bom é que um livro bem curtinho (além de ser cheio de quebra de parágrafos e figuras) e até deveria ter lido mais rápido, mas não estava empolgada e terminei meio que por obrigação. ¯\_(:/)_/¯ Entendo a intenção e o que o autor queria mostrar (me lembra o dito “medite todos os dias por 1 hora, mas se você não tiver tempo, medite por 2 horas”), mas não creio que colocarei nada em prática. Inclusive, tem uma parte sobre a importância de passar roupa e que tecido amarrotado remetia a uma alma velha e hahaha, sou eu purinha, gente! XD Ain't nobody got time for passar roupa! XD

[Período de leitura: dia 13 a 15/08/2020]

Arthemise 18/12/2016

Gostei!
Um livro de leitura simples e rápida, porém que nos faz refletir sobre as ações do dia a dia e sua influência em nossa espiritualidade!

Andreza 02/01/2023

Da até vontade de começar a limpar
Escrita leve e fluida, da algumas dicas de limpeza ao mesmo tempo em que faz reflexões sobre a importância de viver em um ambiente limpo, organizado e em harmonia com a natureza. Nem tudo é aplicável a realidade de todos, mas é um interessante incentivo e a apresentação de um novo ponto de vista sobre a limpeza e purificação que esta traz.

Derlane Lima 05/01/2021

Eu sempre gostei de ver as coisas limpas e organizadas, mas nunca gostei de limpar (rsrsrs). Esse livro, que fala das práticas e conceitos de limpeza budista, me ensinou algo extraordinário sobre a limpeza. O que limpamos não é somente o objeto ou local em si. Limpamos também a nós mesmos. A concentração em fazer uma limpeza nos eleva. Olhando pelo lado cristão, é servindo que mostramos nossa fidelidade a Deus. Olhando pelo lado humano, o nosso lar reflete aquilo que somos por dentro.

Vitorugo 14/05/2021

Leve, rápido e prático.
Leitura simples, dividida em capítulos e tópicos práticos.

Obviamente, não encaro a limpeza pelos olhos espirituais, mas as letras do livro me fez repensar alguns hábitos, principalmente o de limpeza e organização.

Com certeza não encararei uma faxina da mesma forma que antes. Agora uma oportunidade de trabalho, meditação e aperfeiçoamento pessoal.

Sim, Matsumoto Shoukei, você me ajudou em meu trabalho de faxina, felicite-se e muito obrigado!

Paula1735 13/06/2020

Manual de limpeza da casa e da alma
Em "O Manual de Limpeza de um Monge Budista", Keisuke Matsumoto compartilha seus conhecimentos obtidos a partir das experiências de uma escola budista no Japão a respeito das questões relacionadas a faxina e a limpeza, tanto dos templos quanto de uma casa comum.
Para os adeptos dessa religião, limpar e organizar a casa e os objetos não deve ser uma atividade realizada somente quando estes encontrarem-se sujos ou desordenados: a limpeza deve ser uma tarefa rotineira, representando uma forma de manter também o espírito continuamente limpo e a mente afastada de pensamentos maldosos.Para que não se torne uma demanda pesada, os budistas revezam-se nas atividades nos templos e trabalham todos sobre a regra: sujou, limpou; bagunçou, arrumou. Ainda, a não possessividade de muitos itens (que na maioria se tornam desnecessários) também é fundamental para tornar a atividade mais fácil e evitar traças e mofo, por exemplo.
"Pode entrar, só não repara a bagunça": Quem nunca ouviu essa frase vinda de algum anfitrião ao recebê-lo em sua casa e acabou por reparar em tudo o que estava sujo ou fora do lugar? É indiscutível que ser recebido por alguém em um local impecavelmente limpo e cheiroso nos transmite uma sensação de paz e diligência da pessoa para com a própria morada. Esse livro se empenha em apresentar pequenas e valiosas dicas de como fazer isso de modo produtivo e sustentável. Outro fato é que, se nos empenharmos em arrumar as coisas todos os dias, com disciplina, ainda que isso signifique simplesmente mantê-las em seus devidos lugares, dificilmente nos veremos em meio a um "quarto da bagunça" ou próximos a insetos indesejados, que nos obrigam a fazer faxinas exaustivas com horas de duração. O ato de varrer, limpar e arrumar devem ser vistos com gratidão e respeito à nossa habitação na natureza.
Recomendo esse livro a todos que se interessem por filosofia budista, que sejam virginianos ou pessoas que queiram aprender sobre organização e produtividade.

"Seja negligente e realize as tarefas de acordo com sua disposição, e a estagnação se acumulará em seu espírito."
Roberta 13/06/2020minha estante
Está na minha lista...

Paula1735 13/06/2020minha estante
Roberta, acredito que vc vá gostar :D

Roberta 13/06/2020minha estante
??obrigada Paula!

Caroline.Sobierajski 03/06/2020

A limpeza é essencial
O livro além de ensinar muitos costumes dos templos budistas e como os monges procedem a limpeza, nos lembra da importância de limpar nossa casa, nosso espaço sagrado, com amor e gratidão no coração!
É uma lembrança muito bem vinda, quantas vezes na correria do dia a dia limpamos a casa ou lavamos a louça de qualquer jeito... Se observarmos bem depois desta limpeza de qualquer jeito não sentimos o ambiente mais leve...
Devemos limpar nossa casa com gosto, lavar os pratos e organiza-los... sempre de bom grado!
A nossa casa representa o nosso interior, se a casa esta suja, bagunçada e com pratos na pia e roupas espalhadas, é como estamos por dentro... bagunçados e confusos, talvez até sujos e poluídos. Mas se nossa casa esta limpa, impecável... é como estamos por dentro também.
Limpar e organizar o ambiente de fora nos ajudará a limpar e organizar nosso interior!
É uma leitura bem interessante!! Gostei!

1 | 2 | 3 | 4