Fadas no Divã

Fadas no Divã Diana Lichtenstein Corso...

Resenhas - Fadas no Divã

Fer 12/08/2021

Simplesmente perfeito
Linguagem acessível, tema e abordagem atualizados ao modo de vida contemporâneo.
Termino com o desejo pelo continuidade das obras que não constaram nesse primeiro volume, porém, não é com sentimento de falta, mas desejosa de continuar a conversa e aprofundar ainda mais.

Bart 15/03/2019

Fadas no Divã - Psicanálise nas Histórias Infantis
Diana L. Corso e Mário Corso

Esse seria o livro que deveria ser lido antes de "Psicanálise na Terra do Nunca"! Antecipadamente já digo que é ótimo!
Caramba, a carga de informações com as interpretações de várias histórias que p/nós sempre foram simples e que nos ensinavam tbm! Não que as versões originais não ensinem, mas qnd vc passa a enxergar que a imagem do Vampiro está "preso" à fase Oral do psico desenvolvimento de Freud ... eeeé powrraaaaaa! Faz todo sentido!!
Que o conto de João e Maria fala tbm de distúrbios de alimentares... e pior, (lá vai!) a bruxa que tenta engordar João, seria uma representação das nossas mães(?!)... eeeeeeé powrraaaaaa! Isso sem falar nas premissas veladas dos relacionamentos no seio das famílias!!

Tá bom... se quiser saber mais, vai lá e leia, prq tem mt coisa mesmo! Só tem um problema... o livro se torna muito curto para o assunto! Leitura fácil e cativante!! Excelente!!

Sanoli 18/10/2014

Em uma frase:
Trabalho audacioso e primoroso, que excede quaisquer expectativas.

Maitê 15/08/2014

Excelente!
Recomendo esse livro para os amantes da psicanalise, que querem se aprofundar mais na infancia. E também para aqueles que amam contos de fadas e querem entender mais sobre eles.

Be Santos 21/05/2023

Maçante, mas bom.
Apesar de serem poucas páginas, o livro tem o formato de um caderno, cada página é dividida em 2 colunas e a letra é miúda, o que acaba tornando a leitura arrastada e chata, apesar disso eu gostei de ver o lado da psicologia nessas histórias

Gabi 22/05/2023

Muito incrível.
É um livro muito completo, principalmente para os apreciadores da psicanálise. As histórias antigas são de muito mais peso do que as atuais, possuem uma carga simbólica muito maior, o que faz da primeira parte do livro muito mais interessante do que a segunda.

Mariana 15/01/2014

Contos maravilhosos
A primeira vez que peguei nesse livro foi amor a primeira vista! A capa, as páginas (manchadas como se fossem antigas) e o cheirinho gostoso de livro novo. Amei, amei, amei!
Em relação ao conteúdo, muito bom também, achei excelente para pais e professores que desejam entender o que os contos de fadas trazem em suas entrelinhas. Além disso, saber como surgiram os contos tradicionais e o por quê de terem sido criados.
Enfim, é um livro que eu super indico!

sofia 10/03/2024

"Afinal, uma vida se faz de histórias"
Demorei alguns dias depois de acabar o livro pra escrever essa resenha, porque tive sentimentos muito duais em relação a ele.
Primeiramente, digo que, como estudante, não sou fã da psicanálise, apesar de achá-la muito interessante em alguns aspectos, mas sou apaixonada por contos de fadas, clássicos e atuais, e eu leio absolutamente todos os recontos deles que eu já vi. Dito isso, quando vi um livro que misturava a psicologia com contos fantásticos, logo o coloquei na minha lista.
Apesar do livro ser muito interessante, ele é bem cansativo. Alguns capítulos são maravilhosos e a leitura deles fluia super bem, já outros se arrastavam muito.
Gostei muito da escolha das histórias e da interpretação feita delas, gostei da maneira que eram explicados os conceitos para fácil entendimento, mas a repetição de algumas falas e o entendimento das explicações fizeram o livro perder estrelas.