Anima

Anima John Darnton

Resenhas - Anima

Larissa Coelho 04/10/2016

Anima
Tyler, aos 13 anos, sofre um acidente perigoso que afeta seu cérebro. Ao ser levado para o melhor neurocirurgião da cidade, Saramaggio informa que não há outra maneira de salvar o jovem, a menos que iniciem uma cirurgia arriscada e nova na medicina, testados somente em animais. No entanto, mesmo que a operação seja um sucesso, as chances de Tyler permanecer em estado vegetativo são grandes. Mas o verdadeiro perigo a espreita está nos planos de Cleaver, cientista-assistente. Seu projeto consiste em capturar a alma humana e fundir com a inteligência das máquinas.
Anima não possui um amplo público de leitores, por conta da dificuldade e sangue frio. É um livro com termos extremamente científicos, mas mesmo sem ter conhecimento a leitura segue fluente e emocionante.
Embora tenha grande quantidade de páginas, onde normalmente os autores adoram acrescentar seus devaneios que deixam a narrativa entediante, me surpreendi por ser o contrário em Anima. Cada capítulo intriga e a história consegue prender o leitor de uma forma muito inteligente. Além de ser impossível não criar laços com os personagens e se ver torcendo com eles ou chorando.

site: transparenciasdalua.tumblr.com/anm

Wenn - Ddlynghtshd 27/06/2017

"Era uma vez um menino chamado Jingo."
Anima é um dos livros mais especiais que já li. Uma obra desconhecida, mas simplesmente incrível.

Fala sobre o desespero e esperança de um pai. Sobre a arrogância de um médico. Sobre o empenho de uma cirurgiã. Sobre o sadismo de um técnico. E sobre um admirável mundo novo a espera. Sobre mentes e máquinas. Sobre o que as separa e o que as une.

O livro se divide em três partes.

O acidente: A primeira parte nos apresenta os personagens. Todo o discurso técnico e filosófico idealista é denso, mas não é difícil de acompanhar. Nos é dada uma questão, e aí pensamos sobre o que pode acontecer a Tyler, um garoto de 13 anos que sofreu um acidente e que agora tem sua vida seriamente ameaçada.

A cirurgia: A segunda parte nos mostra o desenrolar, é os limites de cada um. Até onde a loucura de um novo procedimento pode chegar, e até onde pode ir o desespero de um pai.

A recuperação: A parte final é eletrizante. As últimas 70 páginas nos deixa acelerado. É agoniante o sofrimento de Scott. Cleaver que era pra ser o vilão dá história é posto apenas como uma pessoa perturbada, que não pode superar seus próprios fantasmas.

Anima não termina nas 438 páginas. É um livro que pede mais de você. É um livro que vai despertar seu interesse na área, e nas infinitas possibilidades. Isso é claro, se você puder compreender o quão fundo ele vai. Anima não é um livro pra todo mundo. É um livro incerto, mas que acredito que teve mesmo essa intenção. De longe um dos melhores livros que tive a oportunidade de ler.