Fábulas de La Fontaine

Fábulas de La Fontaine Jean de La Fontaine




Resenhas - Fábulas de La Fontaine


23 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2


B.norte 30/10/2021

A leitura não foi fluída
Após 10 longos meses, finalmente terminei esta leitura. Era agora ou nunca!
A linguagem utilizada é de um português antiquado, o que em alguns momentos me causou um cansaço durante a leitura e algumas dores de cabeça. Acho que me acostumei com o kindle, quando não entendo uma palavra só faço selecioná-la e o significado surge em uma caixinha (muito prático). O fato de parar, abrir o Chrome pra ir procurar o significado de algumas palavras me irritou um pouco.
Alguns trechos, algumas fábulas são interessantes, é um livro razoável, mas não recomendo pra quem, assim como eu, não tem paciência com uma linguagem antiquada.
Cleber 30/10/2021minha estante
Alguns contos são interessantes, mas realmente com essa linguagem o livro ficou muito chato


B.norte 30/10/2021minha estante
Sim, infelizmente achei que ele ia vir numa linguagem mais atual, mas me enganei. ?


Sambook 03/11/2021minha estante
Tenho esse livro empacado em minha estante a tempos.... Agora deu mais desânimo ainda de ler hahaha


B.norte 05/11/2021minha estante
10 meses ? (conhece aquele stick do bonequinho jogado no chão em uma poça de lágrima pensando na vida? Fui eu com esse livro ?)
De repente pra você possa ser uma leitura boa, mas pra mim não foi não ?




Jackson60 03/04/2021

Fábulas conhecidas e desconhecidas
A obra nos permite ter contato com fábulas clássicas que muitos de nós já conhecemos na infância, a exemplo de "A raposa e as uvas"; "o leão e o rato"; "A cigarra e formiga"; "A lebre e a tartaruga"; e tantas outras que nos chegam ainda na infância, mas deixam marcas na vida adulta.
A fábula é um gênero textual rico, nos transmite bem mais do que uma moral da história, as fábulas nos mostram o que era considerado certo e errado, bom ou mau, aceitável ou não numa sociedade em determinado tempo. La Fontaine é um homem do século XVII, nascido em 1621, ele traz os valores e a moral defendida naquele espaço-tempo. A tradução também é antiga, o português ainda não é o que usamos hoje, há muitas palavras que não são de uso corriqueiro, assim, tive de recorrer muitas vezes ao dicionário, ou, até mesmo, reler varias vezes alguns trechos para poder compreender a mensagem a ser transmitida.
Por fim, é uma obra interessante, densa e de leitura tortuosa, recomendo aos dispostos a recorrerem com frequência a um bom dicionário, bem como aqueles que queiram treinar uma leitura atenta e uma boa interpretação.
comentários(0)comente



Nando.Costa 03/04/2021

Puta sabedoria desbalanceada
Eu comecei a ler sem muita empolgação, mas a cada história eu acabei me apegando a alguns "ensinamentos" muito bons, as resoluções são as melhores

"Aprendei que o adulador vive à custa de quem lhe dá atenção"

Então se tu não tiver o que fazer, le esse livro, é bom, faz bem pra saúde
comentários(0)comente



Eduardo 29/11/2009

o que mais gosto nesse livro são as gravuras de Gustave Doré
B.norte 06/01/2021minha estante
Elas são mesmo interessantes, ainda mais a gravura da página 41 da gata metamorfoses em mulher ?




spoiler visualizar
comentários(0)comente



Gabriel.Chiquito 11/11/2023

Fábulas curtas e com lições de moral às vezes inusitadas e uma escrita um pouco arcaica, é uma boa leitura para passar o tempo.
comentários(0)comente



Fabi 26/01/2022

Tudo tem uma lição de moral.
Estão nesta antologia as fábulas mais famosas: A Cigarra e A Formiga, O Corvo e A Raposa e A Lebre e A Tartaruga.

Li algumas críticas com relação ao vocabulário utilizado, no entanto, acredito que a maior dificuldade não seja o vocabulário, mas sim os versos. Muita gente não está acostumada com a leitura em verso e acha mais complicada.

Para mim foi uma leitura deliciosa e divertida, e também cheia de ensinamentos.
comentários(0)comente



@bibliotecagrimoria 28/05/2020

Bonzinho...
O primeiro volume, onde a influência de Esopo é mais presente, apresenta narrativas muito mais empolgantes. Nesse segundo volume as fábulas são mais tediosas e nem sempre expressam bem a moral que pretendem passar. Além do mais, por ser apadrinhado de figuras proeminentes da realeza francesa da época, Fontaine muitas vezes inicia as narrativas com uma balangação de ovo que dá asco.
comentários(0)comente



Salino 04/12/2021

Interessante
Apesar de ter sido escrito fortemente em modelo antigo, é compreensível pela data da obra - mantém a originalidade dessa literatura. As fábulas cumprem a missão de passar uma moral à sociedade, através de seres animalescos que imitam as escolhas e ações humanas. Ainda hoje continuam como histórias essenciais para repensarmos assuntos do cotidiano.
comentários(0)comente



Mari Fourquet 01/06/2024

Uma obra de sua época
La Fontaine escrevia, majoritariamente para nobres que o financiavam, então havia muitos conselhos de como se comportar na corte, como ser bom para a plebe, sem, no entanto, permitir que eles saíssem de suas posições subservientes.

Seus conselhos para os mais humildes consistiam em "trabalhe, não questione o sistema e não queira mudar a própria situação", "não acumule riquezas, seja sábio, porém não queira assumir posições de poder".

Aos reis: "não sejam tiranos, cuidado com os espertos e não queiram mais do que podem administrar".

Há valor nas fábulas, algumas são divertidas, engraçadas e outras até te fazem refletir, mesmo hoje em dia, mas pra mim, sem dúvidas, a melhor foi Febo e Boreas ?
comentários(0)comente



jacdeoliveira 17/08/2012

Após ouvir várias histórias de La Fontaine quando pequena finalmente pude ter a oportunidade de lê-las por mim mesma.
Você acha que nunca ouviu ou leu uma fábula deste grande autor? Acho que você está enganado. Você já ouviu a famosa história da Cigarra e da Formiga? A história da A raposa e a cegonha? Essas são apenas das duas grandes histórias que este livro nos trás.
Este livro é daqueles livros difíceis de resenhar pois ele é divido em várias partes e possui muitas histórias, mas posso dizer com toda certeza que o livro é ótimo. Como já disse ele é dividido em 12 "livros" digamos assim, o que seria no caso 12 capítulos e dentro desses capítulos possuem diversas histórias.
O meu predileto foi o capítulo 1! Eu simplesmente adorei poder ler todas as histórias que me contavam na infância e fiquei muito feliz em poder conhecer as outras fábulas.
O livro se resume basicamente nisto, por isso decidi trazer a vocês algumas imagens do livro, pois em seu interior há diversas imagens, o que deu ainda mais vida as palavras.

http://behind-thewords.blogspot.com.br/2012/08/resenha-fabulas-de-la-fontaine-la.html
Craveiro 22/05/2014minha estante
Jaqueline,

Muito legal sua resenha e mais ainda as imagens!

Tenho uma filha de 3 anos e baixei uma coletânea com as histórias, é colocar e ela fica quietinha ouvindo os sons, as falas... provavelmente era irá postar seu mesmo comentário aqui há alguns anos.
Obrigado,




Fábio 07/11/2016

Meu parecer
Para quem leu o Fábulas do Esopo e pegou esse do La Fontaine vai se deparar com uma linguagem, que para a época poderia ser bastante instrutivo. Embora eu curta um pouco dessa questão poética, vejo que os textos são muito complexos e inteiramente massante. Se você faz uma leitura muito rápida acaba perdendo em algum momento o sentido da moral e para um leitor isso é muito chato ter que ficar voltando a todo instante por uma frase mal lida.
Para mim não foi um livro ótimo de ser lido, mas confesso que ele é bem instrutivo exatamente por causa da linguagem da época.
comentários(0)comente



Sam Regis 29/02/2020

Fofinho
Leiturinha desse ano (segundo lido - ainda vou postar resenha de Ensaio sobre a Cegueira - e um dos livros que estão na minha meta das férias), essa fofíssima antologia de fábulas é diversão garantida, tanto para crianças, quanto adultos. Desde a fábula da cigarra e da formiga, e outras tantas fábulas famosas, até aquelas menos conhecidas porém tão boas quanto (que falam sobre Aquiles, Ulisses, e demais heróis das grandes epopéias da história). Adorei a experiência, mas preciso admitir que, ler tudo numa tacada só, apesar de possível, pode se tornar cansativo, pela quantidade de fábulas, por sempre rimarem, e essas coisas. Então mesclar essa leitura com outra, é uma forma mais bacana de saborear essa obra como ela merece.
comentários(0)comente



Natalia.Canalli 25/07/2022

Interessante
Não é um livro para você ler inteiro ou na ordem crescente das páginas, basicamente ele possui diversas fábulas de La-Fontaine que são muito interessantes para nosso dia a dia.
comentários(0)comente



23 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR