O Jardim Esquecido

O Jardim Esquecido Kate Morton

Resenhas - O Jardim Secreto de Eliza

Lu 27/11/2010

Encantador

E, embora as idas e vindas no tempo tornem a leitura um pouco cansativa no começo, vale a pena insistir. Porque há uma razão para o livro ser escrito dessa forma. Aliás, quanto mais penso no assunto, mais fico convencida de que ele não poderia ter sido escrito de outra maneira.

Se Kate Morton tivesse simplesmente escrito a história de cada uma das suas protagonistas isoladamente, não tenho dúvidas de que os 3 livros renderiam ótimos romances. Mas, ao intercalá-los, tem-se um excelente livro de mistério.

Dos personagens, destaco apenas Eliza. Ela, sozinha, consegue apagar todos os outros, com seu jeito meio excêntrico e sua beleza etérea. Como personagem, eu a adorei. Como pessoa, no entanto, talvez não fosse tão legal assim ficar perto dela. E talvez tenha sido essa a idéia da autora ao criá-la.

Sem dúvida, um dos melhores livros que eu li em 2010.

Super recomendado.

Joice (Jojo) 27/11/2010minha estante
Mais um livro resenhado pela Lu que definitivamente vai para minha lista de livros de 2011.

Fe Sartori 27/11/2010minha estante
Uau..
Definitivamente acertei ao comprar pelo titulo hahahahahaha...
Lu, que bom que gostou e agora estou supeeeer curiosa para ler esse mistério!!

Fe Sartori 13/12/2010minha estante
Não se deixe enganar pela linda capa. A história de "O Jardim Secreto de Eliza" é bem mais sombria do que se espera. Ele é como um segredo de família: lindo, triste e terrível... Lu, você resumiu nessa frase o sentimento que tive ao ler...
Ótimo!

Beca 30/12/2010minha estante
Lu, amei sua resenha, quero muito ler esse livro!!!

Rose 12/01/2011minha estante
Depois deste resenha, resolvi acrescenta-lo a minha lista de leituras futuras... Bjkas

Lincoln 22/11/2011minha estante
Com esta resenha estou curioso em relação ao livro, vou ler.

Lidiane 02/07/2012minha estante
realmente a resenha falou tudo o q eu penso em relação ao livro, adoro o esse livro, não vejo a hora dos próximos livros dela sairem

Geovanna Ferreira 30/05/2013minha estante
Concordo totalmente contigo Lu! O jardim secreto de Eliza é lindo, encantador, toda a leitura é envolta por um clima surreal, de sonho, realmente mágico! Amoooo demais e Eliza

Manuella_3 18/04/2014minha estante
Perfeito, Lu, é isso mesmo. Meu primeiro contato com a autora e as personagens se tornaram inesquecíveis, muito vivas, inteiras, intensas. Quero todos os livros da Kate Morton!

Leticia.Liesenfeld 18/04/2023

Apenas Frases
E o jardim, um lugar onde seu coração sempre se alegrara, estava mais lindo do que nunca. As flores tinham um perfume mais doce, pareciam mais alegres, cresciam mais depressa. Um dia, quando estava sentada sob a macieira e o ar quente e ensolarado vibrava ao seu redor, ela adormeceu. Enquanto dormia, uma história chegou até ela, como se um estranho tivesse se ajoelhado ao seu lado e cochichado em seu ouvido. Uma história sobre uma jovem que venceu seus temores e viajou para muito longe, para descobrir a verdade para um velho ente querido.

@caixas_e_livros 01/06/2021

Muitos mistérios
O Jardim Esquecido
Autora: Kate Morton

Oi pessoal!

Hoje vim trazer a resenha de um livro que não vejo muito por aqui, e particularmente não é o tipo de leitura que me atrairia fora de uma LC.

O Jardim Esquecido gira em torno da personagem Nell, que em 2005 já está bem velhinha e acaba morrendo, junto dela está sua neta Cassandra que acaba herdando todos os mistérios não resolvidos da vida de Nell.

Com aproximadamente 4 anos, Nell foi achada em uma embarcação na Austrália, junto de uma maleta com alguns pertences e um livro de conto de fadas ilustrado, sem saber seu nome ou de onde veio. Ela acaba sendo ?adotada? e quando atinge a maioridade ela acaba descobrindo que não é filha legítima de seus pais, seu mundo desaparece sob seus pés, o que acaba mandando sua personalidade para sempre.

A partir desse ponto, vamos sendo transportados por várias épocas diferentes, tentando juntar com Nell e Cassandra o quebra-cabeça de suas vidas.

O livro envolve vários mistérios, tanto sobre o passado de Nell desde que era uma criança, até o dia de sua morte, e também sobre o passando recente de Cassandra. Enquanto vemos Cassandra desvendar os segredos da vida da sua avó, vamos descobrindo cada vez mais o que aconteceu em sua própria vida, tudo o que a levou até aquele exato momento, e como avó e neta foram criando um laço cada vez mais forte.

Ao longo do livro vamos descobrindo cada vez mais a fundo a história de toda a família, vamos indo cada vez mais para o passado, são incontáveis os mistérios que vamos descobrindo a cada capítulo.

O final é muito bom e minhas teorias estavam todas erradas.

O único ponto negativo, para mim, foi que a história não fluía em um ritmo rápido, foi uma leitura muito demorada, então recomento esse livro para um leitor paciente.

Sueli 09/09/2016

Passado. Futuro. Família.
Se eu fosse você, caro leitor, não perderia tempo lendo este comentário que com toda certeza não fará jus a este romance, e começaria a leitura deste livro imediatamente!
Eu, depois desta leitura, não estarei mais sozinha, mesmo durante as madrugadas de insônia, pois sempre me lembrarei, com lágrimas nos olhos, dessas personagens trágicas, descritas com maestria por Kate Morton, que por descuido eu não conhecia...
Eu perdi muito tempo e agora que descobri o poder da narrativa dessa autora com “A” maiúsculo tenho que apressar, além de aumentar o estoque de cremes antirrugas, já que as lágrimas estão garantidas. Creio que é o estilo de Morton...
E, como sou muito sincera em meus comentários, tenho que dizer que um bom romance para mim, tem que ter emoção, surpresa e lágrimas! Aí, a festa está completa, mesmo eu adorando livros onde as gargalhadas estejam presentes.
Voltando ao romance, você irá acompanhar a longa viagem dessas mulheres fortes em busca de suas origens, combatendo forças poderosas e malignas, mas que jamais perderam a coragem ou deixaram se contaminar. Um coração puro, verdadeiro e corajoso é a verdadeira e a mais importante herança, segundo Morton.
Onde o encontro com o passado é fundamental para garantir a solidez do futuro, mesmo que as forças do presente sejam esmagadoras.
Um livro inesquecível!
Jéss GrGh 09/09/2016minha estante
Sabia que você ia A-D-O-R-A-R Sueli!
Esse livro é mesmo muito lindo! Acho que é meu preferido da Kate S2...
Adorei a resenha!

Sueli 09/09/2016minha estante
Foi apenas um comentário, pois como o livro tem esse ping-pong temporal, e as personagens mudam a cada capítulo, eu não poderia escrever muito sem dar nenhum spoiler... Mas, será um livro para sempre lembrado, apesar de ser muito, muito triste.
Obrigada por estar comigo durante a leitura de romance incrível, Jéss. Valeu pela força ;)

Jéss GrGh 09/09/2016minha estante
Verdade... :) mas gostei!
Vamos juntas! Tem mais um monte de livros lindos e emocionantes para lermos! :)

Sueli 09/09/2016minha estante
Isso aí! Leitoras unidas, jamais serão vencidas! E, que venham mais lágrimas! rsrsrsrs

Haha é isso aí!
Pior que minhas listas de livros para ler e para comprar já estão maiores que as listas lido e tenho :))

Sueli 09/09/2016minha estante
Jéss, eu moro no interior e sempre sofri demais com a demora das entregas e com o custo do frete. Sem falar na falta de espaço para guardar os livros, então comecei a comprar ebooks achando que estaria economizando e comprando de acordo com a velocidade de leitura... Ledo engano, daqui a pouco não vou ter mais espaço nem para os arquivos. Tudo sempre me parece muito interessante, mas sempre acabo lendo algo que acabei de comprar e que agora chega em 30 segundos! ;)

Jéss GrGh 09/09/2016minha estante
Eu prefiro os livros físicos, além de gostar de sentir os livros, eu adoro guardar na estante e arrumar e olhar e pegar... Kkk
Não sou fã e e-books...
Eu também não tinha lugar pra guardar... Aí comprei duas estantes... Agora preciso preencher os espaços vazios... Kkk Adoro!!! :)

Sueli 09/09/2016minha estante
Ah, eu entendo... Também adoro meus livros, mas dois corpos não ocupam pés no lugar, então perdi essa opção, que eu guardo apenas para as autoras que coleciono. ;)

Sueli 09/09/2016minha estante
Eu te entendo, mas dois corpos não ocupam o mesmo lugar no espaço, então eu perdi essa opção, que guardo apenas para as autoras que coleciono. ;)

Jéss GrGh 09/09/2016minha estante
É, nesse caso, também te entendo! E no final das contas, o importante mesmo é LER! ;)

Carla Sol 09/09/2016minha estante
Ha gente...nem me fale em espaço! Eu tbm sou que nem vc Jéss, não me acostumei com ebook, adoro sentir os livros, vê-los em minha estante, mas tbm estou ficando sem espaço e minha preocupação atual agora é essa! Nem espaço pra colocar outra estante eu tenho mais, mas vou ter que arrumar algum jeito nisso!! Meu marido é que toda hora quer me matar de tanto livro que compro...kkkkkk... :-(

Jéss GrGh 09/09/2016minha estante
Hahaha! Espaço é mesmo um problema, mas nem que eu tenha que dormir com os livros! Não abro mão!! Kkkk
Nem me fale em comprar! Esse mês foi um record! Se eu não falir esse mês, posso ficar despreocupa que não vou falir nunca! Kkkkkkkk

Jéss GrGh 09/09/2016minha estante
Ah, vocês foram na bienal de SP??

Sueli 09/09/2016minha estante
Sarah, Jéss, eu coloquei algumas fotos dos meus livros no Instagram, pois tenho muito orgulho deles, mas espaço custa uma grana que uma professora aposentada não tem... Sem contar, a facilidade de vc ter o livro em casa na mesma hora. Isso não tem preço. O kindle é uma ferramenta maravilhosa, embora não seja perfeito. Eu sinto falta de poder folhear o livro para achar informações.
A minha última Bienal foi a de 2011, no Rio. Apesar de adorar o encontro, acho que é muito cansativo para mim que moro longe dos grandes centros.

Jéss GrGh 09/09/2016minha estante
Também tenho um baita orgulho dos meus livros Sueli! Acho que são, entre outras muitas coisas, portas para outros mundos! O mais legal é que consigo arrastar minha irmã de vez em quando... Rsrs
E esse ano eu finalmente eu fui à Bienal... Adorei! E carreguei minha irmã junto, ela também gostou e compramos vais uma montanha de livros! Só não compramos mais pq estava lotado e estávamos cansadas já. Realmente Sueli, é bem cansativo, e nós também moramos super longe dos grandes centros... Mas valeu a pena!!! :))

Sueli 09/09/2016minha estante
Isso é muito bom, Jéss. Quando conseguimos somar mais um leitor e quando ele é irmão é melhor ainda.
Bjos querida!

Tem toda razão!
Bjs ;)

Polly 07/05/2024

O jardim secreto
Devo confessar que O Jardim Esquecido me impactou muito pouco porque não foi uma leitura que me fisgou de imediato. Talvez, por meu envolvimento inicial ter sido menor, eu tenha demorado mais para ingressar no universo das personagens, ao mesmo tempo em que, as revelações também me pareceram menos surpreendentes. De qualquer maneira, eu me encantei pela leitura, especialmente pelo livro ser tão bem construído e por trazer personagens tão palpáveis. Há um quê de magia que permeia a história, bem como há uma doçura na forma de Kate Morton narrá-la, e tais elementos certamente tornaram meu contato com a obra delicado e extremamente prazeroso. Então eu recomendo essa leitura sim!

LER ETERNO PRAZER 30/05/2021

O JARDIM ESQUECIDO - KATE MORTON.

Quarta leitura que faço de sua obra literária e mais uma vez foi uma leitura surpreendente. Kate Morton é dona de uma escrita fluente, rica nos detalhes, tanto da ambientação quanto dos seus personagens, ela é uma daquelas escritoras que tem o poder de transportar o leitor para dentro da história, consegui fazer com que nos sentimos quase como integrantes da história.

Kate Morton nasceu é uma autora australiana, nasceu em 1976 recebeu vários prêmios com suas belas histórias, seus livros venderam mais de 10 milhões de exemplares em 42 países, sendo traduzidos para 34 idiomas.

Aqui em "O jardim esquecido" vamos acompanhar a tragetoria de três mulheres que aparentemente possuem apenas um elo de ligação ? um livro. Temos um enredo onde três épocas diferentes com acontecimentos que se encaminham e se desdobram no mesmo desfecho. Três vidas marcadas pelo abandono, dor e segredos. E a pergunta que acompanha tudo isso é: "o que as une de fato? Por que mesmo tendo vivido em épocas tão distintas a história de uma cruza perfeitamente com a história da outra?" E, meus amigos leitores, por mais que você vá imaginando ou se preparando para o que está por vir,posso garantir sem erro que ainda assim a queda e o partir do seu coração, será inevitável. De início Morton nos apresenta uma enorme tela em branco, na qual juntos vamos colorindo, rabiscando dando forma a cada palavra lida, e o resultado é surpreendente e completamente inesperado.
A construção de sua narrativa por mais que seja densa e descritiva não incomoda, é simplesmente maravilhoso a forma como ela nos presenteia com os detalhes, como explora cada cenário, o que nos permiti visualizar o acontecimento como se estivéssemos vendo um filme e mais, como fossemos atores encenando junto. Outro ponto extraordinário de seu enredo é forma como ela mescla épocas diferentes, um mergulho no passado, intercalado com o futuro e mesmo com esses saltos não a confusão no enredo e tudo vai se encaminhando encaixadinhho para nosso deleite.
Seguimos o enredo acompanhando, em tempos distintos, três grandes personagens, Elisa, Nell e Cassandra. Das três é praticamente não se apaixonar por Elisa.
ELISA, mulher forte que luta com toda suas forças para conquistar seu espaço e respaito, teve uma infância terrível, uma vida marcada por perdas e que ainda assim conseguiu transformar dor em inspiração/criatividade. Que conseguiu se levantar e se reinventar mesmo quando o mundo se provava um lugar cruel e os seres humano verdadeiros monstros. Dona de um coração generoso, por vezes altruístas demais, sonhadora, buscando desesperadamente por amor e aceitação.
NELL, por um triste acontecimento inerente ao seu controle acabou sendo abandonada em um navio - foi encontrada sozinha em meio a um porto na Austrália, que por mais que tenha crescido em um lar com muito amor, teve toda sua vida virada de cabeça para baixo após uma revelação que transformou sua existência em uma "página" em branco, apagando a mulher que um dia foi, levando-a por uma jornada em busca de si mesma, de sua origem, de sua história. E que mesmo nutrindo o desejo de se redescobrir, acabou abrindo mão por culpa, por algo que talvez nem ela conseguisse explicar.
CASSANDRA, que precisava de algo que a renovasse, que a trouxesse de volta à vida, após uma dolorosa perda, e que vêm na forma de um testamento deixado por sua avó. Partindo em uma jornada na busca por respostas, pora desvendar aquilo que sua avó desejava que ela descobrisse. Que corajosamente não desistiu até mesmo quando tudo parecia doloroso demais.
Há também de se relatar o grande "Jardim secreto, um protagonista presente, onde todas a maravilhas e dores aconteceram e também onte tudo poderá se tornar mais claro e resolvido.
Melhor parar por aqui, não conseguirei comentar mais sobre essa obra tão maravilhosa sem estragar toda as surpresas e emoções vocês leitores que ainda não tiveram o prazer de se deleitar com a maravilha do "Jardim esquecido".

Rose 13/04/2021

Entrou para meu top10
Um dos melhores livros que já li até agora.
Conhecemos 5 gerações, embora seja focado em três delas.
E de longe, Elisa se destaca de todos os personagens, com seu coração, sua natureza indomável e alegre.
E estas gerações vai intercalando durante todo o livro, entre vai e volta, com um grande mistério no ar. O que deixou tudo muito interessante, e com aquela vontade de ler e descobrir o que realmente aconteceu.
A autora não poderia ter escrito de melhor maneira, não mudaria nenhum detalhe em sua escrita, foi perfeita.

Carol 30/03/2023

Até que fim terminei
Quando vc lê a sinopse no livro vc pensa que vai ser uma história legal e boa de ler
Quando vc começa a ler , minha nossa parece que vc não sai do lugar
Leitura muito lenta
História lenta e com 3 histórias que se intercalam
Só fui gostar do livro já nos 80%

Franciele.Rohr 25/04/2020

Incrível
Comecei a ler esse livro sem expectativa nenhuma, mas me impressionei, que livro incrível, não consigo nem explicar o que senti lendo ele e seu final então, inesperado e emocionante. Se tornou um dos meus favoritos, uma leitura gostosa, fluida e impressionante

Thyelen 02/09/2020

Delicado e detalhado
O livro O Jardim esquecido é uma viagem em busca da origem de Nell. Após sua morte, a neta se Nell, Cassandra ira atrás da origem misteriosa de sua avó. Partindo pra o interior da Inglaterra, Cassandra começa a descobrir os segredos de anos, e entender melhor a história de sua família. O livro é dividido em três épocas, início do século XX, meados dos anos 1970 e 2005 que se passa na época atual. Primeiro livro lido dessa autora e já me convenceu, mesmo com as vezes um ritmo mais lento e minucioso a história não se perde. Recomendo pra se ler com calma e desfrutar cada página.

Paula 11/01/2012

Eliza...
Ainda estou extasiada com o livro !
O Jardim secreto de Eliza é muito, muito mais do que eu esperava. Um segredo de família, guardado a sete chaves vai sendo desvendado aos pouquinhos.
É como uma dosagem de veneno sendo liberada dia a dia, que vai te viciando... Até você não conseguir desgrudar os olhos do livro enquanto não desvendar este mistério.

Uma junção de mistérios, de suspense e personagens fortes !
Van 07/03/2013minha estante
Aconteceu a mesma coisa comigo, não consegui desgrudar até desvendar todo o mistério! É uma história muito envolvente!

Amei!

MariL016 10/09/2021

Livro maravilhoso!
Confesso que comprei o livro pela capa, passei na livraria para comprar um livro e sai junto com esse! E não me arrependo de ter comprado não, o livro é maravilhoso! Ele te envolve de um jeito que você não consegue parar de ler e me deu arrepio no final!!!
Nell cresceu numa família muito amada, mas descobriu quando adulta que foi adotada. Aquilo mudou sua vida, ela não conseguia olhar mais pro pai e para suas irmãs do mesmo jeito. Ela rompeu o noivado, nunca mais foi a mesma..mas tarde ela teve uma filha, onde a reação delas não tinha ligação segundo Nell, era una completa estranha. Acho que ela nunca conseguiu se sentir ligada a ninguém, bom até ela ir ao país de origem dela isso muito tempo depois..ao chegar lá as coisas começaram a fazer mais sentido...ela conseguiu reconhecer em fotos e quadros pessoas e começou então a sua grande pesquisa..quem eram seus pais? Quem era autora? Que raios foi parar na Austrália sozinha? Tantos misterios!!! Então ela começa a escrever um diário sobre as coisas que descobriu...mas tarde sua neta continua a desvendar os mistérios do chalé, do jardim secreto e muito mais..
E a descrição dos contos, o que é aquilo?! Maravilhoso!!! Amei de verdade o livro, com certeza vou ler outro livro dela ??
anna v. 10/09/2021minha estante
Este livro também está entre meus favoritos. A Casa das Lembranças Perdidas é outro incrível desta autora.

MariL016 10/09/2021minha estante
Vou comprar! Obrigada pela indicação ??

MariL016 22/09/2021minha estante
Obrigada Anna ????

Déborah 07/11/2014

Escandalosamente encantador, esmagadoramente intenso... tudo o que sempre quis ler!
O jardim secreto de Eliza: Uma mulher em busca da verdade sobre sua família, uma misteriosa Autora, um livro de conto de fadas vitorianos e um segredo guardado a sete chaves.

Sinopse: No início do século XX, uma menina de 4 anos é abandonada em um navio rumo à Austrália. Carregando apenas uma pequena mala, sozinha e com medo, ela chama por Autora, uma misteriosa mulher que prometeu cuidar dela, mas que desapareceu sem deixar rastros. Em 1975, Nell OConnor decide viajar pela Cornualha para recuperar seu passado e descobrir, finalmente, suas raízes. Guiada por um livro de contos de fadas vitorianos, a única pista que possui, vai desvendando página a página o segredo que a liga à mansão Blackhurst, antiga propriedade da aristocrática família Mountrachet. Trinta anos depois, Cassandra recebe uma herança inesperada da avó, Nell OConnor. Deixando para trás os subúrbios de Brisbane, na Austrália, a jovem ruma para a mesma região da Inglaterra onde Nell se aventurara décadas atrás. Lá encontra um chalé em ruínas, com um jardim secreto, temido pelos habitantes locais, devido a suas lendas. É nesse misterioso lugar que se esconde a trágica verdade sobre os Mountrachet e a escritora Eliza Makepeace. Caso consiga descobrir a conexão entre essa mulher e a família que um dia habitou Blackhurst, Cassandra entenderá por que sua avó, então uma menina, foi deixada à própria sorte quase um século antes.

Resenha: Terminei de ler esse livro hoje, e ele foi esmagadoramente intenso.*Suspiro* São tantas coisas pra falar a respeito dele que não sei nem por onde começar. Acho que devo iniciar relatando que me apaixonei pela narrativa e arquitetura dos capítulos (A história é narrada pelo ponto de vista de diversos personagens e em diversas épocas diferentes. Um recurso ousado, mas que, nesse contexto, foi simplesmente genial). Apaixonei-me também pela propriedade de Blackhurst, como nunca havia me apaixonado por nenhum outro cenário antes. Quando fechei o livro, queria ansiosamente me mudar pra lá (rsrsrs). Mas a grande beleza desse livro consiste, na verdade, nas belíssimas metáforas eternizadas nos contos de Eliza Makepeace e sua relação com os destinos trágicos e gloriosos de seus personagens.

Se eu tivesse de resumi-lo em 2 palavras, diria: Escandalosamente encantador. Ao iniciar essa leitura, mergulhei em um mar de emoções profundas. Senti-me transbordar com um espectro de sentimentos que nem eu mesma consigo nomear, por vezes, senti até uma certa precordialgia (dor no peito) rsrsrs.

O jardim secreto de Eliza me surpreendeu em diversos aspectos, se mostrou muito diferente do que eu esperava que fosse. Mais sombrio, mais triste, mais profundo, mais impactante, mais reflexivo, mais tocante, mais trágico. Contudo não posso ignorar, de forma alguma, sua característica mais proeminente: O mistério! Desde a primeira página, intrigante, instigante, desafiador, simplesmente cativante. Em alguns momentos me vi a ponto de enlouquecer de curiosidade, a cada nova revelação que surgia, encontrava, paradoxalmente, mais suspense, como um poço de mistérios cada vez mais profundo, recheado de uma quantidade absurda de enigmas. Isso tornou a leitura muito prazerosa e divertida. Em outros momentos, porém, senti-me lendo um desses livros de terror que te dão medo, frio na barriga, com muitos assombros, superstições, lendas e fatos inexplicáveis.

Para todos os efeitos, vale muito a pena ler "O jardim secreto de Eliza". Para mim ele foi mágico, gótico, etéreo, bucólico, precioso, misterioso, tudo o que eu sempre quis ler. Nota máxima!
Charlene.Roncolatt 23/07/2015minha estante
Chorei no final desse livro!

Gersonita Paula 22/02/2013

Um verdadeiro jardim de beleza e emoção!...
Esse foi o primeiro livro que li da Kate Morton!

O namorei por alguns meses. Valor alto para a minha realidade. Mas, o consegui num Sebo por um preço maravilhoso. Assim que o recebi, o devorei.

Kate Morton é uma das minhas escritoras preferida, da mesma já li AS HORAS DISTANTES e A CASA DAS LEMBRANÇAS PERDIDAS. Livros apaixonantes. Bem escritos. Personagens tão amarrados à história que, mesmo ao término da leitura, os sentimos como se vivos fossem. Sinto saudades dos personagens da Kate, sempre mulheres lutando para sobreviver debaixo de pesados fardos de dores, solidão e segredos... Sempre segredos!

No O JARDIM SECRETO DE ELIZA, como em todos os seus livros, a autora passeia conosco com maestria de um século à outro, numa desenvoltura que não nos assusta. A maneira como ela nos leva à lugares lindos e fantástico também encanta... e o centro de tudo é sempre uma bela e antiga casa ou castelo que escondem segredos, angústias e um passado nem sempre aprazível.

Li e Indico.
Totalmente encantada!

Gersonita Paula
Manuella_3 18/04/2014minha estante
Oi, Gersonita. Gostei muito das suas observações. Terminei a leitura do Jardim Secreto e estou mesmo fascinada com a habilidade da autora em criar personagens maravilhosas e encantadoras,fortes e que vão à luta - cada uma a seu modo.
Agora quero os outros livro da autora.
Bj