Não Olhe Para Trás

Não Olhe Para Trás S.B. Hayes

Resenhas - Não Olhe para Trás

Anna.Carolina 11/06/2023

Que livro fantástico! O final foi muito bom. Eu adorei os personagens, a história, adorei tudo. Queria que o livro continuasse.

Leitora Viciada 15/09/2015

Resenha para o blog Leitora Viciada
Não Olhe para Trás (Don't Look Back) é o novo livro no Brasil da autora S. B. Hayes, de Coração Envenenado (Poison Heart). Publicada em inglês em 2013, a obra chegou aqui em agosto de 2015 pela Bertrand Brasil, do Grupo Editorial Record.
Ano passado tive uma experiência ótima com Coração Envenenado, um young adult cheio de mistério, suspense, um pouco de romance e uma genial insinuação de sobrenatural (tem resenha aqui). Por ter gostado muito da publicação anterior, imaginei que Não Olhe para Trás seria leitura sob medida para mim. Foi uma experiência bem diferente. Em Coração Envenenado, a autora flerta com o misticismo e sobrenatural, porém não se aprofunda nesse lado, focando mais no suspense. Me lembro de ter sentido falta de mais magia em Coração Envenenado e, ironicamente, Hayes mergulha totalmente nessa ambientação para Não Olhe para Trás e me frustrei um pouco sobre esse aspecto.
A capa está linda, remetendo ao suspense e terror, com ar gótico. O fundo é fosco e o título em relevo. A edição está bonita, possui orelhas, mas as folhas são brancas e isso pode decepcionar alguns leitores. A revisão e diagramação estão impecáveis.

Características semelhantes a Coração Envenenado estão presentes em Não Olhe para Trás. As comparações são inevitáveis, mas friso que as obras não têm ligação alguma.
É um young adult de mistério e suspense com uma pegada sobrenatural intensa, mas que beira o terror. Há também uma história romântica e uma personagem psicologicamente perturbada desencadeando acontecimentos estranhos.
Dessa vez a autora não brinca com a linha tênue de realidade e fantasia; ela avança ao sobrenatural de modo direto e explícito. Não esperava por isso e, mesmo sendo fã de sobrenatural, o desenvolvimento da trama me pareceu bizarro. Não em sentido negativo, mas também não positivo, fiquei sem conseguir absorver o livro em totalidade, principalmente o rumo final. Porém é juvenil, simples e curioso.

Para ler toda a resenha acesse o Leitora Viciada.

site: http://www.leitoraviciada.com/2015/09/NaoOlheParaTras.html

Alicer 19/10/2015

História se perde a partir do meio do livro
A ideia do livro é ótima, porém do meio ( mais ou menos) do livro em diante o enredo perde o foco e vira uma história de amor sem pé nem cabeça e vários personagens são deixados de lado.
Não recomendo.

Thay 10/02/2016

Poderia ter sido melhor. Não recomendo
Bom me interessei no livro pela capa. os primeiros capítulos eh desanimei deixei Pará do uma semana. Ai decidi terminar o livro e terminei em 24 o restante. odiei a mãe, odiei o irmão odiei Sinead por ser tão idiota, e tive pena do Harry. Queria que James tivesse encontrado o que buscava. Não achei justo Sinead ser tão nova e ter aquele final, fiquei me perguntando se era conscidencia a Irmã Caterine ser chara dela. Bom o meio do livro e agoniante da conversa com a mãe e frustrante eu mataria a mãe fácil. E um livro que pelo final não recomendo pois não quero ser culpada pela frustação de outra pessoa.
Fátima 09/03/2018minha estante
Então ainda bem que eu tava lendo em pdf! Parei de ler,porque a família dela me deu nojo,mãe e irmão,graças a Deus não comprei!

Thay 10/06/2018minha estante
Faz tempo que nao compro livros... Leio mais digital

skuser02844 14/06/2016

Se tivesse lido como Romance teria gostado muito
O livro é em primeira pessoa e é narrado pela Sinead. Ela é uma adolescente de 16 anos que cresceu sendo obrigada a "cuidar" e ceder aos caprichos e "instabilidades" do seu irmão Patrick que apesar de ser 3 anos mais velho, é tratado como se fosse um "bebê frágil" por sua mãe que, culpa Sinead pelo estado "debilitado" da cabeça do irmão. Após o desaparecimento de Patrick, Sinead se vê obrigada a seguir os passos de Patrick e encontrá-lo uma vez que esse era o jogo preferido dele pra aterrorizar Sinead. Se esconder e deixar pistas pra que ela o encontrasse.
Em meio a busca por seu irmão, Sinead encontra James, um jovem tão obcecado quanto ela com o tempo e que também está em uma busca, só que por seu passado.

Mesmo tendo gostado do livro, não posso deixar de comentar que me decepcionei um pouco. Quando vi essa capa, acreditei que se tratava de um livro daqueles de dar medo, mas sinceramente... Achei o livro mais pro romance do que pro thriller com toda a historinha da Sinead e do James e, talvez, se eu o tivesse encarado dessa forma, teria até gostado mais, mas a expectativa do "Absolutamente arrepiante" que está escrito na capa me decepcionou.

HelenaRiva 12/03/2020

O livro tem capítulos curtos, leitura rápida, apesar de um pouco cansativo em algumas partes. A história não é ruim, mas o final deixa aquele ar confuso, que até agora não sei se entendi completamente.

Karini.Couto 08/09/2015

Quando fiquei sabendo desse lançamento fiquei fascinada, pois já conhecia a escrita da autora e imaginei o que estaria por vir. Sem sombra de dúvidas esse foi ainda melhor do que o outro livro que eu li de S. B. Hayes e amei cada página escrita me surpreendendo mais uma vez com a capacidade da autora de imaginar e inovar arrastando os leitores para o fundo de mentes sombrias e segredos que podem se mostrar assustadores, além de acrescentar um “Q” sobrenatural a trama!

"-Eu sempre vou estar ao seu lado, Sinead, você sabe disso, mas você nunca deve desistir de me achar.
-Por quê? Aonde você vai?
Patrick segura minha mão.
-Quando a gente estiver brincando, sua boba. Você vai seguir meus passos, não vai?
-Eu acho que sim.
Ele aperta minha mão e suas unhas cravam em minha palma cortada, o que enche meus olhos de lágrimas.
-Sinead, isto é importante. Você tem que me prometer."

Em Não Olhe Para Trás seremos apresentados a Sinead e automaticamente a seu irmão Patrick, que apesar de o conhecermos pelo ponto de vista de Sinead e de suas lembranças, conseguimos moldar pouco a pouco sua personalidade conturbada e seus traços marcantes.

"Não é irracional. O tempo é muito precioso. Será que sou a única capaz de perceber que ele está escapando de mim? Cada batida do coração é mais um segundo que passa, e é como a batida de um tambor, registrando cada momento da vida... principalmente os desperdiçados."

Sinead não fica atrás com sua obsessão pelo tempo, sempre vivendo apressada de modo a acreditar que não lhe resta muito tempo de vida; sendo também uma pessoa com poucos amigos, um pouco grosseira e que se intitula “sem coração”.

"Os problemas de Patrick eram meus também. E o 'problema' que minha mãe mencionou de forma recatada era uma mistura nociva de vício, depressão e frequentes tentativas de autodestruição. Eu estava acostumada a juntar os pedaços da vida despedaçada de Patrick.

Sua mãe não lhe dá e nunca lhe deu muito crédito, sempre privilegiando Patrick, enquanto Sinead parece ter vivido para atender seus caprichos e cuidar dele quando se mete em enrascadas.. Isso, mesmo sendo mais jovem que ele. Seus pais já não vivem mais juntos, e os irmãos possuem pouco contato com o pai que é médico e vive viajando. Por imposição do pai Patrick vai morar sozinho em um apartamento que possui uma história, pois o pai promete que se Patrick não assumir sua própria vida irá parar de banca-lo. Sendo assim ele, mesmo com distúrbio de personalidade entre outras patologias mora sozinho, e após estar sem dar notícias por um período sua mãe e irmã começam a se preocupar. A mãe deles praticamente obriga Sinead a ir atrás do irmão e trazê-lo de volta, custe o que custar!

"-As vezes, eu acho até que não tenho coração. Há um buraco em meu peito no lugar onde ele deveria estar e minha... missão é atravessar essa vida de forma frenética, tentando preencher o vazio."

Na infância os irmãos possuem um jogo de esconde-esconde, onde Sinead precisava seguir os passos de Patrick e em certo momento jurou ao seu irmão que “sempre” seguiria seus passos onde quer que ele fosse. Então quando seu irmão desaparece, Sinead se vê entre a promessa de seguir seus passos e o desejo de deixar ele para lá e viver uma vida “comum”, sendo que ela acredita que não possui muito tempo, e sente que necessita encontrar Patrick para que possa então seguir adiante; como uma despedida dos jogos de infância. O que Sinead não esperava é que esse novo jogo fosse ser tão macabro e perigoso e que colocaria sua própria vida em perigo não só uma, mas várias vezes! Mesmo com a insistência de seu melhor amigo para que deixe tudo isso para lá, Sinead simplesmente não consegue e como se houvesse um ímã lhe puxando e lhe guiando a cada passo e simplesmente fosse seu destino seguir os passos de Patrick e terminar esse jogo descobrindo o que lhe aconteceu e quem sabe poder viver, finalmente!

"Quando alguém corresponde ao seu amor, o sentimento é tão maravilhoso que seu coração canta e tudo no mundo muda de cor... Você quer eternizar o momento. É isso que você merece e é isso que pode ter. Não desperdice isso. Agarre com as mãos, porque você nunca sabe o tempo que tem."

Sinead acaba seguindo as pistas de Patrick e vai parar na Casa Benit, lá ela irá encontrar o amor de sua vida, uma razão para viver, respostas para o desaparecimento de Patrick assim como um mundo completamente escondido aos olhos daqueles que não foram convidados a adentrar!

Muitas surpresas aguardam Sinead em sua jornada repleta de suspense, romance, situações bizarras e inexplicáveis e personagens muito intrínsecos e peculiares. A cada página virada me vi louca de curiosidade e especulando o que estava por vir e só digo que fui surpreendida por um viciante desejo de quero mais!
James é meu personagem favorito nessa história e quem irá mudar tudo na vida de Sinead!
A irmã Catherine esconde segredos que não pode revelar, apenas quando Sinead estiver pronta e tiver cumprido o acordo em que fizeram! O melhor amigo de Senead é fiel e dedicado, daqueles que podemos contar para sempre! Harry, amigo para vida toda!
Tem outros personagens na história, mas esses foram os mais marcantes a meu ver!
Espero que vocês leiam e gostem tanto quanto eu de Não Olhe para Trás.
Beijos.
Maria Janir Pir 08/09/2015minha estante
O meu chegou hoje Kari, louca pra ler, depois da sua resenha então.... será o próximo.

Karini.Couto 09/09/2015minha estante
Espero que goste! Eu curti demais a história.. poderia ficar horas conversando sobre minhas impressões! Me conta quando terminar?

Sam 09/09/2015minha estante
meuuu Deus parece incrível mesmooo

Roseane 10/09/2015minha estante
Fiquei muito curiosa.Quero tb

Karini.Couto 14/09/2015minha estante
Meninas é muito bom!

Anne 18/09/2015minha estante
Gostei da história inteira, mas me decepcionei um pouco com o final. Mesmo assim é uma boa história.

Maria Janir Pir 22/09/2015minha estante
Kari, juro to fazendo um esforço danado para não abandonar o livro, nada ali faz sentido ou eu que não estou entendendo nada, é tudo muito bizarro, o terror, o sobrenatural essa menina com esse irmão....... Olha ta difícil viu.....

Maria Janir Pir 22/09/2015minha estante
Tenho outro livro com o mesmo título Não Olhe Para Trás da Jennifer L. Armentrout, estou até com receio de ler.....rsrsrs

Paula Barbosa 05/09/2023

...
"Você se recusou a reconhecer o amanhecer de um novo dia e pensou que poderia enganar o tempo. Mas isso não faz diferença. Ninguém pode determinar o tique-taque do relógio. Você está simplesmente enganando a si mesma."

Gabi 03/11/2015

Livro surpreendente
Confesso que a leitura demorou para engrenar. cochilei em alguns trechos, mas o final da história foi surpreendente, valeu a pena ter insistido.
Escolhi este livro porque precisava mudar meu estilo de leitura e conforme foram passando as páginas, vi que não era uma daquelas leituras previsíveis. O livro é muito bom.

thay l @conhecendooslivros 04/02/2016

Poderia ter sido melhor..
Digamos que me interessei pelo livro pela capa rs, mas os primeiros capítulos me impressionaram, me despertou uma curiosidade imensa, e uma raiva também pois não conseguia entender o porque a mãe da Sinead a tratava tão mal, (xinguei ela o livro todo)! Mas aí que aparece o irmão dela, que simplesmente é um doido varrido que simplesmente some, e a outra doida da mãe, faz coitada da menina ficar igual louca atrás dele, gente, sério.... Esganava fácil os dois!
Bom, aí a Sinead e seu melhor amigo Harry, que é perdidamente apaixonado por ela, (um tonto, pois ela sabe e não tá nem aí pra ele) começam a encontrar pistas deixadas por Patrick, que levam eles a uma casa sombria.... Bom, aí pensei puts, agora vai!!! Esse livro vai ficar 10!
Bom, até ficou, mas aí nessa casa ela encontra James, e cai de amores por ele, o que tira o foco da história que pra mim seria mais suspense/terror, e não uma história de amor...

O que me deixou bem triste, é que a história tinha tudo pra ser foda, mas o final foi deprimente.. Sério, terminei de ler cheia de perguntas e não obtive nenhuma resposta durante o livro, ficou sem nexo, bom ao meu ver poderia ter sido muito muito muito melhor.

maurissandra 30/08/2016

Duvidoso
Esse é um da queles livros que geram muitas opiniões(vou confessar que a minha é Boa na verdade amei o livro )mas esse é um livro que nem todos vão se identificar ou até mesmo entender o que o autor que apresenta aos leitores (muitas das vezes até eu fiquei confusa )aí meu amigo só você lendo para tirar suas próprias conclusões.Não vai pelas críticas ou até mesmo pelos comentários positivos apenas Leia e se divirtam

Gio 14/12/2019

Um livro sem pé e sem cabeça.
A autora teve uma ideia incrível, escrever algo entre suspense e sobrenatural. Uma história que obteve passagens muito boas, porém, com o surgimento de um romance - sem pé e sem cabeça - acabou mudando totalmente o foco central do livro - que sempre fora o desaparecimento de Patrick - e acabou tornando-se uma possessão por um 'amor verdadeiro' (pasmem: Sinead e James se conheceram e desenvolveram um sentimento mútuo um pelo outro em cerca de um mês mais ou menos).
Personagens mal elaborados e exaltados demais, sem motivo algum. O único personagem que gostei de início foi o Harry, apaixonada por Sinead há muito tempo e, sempre prezava pelo bem-estar e alertara diversas vezes a desistir de procurar seu irmão. E apesar de Sinead confessar estar apaixonada por James, Harry compreende seu sentimento e apesar disso, sempre zelou por ela.
Do restante dos personagens, faltou muito a desejar. James tem um típico perfil padrão de adolescente perfeito, bronzeado e cabelo louro como o sol. No entanto, ao decorrer da história, sua aparência física muda criando um aspecto pálido e seus lábios azulados, além de sinais de anemia e fraqueza. Só então, após o desenrolar da história, o segredo vêm a tona.
Já a nossa querida Sinead, narradora da história, nada mais parece uma fortaleza inabalável. Mesmo tido uma infância perturbada devido as perigosas brincadeiras do seu irmão manipulador Patrick, a mesma não hesitou em seguir seus passos para encontrar ele, mesmo sua mãe a desprezando e pouco fazendo caso a seus sumiços a procura de outro filho, de suas inúmeras confissões à cerca de sua filha, a mesma pareceu determinada a seguir os passos de seu irmão. No entanto, no meio da sua jornada em busca de Patrick, Sinead conheceu James e desenvolveram um romance. Sinead passou a vê-lo como o único objetivo de sua vida, e não sabia fazer outra coisa a não ser amar James. A partir desse momento, a história começa a ficar fraca e sem nexo algum.
Já o desfecho, confesso que tive que ler algumas resenhas para entender o que aconteceu no final, e até agora, não entendi nada. Também não entendi o final para a irmã Catherine, o que aconteceu com a Sinead, as passagens de Patrick. Aonde ele estava levando? Ficou muito solto o final, e eu queria muito entender o que a autora quis passar. A única coisa que entendi é que Sinead sacrificou sua vida para ficar na Casa Benedict para esperar James. E isso ainda ficou muito confuso. James estava no purgatório por sangue nas mãos? Oque aconteceria após esse tempo em julgamento? Se alguém tiver entendido, ou tiver uma resposta mais concreta, ficarei grata em acabar com essas dúvidas.

Quel 11/09/2015

" Quando encontrar o deseja, não olhe para trás; você nunca deve olhar para trás "

Quando fui apresentada ao " Não Olhe para Trás ", de S.B. Hayes o primeiro pensamento que tive foi que a capa deste livro é muito estranha, e fiquei me perguntando se seu conteúdo era sobrenatural, e quando li a sinopse não esperei muito para iniciar à leitura. Tudo neste livro indicava que está leitura séria fantástica, e realmente foi. S.B.Hayes me mostrou que é super talentosa por ter imaginado um thriller psicológico sobrenatural extremamente intenso e a certo ponto, assustador.

" Não olhe para trás " relata o drama de Sinead, uma jovem que vive diariamente sobre pressão, sendo a filha mais nova de uma mãe psicótica e irmã de um garoto psicologicamente perturbado e extremamente obsessivo. Todo o drama de Sinead se agrava de fato quando seu irmão mais velho desaparece pela milésima vez. Sinead mais uma vez movida por uma promessa de que sempre iria atrás de Patrick - feita quando ainda eram crianças - decidi mais uma vez jogar seu jogo, tendo em mente que está será a última vez.

Patrick parece ter deixado várias pistas do seu paradeiro, e estas pistas leva Sinead a uma antiga igreja abandonada. Na Casa Benedict ela conhece a Irmã Catherine, uma freira idosa muito misteriosa. Sinead não ver outra alternativa e pede informações à irmã, e ela diz que irá ajudá-la porém pede em troca que trabalhe no casarão por 14 dias, e somente após estes dias as respostas serão ditas.

Sinead está decidida a encontrar seu irmão, e não se incomoda em retribuir o favor para conseguir as informações necessárias para a busca, tendo certeza que o seu irmão passou pelo o casarão Benedict. Tudo na casa e no terreno parece estranho e não sabe se é por ser um local antigo porém conservado ou se por ser um ambiente ainda religioso apesar da precariedade do local.

No casarão está hospedado James Benedect como dito sobrenome neto e herdeiro da propriedade, James é um lindo rapaz que procura se lembrar de algumas de suas lembranças de seu passado e apesar de James e Sinead não parecer ter muitas coisas em comum, o tempo está se encurtando e precisam solucionar seus mistérios, porém com o decorrer dos dias, James e Sinead apesar de ainda procurarem soluções começam a se desviarem do ponto de partida e sem perceber caminham rumo a uma jornada sem volta.

Sinead e James lutam contra o tempo, e quando achavam que não iriam conseguir, as respostas aos poucos são ditas e as verdades são enfim, reveladas. Snead terá que fazer sua escolha e quando decidir não poderá olhar para trás.

O desfecho é surpreendente, e apesar desta leitura ter me deixando muito ansiosa, eu fiquei fascinada com o rumo que ela tomou, e até me emocionei bastante com a verdade por trás do que estava acontecendo.

Patrick se mostrou ser um lunático, e pelas características ditas ele me parece um sociopata, onde passou toda a vida atormentando Sinead sem mostrar sentir nenhum remorso. E sobre Sinead e James eles não poderiam ter dito um final melhor, justo. Como disse anteriormente, S.B.Hayes me conquistou completamente e predendo acompanhar seus lançamentos, quem sabe encontro algo como " Não olhe para trás " novamente.

" Havia alguma coisa estranha em relação a esse lugar; o silêncio total e absoluto era profundo e inquietante. Ele pulou. Parecia haver o rosto de uma mulher olhando para ele, mas era apenas uma estátua de mármore com o olhar triste ao longe. Era estranho, mas ele se sentia perto de Sinead ali. Apanhou um dente-de-leão do chão e soprou delicadamente as leves sementes brancas, observando como elas se espalhavam pelo ar. Ele esperava que Sinead tivesse encontrado o que estava procurando. Ele esperava que ela encontrasse todo o tempo do mundo. "

site: http://raquel-ebooks.blogspot.com.br/

Rotina Agridoce 22/12/2015

Resenha de Não Olhe para Trás
Sinead é uma garota que vive na sombra do irmão mais velho Patrick, que é o favorito de sua mãe, e sempre o privilegia e não dá a mínima para Sinead. Já seu pai é médico, e vive mais tempo fora do que em casa, assim se tem muito pouco contato com ele, além também que ele e a mãe não vivem mais juntos. Sinead tem obsessão pelo tempo, ela acha que não lhe resta muito tempo de vida, assim vive apressada, sendo até grossa e fria com as pessoas, por isso mesmo tem poucos amigos.

Leia o restante no blog, acesse:

site: http://www.lostgirlygirl.com/2015/10/resenha-641-nao-olhe-para-tras-s-b.html