Quando Saturno Voltar

Quando Saturno Voltar Laura Conrado

Resenhas - Quando Saturno Voltar

Leitora Viciada 25/08/2015

Resenha para o blog Leitora Viciada
Sempre tive curiosidade em conhecer as obras da mineira Laura Conrado, pois ela ganhou o Prêmio Jovem Brasileiro como destaque na Literatura em 2012 e muitos fãs com seus principais trabalhos, publicados pela Novo Século: Freud, Me Tira Dessa! (2012), Só Gosto De Cara Errado (2013), e de Freud, Me Segura Nessa! (2014). Então quando a Globo Livros, parceira do Leitora Viciada e nova casa editorial da autora, anunciou o lançamento Quando Saturno Voltar (maio / 2015), me empolguei em poder ler o chick-lit. A editora enviou como cortesia surpresa um lindo kit com um exemplar em julho.
Não sou fã de literatura chick-lit, minha experiência é quase sempre "amor ou ódio". Costumo explicar que preciso me identificar ou encontrar algum elemento realmente marcante para gostar do gênero. Em Quando Saturno Voltar ambas as situações ocorreram: Me identifiquei em cheio com a protagonista e enredo, além de ter encontrado uma trama muito bem desenvolvida e equilibrada com diversão e emoção. Sem falhas.
É uma obra voltada ao público juvenil, mas sinceramente acredito que mulheres na faixa etária da protagonista (chegando aos trinta anos de idade) vão aproveitar a leitura muito mais, porque certamente compreenderão melhor os obstáculos e anseios.
A capa está linda, com cores fortes e vivas. Tem ótimo efeito nas prateleiras das livrarias por ser marcante. E combina com a trama, feminina e intensa. Particularmente, mesmo tendo o público juvenil como alvo, optaria por uma capa menos infantil. Algumas pessoas podem achar que se trata de um livro exclusivo para pré-adolescentes / adolescentes. É para adultos também, especialmente dos vinte aos trinta e poucos anos.
O exemplar está perfeito, em miolo pólen soft (páginas amareladas e leves), com orelhas, capa discretamente aveludada, fonte e margens agradáveis. Os trabalhos de diagramação e revisão estão impecáveis.

O destaque da obra é a escrita dinâmica da Laura. É deliciosa e consegue ser engraçada e dramática na medida certa. A trama é desenvolvida de modo engenhoso. Quem diria que um chick-lit conseguiria me segurar do início ao término, morrendo de curiosidade? Tem suspense!
E o melhor: o texto é preciso, conciso. Não gosto quando o autor prolonga o desenvolvimento do enredo à toa. Isso costuma me incomodar em chick-lits, quando o autor mostra fatos cotidianos excessivamente para justificar as personagens. Laura faz o contrário, trabalha com o essencial e não desperdiça texto.
Na verdade, é incrível notar como a autora coloca tantas coisas em poucas páginas, deixando a leitura mais que agitada! O leitor aproveita ao máximo o conteúdo do livro. Laura conseguiu explorar tantas áreas da vida da protagonista (sentimental, sexual, familiar, financeira, profissional), com inúmeros acontecimentos e um respeitável decorrer cronológico da trama em apenas 248 páginas. E não falta profundidade ao livro. É intenso, vivo e emocionante.
A narrativa é em primeira pessoa, sob o ponto de vista da protagonista, em doze capítulos e com prefácio e posfácio complementares.
A obra é recheada de observações e pensamentos íntimos da narradora-protagonista, contendo quantidade equilibrada de diálogos, incluindo conversas por mensagens de texto. Destaco como os diálogos são eficientes e animados, contribuindo para a apresentação e desenvolvimento das personagens. Estas são bem moldadas e supercarismáticas.
Além da autora criar uma protagonista incrível e cativante, todas as personagens complementam a trama, tanto o núcleo principal como as secundárias.
O cenário base é Belo Horizonte, mas a protagonista viaja, destacando Santiago (Chile).

Para ler toda a resenha acesse o Leitora Viciada.

site: http://www.leitoraviciada.com/2015/08/QuandoSaturnoVoltar.html

Marie 17/11/2022

esse livro só nos mostra o quão incrível é poder sair da nossa zona de conforto e nos abrir a mudanças q as estrelas nos mandam, e como tudo pode dar certo se a gente se submeter a essas aventuras

Portal JuLund 01/09/2015

Quando Saturno Voltar, @globolivros
Quando vi a capa e o titulo “Quando Saturno Voltar” fiquei encantada, nunca tinha lido nada da escritora Laura Conrado e me surpreendi positivamente com a escrita dela, um livro delicioso, daqueles que você não quer largar mais. Tive a imensa sorte de receber o livro como cortesia da Editora Globo Livros e devorei ele, obvio, em um dia, muito obrigada Globo Livros. = D

O livro nos conta a história da jornalista Déborah, conhecida como Dedé, a protagonista esta para fazer seus 29 anos e aparentemente tem uma vida perfeita, trabalha como assessora de imprensa de um time de futebol da série B, mas está feliz onde esta – ou acomodada – tem um namorado que considera perfeito, Sérgio, que esta se formando em medicina.

Leia a resenha completa em nosso portal!

site: http://portal.julund.com.br/resenhas/quando-saturno-voltar-globolivros