Os 5 Desafios das Equipes

Patrick Lencioni

Resenhas - Os 5 Desafios das Equipes

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Lenas 28/05/2023

Este foi um dos melhores livros sobre negócios que já li.

Adorei a ideia de introduzir conceitos por meio do enredo de uma organização fictícia. A única coisa que faria esse livro ser melhor, seria se ele fosse baseado em eventos reais contados em forma de história.

Muito bom, recomendo!

JoAo.Padilha 03/07/2022

Acaba rápido...
Leitura maravilhosa dessa fábula que retrata a rotina de uma CEO assumindo o desafio de dar uma reviravolta nos resultados de uma empresa que está passando por turbulências, que vamos descobrindo que estão atreladas a cinco disfunções do time que serão abordadas ao longo de todo livro. Para quem tem equipes, livro essencial!

fernwnda 09/03/2024

Excelente
É um livro excepcional para o que se propõe. Acredito que todo mundo que tem a necessidade de trabalhar em grupo deveria ter contato com esse livro - ou que gostaria.

Ajuda a enxergarmos muitas coisas no nosso dia a dia, ainda que não sejam confortáveis; mas a história faz com que todas essas disfunções não sejam nada mais do que pessoas, assim como nós.

Trabalhar para uma empresa é anti-natural no sentido de que exige um direcionamento e esforços diferentes, e esse livro mostra isso fundamentalmente.

Feliz pela oportunidade de tê-lo lido.

Ingredi.Lima 13/09/2021

Excelente e didático
Esse é um livro pequeno e didático que conta a história de uma mulher que enfrentou o desafio de liderar uma equipe. O livro aborda 5 disfunções: Falta de confiança, responsabilidade, medo de conflitos, ausência de responsabilidade e falta de comprometimento.
O que mais marcou foram as mudanças drásticas de comportamento do time quando há o compartilhamento de vulnerabilidade.

André Correia 26/06/2023

Conto interessante sobre o mundo empresarial
A história é narrada de uma maneira conversada, interessante e super rápida de ser lida. Recomendado para equipes de RH e gestores, que devem refletir sobre o dia a dia nas empresas e suas atitudes como líderes.

Paulo Henrique 11/02/2016

Mais do mesmo
Ganhei esse livro de um chefe que por sinal não pratica boa parte os cinco desafios, mas ao menos o livro explica o porque. Em uma cultura como a brasileira onde o conflito é evitado a qualquer custo a aplicação desse livro é uma quase utopia. Os cinco desafios são a Falta de Confiança, Medo dos Conflitos, Falta de Comprometimento, evitar responsabilizar os outros e falta de atenção aos resultados. Transpondo isso para a cultura de administração do Brasil enfrentar esses desafios pode significar o cargo, afinal temos muita dificuldade em acreditar no outro, evitamos o conflito pois nos preocupamos em ser “legal”, isso gera um não comprometimento com o que a empresa realmente necessita e assim não responsabilizamos quem deveria na frente mas sim nos corredores. Por fim claro que tudo isso gera uma falta de foco nos resultados e assim termina que o sucesso de uma empresa está mais dependente do mercado do que propriamente da administração que se realiza. O livro não traz nada de novo que outros gurus já não tenham discutido, mas é um bom resumo de fácil leitura.

Bruno.Ideriha 19/06/2022

Bom, mas não é fantástico
90% do livro é uma história de um grupo que começa disfuncional e termina com bons resultados (surpresa!). Creio que o conteúdo todo poderia ter ficado resumido nos outros 10% onde o autor vai direto ao ponto e explica melhor seus conceitos. A vantagem é que ele é curto.

Bruna.Moretto 08/10/2021

Ótimo!!
Patrick conta de maneira fluida e divertida os problema enfrentados por uma equipe, as dificuldades individuais e coletivas de cada membro e como trabalham para vencer esses desafios. Ao final do livro, ele trás conhecimentos mais técnicos e direcionados, com algumas dicas para vencer esses problemas. É uma leitura muito boa que trás além do técnico, reflexões profundas. Gostei muito!

Renan.Soranso 10/04/2021

Muito Bom!
O livro é muito bom e a forma com que coloca os fatos e todas as disfunções de uma equipe, é que faz com que o aprendizado aconteça mais rapidamente, deixando a leitura bem fluída e interessante. Com certeza recomendo a leitura deste livro e com certeza, ajudará a criar uma equipe excelente.

Nicholas.Assis 14/04/2021

Livro muito prático
A forma como conta a história e traz cada disfunção das equipes torna a absorção do conteúdo muito mais fácil. Recomendo!

Raffafust 24/01/2016

Pode parecer livro de auto-ajuda, e talvez isso afaste muitos potenciais leitores que hoje sofrem em seus trabalhos por não entenderem como sendo líderes ou não de uma equipe são todos peças fundamentais para que a empresa aconteça. Trabalho em RH há pelo menos 7 anos, nesse tempo fui de assistente para analista, de analista para coordenadora. Nada foi simples, nada foi rápido. Mas ao voltar a tudo que vivi e vivo na empresa que estou, tenho consciência de que minhas vitórias não são somente minhas, mas sim e também da empresa que trabalhava ( ou trabalho) .
Quando um grupo de executivos de uma empresa é surpreendido pela troca de de seu CEO , a primeira reação é de compreensão, já que a empresa que era líder de mercado está perdendo para seus concorrentes que tem muito menos potencial do que ela. Então o susto veio quando colocaram uma mulher para assumir o cargo e dela tomou decisões no mínimo inusitadas para aquele grupo de executivos caros que não estavam trabalhando em equipe como deveriam, ou melhor, como a empresa precisava, mas isso somente Kathryn, a nova CEO, teve a sensibilidade de perceber.
No meio de 150 funcionários da empresa de Tecnologia, aqueles executivos não somente tinham salários mais altos que todos mas também agiam como se estivesse tudo funcionando as mil maravilhas. Acostumados com o trivial, eles se espantam quando ela pede que eles vão com ela para um retiro, onde lá ela analisa um por um e exemplifica porque juntos não estão conseguindo gerar o lucro que a empresa precisa, ou que no mínimo espera deles .
Ali há uma briga de egos presente em qualquer empresa e mesmo com pessoas de nível hierárquico mais baixo. Sempre há o que acredita que é melhor que o outro , que mereça ganhar mais, ser mais destaque...e que se preocupa demais com o que o colega faz ou deixa de fazer ao invés de focar no seu trabalho.
Kathryn consegue provar através de seus gestos e gráfico - uma pirâmide- quais são os fatores que estão levando aquele grupo desunido a um quase fracasso sendo esmagado em um futuro próximo pelos concorrentes.
Ali, ela apresenta tópicos como falta de confiança e comprometimento e com suas observações vai dobrando um a um que se reconhece no que a nova CEO expõe. Ela que princípio era vista como " estranha" por apenas observar seus executivos em reuniões e manter o ex CEO a frente delas, consegue provar a todos que está no lugar certo e com as ideias certas para que as atitudes fadadas ao fracasso deles sejam corrigidas.
É um livro rápido e colocado de uma forma sensacional nas explicações, reconhecemos nossos colegas de trabalho em cada um dos executivos e mais uma vez fica a certeza de que todos somos peças de um imenso quebra-cabeça, não pode faltar uma peça, senão ele se completa. E a imagem só fica bonita com tudo completo.

site: http://www.meninaquecompravalivros.com.br/2016/01/resenha-os-5-desafios-das-equipes.html

Rodrigo 24/04/2022

Vale a pena a leitura. O autor transforma as informações em uma história, o que eu já escrevi em outras resenhas que não é o meu tipo de leitura preferido, mas é um bom livro.. me motivou a aplicar o que tem nele com minha equipe

Ronan.Takahashi 28/09/2022

Fácil de ler
Este livro apresenta de forma simples como liderar uma equipe com exemplos práticos do dia a dia. Muito fácil de ler, quando começa, não para, a história é cativante e faz você refletir como isso será no seu dia a dia.

A2Lan 02/06/2022

Sinais
Trabalhar em equipe requer um jogo de cintura e uma leitura dos sinais que seu time demonstra para você, não há uma receita de bolo, mas se você não trabalhar a comunicação, o direcionamento e a recompensa pelo resultado, pouco sucesso você terá.

1 | 2 | 3 | 4 | 5