Para Continuar

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

Paraíso das Ideias 09/03/2016

O
lá pessoal,
Hoje vou apresentar pra vocês o lançamento de um dos meus autores favoritos Felipe Colbert. Após ler Belleville e me apaixonar, não poderia deixar de ler essa obra tão encantadora quanto!
Vamos conhecer?

Leonardo Cesar é um rapaz de 20 anos estudante de designer na Faculdade Belas Artes de São Paulo, e sua vida seria completamente normal, se não fosse uma deficiência em seu coração. Ele sofre de cardimiopatia dilatada idiopatica, isso significa que seu coração não possui força suficiente para bombear o sangue que passa por ele.

Essa falha descoberta ainda na adolescência, faz com que Léo tenha uma vida limitada e cheia de cuidados, com isso, pequenas aventuras podem se tornar grandes perigos.

"Meu coração faz um péssimo trabalho e sou eu quem paga o pato."

Mas em um dia como qualquer outro, ele irá avistar Ayako, uma jovem oriental que está dentro do mesmo vagão que ele, e nesse momento ele superará uma parte da sua deficiência e irá até ela tentar um diálogo com a garota que acabou de roubar sua atenção.

"Nesse instante, sinto que aqui esta a razão pela qual eu finalmente declararia guerra a minha vida tediosa e limitada."

O contato sera rápido, porém marcante o suficiente para que um tome os pensamentos do outro! Mas o que Ayako não esperava, era que Leonardo aparecesse na loja de luminárias, onde ela vive com seu avô e Ho, um rapaz que beira os 20 anos, que seu avô possui a guarda e que sofre problemas mentais. Apesar de ser quase um adulto, Ho age como uma criança, mas independente de suas atitudes, Ho guarda dentro de seu mundo o sentimento de paixão por Ayako e não vai ficar feliz com a visita de Léo.

Ayako é orfã e perdeu seus pais em um acidente de moto, e desde de então é criada por seu Ojissan (Avô materno), um senhor idoso que tem uma loja de luminárias, que teria tudo pra ser apenas mais uma loja se não fosse os incríveis acontecimentos em seu porão.

Com a perda de seus pais Ayako se torna a guardiã das luminárias com a missão de cuidar do porão mágico auxiliando seu avô e mantendo esse segredo milenário de família guardado para a segurança das pobres luminárias.

Nesse porão existem várias luminárias, e cada uma delas possui ideogramas que representam cada amor que acontece com os cidadãos do bairro da Liberdade, elas devem ser guardadas pois são muito sensíveis, e qualquer coisa que possa destruí-las terá o peso de destruir o amor que cada uma representa.

Por todos esses anos Ayako visitou o porão na esperança de que um dia a sua luminária do amor aparecesse, mas nada aconteceu, até o momento em que resolveu entregar seu coração ao desconhecido Leonardo. Agora graças aos ciúmes de Ho, sua luminária pode estar em perigo, e ela terá que lutar para manter não somente sua luminária em segurança como também seu amor, que se torna sensível em todas as formas possíveis.

Quando vi a obra de Felipe na lista da parceira NC, não pensei duas vezes! Ano passado nessa mesma época tive o prazer de conhecer Belleville e me apaixonei, então não esperava menos do autor, até porque a frase de apresentação do livro já nos mostra o que vem pela frente.

Léo possui problema cardiáco, seu coração é sensível, e seus remédios não estão dando conta de resolver seu problema, e apesar de viver acuado e meio pra baixo por não poder fazer aquilo que deseja, o momento em que Ayako entra em sua vida faz com que ele deixe suas necessidades pra trás e resolva ir atrás de seu amor.

Ayako possui a responsabilidade de cuidar das luminárias mágicas, que aparecem que cada vez que um amor surge, e por todos esses anos, ela se manteve na esperança de que um dia a sua aparecesse, uma que pode ter os seus sentimentos e não aquela que foi criada pelo amor de Ho, o jovem deficiente que vive com ela e seu avô.

O romance é mágico, e acontece na cidade de São Paulo, isso faz parte do contexto da escrita de Felipe, que nos remete a lugares tão conhecidos os tornando mágicos e novos, assim foi com Campos do Jordão, e agora em São Paulo, minha cidade natal. Como seria de se esperar, agora a pegar o metrô fico imaginando quantos romances não começaram ou vão começar depois de uma simples paquera e um simples contato dentro dos mesmos vagões por onde passam tantas pessoas todos os dias!

"-Você podia ter sido assaltado - comenta ela num choro.

- Mas não levariam a única coisa que realmente me faz falta: você."

É claro que o livro não é feito só de amor, Ho vai dar uma dor de cabeça e gerar muitos problemas com sua inocência, mas no fim, de uma forma inesperada, seus erros serão corrigidos, e confesso que depois de tanto sentir raiva dele, fiquei com pena.

O livro é perfeito e a história mágica e leve do jeito que eu gosto, ele é fininho e a leitura passa numa velocidade que nem acreditei que já era hora de me despedir de Ayako e Léo, mas enfim, super recomendo a história, leve e apaixonante do jeito que só Felipe consegue escrever. Ganhando estrelinha de favoritado, Felipe já me conquistou e já me convenceu de que suas obras sempre terão um espaço na minha estante porque valem muito à pena.

A Novo Conceito como sempre dando um show de edição, a capa perfeita e enigmática, com folhas amareladas e fonte em tamanho extremamente confortável, cada página que inicia o capítulo vem com desenhos de pequenas luminárias tornando tudo muito fofo, com relação a diagramação, encontrei pequenos erros de revisão bem no final, mas nada que tire a atenção ou atrapalhe a leitura.

Não vou falar mais ou vou contar tudo kkkkkkkkk, mas super recomendo pra quem como eu, curte romances leves, que acontecem na nossa cidade e que nos remetem a mundos mágicos.

Espero que tenham gostado e que coloquem essa obra tão linda na lista de leitura de vocês!

Beijokas e até a próxima.

Pandora 05/03/2016

Eu sou apaixonada por cultura oriental. As animações e as HQs orientais (mangás), fazem parte da minha vida desde que me entendo por gente e um dos lugares do mundo mais amados por mim é sem duvida São Paulo e nele, o Bairro da Liberdade, um verdadeiro pedaço do Japão e talvez da Ásia no Brasil. Dito isso, é claro que “Para Continuar” do Felipe Colbert chamou minha atenção desde o lançamento, ainda mais por sua capa fofa, cheia de lanternas orientais a perder de vista, linda capa que a Novo Conceito preparou nessa edição.

Detalhe: Nossa edição de Para Continuar veio autografada pelo autor. Obrigado Felipe Colbert, e obrigado Novo Conceito!
E assim como a capa, a história contada por Felipe Colbert também é super fofa. Nela conhecemos Leonardo e Ayako, dois jovens que se encontram no metro e passam em um ritmo considerável do flerte a paixão. No entanto, o que poderia ser normal deixa de ser, visto serem ambos detentores de segredos, o Leonardo é um cardiopata para o qual qualquer esforço ou susto maior pode levar a morte e a Ayako guarda no porão da loja onde mora e trabalha um pequeno universo paralelo onde lanternas brilham sem explicação das quais ela é uma guardiã.

Oscilando entre a narrativa em primeira pessoa, quando aborda a vida de Leonardo, e em terceira, quando aborda a vida de Ayako, o Felipe tece a história de amor desses dois. Uma história que mistura episódios simples, como o encontro do casal no Parque do Ibirapuera, e a magia representada pelas luzes em um texto de fácil leitura, bem escrito e cheio de referencias a cultura nipônica.

Para mim que sou apaixonada por cultura japonesa, como já disse, foi uma leitura agradável e poderia ser ainda mais, poderia ter sido excelente, no entanto, preciso conversar minha total falta de empatia com o Leonardo. Achei o rapaz mimado e as vezes mal agradecido em relação a imensa dedicação dos pais a ele devido a sua doença, além de ter brigado por uma bobagem com Penken, seu melhor amigo. Aliás, gostaria de ter visto mais do Penken, e até mesmo mais da Ayako na história.

Sou apaixonada por histórias que misturam fantasia e realidade, coisas improváveis e insólitas misturadas a praticidade tecnológica da vida moderna. Vi na presença fantástica das luzes no subsolo da loja das quais a Ayako é guardiã um enorme potencial, senti falta de uma explicação ancorada nas mitológicas orientais para elas, senti falta da magia. Achei que devia ter mais magia no relacionamento dos protagonistas, um pouco mais de fantasia.

Achei que o Felipe podia ter viajado mais na magia da situação, mergulhado mais em uma fantasia com notas orientais. Com a narrativa tranquila e equilibrada e sua capacidade peculiar para metáforas, o mergulho poderia ter sido maior e o resultado melhor.

Por fim, eu gostei do livro, mas como disse, senti que podia ter gostado mais. Em suma, o livro é bom, podia ter sido maravilhoso, mas foi bom. Claro, tudo o que digo aqui é questão de opinião, pessoas menos apegada a narrativas mitológicas e fantasia podem discordar de mim e eu vou aceitar a discordância.

Jaci Pandora

site: http://www.doqueeuleio.com.br/2016/03/amor-na-liberdade-para-continuar-do.html

Livro e Neblina 31/01/2016

[LIVRO] Para Continuar - Felipe Colbert - Editora Novo Conceito
ineiros, tudo bem?

Deixa eu perguntar uma coisa para vocês.

Vocês são fãs da cultura oriental? Se a resposta for afirmativa, se preparem. A resenha de hoje é sobre um livro que irá conquistar seus corações pois a primorosa obra de Felipe Colbert, Para continuar, te leva a um mergulho cultural no mundo japonês. Nossa protagonista reside mais precisamente em Liberdade- SP, ou seja, na maior colônia japonesa do mundo depois do Japão e graças a isso a história é envolta de lugares, objetos e referências a maravilhosa cultura oriental.

Vem ver o Book trailer da obra!

Eu sou fissurada em luminárias! Não teria a mínima chance da capa não me ganhar e o sub-título já me deixou curiosa, então aproveitei o feriado para começar a leitura de Para Continuar.

Sinopse: Para continuar - Envolver-se com a jovem Ayako é a oportunidade perfeita para Leonardo César esquecer a sua vida tediosa e perigosamente limitada, tudo por culpa do seu coração defeituoso.
Enquanto isso, com a ajuda de seu avô, Ayako tem a difícil missão de manter inacessível um porão de dimensões que vão além da loja de luminárias que ela gerencia, repleto de milhares de lanternas orientais, cujo mistério envolve os habitantes do bairro da Liberdade.
A partir dos crescentes encontros entre Leonardo e Ayako, uma nova lanterna surgirá para os dois. Eles terão que protegê-la com afinco, ou tudo que construíram juntos poderá desaparecer a qualquer momento.
O que ninguém conseguiria prever é que Ho, um jovem chinês também apaixonado por Ayako, colocaria em risco o futuro desse objeto. E com ele, o sentimento mais importante que dois seres humanos já experimentaram.

Com o inicio do livro somos apresentados ao protagonista Leonardo. Ele é um garoto tranquilo, que possui um problema de saúde que limita razoavelmente sua vida, mas que conquista você. Sabe aquele personagem que você simpatiza? Você começa a ler e já sabe que ele é uma boa pessoa? É essa a impressão que Leonardo meu deu assim que a história começou. Léo vive sob os cuidados super protetivos de seus pais, visto o risco de vida que sua doença gera para o mesmo e isso fez com que eu me identificasse com ele. Filho único. Gente boa. Super protegido. Problemas cardíacos. É quase minha versão masculina, gente!

Um dia, no metrô, Leonardo avista uma garota oriental e imediatamente cria um interesse por ela. Neste momento conhecemos Ayako. Quando ela e o protagonista se aproximam, nós passamos a conhecer um pouco mais a vida de Ayako e nos encantamos por ela. Ela é uma boa garota. Forte e dedicada, não se cansa de trabalhar e ouvir toda a sabedoria que seu avô, seu Ojii-san, tem para lhe ensinar. Eles tem uma antiga loja de luminárias e juntos guardam um segredo: são guardiões de luminárias especiais que surgem junto com o amor entre duas pessoas e que não devem jamais serem tocadas ou isso pode causar danos irremediáveis ao sentimento das mesmas.

Ayako e seu avô são personagens que te conquistam. Eu conseguia me ver andando na pequena loja de luminárias de sua família durante a descrição no livro. Fico feliz em poder dizer que a escrita de Felipe Colbert é fantástica e te envolve completamente. Eu me sentia lá!

No ambiente familiar de Ayako também conhecemos Ho. Um rapaz com capacidades mentais limitadas que vive com Ayako por estar sob a tutela de seu avô e os ajuda na loja. Ho tem uma paixão platônica por Ayako e isso faz com que ele traga vários problemas para nossos protagonistas, inclusive colocando a vida dos dois em risco, justamente por Ho ter um primo envolvido no mundo da criminalidade, Kong, pra quem Ho sempre liga quando acha que precisa de ajuda.

Preciso destacar a grandiosidade da escrita do autor nos capítulos narrados sob o pensamento de Ho. O chinês tem problemas mentais e o autor não precisou deixar isso explícito em seu texto, nós leitores percebemos por seus pensamentos. Eu achei esplêndida a forma como Felipe Colbert nos mostrou isso. Muito bem trabalhado!

Agora outro ponto que merece ser mencionado é a forma como Leonardo aprende a viver, a se arriscar, quando decide conquistar Ayako durante o desenrolar da trama. Tudo acontece de forma leve, singela, e quando percebemos já estamos diante de um novo personagem, muito mais maduro do que o garoto que conhecemos no primeiro capítulo. Gosto de mudanças sutis. É como se nós leitores evoluíssemos junto com o personagem.

Durante a trama ainda somos apresentados ao maluco Penken, o melhor amigo de Leonardo. Malu, sua simpática ex-namorada e a seus preocupados Pais. Eu confesso que gostei de todos os personagens. Para continuar é aquele tipo de história onde é fácil visualizar quem é o mocinho e quem são os vilões, sabe? É uma trama que me viciou hoje e que eu sei que também capturaria minha atenção caso eu ainda estivesse na adolescência. A linguagem é fácil, os problemas abordados não. Alguns temas são bem sérios, como a grave doença do protagonista, mas isso não torna a história exclusivamente adulta, ela não é pesada demais. Pelo contrário é leve, fácil e simples! Faz muito tempo que não termino uma leitura tão rápido quanto terminei de ler Para Continuar e isso pra minha só torna a trama mais positiva, pois nem a senti acabar.

Fiquei aflita nos seus momentos finais, pois tinha receio de que algo grave tivesse acontecido a algum dos personagens e eles terminassem separados. Esse é um problema quando não conhecemos o tipo de escrita do autor. Nunca se sabe o que esperar. Será que ele gosta de finais arrebatadores? Será que ele gosta de matar os personagens? Será que ele vai dar para eles um final feliz bonitinho como tanto anseio? Leia vocês também e descubram, meus queridos neblineiros, mas garanto a vocês que eu adorei a forma como a história foi finalizada.

Este não é um livro de ação, é um livro sobre a vida e sobre o amor em sua forma mais simples e por isso eu o gostei tanto! A trama é completamente original e muito rica em detalhes culturais, o que considerei maravilhoso. O único ponto negativo que posso lhe atribuir é o fato da mesma ter acabado mais cedo do que eu gostaria! Eu me apego aos personagens e não gosto de sair de suas vidas ( sim, eu sou maluca desse jeito).

Se você se viciou na escrita do autor assim como eu, visite seu site felipecolbert.com.br e saiba mais sobre suas obras.

E ai, você já leu Para Continuar? Me conta o que achou!

Logo mais eu volto pra conversar sobre Fique forte com vocês. Beijão

site: http://www.livroeneblina.com/2015/10/livro-para-continuar.html Concluído

LUA 24/01/2016

Missoshiru de ideias
Resenha originalmente publicada no Mundo de Tinta:
Olá Pessoal,
A resenha de hoje é sobre o novo livro do autor Felipe Colbert, que para quem não sabe é o editor do Selo Novas Páginas da Editora Novo Conceito.
Eu conheci o trabalho do Felipe através de Belleville (se você não leu, tem resenha no Mundo de Tinta) e achei a maneira como ele escreve tão encantadora que no lançamento de Para Continuar eu quis muito o livro, solicitei pela parceria com a Novo Conceito e o recebi autografado.
E eis que na Bienal do Rio 2016, surgiu uma nova oportunidade. Esbarrarei com o Felipe no stand da Novo Conceito que (diga-se de passagem estava lindíssimo) bati um papo com ele e ainda consegui uma foto e "completar" meu autógrafo.
Depois desse prólogo, onde vocês já devem ter percebido como sou fã dele, vamos a resenha do seu último livro.
"Quando o amor acontece, uma lanterna se acende"
Para Continuar nos conta a história de Leonardo César, o Léo, jovem estudante de Design e Ayako, uma jovem descendentes de japoneses que trabalha em uma loja de luminárias na Liberdade.
Um dia, Leonardo está no metrô e vê uma moça com traços orientais que chama sua atenção. Aquela beleza diferente, escondida sob um véu de cabelos negros e uma calma aparente acaba conquistando Leonardo e ele faz de tudo para se aproximar.Tenta um contato, mas como ela está escutando música não o ouve. Chega a estação a menina desce e ele que só conseguiu trocar duas palavras com ela, fica apenas observando ela se afastar.
Poderia ter sido uma paquera eventual, mas a verdade que Leonardo não a esquece, e memorizou tão bem a menina que chega a desenha-lá.
Então, por mais louco que seja, ele começa a percorrer todos os dias as estações do metrô afim de encontrá-la. (Leonardo não usa ainda o Happn) e consegue. Reencontra Ayako, mas como medo de uma aproximação tem a ideia de segui -la pelas ruas da Liberdade até que a vê entrar em uma loja de luminárias e já sabendo onde encontra-lá, Leonardo começa a se aproximar.
Ayako, é uma jovem de vida simples, que vive no segundo andar da loja de luminárias onde mora com seu Ojiisan(avô) e um rapaz de origem chinesa chamado Ho de quem o Ojiisan é tutor.
Mas nem tudo é tão comum, Ayako na verdade é uma guardiã de um porão de lanternas orientais que aparecem e desaparecem conforme segue a vida dos moradores da Liberdade.
O maior desejo de Ayako é que uma lanterna apareça para ela e quando Léo surge na sua vida, esse desejo está prestes a se realizar...
Eu não tenho outra palavra para descrever esse livro a não ser "fofo".
Embora eu não tenha falado na introdução, esse livro de um é do gênero sick lit, já que Leonardo tem um problema cardíaco congênito que limita algumas de ações e que torna a vida do jovem um pouco tediosa, até que encontra Ayako. Mas, diferente dos outros livros do gênero, ele não se resume a isso. É claro, que o autor explorou a doença de Léo e sua condição limitante para compor a estória e o personagem, sua relações com os pais e amigos, tanto que vem daí o peculiar título do livro, mas isso é só uma parte do todo. Não espere que por ser um sick lit, seja um livro choroso ou melancólico. Tenso, em algumas partes, mas não por conta da doença do Léo, mas de acontecimentos que poderão agravá-la.
Ambientado na Liberdade, o famoso bairro oriental de São Paulo, o livro mostra muitas referências a cultura oriental e suas tradições e nos traz também um pouco de magia na criação das lanternas com relação à seu surgimento e desaparecimento.
Juntando isso tudo, Felipe escreveu um livro de linguagem fácil, atual, jovem e que tem personagem que poderiam ser seus amigos.
Com dois narradores, o próprio Léo nas suas falas e um narrador nas partes de Ayako, a estória vai se sucedendo entre os dois personagem dando uma visão de como suas vidas são diferentes, mas que ao se unirem, acendem uma chama, da qual, eles terão que cuidar a vida toda.
A estória claro, não é só isso. Para manterem essa chama acesa, Ayako e Léo, passarão por algumas dificuldades, criadas por pessoas que também, na verdade, só querem que suas chamas não se extinguam.
Como é costume do autor, nem a doença de Léo, nem a cultura oriental e muito menos a fantasia são "jogados" no livro. A construção de toda a trama e tão bem feita e rica em detalhes, que nenhum leitor se sentirá perdido ao viajar por suas páginas. E eu confesso, que a falta de explicação é um dos motivos que constantemente me fazem abandonar os livros de fantasia. Sou uma leitora que gosta das coisas explicadas e costuradas, coisa que o Felipe faz com perfeição. Tanta que as 224 páginas da trama passaram correndo e quando vi em uma tarde tinha lido o livro.
Depois disso tudo, só posso dizer que mais uma vez, amei um livro do Felipe e mesmo com uma trama um pouco mais "densa" do que Belleville, esse livro me trouxe a sensação de paz e tranquilidade, tão comum aos ensinamentos de origem oriental.
Recomendo o livro a quem gosta de literatura jovem com um romance simples, mas bem orientado. A quem gosta de fantasia "romântica", conhecer novas culturas e a junção disso tudo.
" Também não sei qual o pedido que Ayako enviará para o céu quando nossos bilhetes se desfizerem em cinzas, mas desconfio que tem algo a ver com que nossa lanterna nunca se apague.Só que, creio que se for isso, ela desperdiçou um pedido."
No final,só posso desejar, assim como o Felipe me desejou, uma nova lanterna brilhe em sua vida e que ela não se apague.
Quer criar uma para você? A Novo Conceito criou um site para que você acenda uma lanterna na sua vida. É só acessar o , Para Continuar.
Até mais,
Veja outras resenhas no blog

site: http://blogmundodetinta.blogspot.com

Thati 21/01/2016

Para deixar o dia a dia mais leve e romântico! ♥
“Para continuar” é o segundo livro do Felipe Colbert publicado pela Novo Conceito. Conta a história de Leonardo César, um jovem paulistano de 20 anos com um “coração defeituoso”. Trata-se de uma doença cardíaca de nome difícil, que impõe algumas restrições a Leo. Ele tem um melhor amigo, Penken; dois pais zelosos e preocupados; uma ex-namorada gente boa, Malu. É no metrô, a caminho da faculdade, que ele conhece Ayako. Uma jovem oriental capaz de dar um brilho à sua limitada (e talvez até tediosa) vida. Ela trabalha numa loja de luminárias na Liberdade, com seu ojiisan (avô em japonês) e Ho, um jovem com problemas mentais que não sabemos ao certo.

Leonardo é bem stalker no início, e se estivéssemos falando do Raphael Montes, eu com certeza ficaria apreensiva desde a primeira página. Não é o caso aqui. O protagonista é realmente um cara como qualquer outro. Ele se apaixona por Ayako logo de cara, que, felizmente, também se apaixona por ele. Mas tem Ho, que também é apaixonado por Ayako e lidar com ele pode ser bastante complicado, considerando suas limitações. Além desse inusitado triângulo amoroso, “Para Continuar” também tem um pouco de mistério e magia em relação ao porão da loja de luminárias. Algumas outras tensões surgem ao longo da trama, mas deixo isso por conta de vocês!

"Quando finalmente adormeço, recarrego minha esperança no mundo dos sonhos e busco nele a coragem que me falta para encarar o mundo dos vivos."

Felipe tem uma boa escrita... Limpa, fluida e acessível. Esse, para mim, é o ponto mais positivo da trama. Sua forma de escrever também é intimista... Tive a sensação de que a história de Leonardo me estava sendo contada por um amigo ou coisa assim. Gostei muito da capa... É bonita, delicada, única e ao mesmo tempo comercial. A diagramação está ótima. As lanternas no início de cada capítulo são um charme extra! Os personagens são bons também... Os meus preferidos foram, sem dúvidas, os pais do protagonista, que vivem um relacionamento muito bonito, apesar da preocupação com o filho e dos obstáculos que encontram pelo caminho. Contrariando alguns, também gostei da Malu... Foi empatia imediata e eu me peguei torcendo por ela ao longo das páginas.

“Para Continuar” é um romance do dia a dia, que pode acontecer com qualquer um de nós quando menos esperamos. É bonito, delicado e traz consigo um agradável toque de magia. É ideal para quem procura uma leitura capaz de tornar o cotidiano ainda mais leve e romântico.

site: http://www.nemteconto.org/#!RESENHA-PARA-CONTINUAR-FELIPE-COLBERT/cmbz/569e5bea0cf2ca1e5ff68fe0

Angel 20/01/2016

Blog A. Libri / Palavras Encantadas
Primeiro livro do Felipe que li, Para Continuar trás a história de Leonardo, um jovem que sofre de uma doença no coração e por conta disso tem uma vida bastante limitada e pais superprotetores.
Um dia, voltando da faculdade, no metro ele vê uma garota japonesa, que imediatamente o cativa de alguma forma, mas ele não faz mais que perguntar qual música ela está ouvindo e ela não faz mais que colocar o fone no ouvido dele.
A garota desce na estação da Liberdade, e depois desse dia, Leonardo começa a pegar o mesmo metrô com mais frequência, na esperança de encontrá-la novamente. Até que encontra e não pensa duas vezes antes de segui-la.
A garota é Ayako, e vive com seu avô "nos fundos" da loja de luminárias da família.
Ayako e seu avô escondem um segredo, até mesmo de Ho (garoto chinês tutelado pelo avô de Ayako), no porão da loja, existe um lugar mágico, onde existem milhares de lanternas japonesas, que se acendem quando nasce um amor, e logo a de Leo e Ayako também se acenderá.
Mas as coisas mão são tão fáceis como parecem e nem como eles gostariam, pois o coração de Leonardo pode falhar a qualquer momento, e Ho, que sofre de distúrbios mentais (me perdoem se não for o termo correto, não é especificado no livro o que ele tem) , também representa um perigo ao casal, sobretudo quando se envolve com pessoas perigosas.
Leo e Ayako terão que lutar para manter a lanterna acesa apesar das dificuldades que surgem em seu caminho.

Achei sensacional a proposta do autor em ter as lanternas representando o amor, nunca tinha lido nada semelhante, só senti que o tema poderia ter sido mais explorado do que de fato foi.
O romance entre Leo e Ayako no geral é bem tranquilo e bonitinho apesar da forma estranha que começou, com ele seguindo-a, mas afinal, de que outra forma ele iria conseguir falar com ela?
Ele é um bom garoto, tem seus momentos ruins por causa da doença e um talento incrível para desenhar.
Ayako é uma garota doce e dedicada à seus afazeres na loja, ao seu avô e também Ho, que ela sabe que é apaixonado por ela, mas o que sente por ele é a mesma coisa que sentiria por um irmão.
O avô de Ayako é muito sábio e orienta a neta em tudo o que ela precisa.
Leo tem um melhor amigo chamado Penken, que o ajuda com suas maluquices.

No geral gostei bastante do livro, que é narrado parte em primeira pessoa pelo Leonardo e parte em terceira sob o ponto de vista dos demais personagens e temos uma visão bem ampla de tudo o que está acontecendo.
A narrativa é bem fluída e como o livro é curtinho li super rápido.
Como disse, só senti falta de um aprofundamento maior em relação às lanternas e o romance também, não atrapalhou a leitura é claro, e nem me fez gostar menos da história, mas acho que causaria mais impacto.
O final do livro foi bem bonito, esperava por qualquer coisa, menos pelo que ocorreu de fato.

site: http://a-libri.blogspot.com.br/2016/01/resenha-para-continuar-felipe-colbert.html

Suzane | @memoriasdeumaleitora 13/01/2016

Surpreendente
Leonardo está no metrô de São Paulo até que vê Ayako, uma jovem de aparente descendência oriental. Seu interesse por ela é instantâneo, então ele tenta uma aproximação, porém a jovem nada diz, apenas coloca seus fones no ouvido de Leo, dividindo com ele a música que ouve, depois vai embora sem nem lhe dizer seu nome.

Leo é um jovem de vinte anos, estudante de Design Gráfico, com uma vida nada fácil, ele possui uma doença em seu coração - cardiomiopatia dilatada idiopática - que o impede de fazer algumas coisas simples, como mínimos esforços físicos, além de tornar seus pais extremamente protetores. Ele evita falar disso com as pessoas, pois abomina o fato de terem pena dele, então os únicos que sabem são seus pais, seu melhor amigo Penken e sua ex-namorada Malu.

Porém depois de encontrar Ayako ele não consegue parar de pensar nela, e volta ao mesmo metrô todos os dias na esperança de revê-la. Até que um dia ela estava lá, encantadora, mas o vagão lotado o impede de se aproximar e ela vai embora mais uma vez. No impulso, Leo resolve segui-la e descobre que ela trabalha em uma loja de luminárias japonesas no bairro Liberdade e mora com seu avô e Ho, um jovem chinês com problemas mentais, que é apaixonado por Ayako.

Ayako-Chan é uma jovem japonesa que veio para o Brasil muito nova, e ao perder seus pais em um trágico acidente, passou a morar com seu avô e ser guardiã de um segredo muito importante. No porão de sua casa/loja tem uma infinidade de lanternas que precisam ser protegidas, lanternas que tem um grande significado.

Quando Leo tenta se aproximar de Ayako, Ho dá crises, insinuando, com seu jeito inocente, que Leo a estava incomodando. Leo apenas não dá importância, associando o acontecimento a saúde mental do jovem, mas Ho pode trazer mais problemas do que ele imaginava. Só que Leo não desiste de Ayako, e isso pode leva-lo a perigos maiores do que seu coração doente.

A história é muito instigante, eu li muito rápido, tanto porque a leitura é fácil quanto porque precisava saber o mistério envolvendo tudo aquilo, precisava saber o destino de Leo com Ayako, o destino de sua doença no coração, o que aconteceria com o avô de Ayako e com Ho. O livro te leva a imaginar inúmeras possibilidades, e isso foi o que me ganhou. Clichê? NEM NO SONHO! Você tem que ler pra descobrir, ou ficará com várias suposições na cabeça. O desfecho é de tirar o folego e depois fazer você levar as mãos a boca exclamando "Ohhh!!!" (Foi justamente o que fiz) de tão inesperado. Certas passagens fiquei de coração na mão (Felipe, quase fui eu quem infarte!), e não sosseguei até chegar ao fim e me deparar com tanta fofuraaaaaaa. Quis dormir abraçada com o livro por ele ser tão inspirador, tão reconfortante, tão mágico! Ok, eu amei de verdade, já deu pra notar né?! Agora me pego pensando em Leo e Ayako, oh viiiidaaa!!!!

site: http://memoriasdeumaleitoraa.blogspot.com.br/2016/01/resenha-para-continuar-felipe-colbert.html

Raffafust 10/01/2016

Já estava com o livro na estante há cerca de 5 meses, ao pegá-lo para ler e devorá-lo em apenas um dia, obviamente que me arrependi de ter passado alguns não tão bons na frente.
Em Para Continuar conhecemos Leonardo, um rapaz de 20 anos que tem um problema cardíaco e que leva a vida normal como pode, claro que com algumas restrições. Vive às voltas com os cuidados excessivos e seus pais e com as perguntas repetitivas de seu melhor amigo Penken.
A vida anda sem graça, mais do mesmo, até que dentro do metrô ele avista alguém que vai despertar muito mais do que um simples interesse. Ayako é uma oriental bonita, delicada, que volta e meia pega o mesmo metrô que ele e que não está muito preocupada em ter um namorado, passa sua vida na faculdade e cuidando da loja do avô, seu pais faleceram quando ela tinha 14 anos. O estabelecimento que fica na Rua da Liberdade - famosa pelo grande número de família orientais que lá trabalham/ vivem - chama a atenção, é uma loja de luminárias onde Leonardo após segui-la certo dia, vai descobrir que também trabalha Ho, um rapaz que tem uma paixão platônica pela moça assim como Leonardo.
Os encontros dos dois são fofos, Leonardo faz de tudo para esbarrar com ela e ser percebido, mas Ayako vive seu mundo à parte, onde mesmo tendo interesse no rapaz se preocupa com o segredo que ela e seu avô guardam no sótão e que ela prometeu que jamais deixaria outra pessoa descobri-lo.
O coração do rapaz bate forte pela japonesinha que acaba falhando, e ele se vê internado para cirurgias, enquanto Ayako não faz a menor ideia de que ele tenha algum problema de saúde.
Gostei muito dos pais de Leonardo, um casal centrado, apaixonado e que ama o filho, querendo sempre o ver feliz. O avô de Ayako também é uma figura fácil de se encantar, por toda sua calma e sabedoria.
Claro que há os personagens insuportáveis, como Ho e seu primo que não é flor que se cheire e a Malu, a ex namorada de Leonardo , sinceramente não curti nada a personagem, e muito menos o desfecho dela de traíra ( e ainda traição dupla, mas isso eu deixo para vocês descobrirem) .
Há cenas lindas sobre as luminárias que eu deixo também para que vocês descubram e suspirem junto comigo. Para mim, o autor teve a sensibilidade de colocar uma história de amor todas as metáforas de um amor que está aceso ou não. Um romance muito delicado e gostoso de ser ler.

site: http://www.meninaquecompravalivros.com.br/2016/01/resenha-para-continuar-novoconceito.html

Vanessa Sueroz 05/01/2016

Neste livro vamos conhecer Leo, um rapaz que tem alguns problemas de saúde e a família sempre esta ao seu lado para ajuda-lo, porém ele se sente ainda sozinho. Um dia no metro ele vê uma garota que lhe chama atenção, desesperado, ela vai falar com ela, durante dias ele não a vê mais, mas quando finalmente a encontra ele a segue para saber onde ela mora/trabalha.

Ayako é uma jovem que mora com o avô e com um amigo Ho, que tem problemas especiais. O jovem casal logo esta apaixonado, porém Ho tem outros planos, ele tem sentimentos especiais por Ayako e tenta de tudo para que o namoro não termine bem.

Porém além do drama com o triangulo amoroso vamos conhecer as lanternas mágicas da família Miyake, e o segredo das lanternas pode estar por um fio com este namoro de Ayako. Mesmo diante dos problemas Ayako tenta manter o segredo das lanternas de Leo e de Ho, mas Ho pede ajuda há um primo para se livrar de Leo e a coisa começa a ficar feia.

Resenha completa no blog

site: http://blog.vanessasueroz.com.br/para-continuar/

Thais 26/12/2015

Já quero todos os livros do Felipe!
Eu não sei porque mas tenho um súbito interesse por tudo que envolve a cultura Japonesa.
Quando vi que a Editora Novo Conceito iria lançar um livro de Felipe Colbert, com uma capa cheia de lanternas e que se passa no bairro da Liberdade, em São Paulo, fiquei extasiada pela leitura. Afinal de contas já tinha ouvido falar muito bem do autor, então nada mais justo do que juntar meu interesse pelo Japão com minha curiosidade pela escrita do Felipe, tanto é que peguei o livro na primeira oportunidade e depois disso não quis mais larga-lo.

Em 'Para Continuar' conhecemos Leonardo, um garoto com grave problema no coração que faz de tudo para levar - e aparentar - uma vida normal. Ele cursa a faculdades de artes, tem um melhor amigo engraçado, uma ex namorada gata e pais super protetores que o fazem pegar o metrô todos os dias pois dar um carro a um adolescente, com a possibilidade de infartar ao volante, está fora de cogitação.

A vida de Leonardo começa a mudar a partir do momento que ele conhece a misteriosa garota de olhos-de-personagem-de-mangá dentro do trem. Sua atração por Ayako é tão forte que ele acaba tomando atitudes que nunca tinha se imaginado fazendo.

Ayako é órfã de pai e mãe, ela trabalha e mora em uma loja de lanternas orientais com Ojisan, seu avô. Ambos guardam um grande segredo no porão da loja, onde milhares de lanternas aparecem e desaparecem como magica. A missão de Ayako e Ojisan é protege-las de qualquer tipo de interferência, pois isso automaticamente acarretaria na vida dos habitantes do bairro da Liberdade.

No entanto, a partir do momento em que Ayako e Leonardo começam a se aproximar, uma importante lanterna surge no porão da loja, e protege-la será mais difícil do Ayako um dia imaginou, pois Ho, um jovem chinês - um tanto quanto conturbado - que trabalha na loja com Ayako, não está disposto a ver a sua amada com outro.

Essa estória tem várias características que me agradam bastante em um livro, como por exemplo o triangulo amoro - que apesar de clichê é algo que me instiga -, um pouco de drama, um lindo romance e as referências a uma cultura que tanto me chama a atenção. Eu achei que o Felipe soube dominar muito bem todos esses elementos do enredo, e não escolheu um bairro e uma cultura apenas para usar como plano de fundo, e sim para explora-la ao longo da narrativa.

Durante a leitura conheci um novo prato japonês, do qual ainda não tinha ouvido falar mas que corri para internet pesquisar e posso dizer que já quero sim experimentar, pois sou dessas (haha). Aprendi um pouco mais sobre a imigração Japonesa no Brasil, principalmente o porque do Bairro Liberdade ser hoje o lugar com a maior concentração de não só Japoneses, mas também Chineses e Coreanos. Além de ter me deparado com rápidas menções a outros assuntos desta cultura como música, jogos, lendas e superstições.

O Felipe poderia ter escrito um calhamaço de mais de 500 páginas que eu não iria me cansar! Aliás, li 'Para Continuar' em apenas três vezes que tive a oportunidade de tocar no livro, e juro que gostaria de ter passado muito mais tempo dentro desta estória. Foi uma leitura rápida, envolvente e apaixonante apesar de seus pequenos/insignificantes clichês.

Já falei que amei a capa e que necessito de uma lanterna japonesa aqui na minha decoração? Se você me segue nas redes sociais já deve ter cansado de ouvir isso esses dias né?! (hahaha)

Confira a resenha no meu blog - http://migre.me/swIpI

site: www.amigadaleitora.com

Khrys Anjos 11/12/2015

Este amor ficou pequeno para apenas dois corações
Num dia aparentemente comum na vida do Leo ele se vê diante de uma visão especial: uma jovem com olhos-de-personagem-mangá. Conclusão? Amor à primeira vista.

E para uma pessoa com o coração debilitado como o do Leo esta situação passa a ser um pouco perigosa já que não pode ter fortes emoções.

Ele toma a iniciativa e se aproxima da Ayako. Mas acaba por acender um sentimento muito ruim no admirador da jovem. Ho acredita que Ayako é sua outra metade e faz de tudo para que o namoro dela com o Leo termine.

O segredo passado ao longo das gerações da família Miyake sobre as lanternas mágicas está prestes a vir a tona por causa desse relacionamento.

Cada habitante do bairro da Liberdade "ganha" uma lanterna quando se apaixona. Se for sua alma gêmea criasse um par para toda a vida. Mas se algo acontecer com a lanterna este sentimento pode ser destruído.

Ayako faz o que pode para continuar mantendo o segredo porém o ciúme do Ho coloca em risco esta magia.

Conforme o relacionamento do Leo e da Ayako evolui fica mais difícil para o Ho aceitar ser "trocado". Numa atitude típica de quem está desesperado comete um ato insano e põe a vida de todos em perigo.

O que será que acontece quando um coração muda de dono? O sentimento ali existente será passado adiante ou nossas emoções estão gravadas mais fundo?

Para continuar vivendo o amor este casal irá passar por uma prova do coração.

O Destino tem muitas formas de nos colocar no caminho que nos levará para a felicidade plena. Por mais que estejamos vivendo um período difícil sempre haverá uma Luz para nos guiar.

Leo se acostumou com a doença e acreditou que poderia ir levando a vida sem fortes emoções. Mas para sua surpresa acaba por descobrir uma força que antes não imagina possuir.

Um motivo com olhinhos puxados e uma aura mágica. Ayako o faz querer mais da vida. Correr riscos necessários. Voar mais alto. Viver.

A história criada pelo Felipe nos faz ter esperança e a certeza que viver o amor por um dia é o suficiente para fazer a vida valer a pena.

A magia da lanterna simboliza a pureza do sentimento. Tanto que mesmo não sendo a outra metade do Ho uma lanterna foi criada para eles pois o sentimento dele pela Ayako era verdadeiro.

Um personagem que marca esta história é o ojiisan da Ayako. As lições que ele lhe transmite são valiosas para todos nós.

Esta leitura me fez recordar muito o meu pai. Ele adorava este universo oriental. Acho que é a herança que ele me deixou.

Esta história é recomendada para toda a família. Pode ser passada como o segredo das lanternas da família Miyake.

O amor é um sentimento mágico pois é capaz de curar um coração ferido, dar uma nova chance para a vida e acender uma chama no infinito.

O final é surpreendente. Teve um momento que passei a recitar um mantra O-Felipe-Não-Vai-Fazer-Isso!-O-Felipe-Não-Vai-Fazer-Isso!-O-Felipe-Não-Vai-Fazer-Isso! Quase que infarto de tanta ansiedade. E a conclusão da história me deixou com o coração tocado por este amor tão profundo que transcendeu os limites do corpo.

site: http://minhamontanharussadeemocoes.blogspot.com.br/2015/09/resenha-para-continuar-felipe-colbert.html

@APassional 10/12/2015

* Resenha por: Elis Culceag * Arquivo Passional
Resenha disponível no blog Arquivo Passional, no link abaixo.

site: http://www.arquivopassional.com/2015/10/resenha-para-continuar.html

Camila Lobo 04/12/2015

Resenha: Para Continuar (Por Livros Incríveis)
Léo possui uma doença cardíaca e por causa disso, sua vida é cheia de cuidados e extremamente entediante. Ayako mora com o avô no bairro da Liberdade, São Paulo, onde cuidam de uma loja de lanternas japonesas e onde um segredo mágico se encontra, e que ela deve proteger a qualquer custo.
Um dia, eles se conhecem em um vagão de metrô e o interesse entre os dois é instantâneo, mas ela logo desce na Liberdade. Logo eles se reencontram e algo mais passa a acontecer, mas logo torna-se ameaçado, porque Ho, um chinês que é apaixonado por Ayako, não deixará que Léo roube Ayako dele.

“Seus traços orientais, da forma como estão convictos na minha cabeça, são impressos na tela com tanta naturalidade que Leonardo – o outro, o da Vinci – sentiria ciúmes da minha obra.”

Volto a repetir, eu amo a cultura japonesa. A única vez que fui para São Paulo, há um ano atrás, foi para ir ao Bairro da Liberdade por um dia. Então fiquei muito animada quando descobri esse livro, que se passa no Brasil, dando um pouco de familiaridade a história, e com uma cultura pela qual sou apaixonada.

Para Continuar tem uma narrativa muito gostosa. Possui uma escrita mais atual, não tão rebuscada, mas não cheia de gírias, o que me deixou agradecendo mentalmente (acho que já mencionei uma vez que não sou fã de histórias que sejam recheadas de gírias. É fluída e leve, ao mesmo tempo e nas partes mais corridas, Colbert soube moldar para que me deixasse angustiada querendo saber o que aconteceria.
O autor inseriu uma pequena parte história sobre o bairro e sobre o pavilhão japonês no parque do Ibirapuera, o que foi bem interessante, porque além de deixar a história mais detalhada, pude conhecer mais sobre a imigração japonesa.

O livro é narrado em primeira pessoa por Léo, que possui cardiomiopatia e por isso, seu dia a dia é bem limitado, resumindo-se basicamente a ir para a faculdade e andar de metrô em São Paulo, já que seus pais, extremamente preocupados, recusam-se a deixá-lo ter um carro. Na maior parte, Léo é um ótimo protagonista, sendo divertido de ler ele tentando ganhar o coração de Ayako e superar suas limitações. Entretanto, tem umas atitudes bem infantis, que não parecem condizer muito com o resto de suas atitudes, o que acaba sendo um tanto incômodo, quando acontece.
Ayako é uma garota com “olhos grandes de mangá”, além de ser tímida, reservada e um tanto doce, como tantas protagonistas de romances japoneses. E fiquei muito feliz, porque adoro esse tipo de protagonista. É fofa e gentil, mas não burra ou sem graça. Ela tem um apego muito forte ao avô, que cuidou dela desde jovem, e em compensação, eles devem proteger um segredo que jamais pode ser revelado.
Eu confesso que tive dificuldades com Ho. Apesar de saber que seus problemas eram verdadeiros, tive dificuldades de compreender a mente dele, o que me incomodou muito. Acredito que o autor tenha o colocado na história justamente para fazer o leitor pensar sobre o assunto, e fiquei envergonhada ao ver que era um pouco difícil entendê-lo. É um personagem bem rico e incompreendido.

O final é desenvolvido com calma, o que dá tempo para ser apreciado pelo leitor. Apesar do final previsível, bem previsível mesmo se for dada devida atenção à leitura, Colbert trata o amor de forma tão singela, tão simples e bonita que é impossível não torcer por Léo e Ayako e se emocionar com a conclusão. Um nacional tremendamente recomendado para os românticos de plantão.

“Não sei se é apenas uma impressão causada por toda a história que acabei de ouvir, mas enquanto unímos nossos corpos e subtraímos nossas razões, a lanterna acima de nossas cabeças torna-se mais e mais brilhante, como se controlada pela medida impoderável do nosso amor.”

Leia mais resenhas em:

site: http://porlivrosincriveis.blogspot.com.br/2015/12/resenha-para-continuar-felipe-colbert.html?m=1

Priscila 29/11/2015

Amei!!!
O livro nos tras a história de Leonardo César, um rapaz não tão comum, pois ele tem um problema cardiáco que o impede de fazer algumas coisas. E o livro começa com Leonardo no metrô de São Paulo. E é nesse metrô que uma garota japonesa chama a sua atenção.

E ele não consegue parar de olhar para ela. Então ele resolve chegar mais perto dela. Ela está com os fones no ouvindo. E ao chegar perto, percebe que tem um lugar vaga ao lado dela. Leonardo é timido, mas também é corajoso e resolve tentar uma conversa com ela.

Ele pergunta o que ela está ouvindo e ela tira um dos fones do ouvido e coloca no ouvido dele. Mesmo sem ele entender o que a cantora estava falando, achou a música belíssima. Mas então o momento é interrompido pelo sinal do metrô anunciando a estação Liberdade. A garota se levante e vai embora.

E apartir desse momento ele não consegue tirar ela da cabeça. E ele percebeu que nem o nome da garota ele sabia. Ficou pensando nisso durante dias e dias, até que resolveu fazer o mesmo trajeto para vê-la e dessa vez segui-la.

E assim aconteceu. Em um determinado dia, no mesmo, Leonardo entrou no metrô e ficou procurando pela garota dquele dia. E para a sua surpresa, ele a encontrou. Ele até tentou chegar mais perto dela, mas o metrô estava muito lotado.

E ao chegar na Estação Liberdade, ele foi seguindo até onde seria a sua casa. No caminho a garota parou no mercado, e Leonardo a esperou para saber qual direção ela tomaria. E assim que ela saiu, ele a seguiu até que ela chegasse em seu destino final: uma loja de luminárias. Ele a viu entrar e teve certeza de que era ali o seu destino final. Assim que memorizou o local, deu as costas e foi embora.

E assim uma grande “aventura” vai mudar as suas vidas, literalmente.

Gente, devo dizer que fiquei amando esse livro depois que li. Me senti sentimentalmente tocada por esse livro. Ele é lindo. A história é incrível e o final é mais do que eu poderia imaginar. E quase chorei, mas consegui me controlar.

A história me cativou muito e ficava sempre com vontade de saber o que aconteceria. E em um determinado momento, acontece algo com o Leonardo (do qual eu não vou dizer, por que sou dessas...hahahaha), que me deixou extremamente aflita e com lágrimas nos olhos. Mas fiquei feliz que tudo ficou bem.

Vi muitos comentários positivos sobre a história, mas tinha que ler para ver o por quê de tantos comentários. Fiquei impressionada com a maneira leve que o autor escreveu a história.

No geral: tudo para mim foi excelente. A capa que está lindíssima, a diagramação que está perfeita, o desenvolvimento da história que foi excelente e foi o que me cativou muito e os personagens que amei conhecer. Tudo perfeito para mim. Nem preciso dizer que favoritei o livro né??

Recomendo muito esse livro.

site: http://resenhandobma.blogspot.com.br

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6