A mão misteriosa

Agatha Christie

Resenhas - A Mão Misteriosa

Veronica.Goncalo 09/10/2011

A mão misteriosa
Livro estranho, mas não deixa de ser bom. Miss Marple sempre Miss Marple, mas ainda assim o livro é estranho, não se parece muito um livro da Agatha Christie.

Bethinha 08/08/2011

História de um rapaz que se convalescendo de um acidente vai para uma cidadezinha pacata, juntamente com a irmã. Ordens médicas para um repouso sem fortes emoções. Acontece que cartas anonimas começam a aparecer e causam auvoroço na cidade além de duas mortes!

Mari 12/01/2013

Jerry Burton está se recuperando de um acidente, e por orientação médica, vai passar uma temporada em Lymstock, uma pequena cidade do interior da Inglaterra, na companhia de sua irmã Joanna. Logo os irmãos recebem uma carta anônima, com insinuações grosseiras sobre o verdadeiro relacionamento deles, e acabam descobrindo que diversas dessas cartas maldosas andam circulando pela cidadezinha, gerando desconfianças entre os moradores. O clima vai ficando mais e mais tenso até culminar em um suicídio e um brutal assassinato. As suspeitas aumentam e somente Miss Marple consegue descobrir a verdade.

Com certeza é um dos melhores livros da Agatha Christie que li. Os fatos são narrados pelo personagem Jerry, e a leitura cativa desde a primeira página. Jerry vai despertando a nossa curiosidade, aumentando nossas suspeitas, mas sempre nos levando na direção totalmente oposta ao do verdadeiro criminoso. O diferencial nesse livro é que ele dá um bom destaque à análise dos personagens, além de ter um toque de romance que deixou ele bem interessante. Só achei estranho que Miss Marple só surge lá no finalzinho do livro, mas como sempre em grande estilo.

Rafael 18/03/2013

Agatha é mesmo a rainha do crime. Nesse livro, narrado em primeira pessoa por um dos personagens da trama, a grande investigadora Miss Marple ajuda a desvendar o caso da Mão Misteriosa e os crimes que o acompanharam. Alguma pessoa, na pacata Lymstock dos anos 40, estava escrevendo cartas anônimas com conteúdos acusadores, desmoralizantes e revoltantes para a população da cidade. Conforme se vai traçando a personalidade do autor dessas cartas, vai-se restringindo o campo de suspeitos, mas ao final, Miss Marple surpreende mostrando que o autor pode ser bem diferente do que se pensava.
Uma história muito legal e instigante no melhor estilo Agatha Christie, que, sem dúvidas, vale muito a pena conhecer.

Natalia.Eiras 20/12/2014

Resenha publicada no blog Perdidas na Biblioteca
Vou ser sincera. Como uma fã incondicional de Agatha Christie, eu fiquei bem decepcionada com essa história. Na verdade, nem parece uma história dela... eu explico.

Tudo começa quando um casal de irmãos - Jerry e Joana - se mudam para a pacata cidade de Lymstock para que Jerry possa se recuperar de um ferimento causado pela queda do avião que ele pilotava.
Mal eles chegam na cidade, recebem uma carta anônima afirmando que eles não são irmãos. Eles não dão a mínima importância ao assunto, mas descobrem que não foram os primeiros a receberem esse tipo de carta.
Até ai, todos acreditam ser uma brincadeira de mal gosto, mas até que ponto as acusações das cartas sãio uma mentira?

Eis a questão...
Quando uma respeitável senhora, aparentemente, comete suicídio depois de receber mais uma dessas cartas anônimas, e a empregada dela é encontrada morta com uma punhalada na cabeça, o caso passa a ser tratado pela polícia como homicídio e não mais uma brincadeira.
Quem esta mandando estas cartas? O que ela tinha contra as vítimas? As acusações nas cartas eram verdadeiras?

Bem... por quê esse livro não se parece com uma história da Agatha?
Primeiro porque se vocês olharem na capa do livro, diz que é uma história de Miss Marple. Porém, quem narra a história é Jerry e a Miss Marple só vai aparecer lá no final do livro. Mas é no final mesmo!
Segundo, porque a formatação deste livro não é comum. Como Jerry narra os acontecimentos, temos capítulos curtos (como se fossem cenas de um filme) dentro de um mesmo capítulo. Nos outros livros da dama do crime, nós temos como fio codutor a Miss Marple ou Hercule Poirot, com capítulos bem delimitados e mais extensos.

O final é previsível, e se você estiver bem atento aos detalhes vai conseguir descobrir o assassíno sem muita dificuldade. Se não conseguir o assassíno, com certeza chegará pelo menos ao motivo do crime.
Lembre-se: Onde há fumaça... há fogo!

site: http://www.perdidasnabiblioteca.blogspot.com.br/2014/07/a-mao-misteriosa-por-agatha-christie.html

Emilia Yumi 08/11/2019

De quem é a mão misteriosa que escreve as cartas anônimas?
Jerry vai passar um tempo com sua irmã na vila de Lymstock por recomendação médica. Uma vila tranquila e pacífica passa rapidamente a ficar tensa e com muita desconfiança quando as pessoas começam a receber cartas anônimas cheias de acusações e calúnias, inclusive o protagonista, ele recebe uma carta acusando de que Jerry e Joanna não são irmãos mas que são amantes.
A tensão fica cada vez mais acentuada até que a uma senhora comete suicídio devido a essas cartas e sua empregada logo depois é encontrada morta também... assassinada. A polícia fica tão perdida quanto a população, até que Miss Marple, de passagem, dá uma pequena mãozinha... Somente ela, com seu jeito calmo consegue montar o quebra-cabeça e dar a solução final...E você, leitor, fica meio que boquiaberto com quem foi, como fez e por que fez...
Não chega a ser um top 10 mas é um bom livro. Dá uma conferida...

Bruna 08/12/2015

Não foi apenas a própria Agatha Christie quem classificou esse como um de seus melhores livros.
A inovadora narrativa em primeira pessoa faz com que nos envolvamos ainda mais pela história, onde além de observadores criamos real afeição por alguns personagens. O mistério é tão surpreendente que passei toda a trama sem que o desvendasse de fato.
E como sempre, mais do que a história em si o livro vem carregado de ensinamentos e esclarecimento pessoal. Uma ampla compreensão de mundo concedida pela pequena cidade de Lymstock.

Carol Galvão 12/06/2016

Supresa
cartas misteriosas, assassinatos não combinam muito com cidadezinhas do interior, mas esse exatamente o cenário da nova historia da Agatha. O Mr. Burton por orientação medica se muda para um cidadezinha do interior para se recuperar de uma doença, com a ideia de que numa cidade pequena sem muita aventura além dos mexericos locais se recuperaria logo.
Porem logo no inicio de sua chega ele percebe que nada vai ser como o esperado, quando recebe em sua casa uma carta anônima.
Confesso que depois de ler alguns livros e conseguir identificar os assassinos antes do fim, foi uma grata surpresa não descobrir ate o fim do livro. Só achei ruim porque se viu pouco da maravilhosa Mrs. Marple!!!

oiiolanda 06/12/2016

Livro Agatha Christie
Vendo, lido uma única vez, está impecável. Se quiser, entra em contato pelo app.

Caronte 22/12/2016

Suicídio & internet - Agatha Christie?

A história é narrada por Jerry Burton, um cara devido a um sério acidente aéreo teve vários ossos faturados, por recomendações médicas ele e a irmã, Joana com dois "n", se mudam para uma pacata cidade do interior da Inglaterra, Lymstock. Lá os irmãos são muito bem recebidos por uma carta anônima xingando Joanna de vadia, e insinuando que, na verdade, os dois não são irmãos... Depois de altas risadas, eles tocam fogo.

O pior é que isso tá acontecendo com praticamente todos os moradores da cidade. Várias cartas sem remetente aparecem xingando, difamando, dizendo supostos segredos, e outros verbos desagradáveis no gerúndio. Então, uma pessoa (sinta o esforço para não dar spoiler), que acabara de receber uma desses maravilhosas cartas, aparece morta com um bilhete dizendo mais ou menos que não aguenta mais.

Olha a relação com a atualidade aí gente! De vez em quando sai essas notícia de alguém que cometeu suicídio por ter sido exposto na internet: fotos/vídeos íntimos, segredos, ameaças etc.

Nem preciso falar que o mistério do livro é saber quem é "a mão misteriosa" por trás das cartas anônimas, né? '-'

Para ler o texto completo: Parágrafos Para Grifos. \o/

site: http://paragrafosparagrifos.blogspot.com.br/2016/09/suicidio-internet-agatha-christie.html

Hel 12/05/2017

Recentemente tive a chance de reler esse livro em português (viva as bibliotecas), já que a tradução que temos em casa é espanhola e ainda por cima, com vários cortes.

Para se recuperar de um acidente aéreo, o jovem Jerry Burton e sua irmã Joanna se mudam para uma típica cidadezinha rural, em busca de tranquilidade... Pois sim! Mal se acomodam lá, recebem uma carta acusando-os de serem na verdade amantes. Todo mundo ali recebe essas cartas anônimas, contendo acusações muitas vezes ridículas, para quem conhece as vítimas. Não demora a alguém levar uma das cartas a sério demais...

Enquanto tenta resolver esse mistério, Jerry começa uma amizade com a encantadora Megan, filha indesejada de uma das mais respeitáveis - e egoístas - damas do lugarejo. Sinceramente, o jeito como tratavam essa menina me lembrava o garoto Bernardo, que comoveu o Brasil há poucos anos. Há muito humor, mas infelizmente muita enrolação também, o que torna compreensível a quantidade de resenhas decepcionadas neste espaço.

Porém o final é surpreendente. Mesmo.

Fimbrethil Call 14/11/2018

Gostei
Livro bom, muito interessante de ver como miss Marple descobre o elemento.