Samurais x Ninjas

Samurais x Ninjas Ana Lúcia Merege...

Resenhas - Samurais x Ninjas

Rox 03/08/2016

Opinião do blog Doce Sonho Alado!
O que mais me chamou a atenção nesta antologia foi a variedade de temas e estilos, que vão desde o clássico, passando pelo pop e chegando até mesmo em uma deliciosa ficção científica. "Mas, Sheila, eu não sei muita coisa sobre a cultura japonesa, será que vou ficar perdido?" Claro que não, alado meu, muitos dos contos possuem explicações sobre os termos que não são facilmente presumidos e até mesmo notas de rodapé. A diagramação também é outra atração, posso afirmar que a qualidade realmente justifica o preço do volume.
Primeiro começarei falando sobre o conto do André (que, na verdade, é o nono) porque ele foi quem me deu a oportunidade de conhecer o livro, depois comentarei resumidamente sobre cada história para dar a vocês um gostinho do que essas páginas contêm!

O Fantasma Zonguanês, André S. Silva: como sempre, o André conseguiu me surpreender com mais um universo fantástico envolvente. A princípio, tive um pouco de dificuldade para entender a mistura de culturas presente no conto, mas poucos parágrafos depois já me sentia lá dentro, como se estivesse interagindo com os personagens. O Fantasma chamou bastante a minha atenção como um personagem misterioso, e a cena do confronto no ferro velho fez com que eu ficasse praticamente grudada nas páginas. Não preciso repetir que sou fã das obras do André, este conto veio provar que ele é mesmo um escritor de qualidade.

Dô-maru, Eduardo Kasse: este é o conto mais tradicional de todos, ambientado em um Japão feudal, a história é mais próxima da realidade, como se fossem as memórias de alguém que realmente viveu naquele tempo. Embora eu seja mais fã de enredos fantásticos, gostei bastante do valor cultural desse conto, aprendi várias coisas que ainda não sabia. O desfecho parte um pouco o coração do leitor, mas tenho que admitir que contribuiu bastante com a beleza da história.

Canção do Corvo, Aya Imaeda: quem me acompanha no Facebook já viu o quanto eu gostei deste conto, tanto que fiz uma fan art especial (desculpa, eu disse que faria de outros contos também, mas ainda não tive inspiração, erro meu). Simplesmente me apaixonei pela personagem Han'you, ela tem o tipo de personalidade que eu gosto, isso sem contar que o conto tem uma dose bem legal de fantasia com os youkais e um mistério interessante que surpreende a todos no final (um final bem fofo, diga-se de passagem).

Inexpressivo, Bruno Magno Alves: gostei bastante da poética desse conto, que tem como diferencial que o protagonista ninja se dirige à sua vítima, apresentando ao leitor um cenário que vai crescendo de acordo com as indagações do narrador. Neste caso, há um toque bem legal de ficção científica, o que me agrada muito. Uma das coisas que mais me chamou atenção foi a "realidade aumentada", coisa que hoje em dia me faz pensar muito em "Sword Art Online" (na época ainda não conhecia SAO... hehe).

A Sombra na Cerejeira, Alexandre Heredia: de uma forma bastante corajosa, esse conto começa de forma que nós não entendemos muito como ele foi parar numa antologia chamada "Samurais x Ninjas". Depois de acompanhá-lo um pouco mais percebemos que o que o autor quis, na verdade, era mostrar a cultura samurai que atravessa gerações até um futuro remoto. Dou destaque ao desfecho bastante sugestivo que, apesar de simples, nos faz filosofar bastante sobre a natureza humana.

Gaijin, Roberta Grassi: nesta história a relação mestre-aprendiz é abordada de forma acentuada, porém, em vez de cair nos clichês temos uma reviravolta surpreendente no final que faz com que todos pensem sobre lealdade e até onde é válido mantê-la. Enquanto lia, pensei que a abordagem do "seppuku" tinha a ver apenas com o enriquecimento de informações mas... bem, vocês vão ter que ler para entender e gostar tanto quanto eu gostei.

Filha da Neve e os sete ninjas, Ana Lúcia Merege: lembra que há um tempo falei sobre o audiobook "Doctor Who: Time Lord Fairy Tales"? Pois é, este conto tem uma ideia parecida, como uma releitura de um conto de fadas tradicional, só que em vez de ser ambientado no universo de Doctor Who, "Filha da Neve e os sete ninjas" tem todo um sabor oriental, como já dá para perceber desde o título. E o enredo é bastante satírico, senti como se eu estivesse assistindo a um daqueles animes bem exagerados mesmo, tenho que salientar que ri de verdade em algumas passagens. E, claro, o "felizes para sempre" é bem mais ousado que as histórias tradicionais, quem espera um grande romance vai se decepcionar (e eu prefiro assim mesmo, óbvio).

A busca pela imortalidade, Ágatha Yukari: mais um conto que surpreende por sua natureza fantástica, a autora nos traz um pouco sobre os deuses da mitologia chinesa e japonesa. Através de uma aventura épica nós acabamos refletindo sobre as consequências que é preciso enfrentar quando se almeja um grande poder, neste caso, a imortalidade. Fiquei com vontade de ter lido sobre a jornada completa dos protagonistas mas, infelizmente, por causa do tamanho do conto apenas acompanhamos os fatos principais.

Cedo, Jessica Borges: o que você faria se pudesse ver a sua própria morte, e ela fosse um ser que fala e interage com a sua vida? Ficou curioso com essa possibilidade? Eu também me empolguei bastante com a proposta deste conto, queria muito poder acompanhar outras obras que se ambientassem no mesmo universo. O mistério da trama é bem envolvente, isso sem contar do clima mais sombrio que as "mortes" acrescentam. Mas o que me encantou mesmo foi a interação entre o Kato e a Lúcia, ambos personagens bem construídos que me cativaram desde cedo... sem trocadilhos! Hehehe...

Para saber mais sobre os demais contos, acesse o seguinte link:

site: http://www.docesonhoalado.com/2016/08/livro-samurais-x-ninjas.html

GVertamatti 15/04/2016

Uma coletânea mágica e realista, direto da terra do sol nascente
Li dois dos contos dessa coletânea e me maravilhei com ela. Sempre escolhendo autores com primazia, a Editora Draco, traz uma compilação de histórias fantásticas e/ou mais realistas que acontecem no extremo oriente.
Vejam minha crítica completa para saber o que achei em detalhes!

site: http://meialua.gamehall.uol.com.br/samurais-x-ninjas-2-contos-review/