The Philosofy of Tolkien

The Philosofy of Tolkien Peter Kreeft

Resenhas - The Philosofy of Tolkien

Ruan Ricardo Bernardo Teodoro 06/08/2023

Bom dia, galera! Tudo bem?

Nessa obra, o filósofo Peter Kreeft busca apresentar a perspectiva de mundo por trás de o Senhor dos Anéis. Em 50 questões, Kreeft explora muitos pontos relevantes do Legendarium e nos confronta com dúvidas existenciais e corriqueiras que influenciam o nosso dia a dia e modo de ver o mundo.

Com a leitura, foi possível perceber a ampla gama de temas que podem ser discutidos a partir das obras de Tolkien, desde questões envolvendo a filosofia da história, o conflito do bem contra o mal, a providência divina, entre outros.

Pessoalmente, gostei muito como o autor desenvolveu o tema. Em cada questão, ele expôs o problema, trouxe a resposta de Tolkien para ele e ainda frases de C. S. Lewis sobre a mesma coisa. Percebe-se, ainda, a relação íntima de Tolkien com a cosmovisão cristã. Nesse sentido, Kreeft chega a dizer que o Senhor dos Anéis é uma obra cristã, pois "aponta para Cristo", visto que o seu símbolo precípuo é o Um Anel, o exato oposto da Cruz!

Até o momento, não há tradução em português, porém, acredito que esta é uma obra que seria muito apreciada pelo público brasileiro!