A História Sem Fim

A História Sem Fim Michael Ende

Resenhas - A História Sem Fim

Foals 10/12/2023

Livro com um propósito
Esse livro faz você refletir sobre tudo o que já leu e o que irá lê na vida, leitura mais do que obrigatória para os amantes de livros.
Obra repleta de ensaios muito bem amarrados. Cada capitulo tem um ensinamento sobre alguma questão da vida ou sobre imersão e esquecimento de si próprio/outros, e é tão bem amarrado e construído que você só percebe depois que fecha o livro e fica digerindo a história, pois o autor deixa varias deixas para você imaginar o desfecho de cada enredo da sua maneira.
E aqueles que já assistiu o filme, vale muito a pena lê o livro (o filme parece brincadeira de criança, comparado a profundidade e a rica gama de reflexões que esse livro aborda)

O maior ensinamento que irei levar desta leitura é que não se pode passar a sua existência dentro da sua fantasia, ou fora dela, os dois mundos se complementam, não existe um sem o outro.

Hevellin.Sara 27/11/2023

Um livro dentro de um livro
Esse livro é um clássico infantil alemão publicado em 1979, e foi uma leitura de altos e baixos pra mim. Por ser um livro infantil, a escrita o torna um tanto massante e por várias vezes me pareceu que a história sem fim era realmente sem fim, quanto mais eu lia menos eu avançava, mas não é uma história chata de maneira alguma, na verdade é um livro belíssimo, com lições valiosas que podem mudar sua forma de ver o mundo, lições que tanto crianças quanto adultos podem guardar pra sempre. É muito fácil se identificar com Bastian, um menino retraído e muito tímido, com baixa autoestima e que tinha os livros como uma forma de trazer um pouco de alegria pra si, um escape da realidade que o atormentava. Em sua vida solitária, os livros eram seus melhores amigos e sua fonte de conforto. Começando a história sem fim, Bastian inicia uma aventura junto aos personagens do livro, conhecendo-os durante a leitura assim como nós o conhecemos enquanto lemos, um livro dentro de um livro. Ele constantemente reflete sobre o protagonista da história sem fim, Atreiú, e nos faz refletir sobre as reflexões dele em uma dinâmica bem metalinguística. O tempo todo ele deseja ser forte, corajoso, inteligente e bonito como os protagonistas das aventuras que lê, e acaba se perdendo da própria realidade ao ansiar por uma outra. Junto a Bastian, aprendemos que a magia de uma história não se vai quando ela termina, mas permanece conosco quando entendemos que a verdadeira magia não é sobre viver em um mundo encantado e ser um protagonista bonito e corajoso, mas sim sobre se amar, aceitar seus defeitos e perceber suas qualidades, se permitir amar e ser amado por pessoas reais, ver a realidade (e a nós mesmos) com o coração aberto pra sentir o mesmo amor e magia que temos em nossos corações ao abrir um livro.

Rosana Oliveira 19/11/2023

Eu invejo Bastian
Assistindo a uma resenha de Tatiana Feltrin, me dei conta de que li esse livro a 20 anos atrás, no 2° ano do ensino médio e que mesmo tendo 30 livros ou mais na frente, eu preciso reler essa fantasia tão nostálgica de um menino que consegue o que todo nós leitores sonhamos: entrar em nossos livros.

Candido17 14/11/2023

Fantasia
Fantasia e bem mais que um simples reino e um lugar onde as coisas mais incríveis acontecem onde residem os seres mais sortudos e azarados, os mais belos e horrendos, os mais bondosos e cruéis. Acompanhar a aventura e conhecer esses seres foi incrivel, além de demonstrar que muitas vezes você não precisa tentar ser outra pessoa já que a única que você precisa ser e você mesmo e tentar ser outra pode te machucar e machucar pessoas que você gosta.

Bernardo235 07/11/2023

A história é muito confusa e eu só consegui entender oq estava falando no livro dps de ler umas 3 vezes, mas a história é mt legal e explora bastante o seu nível de imaginação.

Mylena 29/10/2023

Livro legal, mas esperava mais, talvez não seja o gênero pra mim. Acabei achando algumas partes repetitivas e o Bastian chatinho.
Comecei a gostar mais do meio pro fim pois teve algumas reviravoltas interessantes.

Drielle 28/10/2023

Quero reler!
Li este livro quando estava na 7ª série e lembro de ter gostado muito. Não lembro muito da história, mas lembro das sensações ao ler, lembro de imaginar o "nada" como um grande branco. Nossa! Quero reler!

RAQUEL1445 28/10/2023

Maravilhoso
Esse livro é uma mistura de as Cronicas de Narnia, Mar sem Estrelas e o Pequeno Principe, é lindo, uma aventura maravilhosa, cheia de reinos e seres fantasticos, cada pagina é uma surpresa. Não conseguia parar de ler. Simplesmente perfeito para quem ama uma aventura fantastica.

Adria Raquel 25/10/2023

Estou anestesiada com essa leitura, senti tantas coisas e pensei em muitas outras que mesmo após o fim irei refletir por dias (quem sabe infinitamente!?)

Ler um livro onde inicialmente um garotinho fala da sua leitura a um livro é um tanto interessante e por vezes intrigante ficando ainda melhor quando esse garotinho acaba indo parar dentro da história que ler, vendo os personagens que seguiu até agora e... bom, o resto só lendo pra saber haha

Atreiú e Fuchur têm meu coração! Bastian foi um incrível "herói" que me levou até Fantasia! Aaaah e quanto a Imperatriz Criança, ela sabe o que faz!!!

Um livro infantil que traz uma carga reflexiva muito boa e que com certeza a cada nova leitura encontra-se um novo reino chamado Fantasia...
Harumi.Nakayama 25/10/2023minha estante
EU AMO ESSA HISTÓRIA! Foi ela que fez eu me apaixonar por livros!!!?

Tetê 11/10/2023

História Sem Fim
11/10, uma história incrível, com uma conexão linda, assustadora e ao mesmo tempo reconfortante, entre o mundo da fantasia, a mente humana, e a vida real. O mundo no qual se passa, é muito bem construído, com personagens, lugares, e seres que guardam a sua própria história. Um livro maravilhoso com uma escrita maravilhosa.

@Mihleituras 11/10/2023

Uma história maravilhosa. Uma história capaz de despertar sua imaginação e te fazer participar dela. Gostei muito de Bastian, e um livro que todos deveriam ler. Te ensina que todas escolhas tem consequências.

Jean.Guimaraes 03/10/2023

Mais contemporâneo impossível
Esse livro é sensacional. O comprei por indicação de uma pessoa, já conhecia por causa do filme (um clássico da sessão da tarde), encontrei na sessão de literatura infanto-juvenil de uma livraria. Mas de juvenil ele não tem nada. Fui ler com uma expectativa e me surpreendi em cada detalhe da história. Todas as mensagens que ele traz de pano de fundo são absurdamente importantes e te fazem refletir sobre a realidade que vivemos. É absurdamente contemporâneo e, sem dúvida, um livro para qualquer idade.

daisiestars 26/09/2023

"A ????? ???? ?? s????"
Livro incrível. Li ele no sexto ano, e agradeço muito a minha professora por ter passado esse livro. Ele trás críticas e questionamentos com um enredo de fantasia e aventura muito bons. Posso dizer que esta obra me inspirou muito. Pela minha experiência de leitura, esse livro mostrou que com um bom coração, você pode criar coisas magníficas. Sonhar é para aqueles que querem mais do que o possível.

anandabss 21/09/2023

A História Sem Fim foi uma das poucas leituras que já fiz na minha vida que me tocaram o mais íntimo do meu coração. Me arrisco a dizer que é meu livro favorito, mesmo não me aprofundando muito no mundo da leitura e não me aventurando com outros gêneros, porém acredito que quando uma história foi feita para você não há outra que tirará ela do lugar especial que está em seu coração, e é isso que sinto em relação a esse livro.
Pude entrar de cabeça e coração dentro dessa história espetacular ao acompanhar as aventuras de Atreiu e Bastian para salvar Fantasia, um lugar onde tudo é possível. Essa leitura me fez lembrar e reviver muitos sentimentos, pois me arrisco a dizer que dá metade pro final é quando o livro se aprofunda mais na essência do humano, mesmo sendo um livro de fantasia para criança é cabível tirar uma reflexão, porém sem que o divertimento da obra seja deixada de lado. Por isso sempre carregarei com muito carinho as histórias que vivi com esse livro maravilhoso!

AlineFDutra 19/09/2023

Quase sem fim mesmo?
Demorei uma vida para concluir a leitura. Não é cansativa, apesar de alguns capítulos mais longos do que necessário para o decorrer da história. O problema principal foi a edição, além das letras bem pequenas, a cor da tiragem não ficou boa para leitura; cores da fonte em verde e vermelho cansam a vista.
Porém, para quem é fã e saudosista dos filmes e da sessão da tarde, é uma ótima leitura. Com muito mais detalhes sobre a Terra do Nunca e seus personagens fantásticos, aventuras inéditas, mas muito fáceis de imaginar, o resultado no final do livro é uma vontade de voltar para Fantasia mais uma vez, começar tudo de novo. Lúdico para crianças, cheio de lições valiosas para os adultos. Recomendo, mas uma edição melhor com letras em cores mais confortáveis!