Contos de aprendiz

Contos de aprendiz Carlos Drummond de Andrade

Resenhas - Contos de Aprendiz

1 | 2 | 3 | 4

Jéssica Santos 24/04/2011

O livro é interessante,devo dizer que não me atraiu todos os contos.
Dentre eles,os que mais marcaram:
A Doida,achei emocionante,bonito,a forma como mudamos nossa concepção pré estabelecida , e como encaramos a morte.

Flor,telefone,moça : Dentre todos é o mais 'assustador',também tá ligado a morte.
O Gerente,estou intrigada até agora.
E por fim o último Um Escritor Nasce e Morre .

Contudo ,esperava mais por se tratar de Drummond,mas também não vou ficar tecendo comentários,aqui,porque na verdade foi o primeiro livro do autor que li,então não tenho como comparar.

Até porque o próprio autor foi humilde ao intitulá-lo Contos de Aprendiz.
Aahh ele escreve muito bem.
jsilveira 12/08/2018minha estante
undefined

Daniel.Silva 26/08/2020minha estante
É muito complicado levantar alguma crítica à obra de Drummond. Também gostei do conto A doida

Renata.Loren 02/06/2023

Excelente obra
Muito bom, li em menos de 3 horas, obra leve e rápida, nota 10, enrolei por mt tempo por medo de uma leitura antiga, mas li como um livro atual

Guilherme.Oliveira 01/02/2021

Livro de escrita simples, como característica do poeta.
Avaliei como bom mas sinto que estou sendo injusto, afinal, Drummond é meu preferido!

Alguns contos tem o modo único de cativar do autor, mas outros não me senti tão ligado com a escrita.

Ivanildo16 24/06/2023

Um mestre aprendiz
Contos de um aprendiz mostra um lado diferente da escrita de Drummond que ainda não conhecia. Estava acostumado com a maestria de seus poemas, mas ainda não havia lidos nenhum de seus contos. A simplicidade e a profundidsde desses contos revelam o mestre na forma de um aprendiz, que com uma escrita cheia de significados, vai trilhando um aprendizado com sua escrita.

jota 11/09/2023

Drummond cronista e contista, mas acima de tudo poeta
Meses atrás, ao findar a leitura de Boca de Luar, coletânea de crônicas de Carlos Drummond de Andrade (1902-1987), cometei que o autor escrevia poesias por prazer, enquanto que suas crônicas eram encomendadas pelos jornais, então me pareceu que ele sempre se saiu melhor como poeta, claro.

O mesmo ocorre com as histórias curtas desse volume – elas são catorze propriamente, mais uma pequena novela, O Gerente –, Contos de Aprendiz (1951), embora elas contenham uma grande carga de sensibilidade, que os melhores poetas também conseguem imprimir aos seus textos em prosa.

O que se pode encontrar nesses contos? Destaca a Companhia das Letras: “(...) memorialismo, o relato da vida acanhada no interior do Brasil do início do século XX, a observação do cotidiano mais miúdo, uma ironia gentil, a observação - despida de qualquer sentimentalismo - da inevitável passagem do tempo. Tudo arranjado com delicadeza e inteligência.” É exatamente isso, sem tirar nem pôr.

Destaque para os três primeiros contos: A Salvação da Alma, O Sorvete e A Doida, além da novela citada e também para essa edição de 2012, trazendo várias fotos de Drummond e de algumas capas de seus livros. Há ainda um extenso posfácio de Ana Paula Pacheco e uma útil cronologia com os principais acontecimentos da vida do autor e de sua obra.

Lido entre 01 e 09 de setembro de 2023.

Vivi 11/01/2022

Contos de aprendiz
Estou retornando com as leituras agora e talvez não tenha sido minha melhor leitura, não consegui me aprofundar muito.

No entanto não é necessário isso para ressaltar o quão magnífico é a escrita de Drummond.

vitoria293 17/06/2022

Lindo
Todo o livro é incrível, mas o posfácio é a melhor parte! Simplesmente espetacular, eu estou maravilhada com os detalhes dessa edição!

Gláucia 10/03/2011

Singelo.
Não consigo encontrar palavra melhor para descrever essa pequena coletânea de contos, a primeira, do grande poeta mineiro. Contos do cotidiano, contos de meninice, o saudosismo pulsa por nos colocarmos em algumas das situações relatadas.

Di Morais 04/04/2021

Contos de Aprendiz
Lindos contos do mestre Carlos Drummond de Andrade pra nos fazer pensar e ao mesmo tempo esquecer um pouco essa realidade tão conturbada. Super recomendo.

Maria 07/03/2024

Eu juro de verdade, eu me esforcei para entender algum conto e eu não entendi porcaria nenhuma e foi exatamente por isso que eu não gostei

Mari 13/05/2020

Adorei!
Eu adorei esse livro! De forma leve e cativante Drummond traz várias histórias. Cada história que acaba nos faz fechar o livro, botar ele contra o colo e pensar o quão instigante foi ler aquele conto. É um livro que me fez querer ler a todo momento, em todo lugar, até subindo a escada rolante do metrô.

fernanda 02/08/2022

"Não deixaria a mulher para chamar ninguém. Sabia que não
poderia fazer nada para ajudá-la, a não ser sentar-se à beira da cama, pegar-lhe nas mãos e esperar o que ia acontecer.
"

lau 30/05/2021

Um conjunto de contos que mostram situações do cotidiano de formas que você provavelmente nunca viu. Recomendo muito!

Polly 24/03/2019

Contos de Aprendiz: para refletir, divertir e emocionar (#076)
Apesar de ser consagrado por sua poesia, Carlos Drummond de Andrade também se arriscava na prosa e Contos de Aprendiz é um exemplo disso. Reunindo uma coletânea de contos que abordam uma infinidade de assuntos, Contos de Aprendiz faz emocionar, rir e refletir, tudo com a mesma intensidade.

Alguns contos me tocaram muito mais do que outros, mas todos, sem exceção, imprimem, de alguma forma, na alma do leitor uma mensagem importante, seja sobre a simplicidade da vida, ou sobre desigualdade social, ou sobre nossa vil mortalidade solitária ou, até mesmo, sobre a ternura inocente de um amor dedicado a um animal.

Destaco como os que mais gostei os seguintes: A Doida, que me fez sentir aquele vazio pesado de existir; Câmara e Cadeia, que nos mostra que o problema da desumanização dos presídios brasileiros não é de hoje; Meu Companheiro (lindíssimo!), que fala sobre o amor de um homem a um cachorro; O Gerente, o maior dos contos e é uma espécie de história policial de mistério, que vai dar um nó em sua cabeça; Flor, Telefone, Moça, que é um belo de um conto de terror; e Um Escritor Nasce e Morre, que fala de maneira belíssima sobre o que é ser escritor pela perspectiva do Drummond.

Enfim, vale a pena dar uma chance à prosa do Drummond!

site: https://madrugadaliterarialerevida.blogspot.com/2019/03/contos-de-aprendiz-para-refletir.html#more
Alanzinho 19/12/2019minha estante
Com o lirismo profundo mas sem abandonar sua simplicidade, Drummond constroi narrativas cheias do insólito, surpreendente. Com delicadeza e, por vezes, com uma crítica a problemas sociais, psíquicos e existenciais até hoje presentes na vida de muitos, o autor traz histórias que são fonte farta de reflexão.

Perdi as contas de quantas vezes me peguei pensando numa porção de coisas suscitadas pelas histórias de Drummond. Não só suas narrativa repletas de reviravoltas que me incomodaram - um incômodo delicioso - mas, sim, a sensibilidade inteligente do nosso mineiro. Ele descobre a grandeza das coisas pueris e as transforma em grandes descobertas.

1 | 2 | 3 | 4