A Mulher do Viajante no Tempo

A Mulher do Viajante no Tempo Audrey Niffenegger

Resenhas - A Mulher do Viajante no Tempo

Anderson 10/02/2013

Ah, o que falar sobre este livro? Como expressar em palavras tudo o que eu senti lendo essa magnifica obra da Audrey Niffenegger?

''A mulher do viajante no tempo'' nos conta a história de amor entre Henry e Clare. Mas não pense que é uma história de amor qualquer, onde menino conhece menina e pronto, o amor está no ar e eles vivem felizes para sempre. Nesta história, como o próprio nome já diz, Clare é a mulher de um viajante no tempo, e Henry, é claro, é o viajante. A teoria é simples; Uma hora Henry esta lá, no presente, bem juntinho de Clare e do nada ele some e se vê no passado, em 1984, com 32 anos de idade. E Clare, fica lá, no presente, esperando até que o amor de sua vida retorne para seus braços.

"Clare: É difícil ser quem fica para trás. Espero Henry, sem saber dele, me perguntando se está bem. É difícil ser quem fica." - Pg 09

"Henry: Odeio estar aonde ela não pode estar, quando não está. No entanto, vivo partindo, e ela não pode vir atrás." Pg 11

Será mesmo que o tempo e a distância são como barreiras contra o amor? Aliás, será mesmo que existem barreiras contra o amor, se este sentimento for verdadeiro? Nesse livro, Audrey Niffenegger nos mostra que não. Nem tempo nem distância são capazes de derrubar duas pessoas quando elas se amam. Porém, as dificuldades estão sempre aí, para mostrar o que as pessoas são capazes de fazer quando amam alguém.
Mas o livro não nos mostra só sobre a força do amor e sobre o poder que o tempo tem contra - ou a favor - dele. Apesar de o enredo ser uma ficção, a autora nos mostra uma realidade, principalmente sobre tudo que estamos sujeitos a perder pelo fato de ficarmos parados, de braços cruzados, esperando o tempo passar. E isso meu amigo, é uma baita lição de vida em forma de romance.

"Clare: Nada jamais pode ser triste, não se pode perder ninguém, ninguém pode morrer nem estar longe: Estamos aqui e agora, e nada pode estragar nossa perfeição nem roubar a alegria desde momento perfeito."

Depois de tudo o que eu escrevi aí em cima, acho que não precisa dizer que o livro é, em vários aspectos, perfeito. A escrita da autora é deliciosa e ela soube levar muito bem a história. Antes de começar a ler, pensei que a leitura seria confusa por causa da constante mudança de tempo, porém a autora trabalhou muito bem com isso, deixando tudo muito fácil de ser compreendido. É preciso apenas prestar atenção nas datas dos acontecimentos e na idade dos personagens. Enfim, o livro é mais do que recomendado. Se não tiver interesse por ele, faça como eu e leia o primeiro capítulo, garanto que as palavras da autora vão te cativar desde o primeiro parágrafo, e quando você se der conta, vai estar passando noites viajando no tempo com Henry ou sentado com Clare, esperando seu marido voltar de onde quer que ele tenha ido.
Nalice 23/03/2013minha estante
Ótima resenha!
Se ainda não tivesse lido o livro, com certeza ficaria morrendo de vontade de lê-lo, rs.
Livro muito bom mesmo, Andy, concordo contigo.
Eu ia tentar resenhar, mas você já falou tudo. haha, acho que só vou pôr um link pra sua resenha. ^^

Alice2080 23/01/2024minha estante
Ameiii, zero defeitos

Nathália 30/06/2010

O que dizer desse livro?! Simplesmente fantástico, encantador, lindo!!!
A autora soube conduzir uma história impossível, de uma maneira totalmente verdadeira... É difícil explicar! Ainda estou suspirando e devo dizer que chorei horrores em algumas partes, principalmente no final!

Antes de começar a ler, achei que até pegar o ritmo da leitura teria alguma dificuldade pra me encontrar! Mas não, além de sempre nos dizer em que ano estão e quantos anos têm cada personagem na ocasião, no início do livro a autora tenta seguir uma cronologia e acompanhamos os fatos (na maior parte do tempo) conforme Clare cresce!
Além de tudo, o livro é narrado pelos dois personagens principais e, com isso, observamos a angustia, a felicidade, o sofrimento e os sentimentos mais íntimos dos dois durante todo o tempo!

É muito difícil falar sem contar alguma coisa importante e acabar estragando a surpresa de quem ainda não leu...
A leitura é doce, romântica, triste, tem partes realmente engraçadas e os personagens são apaixonantes e envolventes, mesmo com seus conflitos!

Clare, desde menina conhece o homem da sua vida, seu verdadeiro amor e, com isso, passa a vida esperando que Henry ‘volte’ de suas viagens no tempo!
Henry vive uma vida muito ‘anormal’ e tem dificuldade de se adaptar, mas, depois de conhecer Clare, ela se torna seu porto-seguro!
A ligação que existe entre eles é indescritível... É um romance perfeito!

Amei demais a leitura! Com certeza, está mais que recomendada!!!

Renata Céli 04/01/2013

História de Amor
Esse livro me encantou muito. Impossível não se apaixonar pelo casal Henry e Clare.

Como todos já devem ter visto na sinopse, o livro conta a história de Henry, um viajante no tempo. Isso ocorre, porque ele tem um problema genético que o faz se transportar no tempo - passado e futuro - quando passa por momentos estressantes. Nesse vai e vem, ele conhece Clare e eles vivem uma linda história de amor.

Um ponto que achei muito legal no livro foi o fato de mostrar a vida desse casal desde os tempos de criança até a fase adulta. A gente acaba ficando íntimo dos personagens e criando um vínculo com eles.

Voltando à questão da viagem no tempo, como Henry possui esse "problema", a vida deles deveria ser bastante instável, afinal, um relacionamento com uma pessoa assim, que some e aparece em diversas épocas, deveria ter um mínimo de oscilação e incerteza. E o mais interessante é o paradoxo que existe aí. A vida deles deveria ser instável, mas não é. O amor deles é tão lindo, tão verdadeiro, tão real, que faz com que a vida deles seja estável e permanente. Eles se amam, confiam um no outro e sabem que o amor deles é eterno. Eles têm certeza disso e essa certeza reduz a instabilidade de suas vidas, eles estarão juntos para sempre, não importa como. Pode haver momentos estressantes, em que ocorre a dúvida: Onde Henry está dessa vez? Será que está seguro? Mas isso não faz de suas vidas algo instável. Isso só faz aumentar o amor entre eles e a estabilidade desse amor. A viagem no tempo acaba sendo algo normal em muitos momentos, eles convivem com isso, aprendem a lidar. Ou seja, isso é algo constante no dia a dia e eles não deixam que isso seja um empecilho em suas vidas, isso não pode atrapalhá-los. Aconteça o que acontecer, o amor deles resiste a qualquer coisa, qualquer tempo, qualquer ausência, qualquer presença, qualquer dúvida. Essa é uma verdadeira história de amor...
Renata CCS 09/10/2013minha estante
Uma de minhas mais novas aquisições. Boa resenha!

Maya 13/01/2022

Uau
Incrível e triste ao mesmo tempo! Que livro!! Foi uma ótima leitura para começar o ano :D. Tava sentindo falta de histórias densas como essa.

Mitty 13/01/2021

Romântico, dramático... e superficial
Peguei este livro para ler por dois motivos: Porque janeiro é o mês de ficção científica e também porque o livro encaixava para a #MLV2021 do meu timão #TimePoseidon. Foi uma experiência boa, gostei muito do romance e minha cabeça dava vários nós tentando entender a linha do tempo mas depois de um tempo você passa a entender sem mais problemas. Os personagens são extremamente humanos, creio que não há jeito melhor de descrever. São egoístas, mesquinhos, mas também altruístas, gentis e carinhosos. O casal principal se encontra em uma situação tão complicada que não sei se posso julgá-los por suas ações e sentimentos, pelo menos não totalmente. É muito claro e bonito o amor dos protagonistas e o coração chega a dar aquela apertada no final. É um amor intenso e verdadeiro que muitos apenas sonham em alcançar um dia, que sempre vence mesmo contra o pior inimigo de todos – o tempo.

A autora não consegue decidir se queria fazer uma ficção científica ou romance ou sobre arte e música ou um experimento social e no fim vira uma mistureba superficial. O livro também abusa um pouco com a sua vontade latente de exibir seus próprios conhecimentos, 90% das coisas citadas – livros, autores, músicos – eu nunca nem ouvi falar. Se fosse uma vez ou outra eu falava nada, mas o fato de ser o /tempo todo/ irrita. Tanto Clare quanto Henry tem vozes extremamente parecidas, e como a narração é em primeira pessoa, isso pode confundir leitores que param no meio de um capítulo ou algo assim.

nathykw 15/06/2010

Espetacular
Simplesmente o melhor livro que já li na vida.
O mais triste também. Foram quase 100 páginas chorando, e no finalzinho de soluçar.

É lindo. O começo é um pouco confuso e paradinho, mas depois ele engrena e não dá vontade nenhuma de parar.
Audrey escreve maravilhosamente bem, e mesmo se tratando de uma situação um tanto ficcional, cada detalhe faz parecer real, e não tem como não se emocionar pra valer.

Recomendo de olhos fechados, vale cada página.

Ana Lívia Mourão 16/05/2021

Eu já era apaixonada pelo filme, o livro é ainda melhor! Superou as expectativas, que já eram altas! Clare foi corajosa demais e Henry mais ainda! ??

ana. 11/12/2009

Chorei.

GiGi 15/05/2020

Perfeição em forma de livro
O livro é detalhista e bem construído, a autora consegue vencer o desafio de fazer o leitor sentir e entender as viagens no tempo sem fazer o leitor e o livro de perderem....você percebe que tudo se encaixa no final.
Foi uma leitura maravilhosa, e fico muito feliz de ter embarcado na vida de Henry e Clare??

Ká Guimaraes 11/03/2010

lindo,muito lindo
amei muito bom,melhor que o filme
me deu ate vontade de chorar

_Ane_ 19/12/2020

Uma leitura que te prende do início ao fim. Uma história de amor literalmente através do tempo.

Da leitura, penso da importância de estar no aqui e agora e não viver de memórias e sonhos (pelo menos não a todo instante).

Recomendo muito a leitura. ?