X-Men

John Byrne

Resenhas - X-Men Edição Histórica

alexandretaz 05/03/2012

Essencial
Claremount e Byrne são uma dupla clássica, mas ao decidir corromper a Garota Marvel, Jean Grey, usando a entidade galática Fênix Claremount criou um monstro e o pior inimigo dos X-Men. O mais interessante da saga como um todo é observar a relação pessoal entre os membros da equipe, desde Ciclope que ama essa mulher, passando por Wolverine que desde entrou na equipe quer pegar Jean, e pega quando quer, mas o destaque como sempre é o uso cirurgico do Noturno, o personagem que na segunda geração dos X-Men é a forma viva da ponderação e o coração do time.
Essa saga deveria estar na Estante de todo o amante dos X-men

Fulvio108 14/02/2016

Clássico
Reler uma obra com essa depois de muitos anos é nostálgico e empolgante.

ATHOS 09/09/2016

RECOMENDO, SEM MAIS!!!
RAPAZ EU CONSIDERO A MELHOR HISTORIA DOS X-MEN, MEU EXEMPLAR E TODO PRETO E BRANCO, MUITO MASSA. RECOMENDO, SEM MAIS!!!

z..... 01/07/2018

Nos anos 80 li uma edição especial chamada 'O que aconteceria se Fênix não tivesse morrido?', que na adolescência proporcionou leitura instigante e prazerosa.
Talvez por não ser leitor rotineiro ou conhecedor do mundo Marvel, não me diverti na leitura atual, que pareceu chata e enrolada. Gostei apenas do capítulo 'Fênix Negra!' em diante. Aí sim, com fatos no presente, sem precisar ser conhecedor do passado Marvel, como os capítulos anteriores requeriam e onde não entendi muita coisa. Pelo menos para mim, as coisas foram desse jeito.
Na parte que me instigou, a história é uma ilustração do poder que corrompe. Fênix Negra, conforme se descreve, é o ápice do poder em Jean Grey e aí temos uma dicotomia em luta na sua personalidade e na ação a ser empregada pelos amigos em relação a ela. Muito interessante!
Acho que a HQ que citei não é esta, o que enganosamente havia despertado meu interesse na publicação, numa vontade de reviver emoções do passado.
Sei que é um clássico, me custou uma grana, mas gostei parcialmente.