Mary Reilly

Mary Reilly Valerie Martin

Resenhas - Mary Reilly

Simone de Cássia 31/03/2021

Pode parecer que se perde ao ler uma história da qual já se saiba começo, meio e fim, porém, o enfoque diferenciado faz com que perceba-se outros detalhes da trama. Acho que é como observar os fatos no dia a dia...cada novo olhar acrescenta pontos de luz e assim a história fica mais completa. Li uma vez algo interessante: a verdade é tal qual uma lâmpada, de acordo com a posição em que estamos na sala a visão é sempre diferente, embora a verdade continue sendo a mesma. Gostei muito da Mary e da sua narrativa com toque feminino. Acho que foi um feliz completo à obra original.

otxjunior 08/07/2013

Mary Reilly, Valerie Martin
É amplamente conhecido o estranho caso do Dr. Jekyll e o perigoso Edward Hyde. Escrito pelo autor escocês Robert Louis Stevenson, esse romance gótico já inspirou a realização de muitas adaptações. Dentre variadas interpretações, pode-se pensar que O Médico e o Monstro representa o combate entre os lados civilizado e animalesco de uma mesma pessoa.
Valerie Martin nesse livro explora a possibilidade dessa história ser narrada do ponto de vista da empregada do cientista: Mary Reilly. O que não é má ideia, já que novos detalhes poderiam surgir a partir de uma observadora praticamente invisível que testemunhasse os eventos misteriosos na casa de seu patrão. Além disso, Reilly é uma personagem tão trágica quanto seu empregador. Quando criança, era torturada por seu pai e como consequência tornou-se uma pessoa de difícil trato, mas que encontrou conforto na mansão do doutor. Ambos desenvolvem um relacionamento de confiança, até que Mary é perturbada pelas horas de trabalho do médico em seu laboratório, por sua doença aparentemente por excesso de trabalho, e acima de tudo pelo novo assistente Edward Hyde.
Apesar da autenticidade da voz da protagonista e da fiel retratação da Era Vitoriana, Martin tem muito pouco a adicionar a obra original quanto aos conflitos psicológicos e as questões sociais propostos por Stevenson. Ainda, o ensaio de um romance entre Mary e Jekyll nunca soa convincente. Exceto a personagem principal, nenhum outro é bem desenvolvido, o que dificultou meu envolvimento com a história. Talvez os desdobramentos da trama teriam me surpreendido, se já não tivesse lido a primeira versão. Nesse caso, a adaptação é completamente ofuscada pelo original.

cid 10/09/2013

Ignorância é sofrimento
O primeiro capitulo é muito forte.E nos mostra definitivamente porque Mary Reilly estava preparada para trabalhar na casa do bondoso doutor e conviver com o seu lado sombrio. À sua infância de misérias somara-se a maldade do pai. Brilhante o inicio do livro. Mary tinha uma visão profunda da ordem e da propriedade no mundo em que vivia, a Inglaterra da rainha Vitória. Um mundo em que os bem nascidos acreditavam que educar os pobre era um passatempo perigoso.Mas, o bondoso doutor acreditava que ignorância é sofrimento, embora os pobres não o saibam. Assim , os trabalhadores passavam da dificuldade e miséria para o abrigo da servidão doméstica. A descrição do bairro East End, onde havia miséria e exclusão social me fez lembrar que ainda não li “O povo do abismo”, que é como Jack Londom retrata os moradores desse bairro de Londres.
Um livro muito bom, que vai para os meus favoritos, apesar do final não ter me empolgado.

Gabi 22/01/2015

Quando era mais nova li o original de O Médico e o Monstro, mas essa versão é muito melhor. A história é narrada do ponto de vista de Mary, que é a empregada da casa do famoso cientista. O livro é bem escrito e o suspense é de tirar o fôlego.

CAMBARÃ 03/01/2024

Mary Reilly é um romance escrito por Valerie Martin que reconta a clássica história de "O Médico e o Monstro" sob a perspectiva da empregada Mary Reilly. O livro explora a relação complexa entre Mary e o Dr. Jekyll, revelando segredos sombrios e mistérios perturbado Deus Das Lacunas: Mary Reilly é uma garota de origem humilde com um passado recheado de violência. Seu pai tinha o "hobby" de espancá-la, além de cometer outros atos violentos. O livro explora a história de Mary e seu envolvimento com o Dr. Jekyll.