Introdução à Filosofia

Introdução à Filosofia Battista Mondin

Resenhas - Introdução à Filosofia

Matheus Azeredo Prado 12/10/2020

Em sua Introdução à Filosofia, Battista Mondin realiza uma passada geral pela produção filosófica do ocidente, contrastando a posição de vários autores diferentes, desde a antiguidade até a era contemporânea.

Inicia-se o livro por uma análise dos problemas a que a filosofia pretende resolver, quais sejam: a) lógico; b) gnosiológico; c) linguístico; d) cosmológico; e) antropológico; f) metafísico; g) religioso; h) ético; i) pedagógico; j) político e social; k) estético; l) histórico; m) axiológico e; n) cultural.

Em seguida, passa-se a uma descrição das principais escolas da história da filosofia, e logo após realiza-se um esboço biográfico dos principais filósofos, seguindo-se um guia de leitura para quatros obras referenciais da filosofia, Fédon, Discurso do Método, A Missão do Sábio, e o Manifesto. Por fim apresenta o autor um glossário que por si só já é um minicurso de filosofia.

É uma leitura muito envolvente e fluida, em que pese a enorme quantidade de informações e reflexões, nas quais são colocados pontos chave para se orientar no estudo da filosofia e dos filósofos de todas as eras, sendo esta obra merecedora de, para além de uma primeira leitura, um estudo constante. É sem dúvida um referencial para estudos filosóficos futuros mais aprofundados.

Recomendo este livro a todos que se interessam por filosofia e assuntos tangentes, da mesma forma estou entusiasmado e motivado para ler outros livros do autor Battista Mondin.