A vida na escola e a escola da vida

A vida na escola e a escola da vida Claudius Ceccon...

Resenhas - A vida na escola e a escola da vida

Juliana Amaro 30/03/2021

Ótimo livro
Ótimo livro para refletir sobre a realidade das escolas públicas nacionais e a explicação dos diversos fatores que motivaram o seu insucesso.

Mai_peereira 08/11/2020

É um livro que trás algumas questões a serem refletidas, possuem uma evolução de pensamento mesmo sendo antigo.

sotnasallim 23/04/2021

Livro básico, simples e didático, você lê em uma hora no máximo. É uma excelente introdução ao debate sobre a escola e os seus métodos de ensino, além das figuras serem incríveis. Caso queira começar por algum lugar, recomendo que seja por ele.

Andressa 27/06/2022

Além de culpar, é preciso lutar
A leitura deste livro permite uma reflexão sobre o papel da escola e se este espaço é realmente democrático e igual para todos e todas. De quem é a culpa pela falta de aprendizado dos alunos? Dos pais, dos estudantes, dos professores?

Nesta leitura entendemos que a escola está inserida em um sistema maior, numa sociedade que tem um funcionamento não democrático, mas que não é imutável nem estática. Para além de culpar, devemos lutar e levar ao ambiente escolar os ensinamentos da vida, para que este espaço seja acolhedor, transformador e inclua e valide todas as existências e experiências.

Diego 18/08/2011

Texto didático e bem ilustrado
Texto bem didático e muito bem ilustrado sobre a situação de exclusão e fracasso escolar sofrido pelas crianças pobres na educação escolar. Embora trate da realidade da década de 80, há muitos pontos que continuam válidos até hoje, tais como a forma inadequada que a escola trata os estudantes que vem de outra realidade de ensino que não a da classe média. Outro ponto interessante é que é dito no livro que há duas formas de tratar a educação, melhorando a forma como as crianças são educadas ou tornando o ensino para os pobres mais fraco, como se eles não pudessem acompanhar algo mais forte. Olhando em perspectiva, podemos averiguar que tem sido esta a tônica das políticas públicas das últimas décadas quando opõe qualidade a quantidade.

Gabih 21/04/2024

Eu tive que ler esse livro para um trabalho da escola, então no começo eu não tive nenhuma espectativa, mas depois que eu li eu vi que o livro é realmente bom.
Ele trata a diferença de classes e como isso é abordado na escola.
Enfim, leiam.

Lív 16/09/2021

É um livro muito pequeno que reflete sobre como cada fragmento da sociedade influência na decadência do aprendizado nas escolas

sabren 16/11/2021

li só para passar o tempo, é um livro bem pequeno mas é muito explicativo e didático, não precisa de muito pra entender as problemáticas abordadas, e ainda é ilustrado.

Anna 28/07/2022

A vida na escola e a escola na vida
Um livro muito reflexivo, cheio de questionamentos, principalmente sobre a causa do fracasso escolar e como podemos melhorar isso.
Gostei muito, apesar de o livro abordar o tema como sendo único e exclusivo, sem outras situações, talvez por se tratar das décadas de 1970 e 1980.
Super indico para quem faz magistério, ou qualquer uma licenciatura e deseja trabalhar nas escolas.

Epli 01/05/2023

Escola
Grandes desafios enfrados há, para as crianças desde cedo, na escola. A questão social, financeira, relacional estão em peso sufocando o ensino e aprendizagem da criança. A criança pobre a A criança rica, é visível a diferença da educação nas escolas para ambas. Em pleno século XXI ainda essa questão é bem atual. A falta de estruturação escolar, falta de materiais didáticos, bons profissionais, frusta a formação do alunado, que não é visto como um ser SER HUMANO, que tem seus problemas e desafios desde cedo, precisamos de educadores "atrevidos" que quebre essa bolha que a sociedade nos impõe.

Mama 17/01/2024

Temática bastante atual
Apesar de ser um livro que era da minha sogra e que ela leu na década de 80, é possível ver que os problemas do ensino escolar ainda continuam os mesmos. Muito triste perceber que a educação é uma das últimas coisas que os governantes visam privilegiar.

Smoke One 29/03/2017

"Quem não se movimenta, não sente as correntes que o prendem." [Rosa Luxemburgo]
A citação que abre esta resenha, a meu ver, cai como uma luva
acerca da essência reflexiva que esta obra pode proporcionar.
Em palavras mais simples, se a própria comunidade escolar, ou seja,
estudantes, educadores, gestores, pais e responsáveis, não começarem
a se mexer para alcançar mudanças positivas e significativas em seus
contextos, ao invés de esperar que as soluções caiam mágicamente do
céu, permaneceremos tradicionais à mercê da mesquinha ajuda
hierarquizada e verticalizada que insiste em marginalizar e selecionar
seres humanos.

Jheny.CorrAa 05/02/2023

Livro extremamente necessário
O livro é muito importante para todos os educadores, pois promove reflexões as falhas do sistema de ensino. O livro pode auxiliar os educadores a minimizar alguns desses problemas, principalmente através da compreensão de que os alunos vivem em uma realidade que é desafiadora (quanto às suas condições sociais, financeiras, afetivas, mentais, etc).

ayyrwsm 10/05/2023

Livro
Interessante, apenas li esse livro pois tenho que fazer uma prova sobre, explica bastante coisa sobre o acesso a educação

barbara.luna.56 03/04/2024

Livro curtinho, didático e direto ao ponto. Mesmo anos depois do seu lançamento ainda suscita debates interessantes. Meus alunos adoram?