Os homens que não amavam as mulheres

Os homens que não amavam as mulheres Stieg Larsson

Resenhas - Os Homens Que Não Amavam As Mulheres

Tefzinha 21/11/2022

O homem que não amava as mulheres
Um livro que no inicio foi muito confuso de entender os fatos e acontecimentos de imediato e parece meio chato no inicio e parece que nunca acaba pela sua riqueza de detalhes importante ou nem tanto. O mistério que é resolvido de forma honrosa e incrivel. O s acontecimentos a partir da li,os personagens todos relatados de forma perspicaz. E fala muito sobre as mulheres e o que acontece diariamente sem nos perceber, num livro de misterio que te prende e é interessante saber mais e mais sobre. E "na Suécia, 92% das mulheres que sofreram violências sexuais após uma agressão não prestaram queixa a polícia".

Vanessa.Castilhos 16/11/2022

Ficção policial e de mistério
1° volume da Trilogia Millennium é aquele livro que a gente não consegue parar de ler.

Leitura completamente envolvente e de tirar o fôlego em suas tramas e mistérios a serem solucionados.

Mesmo abordando assuntos pesados, como: abuso de mulheres, crimes econômicos, entre outros, a gente se envolve de uma forma fascinante no decorrer das investigações. E reflete que muito da história, se mistura com a vida real.

O jornalista Mikael Blomkvist e a hacker Lisbeth Salander são personagens que a gente fica com muita vontade de serem reais p conhecê-los!

É o tipo de livro que quando termina, a gente pensa: ainda bem que tem mais 2 volumes p ler!

Alice126 15/11/2022

Sem sal
Vi os filmes suecos e amei. Estive muito curiosa para ler os livros mas fiquei um pouco desapontada. Lisbeth não é como foi retratada em nenhum dos filmes e isso não precisa ser uma coisa ruim mas foi esquisito para mim. Mikael é muito chato, mas muito chato. Entretanto, gosto da maneira que as personalidades são construídas. A parte de investigação em si não me provocou muito e não me pareceu grande coisa assim que concluída. Escrita ok, muito sóbria e objetiva. Um autor de cunho progressista faz muita diferença pois é possível ver certo cuidado com a maneira que algumas questões delicadas são tratadas. Contudo, ele não é muito bom em criar tensão, senti a leitura como algo muito passivo para o leitor e pouco instigante. Não me importei com ninguém, apenas com Lisbeth mas isso se deve muito a vulnerabilidade em que a personagem se encontra e a minha memória afetiva dos filmes. Em geral, o livro não me despertou nenhuma grande emoção e levei 4 meses para ler.

_maaah_ 12/11/2022

Maravilhoso!!
Gostei muito do livro e os personagens principais são apaixonantes. Já tinha visto o filme e mesmo assim a leitura me deixou hipnotizada e curiosa para saber o que aconteceria. A drama é muito complexa e bem construída, único ponto que achei superficial e a explicação dada para a personagem conseguir todas as informações das pessoas.

Thais645 11/11/2022

Millennium
- Não estou brincando. Esse caso começou como um enigma histórico, mas hoje de manhã havia um gato morto na estrada e no fim da tarde alguém tentou estourar os meus miolos. Nós cutucamos alguém do esconderijo.

Que livro incrível, com personagens criativos, uma narrativa inteligente, fluida com surpreendentes descobertas, amei o personagem do Mikael Blomkvist e da Lisbeth Salander.
Um livro político e jornalístico, profundo e ético.

- Quanto mais avançava, mais os indícios e as pistas exploradas se tornavam obscuros.

Caio 07/11/2022

Demorado
Para quem gosta de ler livros de investigação, meu caso, sabe que muitas vezes a história demora para desenrolar. Aqui, demora um pouco mais do que o normal. Só consegui me sentir realmente interessado pelos acontecimentos depois de 40% do livro. Para um livro de investigação é muito demorado. Tem muitos personagens e detalhes que não fariam falta. Acertei quem era o assassino e também descobri o plot, não que seja muito inteligente, foi meio que óbvio. Gostei da Lisbeth... tinha que ter mais dela no livro. A escrita é bem feita e os personagens são bem reais. Recomendo, mas com a ressalva: parece um carro 1.0, demora pra pegar embalo.

ge 23/10/2022

Instigante!
Os Homens que Não Amavam As Mulheres é um livro instigante de escrita fluida, agradável e muito bem estruturado. As primeiras duas partes servem para situar o leitor no mistério, apresentar os fatos e desenvolver as relações dos personagens, podendo parecer um pouco lenta. Então, nas duas últimas partes, o livro toma um ritmo frenético que não te deixa o largar nem por um segundo.
Como o título sugere, a violência contra as mulheres é um tema recorrente, mas o livro também aborda em menor parte a herança do nazismo, crimes financeiros e o papel de denúncia do jornalismo. Inclusive, o autor insere alguns elementos da história sueca para desenvolver a trama, o que é reflexo da sua carreira como jornalista e ativista político. Um dos únicos problemas era quando o livro ia para um lado mais "economia" e me deixava confuso, mas nada que realmente prejudicasse a leitura, ainda que a lentificasse.

No geral, o livro te envolve e eu acabei lendo mais rapidamente do que eu pensava. Não sou muito acostumado a ler livros de mistério, mas esse aqui me deixou com vontade de ler uma Agatha Christie que tinha aqui em casa. Amei conhecer a Lisbeth e o Mikael e saber sobre a história da família Vanger. Uma grande recomendação!

Karol 22/10/2022

Leiam!
A primeira vez que comecei esse livro achei chato e parado, parei na página 50, grande erro.

Acho que na época eu não tinha maturidade os suficiente para entender o valor que uma escrita mais detalhada tinha.

O mistério é muito interessante e o desfecho é surpreendente, gostei muito do Mikael e mais ainda da Lisbeth.

Well 18/10/2022

Um suspense incrivelmente bem escrito. É maravilhoso!
Devido ao tamanho calhamaço do livro, suspeitei que seria um início lento. E realmente eu não estava errado, a primeira parte do livro, serve como uma introdução. Toda a descrição de personagens e momentos foi necessário para o desenrolar da história! Virei fã do autor logo nesse primeiro livro, a escrita dele é maravilhosa, e muito gostosa de ler.
As personagens principais dessa história são: Lisbeth, uma super hacker e Mikael Blomkvist, um jornalista investigativo, e que é editor da revista Millennium. Entretanto, nesse primeiro livro, iremos nos embrear em uma história dentro de outras histórias. Apesar de toda confusão que está acontecendo na vida de Mikael, ele foi contratado por Henrik Vanger, para trabalhar em um tipo de investigação. Harriet Vanger desapareceu há 40 anos, e não deixou nenhum rastro. Henrik, seu tio, é obcecado a respeito do paradeiro de Harriet.
A família Vanger é riquíssima. É das famílias mais poderosas da Suécia e seus negócios são muito bem-sucedidos. Porém, Henrik acredita que um de seus familiares é responsável pelo desaparecimento de Harriet. E isso provavelmente, como certamente, irá gerar uma espécie de bagunça na vida dos Vangers, que são tão reservados. Como Mikael está um tanto desmoralizado em Estocolmo, decide entrar de cabeça nessa espécie de reportagem investigativa. Onde muitos podres poderão vir à tona. Onde sua vida, poderá deixar de ser somente de sua própria conta.
Já Lisbeth, além de uma hacker muito boa, também trabalha como investigadora particular. Mas, praticamente ninguém sabe dos seus dotes. Ela é um prodígio. Sua história de vida é bastante confusa, triste e traumática. Se tornou uma mulher reservada e perigosa. Todavia, sua forma de se vestir, de se portar, e seu físico, fazem com que as demais pessoas não deem praticamente nada por ela. Não confia em ninguém, muito menos na polícia. E é meio justiceira. Gosta de resolver os problemas com as próprias mãos. É umas das melhores personagens feminina que já conheci no mundo da literatura.
A princípio essa investigação que parecia totalmente sem sentido. Mas o velho Vanger tinha lá seus motivos para acreditar que o caso poderia ter um fim promissor. E investe nessa dupla bastante peculiar, a fim de poder descansar finalmente a respeito do paradeiro de sua sobrinha. Existem evidências que vão sendo descobertas, desenterradas? Bem como, alguém não quer que esses fatos cheguem à tona.
Esse livro contém vários cenários, diversos personagens, e tramas paralelas que se unem perfeitamente no fim dos fatos. Você não ficará sem respostas.
História impecavelmente bem escrita, em terceira pessoa e extremamente empolgante, além de viciante. Leitura mais do que recomendada para quem é fã do gênero suspense.
Jonatas 04/11/2022minha estante
Essa trilogia é fantástica! Pena que o cara morreu e ficamos órfãos de novos livros. Não vi ainda o 4 livro que lançaram por outro autor "autorizado"... É aquele receio de abrir e estragar a boa impressão dos livros anteriores

Well 04/11/2022minha estante
Sim. Gostei bastante também. Logo que eu adquirir os outros dois. Irei ler. Verdade né. Era uma saga de 10 livros. Também tenho medo. Além do mais que é super criticado né.

Jonatas 05/11/2022minha estante
Pode mandar bala nos próximos 2 e que o nível é o mesmo e até maior que o primeiro livro

Well 05/11/2022minha estante
Muito obrigado viu. Irei sem medo

Joao.Paulo 16/10/2022

Os homens que não amavam as mulheres.
Este é aquele tipo de livro que não tem como descrever muito, se eu tivesse que indicar está leitura para alguém, só diria leia, pega o livro senta num cantinho silencioso e leia!
Stieg nos adentra a uma narrativa densa, porém muito envolvente.
Com o tema central sobre a violência contra as mulheres. Com um vocabulário vasto, o primeiro volume da saga Millennium é um thriller de quebrar a cabeça. Com personagens com personalidades muito diferentes uns dos outros, mas que só faz com que a trama fique ainda mais interessante.

Leandro423 11/10/2022

Esse pode ser considerado um dos melhores livros de detetive que já li, se não for o melhor... sinceramente me mostrou Agatha Cristi e só perfumaria (se que é muito Blase ficar comparando escritores).
Aqui somos apresentados a Lisbeth Salander, a mina mais foda de toda e qualquer literatura da qual eu já tenha passado.
Também conhecemos Mickael Blockvist, que apesar de ser principal da história acho que fica ofuscado pelo Lisbeth.
A trama corre na Suécia e conta a história um velho milionário que está no final da vida tenta por uma última vez descobrir o que realmente aconteceu com a sobrinha desaparecida a mais de 40 anos.
Ao final da trama acabamos por descobrir o que se passou (quer descobrir, leia o livro rsesr), mas toda a trama corre em torno de mulheres que desapareceram ao longo do tempo e entramos em assuntos pesados, como tráfico de mulheres do leste europeu, estupros, ligações com o nazismo e etc. Tudo de podre que pode existir no ser humano.
Apesar de ser o carro de entrada de toda a saga, esse livro não tem muito a ver diretamente com as tramas a seguir, mas pra quem gosta de livros de investigação esse livro é leitura obrigatória.

E pelo amor de Zeus... nao se baseiam pelo filme, a diferença é gritante...

Lorena.Arantes 06/10/2022

Esse livro sueco é incrível, você pensa que vai ser uma coisa depois descobre que é outra. O final é surpreendente e empodera te. Muito bom

Mari 03/10/2022

Bom!
Achei um livro bom! Gostei do protagonista e a forma dele levar a vida. Achei o plot SENSACIONAL, muito bom porém muito pesado (bem pesado mesmo), e gostaria de dizer que EU SABIA!! Me apitou alguma coisa assim que eu sabia que a pessoa não era boazinha?
Algumas partes do livro eu achei muito grandes e muito longas, principalmente o final, quando já aconteceu o plot e fica enchendo linguiça por mais umas 40 páginas.
De qualquer forma, um livro muito bom que eu quero ver o filme:))

Jéssica 23/09/2022

Um thriller bem instigante
As coisas começam de uma forma agitada e com deixando um rastro de história para nós manter curiosos e de repente as coisas parecem mudar para um rumo que não faz tanto sentido e com um ritmo mais lento. Mas quando as peças do quebra cabeças começam a se encaixar e os mistérios começam a ser desvendados a história segue por um rumo completamente "mind blowing" e ficamos eletrizados e loucos para continuar a leitura. Só não foi um cinco estrelas porque nosso personagem principal é um investigador não muito competente, mas bastante ingrato que não valorizou e nem agradeceu devidamente às ajudantes que lhe entregaram as peças cruciais para a resolução de seus dois mistérios.

Dayane.Farinacio 21/09/2022

Venci o medo desse livro, finalmente
Primeiro: eu tinha esse livro desde 2016, acho, e nunca tinha tido coragem de ler. Achava que ia ser difícil, que não ia gostar, sei lá. Mas vivi e venci kkkkk.
Em linhas gerais: é um livro bem devagar, mas é bom. Leia com calma, não espere devorar, e persista. Desde já fica o aviso de gatilho para violências sexuais de diversos tipos. Se esse é um tema sensível para você, talvez seja o caso de deixar pra lá. Em alguns momentos é bem pesado mesmo.
De resto, tem momentos sono e momentos em que vc fica : SOCORRO, COMO ASSIMMM QUERO LER ATÉ O FINAL.
Valeu a pena e agora quero ler o restante da trilogia. Mas pretendo intercalar com leituras mais leves e rapidinhas rsrs.