Crônica de uma morte anunciada

Crônica de uma morte anunciada Gabriel García Márquez

Resenhas - Crônica de uma morte anunciada

Michel 30/01/2021

Uma morte tão anunciada.
Um livro cheio de emoções.

Eu chorei de rir durante 80% do livro, mas terminei chorando de tristeza.

Gabriel é incrível! Estou sem palavras e extasiado. Esse livro só fez reforçar o amor que eu tenho por esse autor maravilhoso.

fabio.orlandini 14/04/2020

Eloquente
Gabriel Garcia Marquez não decepciona com mais está história contada com simplicidade, mas cativante. Embora a história dê várias voltas em torno do mesmo assunto, em momento algum parece repetitiva ou cansativa.

dia 26/09/2023

Crônica de uma morte anunciada
Crônica de uma morte anunciada é um livro que retrata o dia do falecimento de Santiago Nasar a partir de diversas perspectivas. Desde o início já é anunciado para o leitor que Nasar irá morrer, mesmo assim parece que fiquei na expectativa que algo acontecesse para impedir o acontecimento. O narrador-personagem volta para o povoado, depois de 27 anos, com o intuito de reconstituir o último dia de seu amigo, buscar o que realmente aconteceu e o que motivou a sua morte.

Foi o meu primeiro contato com a escrita de Gabriel García Márquez e eu confesso que gostei muito da escrita e estou curiosa para ler outras obras do autor. Entretanto, acredito que talvez algumas palavras pudessem ser mudadas (de acordo com a tradução e tal).

Temos uma morte que poderia ser impedida, mas nem todos acreditaram que aconteceria, enquanto outros queriam que acontecesse e outros não conseguiram impedi-la. Foi interessante ver a perspectiva de cada um e a discrepância entre alguns pontos de alguns relatos dados ao narrador.
Maria17758 12/10/2023minha estante
também acho que a record peça muito nas traduções dos livros dele!

florescerdaleitura 29/08/2021

Nunca houve morte mais anunciada.
Muito bom. É um dos livros de crônica que você lê em um dia. É engraçado, leve, cômico. Apesar do final trágico, mas conhecido desde a primeira página, ele é muito bom.
Amo ler as obras de Gabriel Gárcia Márquez.

Gilmara Silva 14/04/2020

Que livro!
Meu primeiro livro do Gabriel Garcia Marquez! Um ótimo começo!

Bianca Martins 09/05/2021

Leitura flui de maneira muito gostosa.
A gente sabe o final.
Sabe que vai morrer. Isso já é dito na primeira linha do livro.
Mas o autor domina tanto como fazer uma narrativa que vc se sente instigado cada vez mais para ler e ver os motivos das pessoas não terem alertado o personagem!
A leitura flui muito bem!

Foi o meu primeiro contato com o autor e já sabia que o cara era bom, mas ainda assim me surpreendi!

Leitura rápida de um dia, vale muito a pena, principalmente se estiver iniciando o autor!

Bruna 04/05/2020

O mistério que é criado em torno da morte de Santiago Nassar prende qualquer leitor. Foi meu primeiro livro do Gabo e hoje quero ler toda sua obra.

bobbie 22/06/2021

Cru, ácido, genial.
Este foi meu primeiro contato com Gabriel Garcia Marquez e já me apaixonei. À primeira frase do livro já sabemos que o protagonista vai morrer. O que, em qualquer literatura pós-moderna poderia ser considerado spoiler, um aviso indesejado do que vai acontecer no final de uma história, aqui torna-se o mote e espinha dorsal para a história da curiosidade humana contada em retrospecto. O que fez o jovem de apenas 21 anos para merecer uma morte tão cruel e precoce? Aos poucos, página a página, o narrador vai desenrolando o fio dos acontecimentos que levaram à morte, tão cruamente descrita, com requintes de crueldade explícita, ao final do livro: a hipocrisia social, o despeito, o machismo, a suposta honra familiar. Bom, não posso continuar, senão darei spoilers de um livro que já se inicia com um spoiler-mor. Ao contrário do que se possa pensar, a escrita de Marquez, ganhador de um Nobel de Literatura está longe de ser soberba: a leitura flui rapidamente, sem percalços, sem dificuldades, sem artifícios complexos. Além disso, o tema pesado desta deliciosa crônica, um assassinato a sangue frio, por vezes é pontuado por passagens em que me peguei rindo, fosse do deboche às hipocrisias, fosse de pequenos pormenores da vida que, mesmo diante da morte, insiste em escrachar sua tragicomicidade.

Rebeca_Moledo 08/06/2021

Tudo gira em torno de uma única morte inocente. Eu amo como os livros do Gabriel Garcia Márquez prendem a gente. Apesar da história ser pesada, a narrativa flui.

Lívia 14/02/2020

Gabo sendo Gabo
É facílimo escrever sobre esse autor. Que maestria!
Recomendo!
Alê | @alexandrejjr 06/03/2020minha estante
O ritmo dele é muito bom, né?

Lívia 06/03/2020minha estante
Muito bom!

maria 03/04/2021

Esse livro não tem o realismo mágico tão tradicional do Gabo, mas ainda é uma obra prima. A cada livro me apaixono mais pela escrita, ao mesmo tempo crua e florida, desse colombiano. Que honra poder ler tanta genialidade.

Karuê 19/04/2023

Trama jornalística
Um livro cheio de suspense e ao mesmo tempo poético, narrado por alguém que acompanhou o crime de perto, o texto faz com que nos sentimos próximos aos acontecimentos, como se conhecêssemos de fato os personagens.

Helô 29/12/2020

Impactante a cada parágrafo
Que leitura única! Peguei para ler em um dia e fiquei inquieta até terminar. A história vai seguindo caminhos e vias paralelas até conectarmos todos os pontos, guiados pelo narrador participante, porém ao mesmo tempo observador da história que retrata. Uma verdadeira obra-prima dentre os contos que eu já li!

Julia.S 23/04/2021

Um dos livros mais incríveis de Gabriel García Márquez. Crônica de Uma Morte Anunciada, já te entrega o que vai acontecer logo de cara. Você já começa a leitura sabendo que Santiago Nasar vai morrer e que todos ao seu redor sabiam disso. O narrador reconstrói minuciosamente os eventos daquele dia fatídico. Muitos anos depois ele continua a entrevistar os participantes e os espectadores, e até mesmo apresenta o relatório oficial do ocorrido. Reconstruindo as últimas horas de Santiago e dos envolvidos no assassinato, fica claro que todas as pessoas carregam algum tipo de culpa com relação ao que aconteceu, todos poderiam ter feito alguma coisa , mas no fim das contas não fizeram. Isso é o que mais assombra o leitor, como é possível que ninguém tenha feito nada? Por que ninguém interviu?
O livro é uma obra-prima. O leitor já sabe quem vai morrer, mas quer descobrir quem são os assassinos, qual o motivo do crime e como o assassinato aconteceu.
yasmins 23/04/2021minha estante
Que resenha maravilhosa

Camila 20/04/2021

Muito intenso!!
Eu ainda estou em choque e absorvendo esse livro enquanto escrevo. Não sei se foi o café, mas me encontro ainda agitada com a narração do último capítulo.

Não sou uma leitora muito disciplinada e costumo demorar muito para terminar um livro, mas esse terminei em tempo recorde.

É um livro curto, de leitura muito flúida. A história se desenvolve muito rápido e cada detalhe tem um porquê de existir.

Fui completamente envolvida pela narrativa e até agora estou digerindo os sentimentos e sensações que ela me gerou.

Recomendo demaaaais essa leitura.
Alê | @alexandrejjr 20/04/2021minha estante
Eu sou minoria, mas acho esse livro melhor que "Cem anos de solidão". ?

Camila 20/04/2021minha estante
Eu ainda não li! Mas tá aqui na estante já.. mas amei muito esse. Me prendeu do início ao fim. Achei q não ia gostar tanto assim, mas acabei o livro e fiquei sem palavras.. maravilhoso!

Brenda.Podanosqui 21/04/2021minha estante
Gabo é maravilhoso hein? Um dos meus autores favoritos!!!