Crônica de uma morte anunciada

Crônica de uma morte anunciada Gabriel García Márquez

Resenhas - Crônica de uma morte anunciada

clarabizarria 26/03/2024

Poderia ser evitado, mas não foi.
?No dia em que o matariam, Santiago Nasar levantou-se às 5h30 da manhã.? É assim que Márquez inicia sua belíssima obra sobre, como já diz o seu título, uma morte anunciada.

A crônica, narrada por um dos amigos próximos de Santiago Nasar, é muito bem construída em todos os quesitos. A ambientação é bem descrita fazendo com que o leitor possa imaginar as cenas de maneira rápida e sem percalços. Os personagens tem, cada qual, seu papel muito bem definido, e as relações entre eles é tão bem construída e narrada que ao longo da leitura é como se estivesse acompanhando, em pessoa, o decorrer dos acontecimentos.

A história em si faz com que você queira ler, de uma vez, até o fim sem pausas longas. Assim, você acompanha toda a frustração dos personagens quanto ao sentimento de culpa que é formado e cresce em conjunto, em relação a morte de Santiago Nasar. O próprio, galanteador e aparentemente muito bem instruído economicamente, foi alvo de uma 'vingança' por algo que, na história, não fica claro se o mesmo foi o autor ou não.

A grande questão construída e que é levantada é "o que você faria se pudesse impedir uma morte que foi anunciada?". Você avisaria a suposta vítima? Informaria as autoridades civis? A família? Ignoraria? Acreditaria que os autores seriam mesmo capazes de tal ação?

Santiago Nasar teve seu fim anunciado "aos quatro ventos" e ainda assim, não foi informado, não a tempo, de se defender de maneira adequada. Sua morte é dado como o fim de algo que poderia ser evitado, mas não foi. Márquez descreve com maestria seus últimos instantes e o fato de como as pessoas próximas lideram com acontecimento, antes e depois dele.

Aurélio 25/03/2024

Escrita por um Gabo mais velho, essa obra carrega certa brutalidade do autor, mas sem abandonar seu gênero de narrativa fantástica. A forma como a história se desenvolve me chamou muito a atenção, o jeito que Marquez a coloca ?com relatos e precisão dignas de uma reportagem jornalística? imergem o leitor num mundo de motivos, aparências e nuances. E, para mim, no final, a questão principal do livro ficou clara (alerta de spoiler) Ângela perdeu sua virgindade com o narrador dessa crônica, caso contrário, por que ele não colocaria seu nome? E por que todo esse fascínio pelo caso? Ainda sim, a obra questiona outras questões muito interessantes até no mundo de hoje, a que mais me chamou a atenção é: quão longe se vai pela honra? Em relação às personagens, apesar das poucas linhas, elas conseguem ser bem desenvolvidas (mas é tanta gente que gera confusão). Só não gostei das reações das personagens ao receberem a notícia da premeditação do assassinato, por que ninguém fez nada, nem para avisa-lo ou intervir? Por que ele mesmo, quando recebeu a notícia, não tomou providências, mesmo tendo a chance? Além disso, algo mais me deixou pensando: o que a visita do bispo tem a ver com isso tudo? Escrevo essa análise logo após terminar esta leitura, então ainda não meditei sobre o que li, mas eis aqui a minha impressão deste livro.

Bruno.Defaveri 25/03/2024

Fim antecipado
Santiago foi morto, seus assassinos cantaram aos 4 cantos da cidade o que fariam com ele e nenhuma das pessoas que tiveram com Santiago ou que souberam do fato tentaram evitar isso.

@unirversoecafe 23/03/2024

Uma leitura rápida e um tanto intrigante.
???????? ?? ??? ????? ?????????, publicado primeiramente em 1981, é uma ficção um tanto envolvente que narra a morte do jovem Santiago Nasar logo na primeira linha da história: ??? ??? ?? ??? ? ????????, ???????? ????? ????????-?? ??? 5?30 ?? ??????.?

Um acontecimento que toda a cidade fica sabendo e no entanto, nada é capaz de interferir no destino do jovem rapaz.

Com uma escrita de suspense, comédia e drama Gabriel Garcia deixa o leitor curioso sobre quem, por quê e como da morte de Santiago.

Houve culpa coletiva? Porque ninguém interferiu ? Seria o comodismo das pessoas um fator determinante? Com essas questões o leitor vai adquirindo uma opinião conforme a leitura vai chegando ao fim.

Um livro de rápida leitura, com apenas 160 páginas, sendo uma ótima indicação para quem quer mergulhar no universo do ganhador do premio nobel de literatura ????

Leiam Gabriel García Marquez !

Rodrigo.Rodrigo 22/03/2024

Gabriel Garcia Marquez é um gênio da literatura. Mais um livro com seu contexto lindamente agridoce.

Andressa519 20/03/2024

GABO é genial !
Demorei um pouco pra engatar na leitura, mas depois fluiu muito bem!
As últimas 30 páginas são de tirar o fôlego, mesmo sabendo o que vai acontever você é surpreendido no final.
Livro Perfeito!

@1michelferreira 18/03/2024

Sabe quando todos ao seu redor sabem o que vai acontecer com você, e apenas você não sabe? …Então, o livro Crônica de uma morte anunciada é sobre isso!

O enredo dá-se entre o fim do casamento de Ângela Vicário e a morte de Santiago Nasar.
Após o casamento de Ângela, seu marido descobre que ela não é mais virgem. Ele, decepcionado, a devolve para a família, gerando um escândalo no vilarejo. Os irmãos de Ângela, para recuperar a honra da irmã, estão decididos a fazer justiça com as próprias mãos e saem em busca do acusado, Santiago Nasar.
A fofoca no vilarejo rola solta, por isso, praticamente todos os moradores sabiam que Santiago corria risco de morte. Mas ninguém realmente deu importância e acreditou que tal fato pudesse se concretizar. Santiago era conhecido como um mulherengo e os irmãos Vicário eram amigos de infância dele. Contudo, o fato se concretiza, Santiago é assassinado.

O livro é narrado por um amigo de infância de Santiago, que tentando entender o ocorrido, anos anos depois, volta ao vilarejo para coletar informações das pessoas pessoas que tinham contato e interagiram com Santiago no dia do assassinato. Ele então, narra como foi último dia de vida de seu amigo.

Entre os moradores do vilarejo estão presentes intrigas, fofocas, conservadorismo, preocupações com questões de honra, e futilidades.

Crônica de uma morte anunciada mostra como a perda da virgindade antes do casamento, envolve tantos julgamentos, fato este, se torna maior do que uma morte anunciada. Santiago foi condenado pela sociedade e morto, sem provas.

Luciana 18/03/2024

Muito boa leitura!
O autor narra a história da morte de Santiago Nasar (Não é spoiler, já que o título do livro já indica o mesmo!) de uma forma genial, coletando fatos e histórias com os principais personagens que estavam presentes no fatídico dia.
Um livro fácil de ler, bem escrito e muito interessante como foi narrado pelo autor?Vale a leitura!

Lucas 17/03/2024

Gabi é o brabo!
Segundo livro que leio do Gabo, primeiro pós 100 anos de solidão.

Amei a forma de narrativa jornalística, policial. Amei ainda mais ele fazer referência a personagens de 100 anos de solidão!

Apesar dos vários personagens, a história fecha e consegue incluir e dar a importância a todos.

Elisa Coelho 15/03/2024

A morte é anunciada
De início, pensei que a ?a morte anunciada? faria com que o livro fosse menos interessante. Grande erro da minha parte. O livro é fascinante, e a forma em que é escrito deixa muito instigante e prazeroso para o leitor. Mais um título imperdível deste grande mestre. Recomendo! Fluido, fácil e cativante.

Nicole Pazzini 15/03/2024

O livro já inicia contando que Santiago será morto. Foi um livro bem curioso de ler, pois eu já sabia o final, mas queria entender o motivo de Pedro e Pablo (irmãos) quererem tanto matar Santiago.
Ao longo do livro é possível ir descobrir que a motivação é a honra? porém o que me instigou é que não ficou claro se o fato que ensejou o desejo de vingança se concretizou ou foi apenas uma invenção.
No fim, todos sabiam que o Santiago morreria, menos ele. Alguns tentaram avisar, outros queria ver, outros se omitiram. O final do livro mostra e detalha como ocorreu a morte, eu achei um pouco forte, mas é isso.
Regis 15/03/2024minha estante
Parabéns pela resenha, Nicole, ela me deixou bem curiosa! ??

giovanna.miriel 14/03/2024

é um livro que não tem nenhum propósito ou motivo de ser, não agrega em nada. você fica o tempo inteiro tipo "onde isso está indo?" e acaba não indo pra lugar nenhum além do próprio crime que já é anunciado na primeira frase do livro. nenhum dos personagens tem personalidade ou profundidade o bastante pra você se importar com eles. os detalhes da violência são tão gráficos que dá vontade de vomitar. chato pacaaaa

Tamires.Tanaka 13/03/2024

Não sei se gostei
Foi a minha primeira vez lendo Gabo, não sei se estava com a expectativa alta, mas o livro, a história não me pegou. Não achei a leitura difícil, até que fluiu bem. Mas achei algumas partes confusas, não gostei dos personagens, enfim, terminei sem achar a história genial, como tinha lido em algumas resenhas?

Yasmin1290 12/03/2024

Cara, que livro!
Eu terminei agora e nem sei o que comentar, apenas dizer: LEIAM!

Mesmo você sabendo desde começo o que vai acontecer, você fica tão curioso, TÃO CURIOSO, que você não sai mais da leitura. A forma que é contada a história é muito bom! As citações das pessoas envolvidas, os comentários do Garcia e a 3ª. pessoa foram muito bem cosidas, que eu não parei de ler (tive até que me forçar a fazer uma pausa para comer). A organização foi tão incrível que eu terminava os capítulos cada vez mais curiosa, e até agora estou pensando em dúvidas que me fazem teorizar o que aconteceu em determinadas partes.

Gastei a noite lendo, mas que tempo bem gasto! Sério, leiam!

Karina 06/03/2024

Então?
Eu não curti muito a dinâmica desse livro, me lembrou Morte de Ivan do Tolstoi mas não da forma positiva que foi minha experiência com a obra russa. Alguma coisa não funcionou pra mim (e olha que fiquei bem intrigada no início).