O Pensamento Selvagem

Resenhas - O Pensamento Selvagem

beatrxste 28/04/2024

Levi-Straus: O pensamento selvagem
- A ciência do concreto
“ O universo é é objeto de pensamento, pelo menos como meio de satisfazer a necessidade” (P. 17)
“Cada civilização tende a superestimar a orientação objetiva de seu pensamento, é por isso, portanto, que ela jamais está ausente” (P. 18)
“ depois de ter demonstrado que os indígenas também se interessam pelas plantas que não listas são diretamente úteis, devidas relações significativas que as ligam aos animais animais aos insetos” (P. 19)
“Curiosidade pré-adquirida”
“É claro que um conhecimento desenvolvido tão sistematicamente não pode ser função apenas de sua utilidade prática” (P. 23)

- O pensamento selvagens: rompe a ideia de superioridade
- tudo começa com a sua relação da natureza, ela é igual para todos
- cultura invariante: todos nós passamos pelos mesmos processos só que de modo distintos
- bicolage: utilizar os recursos disponíveis de uma maneira criativa, um fazer mais prático, eu mesma fazer. Criar seus próprios instrumentos
- ciência: formulado e organizado metodologicamente, perspectivas racionais, não universal. É o que se sabe
- para Levi-Straus não existem povos primitivos no sentido pejorativo mas sim povos
- o papel dos totens como uma representação da bicolage
- ciência do concreto versus ciência Ocidental

Luciano 23/04/2020

"O pensamento selvagem é lógico no mesmo sentido e da mesma maneira que o nosso."
A leitura não é das mais simples (tá longe de ser tão acessível e prazerosa como a do Viveiros de Castro), mas a importância do trabalho de Lévi-Strauss para o campo da Antropologia é inegável. Não é à toa que ele é tido como o pai do estruturalismo.