O Órfão de Hitler

O Órfão de Hitler Paul Dowswell

Resenhas - O Órfão de Hitler

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

beka 23/09/2009

Histórias de segunda guerra são sempre tristes...
Conta a história de Piotr, um menino de 13 anos que tem a família morta pelos nazistas. A ironia é que a família de Piotr era alemã e vivia na Polônia por causa de uma fazenda que a mãe havia herdado dos pais. Durante o caos da invasão alemã na Polônia, o menino tem os pais assassinados e é levado para um orfanato onde as crianças órfãs passam por uma triagem na qual são selecionadas aquelas com características arianas marcantes e, apenas esses “modelos”, são salvos e levados para a adoção.

Isso é o que acontece com o nosso menino, que uma vez adotado, passa a se chamar Peter e a viver num mundo diferente do que conhecera. Proibido de falar o polonês, ele vive com sua nova família e tem uma visão extremamente realista dos acontecimentos de sua época. Apesar do sofrimento no qual foi exposto, Peter tem ideais fortes e dignos e identifica aquelas pessoas que, apesar da atmosfera do fanatismo de Hitler que impera em todo o país, têm como objetivo ajudar os perseguidos.

È uma decisão corajosa e madura para uma criança, manter suas crenças e, ao invés de optar pela vingança, manter a dignidade de seu caráter intacta.
Pritt 06/04/2017minha estante
Adorei! Fiquei com mais vontade de ler! Ótima resenha! :)

Cristiane 28/05/2020

Ótimo
Um livro que trata de um tema tão recorrente, mas que sempre surpreende. O livro te prende do início ao fim

Sasa 19/04/2021

Alguma coisa nele não podia aceitar a adoração inquestionável, essa perturbadora fé cega que tinham em Hitler e nos nazista.

ANDER CELES 31/10/2021

Não é um mais do mesmo sobre o nazismo
A história começa meio confusa, vc se sente meio perdido sem saber qual é a linha. Mas essa sensação vai passando.

É um livro cheio de referências a fatos reais que realmente não tinha lido em outros livros com a mesma temática, e olha que já li muita coisa sobre o nazismo.

A perspectiva do personagem principal tbm é muito interessante, um polaco-alemão adotado por uma família como exemplo da raça superior, tendo que conviver entre os absurdos do nazismo e suas convicções pessoais.

A história se torna muito angustiante em determinado ponto, que vc fica naquilo de "Meu Deus, eles vão ser pegos!".

Alguns personagens são bem explorados, como a irmã adotiva mais velha, Elsbeth. Mas senti a necessidade de mais desenvolvimento dos outros personagens. Há algumas situações, pero no mucho. É uma narrativa mais focada em acontecimentos.

Leitura boa. Não é um mais do mesmo sobre o nazismo.

Reccanello 16/08/2021

Infância destruída!
Nunca deixa de ser um mistério a forma como o nazismo, mesmo com sua ideologia coletivista, seu racismo e seus métodos coercitivos, alienou e seduziu milhões de alemães e os levou à beira da destruição absoluta. Aqui, no livro, essa espiral destrutiva é mostrada de um jeito bem próximo, bem comum, através do cotidiano simples de um menino polonês órfão que, por ser fisicamente parecido com o ideal ariano, acaba sendo adotado por uma família alemã nazista modelo: o jantar em família, a árvore de Natal enfeitada de suásticas, a oração agradecendo ao Führer por ter salvado a Alemanha da miséria, a participação na Juventude Hitlerista, os brinquedos e as brincadeiras sempre repletos de um fundo ideológico de adoração a Hitler e de ódio aos judeus, os ideais de pureza e superioridade raciais, os preconceitos e a violência contra quem não se encaixa no padrão... Mas, ao mostrar o ponto de vista de cidadãos alemães comuns, o livro nos faz ver que, conquanto muitos acreditassem pia e intensamente nas ideologias do Terceiro Reich, por baixo da obediência e do medo ainda havia um espírito questionador de toda aquela fé cega em Hitler e no nazismo. De qualquer forma, não deixa de ser um aviso sobre a facilidade com que a sociedade pode ser seduzida.
===
Apesar de bom, o livro não foi dos melhores que já li: a pesquisa histórica foi bem feita, mas a trama demora um pouco a engrenar; apesar de alguns momentos de tensão, a prosa do autor não contribui e a construção de alguns personagens acabou superficial demais. De qualquer forma, e a despeito da temática difícil, é um livro legal e divertido que também nos faz refletir.

Franciele 29/04/2023

Certa vez li que as histórias sobre a segunda guerra eram mais interessantes, escrever ficções e diversas tramas nesse cenário eram mais ?fáceis?. Ontem meu digníssimo afirmou que talvez a razão disso seja o fato da segunda guerra possuir um vilão exato, um vilão mais expressivo e conhecido, diferentemente de outras grandes guerras, é claro.
O órfao de Hitler é um bom romance histórico, ao contrário das famosas produções hollywoodianas, aqui nós temos a exatidão de que o principal inimigo dos nazistas eram os soviéticos. É mostrado também a juventude hitleristas, o interior de uma família nazista, a relação com o religião( alguns fatos inclusive eu não conhecia), questões muito importantes para entender certas ações e reações. Porém, confesso que no quesito romance, ficção, eu senti falta de maior profundidade, de mais ação e diálogos intensos; era como se alguns personagens precisassem ser mais explorados, e uma das cenas finais de captura me desagradou um pouco, ficou uma coisa ?excessiva e corrida? uma sensação de sessão da tarde(somente essa cena).Enfim, apesar das MINHAS ressalvas é um bom livro, e a nível de informação, ele não entra na categoria de livro extremamente descritivo sobre os horrores da Alemanha nazista, é fluido, indico!

P.s: Me emocionei com o final do Otto Reiter

Lucelia16 31/01/2023

Sociedade alemã nazista e seu ideal de pureza racial
Em O Órfão de Hitler acompanhamos a história de Piotr, um garoto polonês parte alemão que fica órfão e após passar por exames que determinam seu valor racial, é reclassificado como alemão e é adotado por uma família alemã. Apesar de seu novo lar em Berlim ser receptivo e representar um novo recomeço para o garoto não se sente verdadeiramente como um alemão hitlerista, apresenta resistência aos ideais nazistas e passa a lidar com questões conflitantes quanto a sua verdadeira identidade, e questões morais, mas também com novas amizades e esperança de que tudo acabe bem.

Foi uma leitura satisfatória e agradável. Gostei muito dos personagens, o Piotr, a família Kaltenbach (especialmente a Elsbeth) e os Reiter. O enredo não traz grandes reviravoltas, mas a intenção é fazer o leitor ter uma visão de como a ascensão de Hitler foi possível, conhecer a sociedade alemã da época e especialmente o culto à personalidade de Hitler.

Encontramos uma Berlim fascinada e devota aos ideais de Hitler em meio a tensão e a perseguição aos judeus e a qualquer um que não encaixasse no ideal racial e ideológico da Alemanha nazista em Berlim.

Enfim, quem quiser dar uma chance, é uma leitura rápida e satisfatório nos aspectos que citei acima.
Emmanuel 31/01/2023minha estante
Gostei da sua resenha, deu vontade de ler, parece muito interessante!

Lucelia16 31/01/2023minha estante
Não me responsabilizo se você não gostar ?

Lucila 01/02/2023minha estante
Kkkkkkkkkkkk

Maick 19/05/2024

O órfão de Hitler
Primeiramente quero dar aplausos para o autor !! Muito aplausos !!
Um livro que voce não tem ressaca literaria!!
O leitor literalmente vive dentro do livro ,com aventuras e perrengues junto com os personagens,as vezes emoções de tirar o fôlego do leitor !
Sinceramente. Esse livro merece um filme!
Merece muito mais que 5 estrelas !

Erika 12/05/2010

Achei o livro muito bem escrito, mas, na minha opinião, a história só pegou ritmo mesmo a partir do capítulo 25. Até então, a narrativa se funda mais na adaptação do protagonista, seu posicionamento ante a sua nova realidade e seus relacionamentos com os colegas, com Anna e com a família adotiva.
Destaco que o autor consegue nos situar com muita precisão no cenário do enredo. Embora ele admita, no final, ter adaptado alguns acontecimentos reais à época da trama, vê-se que ele pesquisou muito sobre a ideologia e costumes daquele contexto. Ponto positivo!
Não sei se há projeto de adaptar o livro para o cinema, mas creio que daria um bom filme.
Enfim, recomendo a leitura, mas sem expectativas enormes.

cid 17/05/2010minha estante
Concordo com você Érika quanto a pesquisa histórica. Mas, acho que faltou imaginação. Ele podia ter ousado mais.

Luciane 04/06/2022

O órfão de Hitler
Peter é um jovem polonês que após a morte de sua família pelos nazistas, e entregue a uma família nazista por ter olhos e pele clara, um.exemplo de "raça pura".

Ingrid.Caetano 21/01/2021

Demorou bastante pra entrar na história. Quase metade do livro foram fatos históricos. Essa parte ficou bem cansativa, mas quando a história engrenou, valeu a pena.
Uma história linda, apesar de triste e forte em alguns trechos.

Ronaldo 21/11/2016

Diferente de todos os livros que li sobre a Segunda Guerra Mundial, este mostra não o ponto de vista das vítimas ou dos oponentes do nazismo, mas dos cidadãos alemães que simpatizavam com a ideologia do terceiro reich. Fiquei abismado com a intensidade com a qual aquelas pessoas acreditavam estar fazendo a coisa certa seguindo os princípios de superioridade ariana que o ditador lhes incutia. Mas é claro que nem todos partilhavam desse fanatismo, uma dessas pessoas é o protagonista Piotr, um órfão polonês que, retirado de um orfanato onde vivia em condições degradantes, é acolhido por uma família alemã e passa a viver como um deles. E isso significa ser um adepto fanático do nazismo. Porém, sua personalidade forte, sua coragem e boa índole entram em conflito com o que está acontecendo ao seu redor. Conforme ele cresce, sua nobreza de caráter começa a falar mais alto, fazendo com que questione se ser um herói nos campos de batalha é mais importante que ajudar as vítimas indefesas que se esgueiram pela sua cidade. Muita coisa no livro me deixou chocado, tanto em relação à hipnose coletiva que o povo alemão parecia estar sofrendo, idolatrando um monstro, quanto à maneira como os judeus eram tratados, mas o que me deixou enojado foi saber o que médicos alemães faziam com as crianças que sofriam de algum tipo do que eles chamavam de anormalidade. É doloroso saber que há apenas setenta e poucos anos as pessoas poderiam acreditar em algo tão absurdo e cometer crimes tão bárbaros em nome disso. Uma história que mostra que heróis de guerra não são apenas aqueles que são condecorados. Podem ser qualquer um. E criminosos de guerra não são apenas aqueles execrados publicamente. Podem ser cidadãos aparentemente inofensivos.

Resenha completa no blog:
Paula.Paiva 27/11/2016minha estante
Ótima resenha. Quero ler esse livro.

shuhua 23/07/2021

Fazia tempo que eu estava com vontade de ler sobre a Segunda Guerra Mundial, milhões de pessoas morreram e essas histórias não devem ser esquecidas.
De qualquer forma, a escrita não me prendeu muito e a leitura não fluiu, só continuei lendo por causa da história.
Pelo livro retratar algo horrível, uma guerra, eu não esperava por um final "feliz", entre aspas porque não acredito nisso de final feliz, eu já estava me preparando para a morte de todos os personagens, e apesar de ter ficado feliz com esse final, acho que também fiquei um pouco desapontada.
Todos personagens tiveram uma boa construção mas acho que faltou algo, depois dos personagens terem cumprido seu papel dentro da obra eles foram esquecidos e nem sequer mencionados.
Contudo, recomendo sim o livro, ele fala sobre uma realidade cruel sob a visão de uma criança.
Juliana 23/07/2021minha estante
Oii, livros sobre a Segunda Guerra Mundial recomendo vc ler O Tatuador de Auschwitz, de Heather Morris e É isto um homem?, de Primo Levi. São livros que eu li e que falam principalmente sobre os campos de concentração. No entanto também há livros que eu ainda não li sobre essa época mas irei recomendar: 72 horas, de Andrew Gross; A Noite, de Elie Wiesel; A garota do casaco azul, de Mónica Hesse; Libertação, de Imogen Kealey

Gabs 08/03/2023

Tocante
Gosto de histórias da Segunda Guerra tanto quanto gosto de autobiografias. Nesse livro, ficção e realidade se misturam, formando uma narrativa impactante, sensível e que causa revolta.
Conhecimento necessário para que períodos como esse nunca mais se repitam.

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6