A Conquista da Felicidade

A Conquista da Felicidade Bertrand Russell

Resenhas - A Conquista da Felicidade

Ale 07/07/2021

Russel divide o livro em duas partes: causas para a infelicidade e causas para a felicidade.

Na primeira, ele aborda algumas distorções do homem, como a fadiga, a inveja, a mania de perseguição, o medo da opinião pública, entre outras, como sendo os motivos que o leva a ser infeliz.

Na segunda parte, ele cita como e onde poderemos conquistar a felicidade.

Marcos Queiroz 26/03/2013

A "Auto-Ajuda" Filosófica
Filosofia destilada para todos, é o que concluo deste livro. Simples e direto, Russell escreve para a população e para quem quiser ler, pois a linguagem do livro é simples e agradável.
Não se trata somente de um livro de "auto-ajuda", mas sim de conteúdo filosófico para incorporar no dia-a-dia de cada um

Vez ou outra vejo que Russell trata as relações humanas com muita simplicidade, com momentos de utopia, ao meu ver. Este é o único defeito que encontrei no livro.

Cinara 13/06/2010

Felicidade
Escrito em 1930, por um filósofo e matemático, talvez seja um dos livros mais antigos que traduzem a idéia básica da "auto-ajuda", Em seu estilo inconfundível, misturando leveza e profundidade, Russel discorre, às vezes de forma surpreendentemente objetiva, sobre o inesgotável tema da busca da felicidade. Uma das melhores frases do livro, classificando o trabalho como uma das causas da felicidade: "A maioria das pessoas que se vê livre para ocupar seu tempo como quiser fica indecisa, sem que lhe ocorra a idéia de algo suficientemente agradável que valha a pena ser feito. E qualquer que seja a decisão, aparece a desagradável sensação de que teria sido melhor fazer algo diferente". Convenhamos, é um contexto facilmente reconhecível.

Wellington V. 10/05/2009

Ser Feliz é Fácil...
Trata-se, é certo, de um livor de auto-ajuda. Mas é muito bom -- claro, uem o escreveu foi Russell, um dos maiores filósofos do séc. XX --, e traz informações necessárias para quem deseja ser feliz. Estou preparando uma palestra sobre ele.

Cynthia Coutinho 22/02/2023

Livro repetitivo
?Bertrand Russell apresenta em "A Conquista da Felicidade" uma proposta, livre de julgamentos morais, para a conquista de uma vida feliz.
Depois de enumerar as causas da infelicidade que nos ameaçam na sociedade moderna, Russell aponta os caminhos para contornar os perigos do cansaço e do egocentrismo. Ao mesmo tempo, encoraja o leitor a seguir o caminho do seu natural «gosto de viver», através da diversificação de interesses e das relações interpessoais.?

Ka Castoldi 07/05/2009

Bom, mas é muito auto ajuda para o meu gosto... E como todo auto ajuda, um clichê só =)
Ricardo 11/09/2016minha estante
Oi, Kássia!
Não vou entrar no mérito de se é ou não auto-ajuda, mas na sua caracterização como clichê.
Imagino que concordemos ser razoável julgar o livro pelo seu propósito.
Assim sendo, ser clichê só é um demérito se, de alguma forma, colocar a perder o objetivo inicial.
Sendo mais claro: a situação aqui é diferente de usar uma frase de efeito para impressionar, sem saber tratar-se de um clichê (o que automaticamente a tornará ordinária e sem efetividade).
Quando se tem um objetivo (um problema a resolver) não faz muito sentido chamar uma solução de clichê, a não ser que se trate de algo sabidamente inadequado.
Seu comentário me lembra de como o próprio tema Amor é taxado de clichê por muita gente que estuda filosofia, como se não houvesse abordagem capaz de dar uma contribuição respeitável.