O português da gente

O português da gente Rodolfo Ilari
Rodolfo Ilari

Resenhas - O português da gente

Isabel 13/03/2024

Muito interessante ver do ponto de vista histórico como toda a língua brasileira começou e como tem diversos aspectos que talvez, sozinhos, estudando apenas o português escolas a gente não pare pra pensar. Foi muito interessante também ver como isso se tornou a quantidade absurda de preconceitos enraizados que temos na sociedade. Definitivamente uma leitura essencial.

Mayura 11/10/2023

Leitura obrigatória
Não fazia ideia de quantos preconceitos linguísticos eu tinha (e tenho) até a leitura desse livro. Os autores são muito acertivos quando trazem uma breve reflexão sobre a origem do que conhecemos como português e como ele se desdobra até se tornar "o português da gente". Nossa, esse livro deveria ser uma leitura obrigatória nas escolas com uma revisita periódica.
Super recomendo.

ChrisGally 03/08/2019

Português brasileiro: trajetória e peculiaridades
Depois de traçar um panorama das origens da língua portuguesa, sua expansão e de descrever alguma características fonológicas, morfológicas, sintáticas e lexicais da língua brasileira, sob o ponto de vista da sociolinguística, a obra se volta para as peculiaridades do português do Brasil: as variações linguísticas, a questão do ensino da língua que implica a definição e a elaboração de uma norma brasileira linguística e encerra com o papel do professor de língua materna. O objetivo traçado, portanto, foi o de "recuperar as principais etapas da história da língua (...); convencer o leitor de que é possível olhar para o português brasileiro sem se prender a representações prontas; e mostrar que a variabilidade linguística deve ser aceita como um fato natural". (p. 09).

Teka_ 28/07/2021

Muito bom!
Gostei muito do livro e da forma que os autores abordam o funcionamento da nossa língua portuguesa, sobre as variações, sobre o ensino e como ela surgiu. Aborda também as línguas indígenas e como ela, as línguas africanas entre outras influenciaram na língua portuguesa. A escrita ajuda muito no entendimento e há vários exemplos no decorrer da obra.