Sobre Histórias de Fadas

Sobre Histórias de Fadas J. R. R. Tolkien

Resenhas - Sobre Histórias de Fadas

Aline.Deodato 20/06/2020

"Conto de Fadas é aquele que toca ou usa o Reino Encantado"
Neste livro Tolkien argumenta a respeito dos Contos de Fadas e sua Origem, e sobre a Fantasia, dissertando sobre o gênero que alguns restringem somente à literatura infantil.
Além dos ensaios, há também o conto "Folha, de migalha" do autor.
"A definição de conto de fadas| o que é, ou o que deveria ser| não depende, portanto, de nenhuma definição ou relato histórico sobre elfos ou fadas, mas sim da natureza do Reino Encantado, do próprio Reino Perigoso, e do ar que sopra nessa terra. Não tentarei defini-lo nem descrevê-lo diretamente. É impossível fazê-lo. O Reino Encantado não pode ser captado por uma rede de palavras; pois uma de suas qualidades é ser indescritível, porém não imperceptível."
Outro trecho interessante também:
"A Fantasia é uma atividade humana natural. Certamente ela não destrói a Razão, muito menos insulta; e não abranda o apetite pela verdade científica nem obscurece a percepção dela. Ao contrário. Quanto mais arguta e clara a razão, melhor fantasia produzirá."
Esta leitura foi uma grata surpresa :)

Lais.Souza 02/08/2020

Quem disse que contos de fadas são sobre fadas? Ou que são feitos para criança? Aquele que afirma tais expressões se que sabe o que é um conto de fadas. Tolkien expressa de forma clara aquilo que ele enxerga como conto de fadas e sobre mundos secundários. Ele que é o responsável por uma das fantasias mais emblemáticas da história , nos mostra os caminhos que somos levados nos contos de faladas.

vinnycordeiro 14/05/2012

Esta obra é fundamental para os aficcionados pela obra de J. R. R. Tolkien. Entretanto, só dei 4 estrelas porque este livro toma direcionamentos e escolhas a meu ver bem equivocados em sua tradução, feita por Ronald Kyrmse. Ele tornou-se persona non grata na comunidade tolkieniana brasileira quando, no início da década passada, fez diversas escolhas no mínimo polêmicas na nova tradução para o português de O Senhor dos Anéis, que foi posteriormente cancelada. Algumas destas escolhas, entretanto, apareceram posteriormente em outro livro, "Os Filhos de Húrin".

Caso o leitor desta resenha queira ler uma tradução mais acurada do original, o livro "Tree and Leaf", sugiro a leitura da dissertação de mestrado de Reinaldo José Lopes, disponível gratuitamente no site da USP no endereço a seguir:

Pesa a favor desta tradução o cuidado deliberado em fazer com que o texto soe, mesmo traduzido, como um texto de Tolkien. Além disso, e dentro do possível, esta tradução mantém em português diversos jogos de palavras, típicos de um autor que era antes de tudo um filólogo. E para arrematar, é a única tradução para o português (mesmo que parcial) do 4° texto de "Tree and Leaf", o poema em métrica aliterativa anglo-saxã "The Homecoming of Beorhtnoth Beorhthelm's Son", que o Kyrmse sequer tentou traduzir ao que parece.
Estelia 19/05/2014minha estante
Por gentileza, alguém pode me dizer onde encontro esse livro para compra-lo, não encontro em lugar algum e o almejo muito! Desde agradeço a atenção.

vinnycordeiro 19/05/2014minha estante
Este livro saiu de catálogo e foi reeditado com o título "Árvore e Folha", tradução literal do original em inglês.

Vivi 04/07/2021

Bom para refletir
O texto de Tolkien reflete sobre o conceito e importância do contos de fadas e se mostra atual, mesmo depois de tantas décadas de sua publicação.
O conto que encerra o livro (Folha, por Niggle) é excelente!

Dani 01/02/2009

É um livro bem técnico de Tolkien, que defende, entre outras razões, que os contos de fadas não são escritos necessariamente para crianças. Mas, geralmente são atraentes a elas porque ainda não conhecem o mundo de forma a distinguir o real do fantástico.
Trata também dos consolos que as histórias de fadas podem trazer: imortalidade, final feliz.

Tolkien termina com um conto chamado "Folha por Niggle", que não me encantou muito.

Ketlin.Chaves 09/01/2023

SOBRE HISTÓRIAS DE FADAS
Ele define alguns conceitos sobre fantasia ao abordar a origem do elemento da literatura fantástica, e o que se levar em conta no processo de criação de um livro sobre fadas.
Segundo Tolkien, histórias de fadas é aquela que se utiliza do «Belo Reino».

Rafa 02/07/2021

Não é uma história numa terra média
É um livro mais teórico aos que pensaram ser um livro encantado de Tolkin,
Se está surpreso, imagine eu que esperava encontrar um Hobbit nessas páginas amareladas.
É uma teoria que se você pensa em escrever um conto ou até mesmo um livro, experimente usar.

Henrique 26/02/2020

Dialética sobre o "Belo Reino"
A primeira parte desse livro parece ter sido escrita visando um público mais erudito. Apesar de ser um texto muito prolixo, essa leitura se revelou um exercício importante para refinar o olhar crítico do leitor.
Compondo a segunda parte, o conto "Folha por Niggle" encanta facilmente o leitor além de nos fazer questionar como lançamos mão do tempo que nós é dado.

Roberth 11/07/2020

Divisor de águas na leitura de contos de fadas...
Que livro precioso. Recomendo a leitura para todos os amantes de literatura fantástica e contos de fadas. Aos admiradores de Tolkien, este livro explica os principais motivos dele ser um autor incomparável nesta área. Aos cristãos, o epílogo é simplesmente de emocionar. O conto ao final é primoroso e lê-lo logo após as considerações de Tolkien sobre conto de fadas torna tudo ainda mais belo e profundo.

Camila 15/05/2020

?Bom? livro. Pra quem tem interesse, disponível na toca do livro!

Gustavo 29/12/2012

O Álamo de Tolkien
Tive das palavras daquele que muito admiro, uma estranha sensação de identificação. Teria Tolkien baseado o querido Condado naquele lugar terno em que vivia? Posso com certeza dizer que ele sentia saudades de um pé de álamo que conseguia enxergar mesmo deitado em sua cama, um pé de álamo que fora derrubado; “Não acho que tivesse algum amigo, ou alguém que lamentasse sua ausência, exceto por mim e um par de corujas” ele disse nestas exatas palavras.
No livro Sobre Histórias de Fadas, Tolkien propõe-se a falar dos contos que marcam gerações e dos mistérios do Belo Reino (Faërie), uma terra a qual Tolkien foi um errante explorador, fato fundamental que o influenciou a origem de Arda e a Terra Média. Ao ler este conto descobrimos também porque um respeitado professor de Oxford passou mais de meio-século narrando contos de um mundo estranho e distante, como se sua mente transbordasse de algum mágico poder que o fizesse ser alguém tão incrível e formidável.
Folha por Niggle, um conto incluído neste livro, é em sua essência um ponto de vista do próprio autor do próprio Reino das Fadas; uma visão da própria literatura e fantasia em si. Niggle é o retrato de um Mitopoeta, um pintor que gostava tanto do que fazia, que pintou uma tela tão grande e bela, que criou vida em no mais belo dos jardins. De qualquer forma “Somente um artista pinta folhas melhor do que uma árvore.”
Pude perceber o quão importantes são as menções e exemplos neste livro; seriam os contos de fadas histórias somente para crianças? Ou estas crianças queriam estes contos somente para elas? Talvez essas perguntas possam ser simplificadas em um pensamento que elaborei durante a leitura deste livro : “ O que define a essência de uma criança? Seriam elas definições em si, ou definidas por alguém? E o mais importante: Do que seria uma grande criança capaz de fazer?" Seja como for, não cabe a mim responder estas perguntas, apenas ousei fazê-las para que alguém em sua formidável consciência e mente aberta possa tentar responder, e se conseguir, o fez porque as bonecas ou carrinhos de suas estantes castigadas pelo tempo, não estejam tão empoeirados assim.
Eleili Do 19/08/2014minha estante
Caro Gustavo adorei sua exposição, breve que me deixou louca pra ler este livro. Sou nova neste mundo dos livros, mas cada dia me apaixonando.

Larissa.Herbsthofe 26/02/2020

Nesse livro vemos pelas palavras de Tolkien como definir e enxergar as histórias de fadas e os contos de fada....e também o conto Folha por Niggle é bem interessante.

Tereza 16/02/2024

Árvore e Folha
Como raramente leio sinopse ou comentários sobre o livro que pretendo ler para ser pega totalmente de surpresa, acabei quebrando a cara com esse livro.

Eu que esperei encontrar um hobbit, um troll, um elfo qualquer acabei me deparando com uma obra teórica escrita para aqueles que querem escrever ou entender melhor sobre os conceitos que envolvem a escrita de mundos encantados e narrativas ficcionais.

A obra acompanha um conto que serve como exemplo.

Enfim, leitura recomendada somente pra escritores, iniciantes ou não.