Catecismo da Igreja Católica

Catecismo da Igreja Católica Vários Autores

Resenhas -

Polliana 20/11/2020

Aqui morrem todos os preconceitos sobre a Igreja.
Quando inicialmente pensei em ler o Catecismo da Igreja Católica, pensei que seria uma leitura muito chata e maçante; não poderia estar mais enganada. A leitura, ao menos para mim, foi muito fluida.

Quanto ao conteúdo, entendi porque todos os católicos que conheço sempre dizem para não ler a Bíblia, o que para alguém com origem protestante, soa como um absurdo. Na verdade o que eles sempre quiseram dizer foi para ter um preparo intelectual (e preferencialmente, também já ter fé), antes de tentar lê-la.

Como protestante, cresci com a ideia de que a Bíblia é um livro claro, completamente inteligível. Por mais absurdo que, hoje, isso me possa parecer, eu acreditava nisso. Como eu nunca conseguia entendê-la, achava que estava condenada ao inferno, que o Espírito Santo não estava comigo, pois na minha cabeça protestante, só poderia haver esta explicação. Jamais cogitei a chance de os católicos estarem certos. Ler a Bíblia me fazia sofrer, muito.

Este ano tive a graça de conhecer alguns bons católicos pela internet, e com um vídeo ou outro aqui, um artigo ou outro ali, percebi que estavam certos em alguns pontos e comecei a estudar o catolicismo. Então, estou fazendo algumas leituras indicadas por um professor católico que sigo.

O Catecismo esclareceu muitas dúvidas que guardava em meu coração desde a mais tenra infância, cada página era um deslumbramento novo para mim.

Não consigo expressar a felicidade que sinto de ter dado uma oportunidade para conhecer a Igreja, mesmo ainda não tendo me tornado 'efetivamente' católica, isso está muito próximo de acontecer.

Cristiane 10/12/2023

Catecismo da Igreja Católica
Leitura obrigatória para todo cristã católico.
Aborda os principais temas da fé: Creio, Os Sacramentos, os Sacramentais, a Comunidade de Fé, os 10 mandamentos, a Oração Cristão e o Pai Nosso. Tudo isto é analisado ponto por ponto. Cerca de duzentas páginas são índices: analítico, das citações e lista de siglas.
Despertou em mim o desejo de conhecer a obra dos Santos Padres como Sto Ambrósio, São João Crisóstomo, São Pedro Crisólogo e tantos outros.
É um livro para sempre consultar.

Caelliferus 15/07/2020

Este é um catecismo ruim, possui diversos erros. Muitos padres recomendam sua leitura - erroneamente, por uma certa inocência ou ignorância. Apesar de ser o catecismo mais famoso, é bem ruim

Marcus Oliver 08/05/2021

Tenha muita paciência e muito interesse pelo tema
Minha nota foi baixa por alguns motivos:
A revisão ortográfica do livro é bem meia-boca e me peguei em vários momentos corrigindo palavras que foram escritas erradas em minha cabeça ou que faltavam uma letra ou outra; isso um leitor ?normal? pegaria tranquilamente. Eu sou professor de português, ou seja, via erros além dos ortográficos, vírgulas, concordância e regência; isso tirou um pouco minha concentração.
Outro ponto bem chato no livro é a formatação das palavras bem pequenas para caber o máximo delas num livro pequeno, às vezes, a formatação reduzida de citação se mantinha no texto normal e isso dificultava muito a leitura. Caso você tenha problema para ler de perto, esse livro vai ser uma canseira para sua visão.
O último ponto que mais me incomodou é a maneira como o livro consegue ser redundante em inúmeros pontos, não é um ponto ruim em si, mas, eu acho, que após trazer cinco exemplos da ideia proposta, por exemplo, a importância da oração em voz alta, não há necessidade de se arrastar ainda mais na ideia depois de já ter explicado e exemplificado várias vezes; a retomada da ideia e trazer novos exemplos parecidos com os anteriores faz ser uma leitura bem chata em alguns momentos.

Vamos agora a outros comentários positivos e avisos:
O conteúdo do livro é bom, porque responde várias dúvidas teológicas que um cristão tem, teve ou pode vir a ter; neste livro há um apanhado de todas as discussões que ocorreram em vários séculos desde que a Igreja Católica e, por consequência, o cristianismo teve.
Se você é católico(a), a leitura vale muito a pena, porque você vai entender a razão e o porquê de vários aspectos da Igreja e sua história também. Entretanto te dou um aviso: tenha muito, mais muito interesse por saber disso tudo, é um livro longo e voltado mais para a formação de padres e pessoas que serão ordenadas, isto é, vai ter várias explicações de assuntos que achei meio deslocados para mim; recomendaria que você pegasse uma versão reduzida do catecismo que vai ser tão instrutivo quanto e vai cumprir a função de ensinar os dogmas e ensinamentos da Igreja.
Se você não é católico, tem vontade de ser ou só está curioso para saber mais sobre a doutrina católico, o aviso anterior é redobrado: quer mesmo investir tempo e esforço para um livro longo e mais voltado para instrução de pessoas ordenadas (padres, freiras, etc.)? Se quiser fazer o compromisso com o livro, vá em frente, a leitura dele não fará mal algum, na realidade, será até bem instrutivo e cheio de pensamento filosófico cristão.
Algo que gostei bastante no livro é o fato dele ser bem didático e reunir tanta informação em um único livro. Eu sei parece paradoxal com o último ponto negativo que trouxe, eu sei, mas tirando aquilo que comentei é um livro que traz vários esclarecimentos de dúvidas e questões que eu tinha. Tornei-me católico a pouco tempo e sempre que tinha dúvidas, como as trazidas no livro, um pastor não sabia responder ou trazia uma resposta insuficiente e, às vezes, um padre até sabia responder minha dúvida ou não, mas faltava uma ou outra informação para eu conferir.
Este livro trata a fé cristã como algo acadêmico e fortemente analisado e debatido, algo que prezo bastante em escolhas mais filosóficas, éticas e morais; e não é um simples é por que é, se é da maneira x ou y que pensamos e agimos, há um porquê e este livro traz o porquê com passagens da Bíblia, escritos de santos, papas e teólogos do cristianismo.

samiraetca 20/06/2021

Todo o Magistério da Igreja Católica. Fiz uma meta de leitura diária. No início estava achando que seria uma leitura muito difícil, mas não, muito compreensível e fluída.

Aryadne.Brito 12/05/2020

Sobre o livro
O livro aborda os conceitos e explicações sobre toda a Bíblia. Fundamenta toda a Doutrina da Igreja Católica Apostólica Romana.

Gabi 26/11/2022

Esclarecedor, mas...
Acredito que muito temas ainda não fora abordados com tanta profundidade, além de acreditar que a obra já está desatualizada, não levando em conta pontos e comportamentos que católicos devem ter nos tempos atuais. Entretanto, me trouxe reflexões a cerca de meus próprios comportamentos e dos ao meu redor, principalmente por nós considerarmos católicos.

Recomendo a leitura.