O paciente inglês

Paola 29/12/2010

Resenha aqui:

João Paulo 05/02/2022

O Paciente Inglês
Um livro vendido como uma história de amor, mas que entrega o relacionamento de quatro personagens, o que os trouxe até este momento e talvez os que os guiará a partir daquilo.
Não é repleta de grandes acontecimentos, mas permeada por personagens "normais" com suas qualidades e erros definidos por suas vicissitudes.
Talvez tenha me distanciado um pouco de dois protagonsitas pois não me identifiquei muito com suas formas de pensar, isso aliado com descrições enfadonhas sobre desarmamentos bélicos, que na minha opinião não estiveram a serviço da história.
Mas no geral é um ótimo romance histórico com uma descrição ímpar. Além de um retrato triste e poético de pessoas diferentes unidas pelo acaso.

Josi 29/11/2009

O paciente Inglês
O romance é trágico , sem deixar de ser lindo!

Mariana 26/07/2023

Eu ainda não terminei de processar esse livro, então dá pra se dizer que a minha experiência foi marcada pelo choque.
Os acontecimentos históricos aqui não se manifestam tanto como uma cadeia de eventos, mas sim como o plano de fundo para as mudanças de personalidade dos personagens. É, sem dúvida nenhuma, impressionante, e deixou um impacto.
Não sei mais o que dizer.

Di Morais 23/11/2023

O paciente inglês
Não me cativou. Leitura maçante.
No final da Segunda Guerra Mundial, um desconhecido, que teve queimaduras generalizadas quando seu avião foi abatido e ficou conhecido apenas como o paciente inglês, acaba recebendo os cuidados de uma enfermeira canadense. Gradativamente, ele começa a narrar o grande envolvimento que teve com a mulher do seu melhor amigo e como esse amor foi fortemente correspondido. Porém, outros detalhes parecem não vir à sua lembrança, como se ele quisesse que tais fatos continuassem enterrados e esquecidos.

Sergio330 20/12/2023

Quem realiza a leitura após assistir o filme se depara com certas narrativas que o filme, por vezes, não aborda. Por esses aspectos, acho que a melhor leitura da obra é a feita sem comparações e julgamentos entre livro e filme. Os principais personagens vão aparecendo pouco a pouco e a cronologia do livro, como imagino que deva ser uma tempestade no deserto, não ocorre de modo linear. A escrita é dinâmica, de momentos e contextos com carga histórica a passagens poéticas.
Ao final da obra o autor faz uma lista de obras diversas, as quais utilizou para compor "o paciente inglês". Vale a pena escutar "I' Il be seeing you", referenciada nessa lista do autor, de Irving Kahal & Sammy Fain, ao meu ver a interpretada por Tony Bennett é muito boa, conecta-se a certas passagens, momentos, romances... seja de Almasy a Katharine, seja de Kip a Hana...