Não Se Iluda, Não

Não Se Iluda, Não Isabela Freitas

Resenhas - Não se iluda, não

Pam 21/07/2015

Não escreve, não!
Gente...Li o "Não se apega, não" e até resenhei (podem procurar, tá lá), dando duas estrelas e encerrando com a esperança de que o segundo livro fosse melhor. Não é. É MUITO pior. Vergonha alheia mesmo. Me questionei porque a Intrínseca publicou isso, mas já descobri: com tanta "frase feita", as mocinhas compartilham isso nas redes sociais, contaminando outras, que vão comprar mais livros, e assim vai.

Quero deixar bem claro que eu não sou daquelas pessoas chatas que acha que literatura é só clássico, e também quero dizer que eu curto infanto-juvenil, desde que a história seja boa. Mas esse livro, não dá. Tive que anotar tudo o que eu achei absurdo (mais de uma página) pra começar essa resenha. Então, lá vai.

- Incoerência. Desde o fato dela dizer que poderia encontrar alunos no banheiro em que ela estava, mas que uma página depois, ficamos sabendo que era banheiro de funcionários, até ela dizer que se ama mas ser totalmente insegura, ou então quando ela diz que a família a acha estranha, mas no fundo ela é só muito imatura mesmo. Vamos escolher uma linha de raciocínio e seguir até o fim?
-Uma moça de 23 anos que estuda direito criar um blog pra desabafar sobre homem, sob anonimato, mas citar nomes e até ofender algumas pessoas? Processo fácil isso. E o número de acessos que o tal blog teve em pouco tempo? Todo mundo que tem ou já teve blog sabe que não é assim que funciona. O QUE SÃO aqueles comentários do blog? OI?
- Quem chama as pessoas por nome e sobrenome fora de novelas mexicanas?
- Feministas, eis aqui um livro que pode ser alvo das discussões de vocês. Eu não participo desse tipo de discussão, mas tem muitos "vaca", "vagabunda", "piriguete" que na minha opinião, foram bem gratuitos. É slut-shaming que chama isso né? Ela também fala super mal de moças que usam roupas curtas e gostam de chamar atenção dos rapazes e ficar com eles.
- A personagem/autora/whoever usa um tom extremamente infantil pra dar as "dicas" pras leitoras. Me senti lendo "atrevidas" da vida, sério. Você não precisa escrever como uma garota de 13 anos pra ser entendida por elas.
- Comentei na minha outra resenha que seria melhor que a Isabela escrevesse livros só de auto-ajuda/conselhos. Misturar história com isso não deu certo. Reafirmo aqui minha opinião. Os conselhos dela não combinam com a personagem que ela criou.
- É tão fácil assim pros personagens-orelha (e superficiais) do livro passar na UFJF? E pra viajar pra Costa do Sauipe também?
- E o sucesso repentino que a Isabela-do-livro faz? "Muito bom, autêntico, original": nada disso pode definir o que ela escreve, desculpa.
- O final. Gente?! Tudo se acerta facilmente, sem grandes consequências. Esse triangulo amoroso? MUITO CLICHÊ!

Eu esperava um pouco mais de maturidade da Isabela como escritora nesse livro. Assim como o primeiro, comecei a ler com a mente aberta, mas não rolou. Como eu já afirmei, seria muito melhor que o livro fosse somente de conselhos ou com conteúdo similar ao blog dela. Eu entendo que ela é iniciante (mas até quando?), e que é o sonho dela ser escritora, e longe de mim querer poluir a imagem da moça, mas "Não se iluda, não" é um livro muito muito fraco e extremamente comercial. O enredo poderia ter rendido muito mais sem os conselhos, assim como os conselhos poderiam ter rendido muito mais sem uma história sendo contada. Se eu fosse vocês, pensaria duas vezes antes de ler e sair por ai reproduzindo que AMARAM o livro. Acho complicado que mocinhas que já estão saindo da adolescência se identifiquem com muita coisa desse livro, porque há muita imaturidade ai. Compartilhei trechos com várias pessoas, que tem diferentes gostos para a leitura, e ninguém curtiu.

Dessa vez, uma estrela só, porque embora não tenha erros graves, não vai ter estrelinha como pontinho de confiança. Ruim.
Suelyn Baldo 21/07/2015minha estante
De fato você teve estômago de ferro pra ler isso daí... Li as ''20 regras para não se iludir'', quanta baboseira, e ainda bem que não passei dessas frases ridículas!

Pam 22/07/2015minha estante
Pior que relendo as resenhas do outro, eu conclui que realmente é mais tosco. Acho que a Intrínseca pressionou tanto a menina pra escrever outro logo, que ficou meio perdido o livro '-' Obrigada :)

FAbia.Santana 28/07/2015minha estante
Que bom que li sua resenha, pois não vou mais gastar meu rico dinheiro em um livro tão fraco. Li o primeiro como você, de mente aberta, mas, a história não engrenava, não prendia. Aquele lance de misturar auto ajuda com enredo de história não rolou também. E saber que o segundo consegue ser pior que o primeiro? Afffff, drogas, to fora! Rs.

Pam 28/07/2015minha estante
@FAbia.Santana que bom que mais alguém enxergou as mesmas coisas que eu! Se não gostou do primeiro, nem tente ler o segundo meeeeesmo!

Karol 03/08/2015minha estante
Pois olha.... Realmente o 2º livro me decepcionou. Inicialmente me empolguei. O prólogo, as primeiras páginas.... Mas depois parecia que estava lendo a história de uma adolescente de 15 anos. Muito infantil para uma menina de 23 anos. Confesso que me arrependi de comprar. Espero que o próximo livro compense o 2º. ?

Roberta.Luana 07/08/2015minha estante
Esse foi o primeiro livro que não consegui terminar de ler. Li 60 páginas com muito esforço e me dei por vencida. A história não prende.

Juliana.Mariano 13/08/2015minha estante
Não gosto de fazer comentários negativos, mas o livro é muito ruim. Tive a mesma sensação que você, vergonha alheia. O fato de estar a cidade toda na Costa do Sauípe, o encontro com o gêmeo do melhor amigo, a descrição do show, tudo muito ridículo, ilusório e sem qualquer sentido. Parecia uma história contada por uma menina de 13 anos. Não acho que veracidade é essencial a uma história, mas aquilo passa dos limites.

Zih 22/08/2015minha estante
Que bom que li essa resenha antes... Assim não perco meu tempo.

Carol Gonzaga 06/09/2015minha estante
Eu li o livro e ate emprestei para algumas amigas lerem e nenhuma compartilhou da minha opinião já estava achando ate que eu era a unica chata ate ler sua resenha que compartilha das mesmas opiniões que eu. O primeiro livro eu considero muito bom já o segundo parece que foi escrito apenas para vender as presas mesmo não tem coerência como você citou e o livro mais parece um conto de fadas já que tudo sempre acontece de um jeito que sabemos que na vida real não seria assim. Hoje não sei se compraria outro livro da escritora.

Dana Silva 09/09/2015minha estante
Oh Gloria Jesus, várias pessoinhas que compartilham da minha opinião. Senhor, o Mundo não está perdido. Que livro RUIM, acho que é de longe o pior livro que li na vida! Misericórdia!

Rebeca.Almeida 17/02/2016minha estante
Graças a Deus achei pessoas que odiaram esse 'livro"... Eu até curto umas baboseiras, mas com certeza, nem para baboseira serve.

Romane.Cristine 04/03/2016minha estante
Só comentários negativos. Pior que meu livro chegou semana passada, li as regras e algumas eu confesso não fez sentido pra mim. Li o primeiro capitulo e não entendi muita coisa, e depois desses comentários to com medo de prosseguir a leitura. Mas já comprei vou fazer o esforço.

Scila.Alex 04/07/2016minha estante
Li o primeiro livro por obrigação... Peguei o segundo para fechar a leitura... E de fato é uma leitura pesarosa, fraca e também senti vergonha alheia! kkk

Natassia 19/08/2016minha estante
Ufa!!! Achei que era só eu que tinha achado terrível o livro!

@yasmimramosblog 22/08/2016minha estante
QUANTA GENTE AMARGA NESSES COMENTÁRIOS :( EU LI, E AMEI! (devem ser muito desiludidos no amor, ou no minimo.. se acham bastante superiores aos outros "mocinhas que lêem esses livros" no caso eu sou uma.. Sou dessas que leio de Jane Austen, passando por Marian Keyes até chegar Isabela Freitas! E digo, de coração, se fazem tanto sucesso é porque, SIM, eles têm uma mensagem boa pra vida da gente..)

Pam 24/08/2016minha estante
@Mym eu adoro romance água com açucar (Jane Austen, inclusa, não que os romances dela sejam água com açucar...) e sou a pessoa mais tonta do mundo pra questões românticas. Mas esse livro é ruim sim. Posso citar inúmeras coisas ruins que fazem sucesso só porque as pessoas usam como distração, ou assistem/ouvem/leem porque todos os outros também o fazem...

Bela 14/09/2016minha estante
Meu maior erro foi ter comprado os dois livros!
Quando li o primeiro ja quis abandonar em menos da metade
O segundo ta aqui na estante so enfeitando msm
A única coisa que gostei nesses dois livros foi as cores porque a história é cansativa e ruim

Israel.Costa 26/11/2016minha estante
Eu fiquei com a mesma sensação, porém eu acredito que como há pontos positivos eles meio que minimizam os negativos. Mas é meio chatinho mesmo.

Diego.Belmiro 10/12/2016minha estante
Eu li o primeiro livro, que é até aceitável. É fofinho, mas esse aqui ? MEU DEUS! Qual a necessidade dessa publicação, Intrínseca ?

Gil Victor 31/12/2016minha estante
Obrigada por você existir KKKKKKK
Ia comprar todos os livros por recomendação de amigos
Sério, vlw msm

Bia 07/02/2020minha estante
Muito bom esse livro

Mi_lendo23 19/02/2020minha estante
Tô lendo na força do ódio. Me pergunto às vezes se ela tem 23 ou 13

Matheus.Motta 21/04/2021minha estante
esse livro é perfeito e ajudou muitas pessoas, com os conselhos e as histórias de vida da personagem, simplesmente perfeito o livro!

Clara 08/08/2021minha estante
acabei de ler..
comprei ele em 2019,mas na época não lia muito então ele ficou parado no canto criando poeira,então por esses meses resolvi ler ele,e pra ser sincera ele é um livro bem adolescente...acaba sendo bem confuso o conteúdo dele...e o assunto foge bastante do título..mas enfim eu recomendo você ler se você tem uns 12/13 anos,pois tirando isso acho que ja fica meio fora.

Beatriz3345 14/12/2021minha estante
Nossa eu amo esse livro, ele me ajudou muito

Sthefany_barb 20/12/2021minha estante
Lembro que li esse livro por volta dos 13 anos e era favorito demais, hoje com 18 anos lendo achei extremamente imaturo e cansativo?

expressodoslivros9 21/03/2022minha estante
Li esse livro há muitos anos. Achei um saco, super tosco e sem noção. Mas, o ?gostar? é relativo. E assim como o primeiro livro, esse não funcionou pra mim.

Rodrigues 28/07/2022minha estante
Livro horrível! DETESTEI!

isadora417 12/05/2023minha estante
sthefany_barb me ocorreu a mesma coisa

Aulette 24/10/2023minha estante
Que amarga mana

Tiaria 13/11/2023minha estante
Eu tbm achei muito fraco o segundo volume

Mandy_ 31/05/2024minha estante
Sua resenha me deu um alivio pq eu desisti desse livro, não aguentava mais essa coisa de blog e ficar mal tratando a prima totalmente de graça...

Paraíso dos Livros 17/03/2021

Resenha – Não se ilude não – Isabela Freitas – Livro 2

No segundo livro da série de Isabela Freitas, já no início é revelado que algo inesperado aconteceu com Isabela, que precisará encarar seus problemas. Novamente a protagonista está em conflito com seus sentimentos. Nada é fácil para ela, mesmo quando parece que encontrou um amor correspondido para seu coração.

Na nova narrativa, Isabela está no Sunshine Festival da Costa do Sauípe, para ver suas bandas favoritas, quando, após o término de sua amiga Amanda, ela conhece Gabriel, um rapaz gentil, educado e amoroso, que logo se torna alguém especial para Isabela. Porém seu melhor amigo Pedro Miller, demonstra sentimentos um tanto suspeitos com relação a moça, revelando segredos sobre si e sobre seu irmão gêmeo, que por acaso também se chama Gabriel e está no festival.

Com essas palavras, nem preciso dizer que a confusão já está armada! A medida que as peças vão se encaixando na leitura, vemos que nada na vida de Isabela é por acaso e que tudo tem um significado para acontecer.

Com a história dos irmãos Pedro e Gabriel em evidência é possível compreender o interior e pensamentos de Pedro, os motivos do seu bloqueio em ter um relacionamento sério e como a relação mal resolvida do passado com o irmão, reflete na sua vida até os dias atuais.

Algo que achei interessante neste livro, foi a protagonista ter um blog aonde divide seus desafios e experiências de maneira anônima como Garota preto e branco. E também está escrevendo um livro, mostrando seu foco para tornar o seu sonho real em meio a uma montanha-russa de sentimentos que está ao seu redor.

Se você leu o primeiro livro, e virou fã do personagem do Pedro Miller, saiba que algumas suspeitas se confirmam neste segundo volume, mas já aviso que Gabriel é um personagem encantador, sendo difícil sentir raiva do rapaz.

Novamente, gostei muito da narrativa de Isabela Freitas e da forma como ela consegue trazer leveza em sua história, com palavras divertidas, sempre com reflexões significativas e importantes para o contexto apresentado de seus personagens e também para a vida. Recomendo a leitura e já estou curiosa para conferir o terceiro volume da série “Não se enrola não”.

Karina 17/03/2021

Resenha – Não se ilude não – Isabela Freitas – Livro 2

Mickaellataraujo 03/03/2024

"O que sei sobre o amor é que não temos certeza alguma até conhecê-lo, e quando o conhecemos continuamos em dúvida.?
Nicolle71 03/03/2024minha estante
Mds, eu li esses livros da Isa há alguns anos. Eles são tão bons!

Brenda 15/03/2021

Não se iluda, não
Amei, aqueceu meu coração!

"Sabe, as pessoas se importam tanto em descobrir se há vida em outros planetas, mas ei, existe vida dentro de você. Vida. Pulsante. Inquieta. Correndo pelas suas veias. Você está vivo! E agora? O que vai fazer com isso? Nasci para voar. Para amar até doer. Para rir descontroladamente. Quero experimentar todas as sensações que o mundo puder me oferecer. Nunca vou me contentar, nunca, nunquinha. Nem se rodar o mundo em um ano dentro de uma Kombi. Nem se conhecer todas as sete maravilhas do mundo. Nem se receber um prêmio de escala internacional. Para mim, não existe essa de linha de chegada, nem de listinha de objetivos. Não quero ser famosa, única, nem aquela que vai ser lembrada nos livros de história. Quero apenas que quando estiver bem velhinha, ao fechar os olhos e falar do passado, possa me lembrar de todos os sentimentos bons que meu coração pôde experimentar. E que isso me arranque um riso frouxo, daqueles que dificilmente saem do nosso rosto. Alguns dizem por aí que sou louca. Outros me acham inconsequente. Minha família me acha esquisita, ô, se acha. E o que eu acho? Que nós podemos ser quem quisermos. Eu e você. Eu busco me sentir infinita. Uma busca infinita pelo infinito do ser. E provavelmente será assim por todos os dias da minha vida. Não importa que caminhos eu tenha que trilhar para me sentir assim. Simplesmente não me agrada a ideia de ceder à sanidade e viver a vida que todos acham que eu deveria viver."

Andy.Domingos 30/07/2020

Você não precisa de ninguém para continuar vivendo
" Não se iluda, não " é a continuação do livro " Não se apega, não". A autora mantém as principais características do primeiro livro como por exemplo, o foco ser as histórias de vida da Isabela e dependendo do momento trazer algumas frases reflexivas ao leitor.
Nessa história, a personagem está seguindo sua vida de solteira e tentando não se meter em ciladas como no outro livro. Ela decide ir em uma viagem junto com os amigos onde ocorre muitas coisas, inclusive a decisão de escrever um blog falando de todos os seus pensamentos.
Embora não goste muito das imaturidades da Isabela ao longo do livro, o jeito como as coisas ocorrem na vida da personagem, faz você querer saber o que ocorrerá e se dará tudo certo.

Laisa Sofhia 14/04/2022

Mais um livro cheio de ensinamentos!!
Sem sombra de dúvidas o primeiro livro é muito melhor, mas esse não deixa de ser bom também.

Nesse livro, Isabela Freitas narra mais um dilema amoroso sobre a sua vida (amei que ela escolheu Pedro, porém confesso que também era team Gabriel ?). Ela também conta relatos sobre seu blog anônimo, que deu um pouco errado depois, a paixão recíproca pelo seu melhor amigo, brigas com a prima, conselhos da Amanda, seu primeiro emprego e a primeira vez que foi contratada por uma editora.

No geral, a história é boa e tem frases marcantes!! ?

Oi, eu sou a Mila ^^ 06/06/2020

Ameeeei, como o antecessor. Amo tudo o que essa mulher escreve. Me sinto conversando com uma amiga kkk como ela mesma fala de seus leitores. :]

Hanna.Oliveira 09/01/2021

Leitura leve para quem quer retomar as leituras
Estava muito tempo sem ler e queria um livro leve e meio bobo e acho que esse serviu perfeitamente!
Sua leitura é divertida e me peguei rindo em alguns momentos e, nos agradecimentos finais do livro, confesso que lacrimejei com a autora agradecendo seu avô.
Recomendo a quem quiser um livro leve e rapidinho para retomar as leituras ou se recuperar de uma ressaca literária!

skuser02844 22/03/2021

Releitura
Por eu recordar alguns acontecimentos que ocorrem nesse livro, esperava gostar mais dele do que do primeiro. Porém, não foi isso que aconteceu. Achei os personagens ainda mais infantis, a Isabela continuou se queixando de seus relacionamentos e trazendo as mesmas reflexões/aconselhamentos, só que detalhe, a personagem mesmo não os seguiam. A cada página que eu lia falava "por favor, procure uma terapia". A leitura foi muito arrastada e maçante. Não faço ideia de quando vou ler o próximo, mas espero que ele seja melhor.
Tassio 17/04/2021minha estante
é muito diferente reler um livro né?

fall.lav 12/05/2022

fraquinho
Faz muito tempo que li e ainda me lembro que foi uma experiência bem... pobrezinha? As atitudes da protagonista muitas vezes infantil é estressante. A idéia do blog foi boa, confesso. Mas ela escreve parecendo ter 12-13 anos tendo mais de 20??

Não é um livro que vai 'acrescentar' algo na sua vida, mas não é difícil lê-lo (mas você vai passar raiva!) e é curtinho. Seria melhor se fosse apenas um livro de auto-ajuda, sem envolver história no meio. Se fosse para ter uma história, eu iria amadurecer a mentalidade da protagonista e não pegar 'frases prontas' e apenas jogá-las ali no meio como algo inovador e revolucionário.

Não é péssimo, é razoável.

Particularmente, não recomendo muito.
ju_yanes 16/05/2022minha estante
Pera... Vc é a Didi?

fall.lav 16/05/2022minha estante
pera...qm?

ju_yanes 16/05/2022minha estante
Deixa kkkj

Tatiane.Nogueira 30/05/2023

Maravilhoso
Nunca fique tão iludida com as pessoas pois do dia para noite as pessoas podem mudar ,e literalmente virarem outra pessoa

site: https://www.wattpad.com/user/TatianeNogueira0

Clarinha 12/12/2022

Foi babado confusão
AMO A ISABELA COM MINHA ALMA, ESSE LIVRO FEZ PARTE DA MNH HISTÓRIA DE LEITORA AMO DEMAIS SUPER RECOMENDO