Compêndio de Psicanálise

Compêndio de Psicanálise Sigmund Freud

Resenhas - Compêndio de Psicanálise

Marcelo 27/04/2024

Resenha publicada no Booksgram @cellobooks ?
"Compendio de Psicanálise" é uma das últimas obras escritas por Sigmund Freud, o fundador da psicanálise. Neste livro, que foi inacabado devido à sua saúde debilitada e morte em 1939, Freud buscou resumir de maneira concisa os principais conceitos e descobertas de sua longa carreira dedicada ao estudo da mente humana.

O livro aborda de forma sistemática as principais teorias psicanalíticas, começando com as estruturas da psique: o id, o ego e o superego. Freud descreve o id como o reservatório dos instintos básicos e desejos, o ego como a instância que busca o equilíbrio entre as demandas do id, as exigências da realidade e as restrições do superego, e o superego como uma espécie de consciência moral que incorpora os padrões éticos e sociais.

Além disso, o livro discute a importância dos mecanismos de defesa, como a repressão, a negação e a sublimação, que o ego utiliza para manejar as tensões internas e externas. Freud também revisita suas teorias sobre o desenvolvimento sexual infantil e a teoria das pulsões sexuais, enfatizando o complexo de Édipo como um momento crucial no desenvolvimento psíquico da criança.

"Compendio de Psicanálise" destaca a importância do inconsciente nos processos psíquicos. Ele também discute o método da livre associação como uma ferramenta terapêutica para acessar o conteúdo inconsciente.

Embora o livro não aborde todas as nuances e complexidades dos seus pensamentos mais desenvolvidos, ele serve como uma introdução acessível e um resumo das ideias que moldaram a psicanálise e influenciaram profundamente a psicologia, a cultura e a compreensão moderna da mente humana.

Ao final, há uma mini biografia sobre os últimos anos de Freud, a perseguição pelo Nazismo, a mudança para Londres e a eutanásia.

Super recomendo a leitura.

Bianckah 23/05/2021

O testamento de Freud
Compêndio de Psicanálise reúne os últimos textos escritos por Freud antes de sua morte. Alguns deles inacabados mas ainda assim ricos em conteúdo sobre a Psicanálise. O livro reúne os principais conceitos da psicanálise em uma leitura de aprofundamento. As últimas considerações que o Pai da Psicanálise fez sobre sua fantástica técnica clínica.

Archie 11/09/2021

Última obra freudiana
A editora Autêntica segue no seu trabalho minucioso e de altíssima qualidade de tradução das obras incompletas de Freud. Esse volume especialmente é em edição bilíngue, em alemão-portugues, em que traz os últimos textos que Freud escreveu antes de morrer.

Para quem não conhece tanto de Psicanálise, é uma boa porta de entrada. Isso porque o Compendio foi uma forma que Sigmund pensou de integrar toda a sua produção ao longo de todos os seus anos em um único texto, resumido e de forma consistente. Nesse sentido, quase tudo dos seus conceitos fundamentais está aqui.

Além disso, as escolhas dos editores de colocar textos incompletos (ou seja, Freud morreu antes de terminar) é uma proposta riquíssima para pensar os encaminhamentos que sua doutrina poderia ter se ele permanecesse vivo.

Alice 22/08/2023

Freud
Edição bem realizada, com tradução excelente, organização por temas ficou bem estruturada.
Vale a pena revisitar no compêndio textos lidos em outros escritos

Mel ð¯ 06/08/2022

Compêndio de Psicanálise
Como ultimo dos seus escritos, esse é um texto bastante robusto e maduro de Freud, onde se nota a preocupação com a explicação de termos e conceitos, bem como a tentativa de associação entre os mesmos para a elucidação de sua doutrina.
Ainda que bastante denso por, de certa forma, englobar praticamente toda a doutrina de Freud, como é próprio do autor, a linguagem é surpreendentemente acessível.
É uma pena que seja tido como inacabado, pois vê-se que é completo quanto a sua proposição de compêndio, sendo uma suma da doutrina psicanalítica.
Esse volume ainda conta com algumas notas ou rascunhos de Freud, que evidenciam uma mente lúcida e repleta de pensamento em constante construção, ainda que ele estivesse enfermo.

Larissa.Cifarelli 28/02/2024

Autêntica nota 10
A tradução é sublime, que trabalho bem feito!
Retomar as bases teóricas freudianas é de se deliciar, que leitura gostosa.
Freud com certeza é meu escritor/teórico favorito.
O posfácio é simplesmente fantástico, mostra a trajetória de Freud em seus últimos anos de vida em sua luta contra o câncer e o medo da não continuidade de sua teoria, o compêndio foi seu trabalho final pontuando suas principais teorias, em um momento histórico onde a psicanálise era considerada uma "ciência judaica", Freud lutara para continuar seu legado.

Artur.Sergio 14/05/2022

A herança de um judeu sem deus
"O que herdaste de teus ancestrais, conquista-o para fazê-lo teu". Ingenuamente, pensei que leria um simples resumo do arcabouço teórico do "Fasuto judeu". Como em raros momentos em que o erro nos traz alegria, este foi um deles. Aqui temos em mãos o testamento de Freud e seu pensamento reunido de décadas de estudo e, densa e detalhadamente, vertidos ao português. Recomendo este texto-testamento para aqueles com maior afinidade ao rigor conceitual e estilístico freudianos, ou também aos que têm interesse em conhecer "a peste".

Catarina129 29/04/2023

Gostei
O livro tem uma escrita mais fluida, eu não conseguia terminar os escritos dele e essa versão é mais rápida e didática.

Adriano 23/08/2021

Legado maravilhoso
Ler Freud na maneira como ele realmente quis ser compreendido quanto a sua teoria da psicanálise antes de falecer, é uma riqueza sem tamanho para os leitores de língua portuguesa. A obra é excelente quanto a tradução direto do idioma alemão e quanto as notas explicativas sobre os termos técnicos que sofreram modificações do seu sentido original devido as traduções. O histórico breve sobre o inicio das traduções para outros idiomas é outro diferencial de destaque desta edição.