#GIRLBOSS

#GIRLBOSS Sophia Amoruso

Resenhas -

Queria Estar Lendo 13/05/2017

Resenha: #GIRLBOSS
Essa obra poderia ser considerada uma autobiografia, o que não é, como a autora, Sophia Amoruso mesmo diz. É bem mais do que isso. Através de suas histórias e fatos de sua vida, Sophia nos mostra como foi que a Nasty Gal nasceu e tudo que envolveu o crescimento da marca e de si mesma como uma profissional que hoje é tida como exemplo desse segmento de vendas no mercado.

É um livro que conta como Sophia chegou onde está, tudo que passou em sua vida e o que a fez seguir por esse caminho. Através de sua narrativa dinâmica e informal, ela conta detalhes de sua adolescência e infância nem um pouco exemplares, com acontecimentos importantes e coisas boas e ruins. Ela procura deixar bem claro que tudo ocorreu na sua vida, é parte do que a fez se tornar quem é agora, que mesmo não tendo uma vida brilhante ou um diploma valioso, ela conseguiu ser alguém e passar a mensagem que queria ao mundo, sem deixar de ser ela mesma.

O livro inicia com Sophia relatando sobre como surgiu a Nasty Girl Vintage, inicialmente sua loja online no e-Bay. Como as roupas eram conseguidas e arrumadas, as fotografias tiradas, a divulgação da loja, como era trabalhar sozinha no seu quarto, responsável pela produção de tudo relacionado à Nasty Girl. Desde o começo Sophia tinha um senso fotográfico e de marketing naturais dela, que nunca estudou tais coisas, mas já fazia o que muitas empresas e marcas começaram a fazer apenas recentemente. Ela tinha todo o cuidado de postar os mínimos detalhes sobre as roupas, desde o tamanho até o estado das peças, e ainda, com dicas de como usá-la e ajustá-la. Respondia o mais rápida e educadamente suas clientes que postavam dúvidas, junto com a embalagem do envio do produto ela mandava uma espécie de recado personalizado agradecendo a compra.

"Eu imprimia um recibo e um bilhete feito rapidamente no Photoshop, dizendo: “Obrigada por comprar na Nasty Gal! Esperamos que você ame sua nova peça tanto quanto nós!” — ainda que “nós” fosse apenas eu. Depois eu colocava numa caixa e metia uma etiqueta de envio. Só que nada era feito com desleixo — tinha muito orgulho do cuidado com que eu afixava essas etiquetas. Tinha que supor que a minha cliente fosse tão exigente e tão preocupada com estética quanto eu. De qualquer forma, a última coisa que eu queria era que ela pensasse que se tratava de uma única garota botando a mão na massa sozinha num quarto..."

Aos poucos, Sophia foi ganhando mais experiência no mundo virtual do e-Bay e teve de lidar com coisas bem inoportunas, como vendedoras traiçoeiras que, ressentidas por ela estar se dando bem e tornando a loja famosa, procuravam o que podiam, qualquer errinho, para denunciar os leilões da Nasty Girl e fazer Sophia perder o trabalho de uma semana. Ainda assim, ela mesmo diz que não tinha tempo para se ocupar com bate-bocas, ela apenas arrumava e continuava seu trabalho, focada em fazer a própria loja melhorar do que ter de lidar diretamente com vendedoras desocupadas.

O livro é nada menos que inspirador, principalmente para alguém que está se “iniciando” por assim dizer, no “mundo adulto”. Sophia mostra que você deve lutar e dar o melhor de si mesma para tornar algo melhor e atingir o seu objetivo, sem se preocupar com negatividades alheias. O importante é ser você mesma e continuar trabalhando duro.
A autora dá inúmeros exemplos, experiências que ela mesma teve e aprendeu na marra, sobre comportamento, empreendedorismo e profissionalismo. Ficamos sabendo completamente da jornada que foi a Nasty Gal e as mudanças que isso trouxe para Sophia, assim como seu amadurecimento e crescimento pessoal.

A leitura é rápida e fluída, e o livro tem pouco mais de 140 páginas, então você lê rapidinho. Vale a pena ser lido porque é interessante ver a experiência de alguém como a Sophia, autêntica e que não precisou seguir todas as regras e imposições da sociedade para obter sucesso profissional e pessoal.
Triz26 26/02/2024minha estante
que resenha ótima!! eu já tinha lido boa parte do livro e concordo demais com o que você falou!

xoxoanalu 24/02/2022

beyoncé once said ?who run the world? girls!?
#GIRLBOSS foi uma grande experiência. é um livro íntimo, engraçado e ao mesmo tempo sério.

não é apenas uma autobiografia, e bem, esse não é o próprio da autora. Sophia Amoruso compartilhou suas experiências como empreendedora, e as ensinou de forma pura e crua.

é um livro inspirador, e olha, você não precisa querer ser uma empreendedora ou trabalhar com marketing ou moda, porque em qualquer coisa que for trabalhar é necessário saber certas coisas para não se dar mal, e as dicas que Sophia Amoruso dá em seu livro são ótimas para serem seguidas. e sinceramente, abriu muito a minha mente e descobri coisas que nunca iria imaginar.

eu adoro autobiografias, mas, como já disse, o livro não é apenas isso e a autora deixa claro que essa não é a intenção dela. e bem, nunca fui muito chegada a livros sobre esses assuntos de empreendedorismo ou marketing, porém ler a história e as dicas de Sophia Amoruso foi extremamente incrível.

ela começou do nada, e era uma mulher a versa ao sistema capitalista, uma completa rebelde. que construiu um império impressionante. certamente, Sophia Amoruso é um verdadeiro ícone.

algumas pessoas julgam esse livro agora porque a NastyGal, a empresa de Sophia, faliu em 2017 e a sua série na netflix foi cancelada na primeira temporada. mas, na minha humilde opinião, isso não importa porque esse tipo de coisa acontece. e bem, nada dura para sempre.

e ok, por que você escutaria alguém que criou algo e a empresa faliu? porque não é sobre isso! isso não é importante; o que é importante? como ela começou, como ela usou todo suor, sangue, determinação, tempo e o mais importante de tudo, sua criatividade para criar o que criou! e qualquer um pode fazer isso, basta acreditar e trabalhar, e se dedicar, para se tornar realidade! e acredito que essa é a mensagem que Sophia Amoruso quer passar em seu livro. pois a vida é complicada, e todos nós temos sonhos, ambições, só que se não nos mexermos nada irá acontecer.
Flávia Menezes 24/02/2022minha estante
Excelente resenha! Sempre fiquei entre ler ou não ler, e você me fez ver um lado bem interessante e me fez considerar colocar esse livro a minha lista de futuras leituras. ??????????????

xoxoanalu 24/02/2022minha estante
aaa fico contente em saber disso, Flávia!!! espero que goste da leitura tanto quanto eu??

Vic 30/09/2021

Gostei da história dela de lutar e ir atrás de construir uma empresa super top, porém achei bem cansativo a leitura. Não tinha fim!!!!

kleris aqui, @amocadotexto no ig 26/06/2015

É uma introdução àquele negócio que já anda na sua cabeça
#Girlboss é daqueles livros que a gente costuma passar por ele na livraria e ele some no borrão das novidades. Mas se a gente vira um segundo para olhar e lê-lo, percebemos, é daqueles que conserva a história única de uma pessoa (que podíamos nunca nem saber o nome) e que a gente agradece à editora por trazer esse livro tão bacana.

Sophia é hoje uma executiva, CEO do site Nasty Gal, um negócio de roupas que iniciou numa pequena lojinha do eBay (algo como um mercado livre da vida lá fora – embora tenhamos um eBay Brasil, empresa de mercado eletrônico). Foi um negócio arriscado, mas um no qual Sophia apostou e seu trabalho cresceu por “naturalidade” do varejo.

Foi algo do tipo instintivo, já que não teve muita orientação, e vale milhões. Sophia, no entanto, não vê como algo a se iniciar procurando fama. Ela só queria vender roupas pela internet e se comprometeu em atender bem as clientes, que é o que importa, e por essa filosofia que o Nasty Gal chegou aonde chegou. Amoruso, uma dessas pessoas que parece nada promissora, foi quem conquistou isso, pouco a pouco, e aos trancos e barrancos se necessário. Erros também geram lucros se formos espertos.

Em uma conversa animada, Sophia conta fatos de sua vida que ela hoje acredita ter lhe ajudado nesse caminho torto, mas de sucesso. Pelos breves capítulos, acompanhamos de tudo um pouco entre loucuras e dedicação. Amoruso nos afirma por todo o livro que sucesso não é fama e é preciso foco. Melhor, comprometimento, responsabilidade e muito trabalho pesado. Quando nos dedicamos, coisas acontecem. Talvez não as melhores, ou as que queremos, mas coisas acontecem mesmo e você pode sempre virar o jogo. Uma #girlboss (ou #dudeboss) pode dar conta.

Sophie também reforça sobre a ideia do homeoffice e bastidores de um business. Independente de ser pequeno ou não, não é bem colorido como se imagina e a cabeça (pessoa) de um empreendimento tem que estar acima de muitos interesses – alguém, afinal, tem que pensar e fazer a parte chata. Não é algo para levianos.

#Girlboss é mais que roupas (vintage), look e moda – na verdade Sophia pouco toca nesse assunto – ele é indicado a quem se interessa por empreendorismo, mídia e comércio alternativo, business e bastidores de pequenas empresas. Faço uma indicação especial para blogueiros e leitores que pretendem expandir projetos com pequenos negócios. Temos visto muito no nosso meio vendas de camisetas, marcadores, chaveiros, bijus, bonequinhos e afins, temáticos de livros e leituras, ou mesmo alguma prestação de serviço, e às vezes a gente só precisa ouvir/ler uma história parecida com a nossa – principalmente quando o assunto é se resolver com os ditos metadatados!

"Naquela época eu comia, dormia, bebia e imaginava termos de busca. Eu acordava com os lençóis e cobertores numa bagunça suada e emaranhada à minha volta, praticamente gritando “cocktail dress de lantejoula dos anos 80!” na escuridão."

Se você ainda hesita em começar alguma pesquisa no assunto, vale dar uma oportunidade ao que aqui Sophia relata e te intera. A #girlboss une o útil ao agradável e te manda a real sem toda aquela dureza didática ou metodológica de empreendimentos. É uma introdução àquele negócio que já anda na sua cabeça.

Recomendadíiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiissimo!

P.S.: Resenha com corte de trechos do livro; leia-os no link.

site: http://www.dear-book.net/2015/06/resenha-girlboss-sophia-amoruso.html

grazisapienza 22/06/2021

Como ser uma #Girlboss
#Girlboss talvez seja o termo mais utilizado nesse livro haha mas, admito, que não se se me afetou tanto. Mas vamos lá.

Os pontos bons são que é maravilhoso ver Amoruso ser (o que eu imagino) o mais sincera o possível sobre sua trajetória ? o que inclui as partes feias e nada glamurosas. O livro em si parece quase uma auto-ajuda, quando eu tava esperando algo mais biográfico. Acaba se tornando um livro que fala meio que dos primeiros passos pro empreendedorismo com uns flertes para lidar com situações cotidianas em ambos os lados.
Achei muito interessante o capítulo sobre como lidar com as situações empregatícias na vida: Procura, redação, entrevistas e, por ventura, a demissão. Tudo visto de ambos os lados.

Não sei dizer se são pontos negativos ou se algo que é problemático em MIM, mas eu tenho alguns problemas com algumas não-ficções que acabam tendo uma tendência mais motivacional. Não consigo me conectar. Mas tem um tempo que eu acompanho a Nasty Gal e queria saber mais a história por trás da criação. Só tenho que parabenizar a Sophia por toda a determinação.

Mas é um livro bom e que me entregou o que eu queria, saber sobre a história do NG. Os conselhos e alguns insights acabaram sendo um "plus".

Athenna 23/09/2021

Ja tinha assistido a série na netflix a um bom tempo e eu amooo, a Sophia é maravilhosa, criativa e inspiradora demais.

Kau 19/02/2021

Criei muita expectativa
O livro é bom, porém criei muita expectativa sobre ele antes de começar a lê-lo.
O livro é uma biografia com dicas da Sophia Amoruso, uma empreendedora e mulher incrível!
Porém, se você busca ler um livro sobre empreendedorismo para aumentar seus conhecimentos esse não é o livro certo, e foi justamente ai que minhas expectativas se quebraram.

Mon 21/06/2021

divirta-se e mantenha-se excêntrico ?
O início foi insuportavelmente chato. Era um sacrifício para eu conseguir ler mais de 4 páginas em um único dia.
Mas preciso confessar que depois melhorou bastante, e a leitura acabou se tornando muito mais fluída e prazerosa.
No decorrer do livro, a autora instrui a como fazer construções adequadas na formação de currículos, e de cartas de apresentações profissionais, como também ensina a examina-los corretamente para a contratação. Também instrui a como se comportar e agir de maneira ideal em uma entrevista de emprego, e etc.
Algo que também gostei bastante no livro, é que ele contém depoimentos de diversos empreendedores contando as suas experiências no ramo profissional. Definitivamente recomendo para aqueles que tem o desejo de empreender algum dia. :)

@kthaysavieira 25/10/2020

Incrível
Que livro maravilhoso. Saber como ela se tornou CEO da sua loja é incrível. Tratando de assuntos como ser diferente do que a sociedade propõem e da vida dela, como foi começar a Nasty Gal no eBay. Livro que agrega um valor incrível pra vida profissional. Indico pra quem quer o negócio próprio ou pra quem já tem o negócio próprio.

Mart 02/07/2020

Vou sentir saudades...
Um livro que todo o mundo deveria ler. Sim, todo O MUNDO! Inspirador, poético e diferente, nada mais representa a Sophia que essas palavras. No momento sem chão por ter terminado essa obra prima mas prometo ser um dudeboss forte e superar isso ?

Renata 19/03/2021

O livro de uma Girls Boss
O livro que eu achei que ia me tirar da ressaca literária. Só achei!

O livro que toda guria/mulher que está buscando seus sonhos deve ler.

O livro que empreendedoras iniciantes ou não devem ler.

O livro que tem tantos quotes incríveis que não consegui escolher só um para dividir com vocês.

O livro que inspirou a série GIRlBOSS na Netflix em 2017.

O livro que é baseado na história de Sophia Amoruso e como ela criou e lidou com sua empresa em ascenção.

O livro de incríveis 244 páginas e que levei quase 30 dias para terminar de ler.

O livro que me motivou a usar batom vermelho para uma foto. E eu me amei.

O livro de uma mulher que não seguiu as regras.

O livro de uma GIRLBOSS.

Lita 18/10/2021

Comecei a ler esse livro por conta do meu projeto de TCC que fala sobre mulheres empreendedoras, e eu queria ver alguns relatos sobre, mas no real ele traz muito ensinamentos para a vida e eu tô muito feliz por ter lido ele.

Dani 20/03/2021

Toda GIRL BOSS deve ler esse livro
Toda #GIRLBOSS deve ler esse livro.
Me encantei com ele inteiro, apesar da Sophia falar muito do que aconteceu com ela e da sua história, tem várias idéias legais e é uma inspiração esse livro.

Heloisa 05/08/2021

Incrível e inspiradora, assim eu descreveria a jornada de Sophia até ter a Nasty Gal como a loja incrível que ela é hoje. O livro fala de moda, comportamento e empreendedorismo de forma leve e que agrega no nosso dia a dia.