O Diário Secreto de um Adolescente

O Diário Secreto de um Adolescente Sue Townsend

Resenhas - O Diário Secreto de um Adolescente

Júlia 20/08/2010

Para dar boas risadas
Não sei como seria a leitura do livro agora que sou adulta, mas dei gargalhadas quando li esse livro na minha pré-adolescência.
Adrian Mole, um adolescente como qualquer outro. Tem tantas espinhas na cara, quanto conflitos internos. Vive um amor platônico e tem fases de rebeldia. Passagem inesquecível é ele pintando o papel de parede do quarto. Cansou dos desenhinhos fofos, queria as paredes pretas. Milhões de camadas de tintas e os malditos desenhos não sumiam.
Acho que daria risadas se eu lesse novamente.
Silvânia Alves 05/09/2015minha estante
Júlia, eu tenho ele, volta e meio pego e releio..é um livro fantástico né?
Eu adoro livros em forma de diário. Devo ter uns 5, mas este e o Diario de Biloca, são meus queridos, sempre estou relendo..

Miguel de Lima 23/04/2020minha estante
Alguém sabe onde encontro pra comprar? Eu li na biblioteca da escola onde eu estudava.

Aline.Rodrigues 24/05/2021

Mais um da minha adolescência
Meu objetivo no Skoob não é só postar livros atuais que leio,mas livros antigos antigos tambem,e esse aqui eu li na adolescência.
Livro Inglês leve,divertido e que mostra de forma natural o que é a adolescência.Na época gostei bastante.

Cris Compagnoni 02/12/2011

Ler diários é invadir a intimidade do seu autor, conhece-lo a fundo, e é isso que Sue Townsend nos convida a fazer com esse livro, descobrir como funciona a mente de Adrian Mole.

Adrian é um típico adolescente britânico dos anos 80 e o livro é em formato de diário mesmo, daqueles em que cada acontecimento narrado é sucedido por uma data. Townsend mostra com maestria como a adolescência pode ser uma fase divertida; mas apenas pra quem é espectador!

O fato é que esse é um dos livros que mais me fez dar risadas, Adrian é ingênuo, não percebe nada do que acontece a sua volta, mesmo registrando tudo no seu diário. E a convivência dele com a esperta Pandora gera situações extremamente cômicas.

Uma destas situações é quando Adrian vai pra a escola com meias vermelhas, pois a sua mãe não lavou a roupa suja e ele não têm meias brancas (que fazem parte do uniforme) limpas; quando ele leva uma bronca da direção em público Pandora se aproveita do acontecido e cria a revolução das meias pois crê que todos têm o direito de usar meias da cor que preferir. Mole embarca na onda de Pandora e se torna o símbolo da inusitada revolução.

A relação de Adrian com os pais é um capítulo à parte, assim como o pai ele vê evidências de que a mãe tem um caso com o visinho, mas nenhum dos dois enxerga o que acontece, o humor aí impregnado é por que ele escreve essas evidências no seu diário e nem assim se toca do que está ocorrendo dentro da sua casa!

O DIÁRIO SECRETO DE UM ADOLESCENTE retrata da forma mais divertida a adolescência, os pais, os professores e a sociedade como um todo. E quando se trata de problemas de adolescentes, espinhas não são nem o começo!

BnecoDeNeve 20/08/2023

Adolescência é foda
Eu amo diários
(Acho que é porque minhas leituras começaram o clássico Diário de um Banana)
Eu amei ler esse livro, divertido ver o crescimento do Adrian, ele me tirou uns sorrisos e uns "caralhø" (no sentido de triste, por conta da separação dos pais).

Eli 13/05/2011

Engraçado como algumas coisas fazem sucesso num período e em outro perdem um pouco do sentido. Digo isso porque "O diário secreto de um adolescente" foi escrito nos anos oitenta na Inglaterra, e gerou um boom entre os britanicos, que compraram mais de dois milhões de exemplares em pouquíssimo tempo. Não que eu ache o livro ruim. Os anseios e mudanças citados no livro de Sue Towsend são pertinentes a qualquer adolescente,e o modo como ela coloca isso, intermeando com as leituras de Adrian Mole sao esplêndidas. O garoto lê "Orgulho e Preconceito" e "Guerra e Paz", só para citar os meus favoritos. Mas acho que até mesmo uma obra teen desse naipe teve o seu momento. Tive muita simnpatia por Adrian, me vendo até algumas situações vivenciadas por ele, mas o seu modo de lidar com as coisas e demasiado inglês pra mim, como também próprio dos naos 80. Acho que os adolescentes de hoje leriam esse livro e teriam a sensação de que Adrian é um pouco bocó. Eu o vi um pouco assim. MAs o que é que tem? Todos nós temos um pouco de bocó. Recomendo. Se você não tiver nada "melhor" para ler.
Denise 03/12/2013minha estante
Pelas resenhas que eu li,achei interessante.Vou comprar.

Tiabetok 10/03/2011

O diário secreto de um adolescente
Desafio Literário 2011 - resenha grande
Trata-se do diário do jovem Adrian Mole. Um garoto de treze anos. O diário inicia no primeiro dia do ano e termina em 3 de abril do ano seguinte. Adrian é um pré adolescente com problemas de pré adolescentes. O aparecimento de espinhas, o crescimento de pelos e todas as outras transformações físicas da fase da puberdade.
Como se não bastassem todos os seus problemas pessoais com o corpo, seus pais sofrem crise na relação resultando numa separação. Adrian é chantageado na escola e tem de pagar sempre ao valentão da mesma para que não apanhe. Além de se apaixonar por Pandora, namorada do seu melhor amigo, que mais tarde se torna sua namorada.
Além disso, cuida do Sr Bert, um velho sozinho e rabugento, que vive em condições precárias em uma casa que nunca é limpa. Cria um laço afetivo muito grande com Bert e passa a visitá-lo sempre, e o mesmo acaba sendo uma pessoa importante em sua vida. Adrian ainda tem um cachorro completamente pirado que vira e mexe foge dando ao garoto dias de tranqüilidade.
Adrian desde o início se mostra inclinado a ser um escritor de sucesso, sempre se declara um intelectual incompreendido e que um dia será muito famoso. Durante todo o livro lê-se seus poemas e textos. Mostra-se um leitor ativo, onde vários dias do diário cita um livro que está lendo, entre eles temos orgulho e preconceito, crime e castigo, guerra e paz,A espera de Godot e muitos outros. O interessante é que sempre escolhe livros que condizem com a sua situação atual, enquanto está com problemas com espinha trás algo como cuidar do corpo, quando vizinhos negros se mudam para sua rua, pega um sobre racismo ou de escritor negro, e assim por diante.
Segunda-feira, 18 de janeiro
Escola. Primeiro dia do período. Montes de trabalhos de casa. Nunca vou conseguir fazê-los. Sou um intelectual, mas não muito esperto.
Escrevi uma carta para Malcom Muggeridge da BBC, perguntando-lhe o que devo fazer uma vez que sou um intelectual. Espero que responda depressa pois estou farto de ser um intelectual solitário. Escrevi um poema que me consumiu dois minutos. Mesmos poetas famosos levam mais do que dois minutos para escrever um poema. Chama-se Torneira, mas não é nada sobre torneira, é muito profundo, e é sobre a vida ou coisas assim:
A Torneira, por A. Mole
A torneira pinga e mantém-me acordado,
De manhã vai haver um lago.
Pela falta de uma junta o carpete se estragará,
Depois, por outra, meu pai reclamará.
Meu pai podia snifar enquanto está no trabalho.
Pai, arranja uma junta, não seja paspalho!
Mostrei-o a minha mãe, mas ela riu. Não é muito esperta.

É um livro de fácil entendimento. Adrian Mole foi um símbolo para os adolescentes dos anos 80, mas também um retrato divertidíssimo dos pais, professores, vizinhos, animais e da sociedade em geral. Teve dois milhões de exemplares vendidos, Foi considerado o livro mais divertido do ano e o Best-seller do ano por Daily Express (1982). Vale muito a pena ser lido.
Juarez 14/06/2012minha estante
Valew Tiabetok.
Nossa venho procurando esse livro a anos, mas não tinha a certeza do nome dele, emprestei ele para uma amiga e nunka mais o vi. Ele era velho e não tinha capa, dai não tinha certeza se era esse. mas vc me esclareceu a Duvida VALEW. MESMO Ah, nem acredito q vou ler outra vez.

Tamiris 21/05/2012

Marcou
Esse livro marcou minha adolescência. Com certeza hoje eu veria com outros olhos. Mas foi uma ótima leitura para começar a ver as coisas com outros olhos.

Laura Pereira 12/09/2012

As aventuras de Adrian.
Eu adorei esse livro. Eu achei que ele fala muito sobre coisas que os adolescentes sentem. Eu achei que esse livro é mais pra um menino ler do que meninas. Más não é nada demais. Eu recomendo esse livro para pessoas que gostam de ler livros cheios de surpresas e que gotam de ler livros como se fossem diários.

babimcastro 19/10/2013

Trecho do livro
Morri de rir com esse:

"Disse a Pandora que os olhos dela são iguais aos do meu cachorro. Ela perguntou de que raça ele era e eu lhe disse que era um vira-lata"

ntampinha 06/01/2016

Li durante a adolescência.
Ria muito, rsrsrs, lembro que gostei bastante do livro, em especial das partes que envolviam o cachorro. Possui uma leitura fácil e leve, vale a pena conferir!

Erika.Gomes 25/05/2017

Me da uma nostalgia tão boa
Li na adolescência nem sei quantas vezes ...
Pegava emprestado na biblioteca da escola
Nao sei se uma leitura hj em dia teria a mesma magia que teve na época
Mas amoo a lembrança boa que esse livro tem pra mim?

Sara Muniz 20/04/2020

RESENHA - O DIÁRIO SECRETO DE UM ADOLESCENTE
O diário secreto de um adolescente, escrito e publicado na década de oitenta pela autora inglesa, Sue Townsend, é um livro que retrata o diário de Adrian Mole, um adolescente de 13 anos que, por se achar inteligente e incompreendido demais, o enche de suas lamentações cheias de críticas sociais e políticas. A obra é divertida, rápida e cheia de indicações de clássicos incríveis: um prato cheio tanto para o público jovem quanto adulto.

O diário secreto de um adolescente chegou em minhas mãos por conta da minha irmã mais nova, que o comprou por dois reais em um brechó. Depois de ler, ela havia comentado comigo que era muito legal, e como a edição é extremamente antiga (de capa lisa), fiquei bastante curiosa.

O livro é o diário do personagem Adrian Mole, um garoto de 13 anos que descreve brevemente acontecimentos importantes dos seus dias. Essa obra curtíssima de Townsend traz críticas fortíssimas à temáticas como o racismo, machismo, feminismo, sexualidade, guerras, problemas políticos, problemas familiares (questão de adultério e divórcio), bullying, amor adolescente, preocupação e dramas estéticos (Adrian é fissurado por suas espinhas), fazendo um retrato da vida dos ingleses da década de oitenta pela perspectiva da fase adolescente/revoltada.

Algo que eu gostei bastante também, foi que Adrian está sempre lendo e citando obras e autores clássicos (peguei muitas indicações). Adrian também faz poemas e podemos acompanhar seus sentimentos melodramáticos e seus dramas adolescentes.

Apesar de curta, leve e descontraída, a obra trata de questões bastante sérias e profundas, por isso é um modo interessantíssimo de se trabalhar tais temas com adolescentes. Imagino que essa seja uma leitura incrível para trazer para a sala de aula e discutir com os alunos (fica a dica). Gostei muito da obra e de conhecer provavelmente a maior obra de Sue Townsend.

PARA A RESENHA COMPLETA COM TRECHOS, LINKS E IMAGENS DO LIVRO, VISITE O MEU BLOG:

site: https://interesses-sutis.blogspot.com/2019/06/resenha-o-diario-secreto-de-um.html