Teatro Completo de Nelson Rodrigues

Teatro Completo de Nelson Rodrigues Nelson Rodrigues

Resenhas - Teatro Completo de Nelson Rodrigues Vol. 4

Giovanna1533 15/08/2023

Não consegui achar o livro "Toda a nudez será castigada" do Nelson, então vou escrever usando esse livro dele
Uma família conservadora, onde tudo vira de ponta cabeça, a história aborda prostituição, brigas, cadeia, ciúme, desejo e diversos outros assunto, e como sempre um final chocante, se não, não ia se tratar de Nelson Rodrigues

Cardoso 03/01/2017

Último volume do Teatro de Rodrigues organizado e comentado por Sábato Magaldi, publicado logo após a morte do dramaturgo pernambucano, temos, além da reunião de quatro de seus mais poderosos textos (entre eles, minha preferida, Otto Lara Rezende ou Bonitinha, mas ordinária), uma copilação de artigos, ensaios e matérias escritas por pessoas do nível de Gilberto Freyre, Tristão de Athayde, Hélio Pellegrino, Carlos Heitor Cony e Paulo Francis sobre os roteiros e encenações de diversos textos ao longo de sua carreira, numa análise profunda, eclética e instigante sobre Nelson que vai de Mircea Elíade à Freud, de mitologia grega à existencialismo, dos moralistas à Dotoievski, da direita à esquerda, e pode ser, também, uma pequena enciclopédia de autores de teatro contemporâneos.

Diante do espanto que o "anjo pornográfico", para citarmos a biografia escrita por Ruy Castro, pode gerar às gerações mais novas, destaco um comentário, presente neste volume na sessão de Textos Complementares, que Paulo Mendes Campos dedicou à "Os sete gatinhos" (peça presente no volume anterior a este, o Tragédias cariocas I): "Não tenho pensamentos sobre a vida nem de leve parecidos com os de Nelson Rodrigues. Nossas vozes são diversas, para não dizer conflituosas. Seguramente, esta peça tem para mim um significado diferente do que ele quis dar. Isso nada prova a favor das idéias dele, nem a favor das minhas. Mas pode insinuar a validade artística de sua criação".