Justino, o retirante Odette de Barros Mott

Resenhas - Justino, o retirante

Lilivitoria 16/04/2021

As vidas nordestinas...
Esse livro foi uma leitura obrigatória da minha escola, acaba que eu achei ele muito bom pelo o enredo. O livro mostra a vida de Justino, procurando uma qualidade de vida melhor.
Com esse história podemos ver as dificuldades que o povo sertanejo nordestino passam , e que até mesmo os direitos garantidos na Constituição brasileira, no artigo 6, não são abrangentes para a população mais pobre como, a moradia, comida e educação além de outros serviços básicos.
Infelizmente essa é uma realidade brasileira e é necessário soluções para este problema. ?????

Gaby 26/03/2021

Um livro legal!
Eu tive que ler esse livro para a escola e achei ele bem legal, conhecer um pouco mais sobre os retirantes, o norderste e muito mais.
A história sobre o menino Justino que teve sua vida arruinada ao perder seus pais foi em busca de um lugar melhor onde encontrou amigos pelo caminho e teve sua vida melhorando aos poucos.
Foi uma leitura cansativa pois tinha muitas falas, era praticamente um questionário.
Como uma escrita nordestina tinha muitas palavras que eu não sabia, o que dificultou bastante a leitura.
Um livro bem curto e legal para quem tem curiosidade e uma história de superação com bons personagens.

Jorge 19/09/2023

De arrancar lágrimas, mas também injeta estímulo e esperança
Justino é um garoto nordestino de treze anos, sem registro, sem sobrenome, órfão de pai e mãe, que só sabe fazer uma coisa na vida: Obedecer. Seus pais morreram num intervalo de quinze dias, primeiro o pai mordido por cobra, e logo depois a mãe, de tristeza e fraqueza. Sozinho na vida, Justino decide partir sem rumo das terras onde viveu a sua dura infância; uma terra infeliz, onde o sol nasce alto, violento, selvagem, onde a seca come tudo, o verde, os bichos, os homens. Um cenário hostil, seco, cinzento e triste. Durante a sua peregrinação pelo sertão afora, Justino se juntará a um grupo de retirantes vermelhos como a terra, que parecem uma continuação da própria caatinga; da própria fome, da própria miséria, gente que caminha aos tropeções, mal tocando os pés feridos pelos espinhos da viagem, mas que seguem em frente, caminhando, amparando uns aos outros.

Publicado originalmente no Brasil em 1970, ?Justino, O Retirante? é a prova do talento da consagrada escritora Odette de Barros Mott (1913 ? 1998). Especialista em contar boas histórias para leitores jovens, ela aborda a problemática social brasileira, empreendendo uma verdadeira corrente de conscientização e de alerta às injustiças sociais. Ela venceu alguns prêmios literários importantes ao longo da carreira, entre eles o Prêmio Monteiro Lobato por ?Justino? e uma Menção honrosa no Prêmio Internacional Hans Christian Andersen (acredite, isso não é pouca coisa).

Ainda sobre ?Justino, O Retirante?, sim, é um livro de arrancar lágrimas, mas também injeta estímulo e esperança. Pois a fome que deixa a paisagem triste, emagrece, castiga e traz a doença, é a mesma fome que molda a personalidade e fortalece, na mesma proporção, o caráter das personagens envolvidas na história.

leão 31/03/2021

Superação.
Este livro e um livro fala do lado esquecido do nosso país o nordeste, um pouco parecido com outro clássico Vidas Secas .
Após ficar órfão , o garoto Justino resolve buscar melhor condição de vida e no meio do caminho encontra fome, sede e dor, mas também encontrar Chico cego retirante como ele, e cheio de sonhos e nessa caminhada de perdas encontros e desencontros a escritora Odette Mott nós leva as lágrimas impossível ler este livro e continuar sendo mesmo .
Mas do que um livro e uma lição de vida eu recomendo este livro .

Jéssica Aline Karoleski 02/11/2011

Justino, morador do sertão, perde sua mãe e sua casa, quando o dono das terras o expulsa de sua morada. Sem lugar para ir, Justino anda, até seguir um grupo de retirantes tomados pela fome. Conhece Chico Cego, violeiro que tira seu sustento das esmolas recebidas. Os outros retirantes tomam rumo, porém Justino, Pitó (seu cão) e Chico, ficam nas vilas, onde tem feiras e podem arranjar trabalho. Justino não sabia contar dinheiro, e foi muitas vezes enganado, porém Dona Severina se sensibiliza e ensina ele, ajuda-o e dá casa para ele morar. Mas Chico Cego, seguiu seu caminho em busca de um beato achando que este poderia curar-lhe a cegueira. Justino precisava ir à escola, isso fez com que Severina mudasse de cidade e ajudasse o garoto. Ele tinha o sonho de ser médico e ajudar aos outros. Com muito esforço e dedicação ele se tornou o orador da turma, deixando Severina muito contente.

Chaplin 02/07/2020

A dura realidade
Quanto sobre a seca no sertão,e como famílias sofrem com esse mal,um livro que se não te emocionar no começo certeza que fará isso no final

Luiza 30/12/2021

A autora conseguiu fazer uma história fluida, impactante e real com personagens que fazem a gente se apegar tanto que quando eles se vão bate uma saudade igual a de Justino. Talvez eu devesse ter lido esse livro quando era um pouco mais nova, mas gostei mesmo assim.

Alan329 15/07/2021

Abriu meus olhos para nosso povo.
O livro se passa em um estado onde encontra-se a fome, a seca, porém, encontra-se o sorriso e a esperança dos moradores que vivem por lá. Mesmo em situações precárias de vida, o protagonista surpreende o leitor com a força de vontade e a determinação para se tornar alguém melhor.

Ana Flavia 27/11/2013

Resenha: Justino, O Retirante
Olá, hoje vou falar de um livro que me fez parar e refletir. Esse livro é Justino, o retirante. Muitos têm uma ideia em mente de que os livros que o colégio pede para ler são chatos, mentira, tenho lido livros para a escola que possuem histórias muito interessantes. Justino, o retirante é um livro bem antigo que possui mais de 45 edições, ele conta a história de um menino que após perder o pai e a mãe decide sair andando pelo sertão a fim de encontrar um lugar melhor para viver, para se abrigar. No início nem ele mesmo sabe ao certo o que fará da sua vida, mas a ideia concreta que tem é que não poderia mais ficar aonde a seca destrói tudo e todos. Durante sua trajetória ele se encontra com outros retirantes e passa a ter companhia. Segue então uma história de superação, onde percebemos que a falta de recursos financeiros não é uma barreira para quem é determinado e possui sonhos concretos. Ao longo da história podemos acompanhar o menino Justino progredindo e construindo uma história digna para si mesmo. Vemos então que pessoas necessitam de pessoas, que a generosidade pode ajudar muita gente, devemos estar sempre prontos para ajudar, nos ensina a valorizar o que temos entre muitas outras virtudes. O único problema do livro é que ele deixa você terminar a história, o livro acaba no comecinho da vida de Justino, queria mais, apesar disso indico muito esse livro, é um livro curto e bem facilzinho de ler.

site: www.sagasetrilogias.blogspot.com

Julia 02/10/2022

Nenhum título seria bom o suficiente
Não sei descrever o quão triste e emocionante é este livro.
Ele mostra a realidade de muitos pessoas, tão diferente da nossa, e nos faz refletir muito, principalmente no final, sobre como temos tantos privilégios, e como tantas pessoas só queriam ter o que comer.
Passei o livro inteiro tendo vontade de chorar, mas o final foi MUITO emocionante.
Depois de tanto tempo, tantas dificuldades, tudo que o Justino passou, ele encontrou pessoas amigas que ajudaram ele e lhe deram a oportunidade de ter objetivos na vida, de querer alguma coisa, de mudar a sua própria vida e a de outras pessoas.
Sua linguagem é fácil de entender, foi um livro surpreendentemente rápido de se ler e muito necessário para pensarmos em como temos tantas oportunidades e como podemos também um dia fazer a diferença e ajudar as pessoas.

"Somos um povo sofrido, experimentado pela dor, porém, não fraco, não covarde. Venceremos, e um dia, não longe, ao estendermos a vista por estas terras, anteriormente agrestes, por caatingas e sertões, veremos está mesma terra a dar frutos copiosos. O homem plantará, sim, com o suor do próprio rosto, mas comerá o pão de cada dia e o terá para dar aos filhos..."

natalia 23/06/2021

Eu tive que ler esse livro para a escola, não achei o livro mais interessante é legal inclusive não gostei nem um pouco do final da história, já que não teve notícia nenhuma do Chico Cego (personagem).

Achei interessante conhecer um pouco mais da história dos retirantes e sobre o Nordeste em si.

A história é sobre Justino um garoto que teve a vida arruinada após a morte dos seus pais e foi em busca de uma vida melhor onde vai fazendo amigos, e teve sua vida melhorando aos poucos.

Sinceramente foi uma leitura cansativa, e como a linguagem é mais complexa e também inclui palavra nordestinas, isso dificulta bastante a leitura.

Não gostei do final como já havia dito, achei que faltou uma conclusão.

Mas apesar de todos esses defeitos, levamos várias lições de vida.

Mariana.Moreira 25/08/2021

Justino, o retirante
História de um jovem que fica órfão e que resolve sair pelo mundo em busca de algo melhor.
Livro fluído, bem construído que nos faz pensar nas pessoas que passam pela situação da seca, fome. Povo que não tem estrutura básica e que sempre são ignorados pelos políticos.

Junior 17/06/2018

Fiquei com os olhos cheios d'água.
O livro é tocante, estimulante, do tipo que te faz querer uma sequência, uma segunda versão ampliada , com o resto da história...amei. É um aprendizado sobre a cultura do sertão, suas dificuldades, a persistência, resiliência e força de um jovem retirante. Um quadro triste como o de "Ana terra " do Veríssimo, mas com um final mais feliz.

Merci.Souza 06/10/2018

Justino, o retirante
Um dos livros que marcaram minha trajetória como leitora. O desejo é que a história não acabe...Recomendo.
Eliane.Leao 12/03/2019minha estante
Como eu faço pra ler o livro por aqui? Ainda não consegui achar

Mestre 12/03/2012

Este livro me emocionou muito pois conta a história de um rapaz nordestino que após perder a familia corre atrás de sonhos inexistentes até que conhece os estudos. Tomei a história de justino como exemplo. Muito linda a historia