O Santo Inquérito

O Santo Inquérito Dias Gomes

Resenhas - O Santo Inquérito

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

Isa 27/08/2023

Peça de teatro atemporal, mesmo sendo ambientada na inquisição, a hipocrisia retratada está presente até os dias de hoje. Leitura muito rápida e fluida

Sintaxe 19/12/2023

Em defesa de Simão
Para quem não sabe, este perfil não passa de um pequeno projeto onde eu comento, avalio ou apenas expresso pensamentos e emoções surgidas durante a leitura de obras mais desconhecidas, compradas ou emprestadas - pela minha queridíssima biblioteca universitária - com o fim específico de serem postadas aqui, neste aplicativo. Meu único desejo é expandir meus horizontes literários, pois, mui embebido em clássicos, raramente me ponho a ler os livros esquecidos pelo tempo... Nessa toada, mas nem tanto, decidi compartilhar o que me veio à cabeça e ao coração ao ler esta peça, ela mesma mais ou menos desconhecida enquanto o autor é praticamente estrela de cinema, sobretudo pelo incrível O Pagador de Promessas. Não faço "reviews", ao menos, não puramente. Escrevo, apenas. E decidi escrever, neste caso, em defesa de um dos personagens rechaçados no interior e no exterior da narrativa do drama.

Simão, pai de Branca, é condenado pelo escritor por sua covardia, egoísmo e fraqueza. Frente à tortura de Augusto, o velho cristão-novo nada faz e prefere salvar sua vida à defender qualquer causa, grande ou pequena, em direto contraste com o noivo idealista. Ora, é claro que este personagem é rechaçado: mesquinho e velho, defende a própria vida em detrimento dos outros! Entretanto... Por que não? Qual o problema de uma defesa à vida? Dias Gomes pretende criticar a falta de conteúdo valorativo no âmago de Simão? Mas há sim um conteúdo deste tipo! Simão é verdadeiro adorador da vida! Sua ideologia é a vida ela mesma! É vero que, tendo sofrido nas mãos da perseguição inquisitorial, tal qual seu pai, ele acaba se afastando dos modos tradicionalmente judaicos da família. Só isso já seria o bastante para no mínimo compreender suas razões. Vivendo a vida inteira com medo, quem não capitularia? Ele viu a morte de perto, tem direito de sobre isso falar. Contudo, mais que isto, parece-me que o pai de Branca valoriza a vida mais do que as causas terrestres ou celestes. Feito os pais de Admeto, ele quer viver mesmo que isto custe as ideias dos homens. Genuíno heleno, nada há de mais precioso que a vida! Por que somos tão rápidos em censurar tais sujeitos? Parece-me que, comandados pela verdadeira ideologia do capital (no sentido, agora, marxiano da palavra), acreditamos com muita facilidade no ideal do sacrifício "elevado" em nome da pátria, do povo ou qualquer invencionice aceita entrementes. Não é por falta de resolução que Simão cede, mas por defender algo ainda mais profundo: a vida. Com todas suas dores e contradições, é a matéria do corpo que deve ser salva, não os arabescos no ar por nome de "ideais". É realmente uma pena que Dias Gomes acredite haver mais virtude num padre autoritário, crente cego da "verdade" católica, do que em Simão, realista ponderado capaz de enxergar as bizarrices da imaginação humana! E o próprio dramaturgo parece conter em si opiniões contraditórias ao desprezar a deformação do espírito humano quando dominado por suas causas inventadas, e, ao mesmo tempo, transformar Augusto e Branca em mártires altivos capazes de se sacrificarem por suas causas. Não há aí uma falta de auto-crítica? Não sei, não sou analista! Só sei que adorei a peça e adorei mais ainda o injustiçado Simão!
Senhorita_morland 10/01/2024minha estante
Pois adicione nesse projeto livros que vc lerá com o mozãoo

Vulgo eu

Hehwhwwhhwhwwhw

Laura 04/05/2021

Um dos favoritos do ano
Provocativo e fluído na medida certa, as páginas se vão e a injustiça fica. Em formato de roteiro de teatro, Dias Gomes entrega algo doloroso, vívido e cruel com muita habilidade.
Homens que se cegam de ódio pregando amor e o mundo mostrando como é fácil odiar mulheres. Quanta coragem há em ser inocente e não se deixar acreditar culpado. Sinceramente, não esperava gostar tanto.

Alguns dos meus trechos favoritos:

"Até quando as fogueiras reais ou simplesmente morais (estas não menos cruéis) serão usadas para eliminar aqueles que teimam em fazer uso da liberdade de pensamento?" (p. 18)

"Por uma causa qualquer, grande ou pequena, alguém tem que sofrer. Porque nem de tudo se pode abrir mão. Há um mínimo de dignidade que o homem não pode negociar, nem mesmo em troca da liberdade. Nem mesmo em troca do sol" (122-3)

domingão 04/05/2020

Puta crítica a inquisição e ao fanatismo que esses tempos traziam. Leitura essencial a todos

regifreitas 05/06/2017

Uma das melhores leituras deste ano! Que obra fantástica! No ano de 1750, no interior da Paraíba, uma jovem é julgada pela Inquisição. Um gesto, que por muitos poderia ser considerado heroico, é completamente distorcido pela Igreja e por seus representantes. Hipocrisia. Intolerância. Abuso de poder. Uma peça em dois atos, curtinha, leitura para um único dia. Mas que texto impactante e atual! Talvez depois da Blimunda (ou quem sabe até antes dela), de “O memorial do convento” (José Saramago), Branca Dias se tornou minha personagem feminina preferida da literatura!

“Porque nem de tudo se pode abrir mão. Há um mínimo de dignidade que o homem não pode negociar, nem mesmo em troca da liberdade. Nem mesmo em troca do sol” (fala do personagem Augusto Coutinho).
Marta Skoober 05/06/2017minha estante
Gosto muito da história da Branca Dias, mas Zé do Burro deixou uma marca em meu coração.

regifreitas 06/06/2017minha estante
concordo, "O Pagador de Promessas" também é muito bom, Marta! adorei tanto esse livro que quero uma cópia para mim (o que li é do colégio). quando for nos sebos por aqui vou dar uma vasculhada. é o tipo de livro que merece releituras!

Arydess 12/05/2021

O Santo Inquérito
Leitura essencial.
A peça (em formato de livro) mostra o que o fanatismo religioso é capaz de fazer (que de fato aconteceu em uma certa época).
A leitura é bem rápida e bem fácil também.

elis 03/08/2023

Que massaa
Nossa esse livro eu precisava ler para a escola mas no fim eu amei ler ele porque foi o primeiro livro que eu li em forma de peça e a história é engraçada, porque se passa muito antigamente então tem umas coisas sem noção que tem sentido porque é da época deles

Rafael Bonfim 29/04/2021

O inquérito da Santa
Terminei a leitura da peça e incrivelmente "O Santo Inquérito" está mais atual do que nunca.
Dias Gomes é pontual, cirúrgico nos fatos e não tem papas na língua em tirar o véu da mentira.

O fato é que a igreja cristã católica em seu fanatismo não muda, não mudou e jamais mudará. Apenas o tempo dirá. Sempre donos da verdade, sempre diminuindo o conhecimento científico, os livros, a vida simples e achando-se mais santos do que os outros.

Dias Gomes é pontual em mostrar como a Ditadura subjulga, tortura e mata inocentes.

Atemporal.

Paulo Victor 19/02/2015

O que esta excelente obra de Dias Gomes ressalta com impecabilidade é o poder abusivo da Igreja Católica na época relatada. O autor também nos mostra a impostura religiosa através de um dos fatos mais corriqueiros da vida que é culpar os outros daquilo que nós mesmos somos os culpados. Uma excelente obra que todos deveriam ler para entender toda a mendacidade que era cometida através da "Santa Inquisição".

Kess 28/04/2022

Tô puta, espero do fundo do meu coração que o padre esteja queimando no inferno, homem chato do [*****], eu espero que todos estejam queimando no inferno, e eu nem acredito em inferno.
E também espero que a branca e o Augusto estejam felizes no céu, ou sei lá paraíso, e com seus filhos fofinhos enquanto tomam banho as sextas porque >>>>pasmem

laura 03/06/2022

Comecei a ler pela escola e valeu muito a pena! Passei raiva do começo ao fim mas é muito bom! Leitura rápida, divida em atos. Li em 50 minutos! Recomendo.

Isabela1030 09/06/2023

Essa história é agonizante. Um exemplo perfeito de como a injustiça é uma forma de tortura. Além disso, retrata muito bem a ignorância e o egoísmo do padre Bernardo.

Sofi 24/02/2021

Um livro trágico e que traz aprendizados sensacionais!!!
Nesse livro vemos o egoísmo e a maldade na imagem do padre e a ingenuidade e o altruísmo na imagem de Branca.
Aprendemos que a religião e a fé dependem mais de ações do que de simples palavras.
Nos contorcemos com inúmeras injustiças e passamos o livro inteiro com uma angústia por tudo que está acontecendo.
Também aprendemos que devemos ter os nossos valores e princípios acima de tudo, devemos ser fiel a nos mesmos e as nossas palavras antes de tudo.
Frases incríveis:
?Repare que as grandes heresias surgem sempre de pessoas que pretendem salvar a humanidade?
?Há um mínimo de dignidade que o homem não pode negociar, nem mesmo em troca de liberdade, nem mesmo em troca do sol?
?As violências contra a criatura humana geram quase sempre, uma reação em cadeia que talvez não pare no nosso vizinho?

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6