O Santo Inquérito

Resenhas - O Santo Inquérito

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

destrói utero 06/03/2023

Facinho de ler
Apesar de ser um daqueles clássicos que a escola obriga a ler, ele é escrito de um jeito bem fácil de ler e os diálogos são bem construídos, além do significado atemporal da obra e toda a história que ela carrega por ter sido publicada na ditadura militar brasileira, bem curtinho e gostosinho de ler, mas a história é mais uma metáfora então o final é bem capenga xoxo, mas de resto é bem bonzinho

Elielson.Goulart 11/02/2023

Dias Gomes parece ser alérgico à padres.
Tanto em O Pagador de Promessas quanto neste livro a única coisa boa que aproveitei de bom e que é verdadeiro é isso: NÃO CONTE DA SUA VIDA PARA QUEM VOCÊ NÃO CONHECE OU ACABOU DE CONHECER!!! QUEM SABE POUCO, TE FERRA POUCO, E QUEM NÃO SABE NADA, TE FERRA NADA!

Julia.Mazur 08/01/2023

Muito bom, gostei do jeito da escrita e adorei o fato de retratar o tempo da inquisição, mostrando o que as mulheres passavam e contando a história da Branca

Sol 21/11/2022

Pro meu gosto pessoal, não desce
A peça tem uma temática mto boa, personagens profundos e tudo mas a forma lenta e arrastada que eles levam o enredo - que eu sei que é uma característica desse tipo de texto - me tiraram a vontade de ler diversas vezes

Layla.Ribeiro 15/11/2022

Maravilhoso!!
Este livro faz parte do gênero dramático (teatro), escrito por um dos maiores dramaturgos que esse país já teve, Dias Gomes, e tudo o que esse autor produziu foi sucesso e esta obra mantém a mesma qualidade, livro curto, estória envolvente, baseado em um acontecimento que gera dúvidas até hoje sobre a sua veracidade. A peça fala sobre Branca que foi acusada de herege pelo Santo Ofício na Paraíba, embora não se sabe se é caso ocorreu Dias Gomes fala sobre a Inquisição que realmente ocorreu aqui no Brasil e achei isso de extrema importância porque muitos pensam que foi algo que aconteceu isoladamente na Europa, o autor aborda em seu livro a hipocrisia da religião e convida o leitor a refletir sobre a dignidade humana, sem contar que a forma que foi construída a peça eu consegui perfeitamente imaginar o cenário, personagens e atuações, sem dúvidas este foi o melhor livro do gênero dramático que já li, obviamente recomendo este livro a pessoas que amam esse gênero e recomendo também àqueles que nunca leram ou até mesmo aos que não gostam.
Joao.Alessandre 15/11/2022minha estante
Muito interessante análise. Li quase nada do gênero dramático e fiquei animado pra começar com este livro.

mary 06/11/2022

PADRE 🤬 #$%!& !!!
Esse livro foi livro paradidático ano passado da minha escola, mas fiquei com preguiça de ler naquela época kkk. Por ser pequeno, decidi ler agora (depois de uma longa ressaca literária, ajudou!).
Nossa, passei muita raiva com a Igreja (o padre, o visitador, notário etc em si), que ódio!
Muito nojentos, e realmente era muito assim.
Achei que não seria muito bom, mas acabei gostando bastante. Tadinha da Branca e do Augusto :( o Augusto tem meu sobrenome kkkk

valentteduda 20/10/2022

O santo inquerito
Li o livro para uma prova do colégio e apesar de ser um livro antigo e com ideologias antigas ele me surpreendeu, me prendi muito na leitura e não me arrependo nem um pouco.

Arthur 03/10/2022

Livro antigo, mas atual
Esse livro foi escrito na época da ditadura militar no Brasil e se passa na época da inquisição, e não pode-se negar que continua mais atual do que nunca. Branca representa milhares de pessoas que fazem parte de minorias e que são julgadas apenas por existir e viverem sua verdade.

anaclaraleitegomes 11/09/2022

Uma pessoa deve ser fiel a si mesma
?Li por obrigação, portanto não foi tão bom, mas não posso negar que o livro é interessante.
?É baseado na Branca Gomes, uma mulher que não sabe-se existiu ou se é só um mito.
?Várias coisas que li nesse livro não fazem parte da chamada inquisição e algumas coisas também não fazem parte dos costumes católicos e sim da tradição popular.
?O livro chama atenção a hipocrisia humana, as instituições como forma de poder e principalmente a banalização do mal, as pessoas se quer pensam no que estão executando: " Não diga tolices. Os denunciantes denunciam, os juizes julgam, os guardas prendem, somente. O mundo é feito assim. E deve ser assim, para que haja ordem."
?Branca é vista como uma pessoa inocente e religiosa que pode pecar a qualquer momento e levarem os outros a pecar também, o que é bastante comum na literatura brasileira.
?Enfim, gostei da leitura, do primeiro contato com o Dias Gomes.
?A história se passa na minha cidade João Pessoa;)
wryllz 11/09/2022minha estante
eu gostei bastante das outras peças dele que li, ainda quero ler essa

anaclaraleitegomes 11/09/2022minha estante
Eu quero ler o bem amado, gosto do nome e tem outras tbm

Lylyzinha 12/09/2022minha estante
Me interessei por esse livro agora. Sabia q eu acho q eu me dou melhor com Dias Gomes, do q com Machado de Assis, por exemplo ? Kkkk nao sei, mas pra mim, é bem mais fluido. Ano passado eu tive q ler "o bem amado" pra prova de literatura da escola, e por mais q tenha sido por obrigação tbm, eu real gostei da historia, nao teve tipo aquele peso de vc ter q estar lendo pra uma prova, como tem com outros livros sabe ? Pra mim, flui bem mais. Leia "o bem amado" tbm, acho q vc vai gostar

anaclaraleitegomes 12/09/2022minha estante
@lylyzinha acho que é porquê dias gomes é drama e não prosa. Prosa é realmente mais cansativo, principalmente a machadiana

natbz 07/09/2022

Me surpreendeu
A primeira peça que eu tentei ler, bem mais nova, foi Sonho de uma Noite de Verão. Não me interessei tanto, acho que agora sei o motivo, li com a cabeça de narrativa e me perdia muito, pois, como característica de texto de peça, não tem muitos detalhes sobre os cenários e essa história tem muitos personagens, então eu me perdia por não conseguir guardar tantas coisas.

Mas O Santo Inquérito foi bem mais fácil de ler e me inspirou a ler mais peças, acho que descobri que o segredo é imaginar a cena como numa peça de teatro mesmo, consegui imaginar até a entonação de voz dos atores que inventei para ela.

E os personagens, todos têm sua personalidade imposta mesmo em pouco tempo de história e são muito bem desenvolvidos. Outra coisa, não tem como não se apaixonar por Branca, apesar de sua inocência, sua capacidade de reflexão é encantadora e nos faz pensar sobre as verdades fixas que agregamos a nossa vida.

Li esse livro pois minha professora vai cobrar na prova, vou até reler de tão bom que é. E recomendo a todos que querem começar a ler mais desse tipo textual.

Bruna Lima 29/08/2022

Leiam Dias Gomes! Baseado em fatos reais e lendas
É escrito em forma de peça, bem visual, leitura simples, de fácil entendimento, recomendo. Confesso que me prendeu, que me chocou, mas eu desejei mais, poderia ter entregue mais, com mais profundidade. A leitura aborda como a hipocrisia, a falta de entendimento, a má interpretação, o fanatismo e a intolerância podem causar um mal incalculável.

mari 23/07/2022

Incrível
Conheci e li o livro pela escola, posso dizer que me surpreendeu em vários aspectos.
O livro faz diversas críticas a problemas antigos tão atuais em nossa sociedade.
Vale super a pena a leitura, uma leitura inesquecível.

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6