Uma Canção para a Libélula

Resenhas - Uma Canção para a Libélula

Giuliana Sperandio 28/05/2016

Resenha do Blog Clube do Livro e Amigos - Escrita por Giuliana Sperandio

Resenha Escrita por Giuliana Sperandio - Blog Clube do Livro e Amigos
Então, tenho que começar dizendo que perdi as contas de quantas vezes pensei em como começar essa resenha, e contar um pouco do livro dois, sem dar spoilers do livro 1 e estragar tudo.

Para quem não conhece UCPAL, vou deixar link para a primeira resenha Aqui, mas também vou fazer um apanhado geral do primeiro livro:

Vanessa é uma jovem e talentosa pianista assombrada por traumas, ela mora em Londres com sua tia, deixou no Brasil uma infância triste e traumática com seus pais.
Uma perda irreparável e a negligência materna, criou cicatrizes profundas que fizeram com que ela sofresse de estresse pós traumático. Assim , Vanessa viveu em um casulo sem se confrontar com seus pesadelos, e transferindo qualquer explosão de sentimentos no seu talento musical... Sua fuga, seu amor e sua dor, colocadas em melodias.

Bem, acontece que um telefonema faz com que ela tenha que voltar ao Brasil e....
A vilã cinzenta (como Vanessa chama a depressão) resolve vir assombrar, e cobrar de Vanessa por todos os anos que ela foi colocada na gaveta do esquecimento e da culpa.

O final do primeiro livro me deixou muito, muito abalada, e desse ponto recomeça o segundo livro...
Portanto vou tentar não dar qualquer pista sobre os acontecimentos importantes da trama, e vou me ater a minha experiência como leitora, OK?!

No segundo livro, nos deparamos com a escrita poética e melancólica da autora. Isso torna maravilhosa a conexão que temos com os sentimentos dos personagens, eu senti a cada página a aflição, a dor, o medo.
Nesse volume são colocados os pontos finais em questões em aberto no primeiro volume como:

O que levou Valéria a ser uma mãe tão desprezível e relapsa?
Porquê o seu pai desistiu da guarda de Vanessa?

O que aconteceu com seu irmão Felipe?

Quem é Nathan e o que tem por trás de sua aparente frieza ?

Confesso que algumas lágrimas foram derramadas durante a leitura e alguns sentimentos em relação aos personagens mudaram em relação ao primeiro volume, eu tive pena de alguns, raiva de outros, e vontade de acolher e abraçar outros tantos.

A depressão é tratada de maneira nua e crua, sem enfeites, sem rebuscado, e mesmo quem nunca passou por tal doença terá bastante noção de como esse sentimento é esmagador, sufocante e por vezes te faz sucumbir até que sua existência não tenha a mínima importância, você só sente um vazio e uma dor sem fim nesse vazio interno crescente.

Essa leitura mostra claramente que duas coisas são primordiais nesse momento: apoio familiar e de pessoas que à amam e vontade de lutar contra essa força. Sem ambos, cair em uma espiral crescente de dor, culpa e auto piedade será inevitável.

Agora eis a pergunta chave...

Nossa personagem conseguiu vencer a vilã no final?!

Hahahaha, não vou te dar a resposta de bandeja, então só lendo para saber....
Mas eu sei que esse livro tocou e continuará tocando em meu coração muito além do final.

Leia a resenha completa com quotes acessando o link abaixo

site: http://clubedolivro15.blogspot.com.br/2016/04/resenha-nacional-uma-cancao-para.html

Evelise 09/05/2016

Uma continação maravilhosa!
“Uma canção para a libélula – Parte Dois” foi para mim a confirmação da qualidade de escrita da autora Juliana Daglio. A forma como ela consegue trabalhar com as emoções de uma maneira extremamente realista e tocar o leitor me deixou encantada e fez com que a autora entrasse para a lista dos que eu leria até na fila do supermercado.

Esse segundo livro começa exatamente onde o primeiro terminou, com Vanessa no hospital e o desespero de sua família ao perceber a que ponto a doença dela avançou. São momentos bastante tensos e quando a protagonista acorda fica nítido seu arrependimento pelo que fez, ainda que ela ainda não consiga ver outra forma para aliviar o sofrimento que sente. As visitas a uma psicóloga, que no início ela rejeita, vão aos poucos mostrando uma nova visão sobre o que aconteceu no passado. Um personagem que ganha muita importância é o Nathan, que com grande insistência começa a fazer com que ela “volte a viver”.

"Ele cuidou de mim como se eu fosse de cristal e me mostrou que eu era de diamante."

Como eu já comentei, a carga emocional do livro é muito grande, assim como aconteceu no primeiro. Vi-me emocionada algumas vezes durante a leitura e a angústia da Vanessa foi passada de tal forma que entendi cada passo de sua recuperação, sob uma visão que eu nunca tinha analisado a depressão.

A importância dos familiares e amigos fica clara nesse processo e o enredo tem uma grande virada quando Vanessa descobre um motivo forte o suficiente para fazê-la lutar contra a Vilã Cinzenta. Uma passagem que chamou minha atenção foi uma visita da protagonista a um grupo de pessoas com problemas psicológicos, as conversas deles foram fortes e muito reais.

Não posso deixar de comentar sobre o final que me deixou um tanto desesperada, acontecimentos inesperados me deixaram (e a protagonista) sem chão. Quando pensei que a situação não tinha mais como se resolver a autora conseguiu encontrar uma solução. Isso pode parecer confuso, mas tenho que destacar a habilidade da Juliana para criar reviravoltas na estória e conseguir resolvê-las sem correr com o final.

A narrativa em primeira pessoa continuou aproximando o leitor da protagonista, além disso, uns poucos capítulos foram sob o ponto de vista da Valéria, mãe da Vanessa. Finalmente foi possível entender exatamente o que aconteceu na infância da protagonista.

"Há uma sensação específica que fica na alma depois de contemplar uma paisagem maravilhosa, ou depois de ler um livro marcante, ou depois de ouvir uma música tocante. São sensações únicas que deixam em cada um de nós marcas igualmente únicas que nos mudam para sempre. É a mesma coisa quando vemos a alma de alguém."

Como sempre, só tenho elogios para a diagramação da Editora Arwen. O capricho e atenção aos detalhes que a editora tem me deixa cada dia mais animada para ler suas publicações. A capa mostra a Vanessa e o interior é todo decorado com libélulas, li em formato de ebook, mas a versão física segue a mesma diagramação. Não encontrei erros de revisão.

Indico a leitura de “Uma canção para a libélula – Partes Um e Dois” para todos que procuram por um bom romance, mas especialmente para quem tem interesse em entender um pouco mais sobre transtornos psicológicos, especialmente a depressão. A leitura é fluida, mas cheia de emoções e com algumas ótimas metáforas e é perfeita até para os leitores mais exigentes.

site: http://lovereadmybooks.blogspot.com.br/2016/05/resenha-uma-cancao-para-libelula-parte-2.html