Uma Vida Interrompida

Uma Vida Interrompida Alice Sebold

Resenhas - Uma Vida interrompida

Bruno Malini 03/05/2020

Lindo
Muito lindo. A perspectiva da personagem principal é tão lindamente descrita que emociona.

Andy 05/09/2020

Uma experiência inesquecível
99% das mulheres já foram vítimas de estupro, ou assédio em algum momento na vida. Mas, infelizmente em alguns casos, essas mulheres saem sem vida. É o que aconteceu com Susie Salmon - Salmon como o peixe. Que morreu precocemente aos 14 anos, vítima de um crime horrendo que não só deu fim a toda uma vida que ela teria pela frente, como também afetou inúmeras pessoas que conviviam ao seu redor. De parentes e amigos à conhecidos distantes.

Neste livro Susie relata tudo o que vê do Mirante de seu céu. Relata como seus pais e irmãos estão lidando com a perda e todas as atitudes que eles tomam quanto a isso.
Enfim, é um livro excelente, com uma escrita fluída e suave, com toques de sensibilidade e com um pouco das experiências vividas pela própria autora do livro.
É um livro que todos os amantes de livros deveriam ler em algum momento de suas vidas, pois com certeza será uma experiência inesquecível.

Se gostou dessa resenha e quer outras como esta, siga-me no meu Instagram @momento_literapia

Vc tbm pode acessá-lo por este link
www.instagram.com/momento_literapia

Lusia.Nicolino 16/09/2021

Leitura fácil e rápida
Eu nunca direi “não recomendo essa leitura” porque as experiências literárias, as expectativas – ou até mesma a falta delas – são muito particulares. Também já deixei de lado o critério: se está escrito na capa que vendeu mais de cem milhões de cópias, eu não quero. Uma vida interrompida é desses livros, que pode agradar muitas pessoas e ficar bem aquém para leitores mais experimentados. A leitura é fácil e rápida, e nos entrega o subtítulo – memórias de um anjo assassinado. A personagem principal, Susie Salmon, narra o que aconteceu com ela e como isso impactou tudo à volta de onde e como vivia. Ela, que tinha apenas quatorze anos e queria ser fotógrafa, enveredou pelo caminho tão conhecido, mas que se tornou seu último atalho. Há um céu, e foi exatamente isso que me incomodou na leitura. Céu é apenas o teto para os móbiles de nuvens.

Quote: "Olhando aquilo, descobri uma coisa: quase todo mundo estava se despedindo de mim. Eu estava me tornando uma das muitas menininhas perdidas. Eles voltariam para casa e me poriam para descansar, uma carta do passado jamais reaberta ou relida."

Gabriela Paulino 23/06/2021

Tinha me preparado para uma leitura pesada, uma vez que esse livro gira em torno do estupro e assassinato de uma adolescente, mas me surpreendi muito. Toda a narrativa parece ser envolta numa aura de esperança, apesar de toda a tristeza da fatalidade ocorrida à protagonista. Ao invés de terminar de ler e me sentir mal, fiquei mais leve. Muitas cenas me emocionaram demais, e tive várias reflexões sobre a morte que me agregaram muito ao longo da leitura. Virou um dos meus favoritos!

Gabriela.Stankiewicz 09/08/2016

Susie Salmon, Salmon como o peixe.
Susie tem sonhos, tem amigos, tem família. Mora em uma casa simples de um bairro familiar. Vai para a escola e gosta de poesia. É apaixonada por um colega de classe e ainda sabe pouco sobre a vida. Susie morre aos 14 anos. A história que ela vai nos contar acontece após sua morte. Estuprada e morta por um vizinho no milharal, é assim que ela começa.
De longe da Terra, Susie observa sua família, vizinhos, amigos e conhecidos reagirem a sua morte, ela vê o esforço de cada familiar em tentar seguir em frente. Seus dois irmãos mais novos tentando entender o que é a morte e seus pais procurando por algo que nunca vai preencher o vazio deixado por sua precoce morte.
Uma Vida Interrompida é mais do que uma história sobre morte e superação, é a história não contada sobre o íntimo da família que tenta seguir em frente sem um corpo para velar, sem um local de descanso, sem esperanças de encontrar quem a matou. E que mesmo após anos depois de sua morte, insiste em deixar sua lembrança viva dentro de cada um.

De longe um dos livros mais tristes que eu já li, Uma Vida Interrompida me desafiou em diversos sentidos. Dificilmente saio da minha zona de conforto quando se trata de livros, mas abri uma exceção para este que me conquistou pelo filme. Sim, pelo filme. Assisti o filme logo quando lançou, dirigido por Peter Jackson e chamado Um Olhar do Paraíso. Admito que os efeitos visuais e a trilha sonora me conquistaram de primeira e quando eu descobri que havia sido adaptado de um livro tive que pôr na minha listinha de livros obrigatórios para ler. Obviamente demorei um pouco para isso mas aqui estou eu após ter lido o livro e se querem saber de uma coisa... Não assistam o filme!
Eu sei, contraditório, afinal, eu amei o filme. Porém, como muitas adaptações o filme é extremamente diferente do livro. Não estou proibindo de assistir, mas se você quer ler o livro, não assista antes ou vai criar expectativas sobre a obra que não condizem com o que vai encontrar no livro. Em uma breve comparação, o filme retrata muito mais o céu de Susie, enquanto o livro retrata muito mais a Terra para a qual Susie olha. Enfim, questões hollywoodianas. Talvez por isso eu não tenha me apaixonado tanto ao livro, pois eu esperava DEMAIS de algo que na verdade nunca foi escrito.
Mesmo assim, o livro continua encantador. Nos leva dentro de cada coração que habita aquelas páginas e podemos definitivamente sentir a angústia, medo, emoção, felicidade, dúvida e tantos outros sentimentos que são abordados na obra. Alice Sebold escreve de uma maneira peculiar que me prendeu ao livro, mesmo sendo muito triste (pro meu gosto) não pude deixar de ler pelo menos umas 50 páginas por dia. Minha avaliação leva em conta a experiência de ter assistido o filme antes, entendam por favor.

Carolina.Souza 17/05/2021

Emocionante
Pensa em um livro que eu chorei do inicio ao fim, o livro ele ao contrario do filme ele não acaba tipo logo após da morte da suzi, e sim continua narrando por mais dez anos. Em como eles lidaram com a morte e tentaram seguir sua vida por mais dificil q fosse

maria 28/02/2022

Achei um livro completamente razoável. Exceto por um momento já no final que eu achei completamente sem sentido e desnecessário, o livro é bom. A leitura pra mim foi lenta, mas apesar disso não é um livro que se tem vontade de abandonar. Pra mim sinto que não agregou nada na minha vida, mas quem sabe isso signifique algo pra outro público.

Josiane.Castro 15/04/2024

Visão do céu
Susie foi estuprada e assassinada , do céu ela observa todos a sua volta . Uma história de dor contada por uma menina nos seus 14 anos e o desejo de ter tido uma vida . Um misto de fabula e fantasia .

Mirian.Lima 23/10/2023

Muito triste
Uma história muito triste que acontece com jovens, infelizmente no nosso país acontece e são acobertados por pessoas que têm influência, ao qual a massa fica sem proteção, não tem quem olhe pela grande população, as vítimas acabam sendo são mais números nas estatísticas.

Mari158 06/03/2022

Susie Salmon era uma adolescente com sonhos e um futuro brilhante até ser assassinada. Do paraíso, ela acompanha a vida de seus familiares e amigos, enquanto precisa lidar com a própria morte.

Há muitos anos vi o filme e simplesmente amei a forma que é contada a história e toda trajetória de Susie, apesar do seu fim precoce. O livro é tão bom quanto. Óbvio que alguns detalhes precisaram ser mudados, já que é uma adaptação, e mesmo que não tenha mudado do contexto, no livro ficou melhor.
Não tem como se decepcionar com nenhuma das obras, seja a literária ou cinematográfica.

Ana Letícia 19/09/2022

impactante
Que leitura impactante?. O filme já me deixou péssimas por dias, ler o livro só ajudou nesse sentimento. Os detalhes. As consequências de um ato tão cruel. O céu. A Terra vista de cima?. Recomendo muito a leitura! Todos deveriam conhecer a história de Susie Salmon.

Milene Wi 26/04/2023

Uma Vida Interrompida
O livro é triste e muito bom. A narradora é a própria menina assassinada e o livro apresenta os acontecimentos a partir do seu olhar. Nos mostra como um crime hediondo deixa marcas em todos de alguma forma e nos abre uma janela do pós morte.
Para aqueles que assistiram ao filme Um Olhar do Paraíso e gostaram, irão encontrar, no livro, as informações para detalhar bem melhor a linha narrativa da estória de Susie.