1 Real

1 Real Frederico Delicado Gallego

Resenhas - 1 Real

Alanna. 11/03/2021

OS sonhos de uma criança custam 1 real
Mais um dos livros que encontrei "por acaso" (meu "acaso" ultimamente é meu local de trabalho rs), e de novo, uma surpresa muito boa.

Esse livro conta a história de duas crianças, um menino e uma menina, que possuem contextos completamente diferentes mas que possuem algo em comum: o sentimento de solidão. Ambas as histórias vão se desenrolar diante de um avião de brinquedo, que precisa de uma moeda de 1 real para funcionar. Falar mais do que isso é trazer spoilers, então quero me apegar nos detalhes desse livro. Tem um formato que pode ser considerado como quadrinho, e não possuí textos. As ilustrações são lindíssimas, são ilustrações em lápis preto com poucas interferências de cores, e a história tem algo de lúdico que deixa tudo mais bonito.

Sem dúvidas recomendo a leitura, acho que para os adultos vai trazer certo saudosismo, relembrar os sonhos e esperanças que a gente tem na infância mas que conforme vai crescendo a gente acaba perdendo.

lucas rocha 25/08/2020

1 Real
"Desenhar com os olhos fechados é desenhar duas vezes: um desenho iluminado na escuridão e outro escuro em plena luz."
Pág. 142

Luiz 25/11/2021

As ilustrações são boas...
Não é que o livro seje ruim, ele é bom, mas faltou algumas coisas. Como ele não tem dialogo entre os persongens você tem que tentar entender a história. O que me fez perceber que não gosto desse tipo de história.

Basicamente um menino que lava carros e todo seu dinheiro vai para sua mãe, até que... Uma mulher da uma moeda para ele, e tem um brinquedo que para funcionar precisa de 1 REAL.
Ela, uma menina rica que quem compra suas roupas é uma "empregada" e não a mãe que não está nem ai para ela, e ai ela vê o brinquedo e quer usar a moeda...

Basicamente isso, se tivesse diálogo poderia ser um otimo livro, mas não tem...
Merece estrelas pelas ilustrações...

Andreia.Kohut 07/11/2022

Duas crianças com vidas distintas. Uma sem nada, outra com tudo. A vida os une de uma certa forma, e traz algumas reflexões.

Tory 23/05/2023

Tudo foi uma lembrança???
1 real era o valor necessário pra realizar o sonho de várias noites de duas crianças, crianças que tinham realidades totalmente diferente,mas que compartilhavam de um mesmo desejo; o desejo de serem realmente crianças.
Fala também das histórias das pessoas que tinham um convívio com essas crianças e sem precisar usar palavras descreve toda uma narrativa e uma história emocionante e divertida de ser ler.
lalialves 28/05/2023minha estante
a gente lê pensando que é uma coisa e no final percebe que entendemos tudo errado ;-;
muito bom

Tory 28/05/2023minha estante
Temos que ler mais livros assim lalii,eu amei kkkkkk

lalialves 28/05/2023minha estante
simmmm

emillyvnn_ 15/03/2024

Interessante, mas não é meu estilo de livro
Essa obra nos apresenta a vida de duas crianças e uma babá; três personagens diferentes e com vidas diferentes, porém todos com o mesmo sentimento compartilhado: solidão.

A vida desses três personagens está interligada a um biombo que necessita apenas de 1 real para funcionar. Esse brinquedo basicamente ajuda esses três a se aproximarem mais de seus sonhos, ou, quem sabe, pelo menos da felicidade.

O livro é uma narrativa de imagens com apenas cinco títulos que nomeiam seus capítulos; a obra é rica em conteúdo social e interpretações, explorando tons de grafite esverdeado em linhas, sombras e texturas.

Essa obra é diferente de tudo que já li, talvez tenha sido por isso que não gostei muito e tampouco entendi direito a história e a moral que o livro quer nos passar. Apesar disso, eu recomendo, ainda mais pra quem já tem uma certa afinidade com a leitura de imagens... Acredito que vale a pena!

Júlia 19/11/2022

No começo eu não tava entendendo nada, no final parecia que eu tava no começo. Os traços do desenho são bem diferentes também.

Beatriz658 04/12/2022

Confesso q de primeira n entendi mta coisa, o livro n tem falas ent vc tem q usar mto a cabeça pra saber oq tá acontecendo kkj, de qualquer jeito é mt legalzinho e é bem curtinho tbm

Anna Medeiros 31/12/2022

Saí com crise existencial, depressão e ansiedade. Amei!
São só ilustrações, não tem nenhum texto, e você interpreta da maneira que achar melhor, ou da maneira como o entende.

Eu amei a experiência de "ler" um livro sem texto algum, além de que as ilustrações são belíssimas e muito bem trabalhadas.