Joana d

Resenhas - Joana d'Arc

Heidi Gisele Borges 10/09/2010

Reminiscências pessoais de Joana d’Arc pelo Senhor Louis de Conte
(seu Pajem e Secretário)

Esta magnífica obra de Mark Twain, pseudônimo de Samuel Langhorne Clemens (1835-1910), levou doze anos de pesquisas para ser concluída, adorada pelo autor, ignorada por muitos.

“Prefiro Joana d’Arc a qualquer outro de meus livros, e ela é, de fato, minha melhor obra”, escreveu em sua Autobiografia.

A vida de Joana d’Arc (1412-1431) foi fantástica. Quando menina vivia em Domrémy, livre e feliz, apesar de bastante pobre, e foi lá que recebeu as mensagens de Deus, para que libertasse a França dos ingleses. Ouvia vozes e tinha visões. A maioria desacreditou naquela criança, achavam que estava louca, que era uma bruxa.

Foi enganada pela elite da Igreja, que a fez assinar papéis dizendo ser a liberdade, porém, como Joana não sabia ler, assinou sua confissão. Confissão de que era herege. Nem mesmo a Igreja acreditou que Deus falava com ela.

Por isso, foi queimada na fogueira, por ser considerada bruxa.

Adoro a história de Joana d’Arc, neste livro, ela é contada por seu Pajem e Secretário Louis de Conte.

Mas a ironia fica por conta da Igreja, novamente, que anos depois a canonizou. Tirou-a do Inferno e elevou ao Céu. Trinta de maio é o dia de Joana d’Arc.

Infelizmente este livro é pouco conhecido, e por isso, pouco valorizado.

Super recomendado para fãs de Mark Twain e/ou Joana d’Arc, fiés ou simplesmente para leitores de boas histórias e biografias.

*****
Mundo de Fantas no mundo dos livros

Teresa 22/02/2024

Santa Joana D'arc, rogai por nós!
Simplesmente lindo! Amei acompanhar Santa Joana desde os seus 13 anos até a sua morte. Ela foi um grande exemplo de virtudes! Não tinha medo de fazer a vontade de Deus! Eu já amava a história dela antes de ler o livro... Agora amo ainda mais!!
Valeu super apena!?

Ludmilla Silva 04/06/2021

"Isso prova, ao meu ver, que nada era impossível para Joana D'Arc"
Depois desse livro eu me torno totalmente fã declarada do Mark Twain e obviamente da Joana d'Arc. Esse livro é de uma genialidade tão imensa, de uma precisão histórica tão pontual que é às vezes comum simplesmente esquecer que a história aqui é de fato real e foi coletado depois de anos e anos de estudos e pesquisas. Mark Twain – como ressaltado no início do livro – só conseguiu escrever este livro depois de doze anos de pesquisas e após tentar seis abordagens diferentes antes de encontrar a melhor forma de contar essa história, por fim, ele escolheu contar a história pelo ponto de vista do Senhor Louis de Conte, o secretário e pajem (um jovem serviçal, utilizado por príncipes ou guerreiros para acompanhá-los em campanhas militares) de Joana, que aqui na história é um amigo de infância de Joana e vivenciou, junto a ela, todos os momentos importantes e trágicos de sua vida.

E essa escolha foi sensacional, deu super certo, pois além de ter trago fatos históricos precisos (pois essa figura histórica do Louis e seus registros realmente existiram) nos aproximou ainda mais da personagem da Joana já que a acompanhamos desde nova e a vemos pelos olhos de um bom amigo que possuía muito carinho, amor e respeito por ela. Só essas duas escolhas – extremamente longas e bem pensadas - do autor já demonstra o enorme respeito que ele possuía pela personagem. O autor enfatiza no começo do livro que este é o melhor livro que ele escreveu na sua vida e eu concordo sem nem mesmo ter lido outros livros dele.

Eu não li nenhum outro livro da Joana d'Arc, a exceção desse, mas tenho certeza que esse seria o melhor (ou um dos melhores) livros já escritos sobre essa figura histórica, justamente devido aos anos intensos de pesquisa e tentativas, assim como a grande admiração e respeito que é possível perceber que o autor possuía por ela. Um dos meus grandes receios ao ler livros biográficos e históricos é que eles sejam extremamente maçantes, chatos e arrastados, quase como textos acadêmicos (quem lê este tipo de texto sabe a sina que é conseguir ler tudo sem surtar), porém fiquei extremamente contente ao ver que este não, era o caso. O livro é tão interessante, instigante e fluido que você lê rapidamente e quer devorar toda aquela história logo. Penso que obviamente isso é fruto da dedicação do autor. Acredito que deve ter partes inventadas, como os diálogos específicos, porém que eu saiba e pelo que deu a entender, tudo aqui é real e foi retirado de registros oficiais. Então você irá ler uma ótima e fluida história com grande precisão factual e histórica, juntando assim o melhor dos dois mundos.

Eu honestamente não sei se tenho palavras para falar de Joana d'Arc, nada que eu falar aqui fará jus a pessoa que ela era e a seus feitos incríveis. Parece ser conhecimento comum o tema "Joana d'Arc" nós já crescemos sabendo que ela foi salvadora da França e que morreu queimada na fogueira. Porém, eu, não sabia dos detalhes de sua vida, então ler esse livro foi extremamente gratificante para mim, pois sai daqui ainda mais feliz, admirada e inspirada pela pessoa que Joana d'Arc foi. No fim do livro Mark Twain escreve a seguinte frase “Joana d'Arc se apresenta, de longe, como a pessoa mais extraordinária de que a espécie humana já produziu em todos os tempos” e eu não poderia concordar mais. É exatamente isso.

Quem diria que uma mera camponesa, de apenas 16 anos, seria apenas a GENERAL de uma das maiores nações do mundo, que lideraria e venceria inúmeras batalhas sem ter nenhum conhecimento sobre guerra, que libertaria a França e coroaria o rei sem nem saber nada sobre política. É extraordinário. Eu acredito fielmente que ela ouvia as vozes de anjos e santos, penso que ela era de fato uma profetisa, sendo escolhida a dedo, pois lendo a história dela vendo todos os seus feitos incríveis e vendo o quanto ela era resiliente, persistente, humilde, com bom coração é impossível que ela não fosse única, ela tinha um “que” especial que ninguém nunca mais teve. Eu no lugar dela, vivenciando tantas humilhações, teria abandonado a França e todos os outros à mercê e deixado que eles lutassem e vivenciassem tudo aquilo sozinhos, porém Joana nunca fez isso e nem faria, ela defendeu seu país e seu rei (mesmo que não merecessem) até o fim e sempre acreditou em si mesmo e em suas convicções, e isso é algo extremamente raro.

Apesar de ter ficado extremamente encantada, admirada e inspirada pela pessoa que Joana d'Arc era eu fico muito triste com o desenrolar de tudo. A história dessa figura histórica tão conhecida consegue ser mais trágica e triste do que inspiradora. Ela ficou à mercê da ganância, do poder, e do ódio, tanto dos ingleses, quantos dos franceses e principalmente da Igreja Católica. Ninguém a merecia, ninguém merecia seu coração bom e sua ajuda, essa é a verdade, e mesmo assim ela lutou por todos. Se não fosse Joana a França talvez nem existisse, talvez já fosse território inglês há centenas de anos, ela simplesmente salvou o país e aquelas pessoas. De fato, a guerra poderia ter acabado 22 anos antes – e talvez nem se chamasse Guerra dos Cem Anos – caso o rei (Carlos VII) tivesse autorizado Joana a completar sua missão de expulsar os ingleses da França, isso não aconteceu, mas mesmo assim o impacto de Joana d'Arc foi gigantesco.

Além da admiração e da tristeza eu senti ódio, e espero que mais pessoas tenham sentido também! Me revoltou demais a Joana ter sido capturada, vendida, e ficado como prisioneira por UM ANO e ninguém – absolutamente ninguém – ter feito nada para ajudá-la. Ela ficou sofrendo na mão dos ingleses por um ano, teve o pior fim que alguém de sua altura poderia ter e ninguém fez nada. Naquela época Joana d'Arc já era extremamente conhecida na França e em outros países, era admirada, idolatrada, tinha amigos, família, fãs e mesmo assim zero ajuda. Eu entendo o contexto histórico, entendo que era o “Período das Trevas” que a Igreja Católica dominava e que ninguém gostaria de ir contra ela, porém se as pessoas se diziam tão gratas e inspiradas por Joana d'Arc deveriam ter feito algo. Eu esperava um grande resgate com centenas de soldados franceses a mando do rei (o que obviamente não aconteceu), mas poderia ter tido também uma revolta popular, um motim, um planejamento de seus amigos para que se infiltrassem na prisão e a tirassem de lá, qualquer coisa, mas não teve nada.

Joana d'Arc era apenas uma jovem inocente, quase uma criança, ela tinha apenas 19 anos quando foi morta na fogueira (e 17 quando comandava o exercito francês) e mesmo assim as pessoas se reuniram por meses para ver seu julgamento grotesco e abusivo e se reuniram para vê-la queimada e nenhuma alma sequer fez algo para ajudá-la, mesmo depois dela ter se dado por completo pelos outros e pelo seu país. É triste terem a considerado herege e bruxa e terem a matado, sendo que ela era uma heroína. A história de Joana d'Arc é triste e revoltante, dói meu coração pensar no sofrimento que ela passou nos seus últimos meses de vida.

Ela foi canonizada como santa alguns anos depois, e a Igreja voltou atrás de sua decisão, mas mesmo assim essa atitude na época foi tomada por uma decisão egoísta e individual, já que o rei – Carlos VII – gostaria de ser lembrado como o rei que foi coroado por uma santa e não por uma bruxa. O que me deixa feliz é saber a importância e o reconhecimento que Joana d'Arc possui hoje no mundo todo – principalmente na França – mesmo após mais de 500 anos de sua existência. Nada que vai reparar seu sofrimento, mas hoje é bom ver essa jovem tão incrível e única ser admirada por milhares e por inspirar diversas pessoas. Sinto que hoje ela teve o respeito que tanto mereceu e não teve na sua época.

Parte meu coração o final que Joana d'Arc teve, mas, ao mesmo tempo, fico muito feliz conhecendo mais sobre a pessoa incrível que ela era e sabendo que hoje ela é uma figura de admiração para muitos. Mark Twain tinha um carinho muito especial por ela, então penso que esse livro é um lindo tributo a esta figura histórica tão importante, e um ponto de entrada fenomenal para quem quer conhecer ainda mais a história de Joana. Recomendo cegamente e tenho certeza que lerei novamente daqui a um tempo.

Peter.Molina 14/01/2024

Mártir Joana
Nesse livro, temos a história de Joana Darc, contada a partir de um amigo pessoal fictício que conviveu com ela. Sua infância, suas visões, a luta pela França e pelo rei, até a sua morte trágica. Escrito em linguagem simples, mas de maneira forte, com passagens monumentais, com destaque para o caráter de Joana. Não tem como não se emocionar diante do seu sofrimento e das injustiças que sofreu. Muito boa leitura.

Anny 31/03/2022

Bom, mas fala muito por cima, mas continua sendo bom!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Layla.Ribeiro 29/05/2015

Esse livro publicado em 1896 por Mark Twain, mesmo autor de "O Principe e o Mendigo" conta a história de uma figura popular da França e dos nosso livros de historia, Joana d'Arc, uma jovem camponesa que se tornou lider militar e comandou yodi um exercito para proteger a França do dominio britanico, Mark Twain refaz a saga dessa heroína a partir de doze anos de pesquisa baseada nas memorias do Senhor Louis de Conte que é o narrador personagem do livro, esse livro é a mistura de ficçao e fatos historicos. A primeira parte do livro que possui 42 capitulos eu achei muito chata, o autor muito detalhista ele foca na infancia e a vida dela na sua aldeia onde nasceu, outra coisa que passri raiva ao ler, ele sempre a descreve como santa, pura, angelical e bem feminina, atributos a qual toda mulher deve ser , depois de quanfo começa as batalhas que ele vai falar da cabeça dela como um general sem ficar repetindo toda hora da graciosidade dela, graciosidade no campo de batalha??? Acho que ele enfeitou muito a personagem de Joana, por isso e outras coisas demorei de terminar esse livro, apenas na segunda parte o livro começou a me encantar e comover mesmo sabendo do final dela e a joana darc o pensamento dela no julgamento é muito inteligente e sabia lembrando que era camponesa e nao sabia ler e escrever, mas comandou um exercito e virou a heroina ate hoje da frança.
Vivi Martins 30/05/2015minha estante
Gostei da resenha e ainda quero ler este livro. Me interessa saber mais sobre Joana D'arc.

Layla.Ribeiro 30/05/2015minha estante
Obrigada meu bem, já que você se interessa pela história dela vale muito a pena ler esse livro.

Leonardo88 13/07/2020

Um grande Espírito!
Uma história de força, patriotismo, garra, persistência, resiliência e vontade! E tudo isso encontrada em uma menina de 16 anos quando começou sua missão e morte aos 19 anos sem nunca perder a força deste espírito!
Uma camponesa sem saber ler e escrever criada nas atividades do lar como toda mulher era criada na época , e realizar uma das maiores façanhas militares da história e tudo isso com amor , e piedade realmente tem que ser uma atividade para um grande Espírito como era de Joana !!
Vale muito a pena sentimos o sofrimento desta menina e sentimos sua resistência e resignação! Um grande exemplo para todos nós!

Crônicas Fantásticas 30/12/2020

De bruxa a guerreira canonizada: Joana D’Arc
(Esta é uma resenha mais curtinha que faz parte de uma grande publicação dentro do nosso site. O link está no final do texto)

Por Thamirys Gênova

Chegando à Idade Média, mais um exemplo de vítima da violência masculina institucional. Dessa vez, orquestrada mais claramente pela Igreja Católica. Joana D’Arc (? -1341) era a filha mais jovem de uma família camponesa. Aos 13 anos, passou a ter visões sobre integrar o exército francês na Guerra dos Cem Anos (1337-1453), contra Inglaterra.

Aos 16, incansável, conseguir convencer várias instâncias a levá-la até a corte francesa. Raspou os cabelos, vestiu roupas masculinas e marchou escoltada até o monarca francês. Considera-se um mistério como ele a recebeu, mas de fato, ela foi recebida pelo rei e equipada para lutar. O período em que D’Arc esteve à frente do campo de batalha — não se sabe se na linha de frente ou não — foi de vitórias para os franceses. O que criou no imaginário dos soldados a ideia de que ela poderia ser uma bruxa.

Algumas derrotas começaram a assolar o exército francês por volta de 1430. Diante disso, o rei reviu sua estratégia de guerra e o engajamento de Joana nas batalhas perdeu força perante o monarca. Em 1431, Joana foi vendida à Inglaterra e julgada num tribunal católico, acusada de bruxaria e heresia. No final do século XV, Joana foi considerada inocente pelo Papa da época. No início do século XX, quase 400 anos depois de sua morte, ela foi canonizada pelo Papa Bento XV. Compreende-se que a religiosidade de Joana foi manipulada ao bel prazer dos homens ao seu redor. Uma dessas manobras resultou em sua trágica morte. Para conhecer sua história, vale consultar a obra de Marc Twain.

site: https://cronicasfantasticas.com.br/2020/11/24/o-alvo-nas-costas/

Fernanda Araújo 07/03/2022

Sensacional!
Joana D'arc sempre foi um grande exemplo na minha vida. Essa edição da sua história me deixou ainda mais maravilhada. O relato de uma carreira militar breve e impecável. Uma jovem comandante do exército incrivelmente altruísta, um grande exemplo de fé e resiliência. Em contrapartida, estão os seus carrascos, mostrando a crueldade da raça humana desde os velhos tempos. Um livro que instiga muitas emoções ao mesmo tempo. Recomendo a leitura.

Jonathas dos Santos Benvindo 21/07/2022

Uma adaptação muito boa em prosa da vida da primeira heroína francesa. Realmente ela teve uma vida curta mas determinada e impressionante.

Arodasi0 13/11/2022

A vida de Joana D?Arc através de seu secretário.
Esse é um livro que traz muitas informações da vida da famosa Joana D?Arc e de suas peculiaridades.

Seu pajem e secretário, Louis de Conte, conta através dos olhos dele como era a vida dessa ilustre general, que lutou no final da guerra dos 100 e anos e foi essencial para a libertação da França das mãos da Inglaterra.

Para quem gosta dessa parte da história e tem curiosidade sobre a vida de Joana D?Arc, é um livro maravilhoso.
Recomendo.

Soninha 06/11/2019

Excelente.
O que Eu sabia de Joana D'arc não era nada comparado ao que descobri com esse livro. Estou orgulhosa e encantada de saber o quanto uma mulher foi capaz de fazer e se manter íntegra , diante se tanta falsidade, complô, mentiras. Não se submeteu nem mesmo a igreja católica que naquela época impunha medo, para manter seus princípios e sua fé em Deus. Uma moça que sofreu humilhação, torturas, e foi queimada viva, mas mesmo assim, não julgou seu rei, que a vendeu e deixou a mercê dos Ingleses.

Biblioteca Álvaro Guerra 28/07/2018

Filha do povo, revolucionária, restauradora da monarquia, patriota traída pelas elites e pela igreja, louca, mártir e santa.
" Ela amava tanto a França que a França começou a se amar " Jules Michelet

Empreste esse livro na biblioteca pública

site: http://bibliotecacircula.prefeitura.sp.gov.br/pesquisa/isbn/8501054283