A Alma do Homem Sob o Socialismo

A Alma do Homem Sob o Socialismo Oscar Wilde

Resenhas - A Alma do Homem Sob o Socialismo

Dan 14/03/2021

Resignificando umas coisas
O primeiro estranhamento está inserido no nome que acompanha o ensaio - afinal de contas, em todas as instâncias eu vejo o Socialismo como um cadáver embalsamado de discursos do que se queria que ele fosse, não do que ele é. Mas o interessante é saltar essa aresta..

Característicamente, um ensaio é essa exposição de impressões, ideias e truísmos originais. No caso de Wilde, mais ainda, eu vejo o espírito de seu tempo capturado em colocações que me fizeram ver a individualidade como se fosse a verdadeira ESTÉTICA.

De alguma forma, por exemplo, o paralelo de Cristo com personalidades que abraçaram a força maior em seu próprio ser, tem respingos naquilo que está escrito "sejais imitadores de cristo" - embora o elemento de conclusão seja herege.
A arte não pode ter fronteiras! delimitar a inspiração a um tema e, em grande parte, por conveniencia institucional e de cabresto sociológico produzir espetacularização em detrimento da verdade imanente em cada um, é um malefício enorme! o conformismo só poderá ser extirpado por espíritos que querem.

Natalie Lagedo 13/02/2017

Independente de concordar ou não com as convicções políticas de alguém, eu procuro observar se seus argumentos são válidos ou mesmo convincentes. Acredito também que uma das melhores formas de conhecer um escritor pelo qual nutrimos certo respeito é debruçar-se sobre um escrito não ficcional seu, porque aí não há como desvencilhar a criatura do criador, já que o intuito é defender alguma causa, como no caso do ensaio A Alma do Homem Sob o Socialismo. Peguei o livro para ler sem saber se seria a favor ou contra a referida ideologia, pois estava mais interessada em conhecer a visão de Wilde sobre o assunto.

É uma sucessão de parágrafos deprimentes, de tão fora da realidade que são. Não existe causa e efeito em nenhuma das proposições utópicas. A premissa de todos os males da humanidade é a propriedade privada. Certo. Qual o motivo? Qual o efeito direto e concreto? Como melhorar? Respostas: a motivação é a caridade, que fomenta o coletivismo; o efeito é a pobreza e a maldade; a saída é o socialismo, que por causas mágicas incentivará o Individualismo (com letra maiúscula). É engraçado tamanha bobagem. Critica o trabalho, as pessoas pobres são taxadas de incapazes intelectualmente e o único "ubermensch" é o artista. Paródia grotesca e infantil de A República, de Platão. Melhor ignorar o Oscar Wilde ensaísta e ater-se ao romancista.
GH 13/02/2017minha estante
Eita...

Lili 13/02/2017minha estante
Sempre tive a impressão de que Wilde era meio babaca... rsrs

Aguiar 13/02/2017minha estante
Clara influência rousseauniana, mas, diferente deste, não me parece que o caso do Wilde foi de mau-caratismo, apesar do alerta que fazia Dostoiévski sobre o cristão-socialista. E o viés político-ideológico é facilmente perceptível em vários contos, como o Gigante Egoísta, onde ele ataca a propriedade privada se utilizando do véu da caridade.

Natalie Lagedo 13/02/2017minha estante
Até então eu só tinha lido O Retrato de Dorian Gray.

Aguiar 13/02/2017minha estante
Recomendo as peças teatrais.

Natalie Lagedo 13/02/2017minha estante
Obrigada!

Lori 12/04/2010

Qualquer livro é uma representação de seu tempo, mesmo aqueles que trabalham sobre assuntos futurísticos, sejam o Mochileiro das Galáxias ou Admirável Mundo Novo. Um livro que trate sobre idéias políticas mais do que todos. “A Alma do Homem Sob o Socialismo” é um ensaio publicado em 1891. E se transformou, para mim, na maior representação do idealismo que havia sobre o que seria o socialismo. É a eterna fé no desconhecido, afinal ainda não havia sido colocado em prática e falhado em melhorar a vida das pessoas como o capitalismo. Porém cada um tem a sua visão, e Wilde procurava o individualismo, o que foi o que mais se perdeu sobre o sistema ironicamente. Mas a questão principal é o que o individualismo significa para Wilde. Kundera considera que o significado de palavra varia para cada pessoa, por isso grande parte de seus livros é a explicação de certos significados para ele na vida de seus personagens. E o Individualismo, a forma como Wilde escreve, só seria pleno no socialismo já que o homem não procuraria a propriedade, sim a sua melhora como ser humano. Não morreria de trabalhar para conseguir um pedaço de terra, sim se dedicaria para ser uma pessoa melhor e ter seus sonhos realizados. Ver como isso se perde pelos desejos mesquinhos dos líderes e a necessidade de sobrevivência chega a entristecer. Wilde continua certo quando diz que a grande maioria sobrevive, não vive.

Outro tópico que me chamou atenção foi como ele acreditava que as máquinas seriam as responsáveis por uma igualdade no trabalho, já que essas fariam os trabalhos maçantes. Assim liberaria a pessoa para procurar saber qual o seu desejo profissional por gosto, não por necessidade de dinheiro. Afinal, quem já ouviu alguém dizendo que o seu grande sonho era ser motorista de ônibus ou caixa de supermercado? Novamente o que ele acreditava não só não acontece, como vai pelo caminho oposto. As máquinas aumentaram a diferença financeira entre aqueles que a possuíam e aquelas que trabalhavam com ela. Por que não houve um controle sobre a máquina para ajudar todos, sim a criação de um lucro pela produção em maior número. O mundo seria tão mais legal se tivessem ouvido pessoas como Oscar Wilde em vez do bolsinho coçando.

Finalizando as minhas anotações, outro assunto que ele trata é a relação do artista com o público. Se no tempo dele havia isso, atualmente há bem mais, que é a influência da mídia sobre o público. Ao mesmo tempo em que essa influencia, ela é influenciada. Por que é um produto a ser comprado , então ela vai falar sobre o que as pessoas querem ouvir. Ou você acha realmente que em todos os jornais tem resenhas de Twilight por que eles acham ‘liiindu, abigã’? E essas juntas dão o aparecer se o livro é bom ou não. Livros ótimos são esquecidos por que não tem uma circulação grande já que são colocados de lado pelo último lançamento de Stephanie Meyer e Paulo Coelho.

- - - - - - - - - -

Ysabel Cristina 13/12/2012minha estante
Eu gostei muito desse ensaio. Recomendo!

Pandora 27/01/2015minha estante
"Qualquer livro é uma representação de seu tempo, mesmo aqueles que trabalham sobre assuntos futurísticos, sejam o Mochileiro das Galáxias ou Admirável Mundo Novo. Um livro que trate sobre idéias políticas mais do que todos."

ioiô 14/04/2022

oscar o que foi isso
eu AMO o oscar, amo tudo oq ele escreve. acho ele um gênio. POREEEM nao achei essa obra particularmente magnífica ou comparável a outras q ele já escreveu. acho que por ser da nobreza, oscar nao entende o real motivo pelo qual pessoas pobres são levadas a aceitar as condições miseráveis e desumanas que lhes são impostas e não compreende que, diferente dele, o proletariado não tem escolha enquanto não houver revolução, como quando ele fala que são um bando de estúpidos por aceitar uma condição inferior de vida ou quando ele diz que ?fizeram um acordo com o inimigo e venderam seus direitos inatos em troca de um péssimo prato de comida.? e os chama de tolos por isso. outro ponto que eu literalmente comecei a rir de nervoso foi quando ele escreve que a propriedade privada deve acabar por bem dos RICOS ??? com essa frase marx ressuscitou e morreu de novo do coração pq ne. fodase o rico oscar toma vergonha na cara ???? De resto achei ok, ele fala muito sobre a arte e como não podemos ser livres enquanto o sistema não acabar e eu concordo, mas acho que ele ficou muito restrito ao nicho dele, oq é bem entendível já que ele é artista. dou 3 estrelas ??????????

thamires 14/06/2016

Oscar Wilde futurista de humanas
A bicha tava loka quando escreveu esse livro, toda irônica, bem de humanas, venenosa e atrevida. Fala de como o homem pode se libertar das amarrações sociais, o verdadeiro Individualismo para se chegar a sociedade ideal, no qual o homem toma o poder de si mesmo e constrói uma verdadeira felicidade e prazer na vida. Adorei !!!!

Gabriel Dummer 07/02/2024

Individualismo...
Um ensaio de Oscar Wilde repleto de reflexões sobre a sociedade. As referências ao socialismo podem ser abstraídas em favor da profundidade das ótimas elaborações sobre a alma humana. As ideias teorizadas sobre o Individualismo trazem pontos importantes para a sociedade atual, com a valorização das singularidades e individualidades de cada um, inclusive na essência das suas artes. O caráter utópico, ressaltado pelo próprio Wilde, e mesmo político que possa ser analisado, é secundário mediante a sensibilidade do autor em analisar as potencialidades de cada indivíduo se apropriar das próprias individualidades, no altruísmo do respeito às singularidades e diversidades.

Charly.nunes 05/02/2023

Livro super necessário, mesmo que vc não seja de esquerda deveria ler para se ter noção do que é abordado pela esquerda. Wilde foi maravilhoso em escrever esse livro, explicou muito bem o porque é tão importante a mudança política e ainda fez uma previsão dos dias de hoje com base doque ele achava que era utopia, nos pondo a pensar no que de fato é utopia se não algo de que se tem sentido a cada tempo, e também acabou com o clichê tão falado das doações, nos mostrando como o próprio dis, que doação nada mais é que uma esmola do qual não vai tirar o indivíduo daquela situação só ajudar ele minimamente e temporaria mente, isso só o prende mais ainda em sua situação, o que mudaria sua situação é se a política mudar e lhe dar oportunidade de melhorar

Nando.Costa 30/03/2021

Uma leitura bem interessante de fato, apesar de não ser o meu tipo de livro preferido, mas por outro lado eu gosto muito do Oscar wild, então se você também gosta do autor, e do tema, vai gostar bastante do ponto de vista dele em relação ao tema.

Dani... 20/01/2009

Interessante a idéia de que apenas seria correto se dedicar a artes, ciências elevadas se todas as pessoas estivessem livres do trabalho e que nenhuma desigualdade existisse. Apenas acho um pouco "ingênua" sua argumentação quase de socialismo utópico de que as máquinas fariam essa "libertação".
Carlos.Batista 02/12/2019minha estante
Dani, se retroagirmos à antiga Grécia veremos que a maior motivação dos "privilegiados" da época era permitir-se viver no ócio, libertando sua mente e sua criatividade para aguçar o raciocínio. Só que esse inspirados tinham quem fizesse tudo por eles, desde a comida, limpeza, até limpar suas bundas. Os escravos. O socialismo não é diferente disso. Uma pequena elite vivendo no ócio, pensando no crescimento humano (rsrsrs) e uma massa de escravos sustentando o sistema que persegue, e persegue, e persegue, e persegue a igualdade...mas nunca a alcança. Imagine a vontade impressa nessa perseguição. rsrsrsrsrs. Só há dois motores da igualdade e da promoção social...a educação e o trabalho. E, ao final de tudo, descobriremos que a busca da igualdade é injusta, porque os homens são desiguais, assim como seus esforços e suas lutas. A desigualdade é fruto da diversidade da raça humana e, para eliminar a desigualdade, teríamos que extinguir aquilo que nos distingue, como indivíduo. Assim o Individualismo é isso, é sermos diferentes, e sermos "desiguais". O resto é elocubração filosófica e exploradora da qual apenas alguns querem tirar proveito. A vida está aí para ser vivida e "lutada", sem ócio e sem elocubrações filosóficas.

Juliana 28/04/2010

Se imagine sentado em uma sala muito bem mobiliada em mil oitocentos e alguma coisa.
Agora imagine uma outra poltrona além da que vc está se sentando.
Na outra poltrona esta sentado Oscar Wilde, que começa a conversar sobre um assunto qualquer.
E você fica ali, sentado com cara de bobo, olhando aquela pessoa e deixando que ele fale livremente sobre o assunto escolhido.

Foi exatamente assim que eu me senti lendo "A Alma do Homem Sob o Socialismo"

v de vanisse 17/12/2023

Me impressionei
Fui ler ?a alma do homem sob o socialismo? esperando uma BOMBA e estou chocada com a coerência do Oscar Wilde em algumas colocações (não concordei com tudo mas de modo geral ele lacrou)

Predo 22/10/2020

O retrato de uma época
Levando em conta a época que foi escrito, o autor no mínimo, foi muito ousado e pretensioso.
É uma pura crítica, ao puritanismo vitoriano, e a forma como a sociedade da época consumia arte, mídia e literatura.

Independente de posicionamento político, todos deveriam ler essa obra, de mente aberta.

Circe 22/09/2011

O poder da criatividade de uma mente livre e despida de puritanismos destrutivos e desnecessários é, sem duvida, a característica mais evidente desda obra. Seu toque debochado, ora sutil, ora agressivo, esteve brilhantemente presente todo o tempo. O tipo que todo hipócrita quer ver morto.
Para ler inúmeras vezes. Aprender o tempo todo.

laurabs29 31/05/2023

Maravilhoso
Wilde mostrou uma visão burguesa do socialismo e fez comparações muito relevantes. Acrescentou muitas alternativas na minha opinião sobre o socialismo.

Beatriz3345 04/05/2018

Um livro de linguagem compreensível que todos deveriam ler para refletir.
Apesar de ser uma obra utópica e um tanto imaginativa, da muito o que pensar.
No fim pude concluir que o problema de todos os sistemas econômicos, sociais etc é o próprio ser humano. (apesar de já imaginar isso faz tempo kkkkkk)