Lord of Shadows

Lord of Shadows Cassandra Clare

Resenhas - O Lorde das Sombras

luh lantsov 21/06/2022

CASSANDRA VOCÊ ME PAGA POR ISSO!!!
isso não será uma resenha completinha igual eu sempre faço pois o final desse livro acabou com a saúde mental que eu nem tinha.
o final meu deus, que vontade de correr pra começar o terceiro e último livro de the dark artifices obter respostas de tudo que aconteceu, mas to tão abatida que preciso de um tempo antes de começar queen of air and darkness.
acabei esse livro traumatizada precisando de terapia, e a terapia? será um livrinho de romance ou com foco de amizades que me deixe soft
depois disso tive a certeza que a cassandra odeia seus leitores, eu to até agora tentando entender o pq ela escreveu aquilo, por favor cassandra tenha piedade do meu pobre coração!!!
Maíra 31/07/2022minha estante
Exatamente como mensenti

Gessika.Lemos 19/10/2023

Socorro Deus!
Caaaaaaassandra a criança, Cassandra! Pelo amor de Deus, tô em choque. Que livro bom da moléstia. Morte, luta, dor, ironia, meus personagens de Instrumentos Mortais ajudando os personagens de agora. Minha cabeça explodiu com o final.

Lisandra 15/03/2021

minha cara no final do livro ?

maravilhoso, acho que com cada novo livro a Cassandra escreve cada vez melhor e sempre dá um jeito de fugir do padrão das histórias anteriores. ansiosa pra ler o próximo!

André 04/06/2017minha estante
Leu em pdf? Me envia?

Mary 05/06/2017minha estante
ePub em inglês. ;)

André 05/06/2017minha estante
Muito obrigado

Mary 06/06/2017minha estante

André 07/06/2017minha estante
Estou lendo graças a vc. Obg de novo.

Lara.Castro 08/06/2017minha estante
Miga
Julian é anti-herói, se vc ñ entendeu ainda. I mean, tirando a parte do "psicopata", vc meio q entendeu bem até a vibes. E eu espero q Cassandra Clare ñ foda com o desenvolvimento dele btw e nem faça mal feito. Em Queen of Air and Darkness eu quero Dark Julian 5.0, nível Jax Teller 7 temp de Sons of Anarchy, Joel de The Last of Us, e espero DE VERDADE q CC termine essa história com tragédia, pq do contrário, eu vou fazer panelaço em frente a casa dela! Pq ñ é possível q ela construiu toda uma história com os padrões de tragédia e ñ ir até o fim com isso! Seria um desrespeito ao q ela construiu até agora. E bom, good q vc esteja se sentindo assim, pq é isso msmo. A ideia é essa. (Pena q I can't relate though, I mean, eu concordo com a maioria do seu discurso [again, tirando a parte do "psicopata" q achei bem equivocado], porém eu ñ consigo odiá-lo por isso, mto pelo contrário, só amo mais ainda, pq...sou uma anti heróis - e heroínas - trash affff sempre amando os mais complicados, essa é minha maldição...)

Mary 11/06/2017minha estante
Que ótimo! Depois vem comentar comigo!

André 12/06/2017minha estante
Já li. Que final foi aquele? ?????

Lara.Castro 13/06/2017minha estante
Tamara
Olha, pelo o q eu pude ver, ñ é "a maioria" q espera um final feliz pra Jemma ñ... A maioria QUER um final feliz, mas achar q vai ser assim é outra história.
E eu ñ disse nada sobre matar os dois (eu até tendo a achar q Julian pode morrer, mas Emma provavelmente ñ), só q ainda q ele(s) ñ morram, ñ acho q eles terão o seu "feliz pra sempre" ñ, pelo menos ñ em TDA, TWP talvez, quem sabe... E claro q Cassie tá contando essa história desses parabatais apaixonados por alguma razão, mas essa razão pode ñ ser a q a maioria quer. Não acho q eles serão consumidos pela maldição e se tornarão os vilões de TWP (como dizem umas teorias aí) ou q a história deles vai acabar em uma tragédia parecida com as histórias de parabatais anteriores, mas eu ainda acredito q tbm ñ vai acabar bem. E do q eu consegui captar com essa série, q acho q está bem claro, é q ela é bem diferente das antecessoras da Cassie, e aqui, ela está querendo fazer um paralelo com a realidade mto maior e mais forte do q ela fez com as séries anteriores. E a realidade é cruel, é dura, e é do jeito q é e ñ do jeito q a gente quer. Vc diz q mensagem ela estaria tentando passar com isso? Bom, pode ser exatamente essa. Na vida, nem tudo acaba bem, nem toda história tem final feliz e a realidade é dura. Nem toda arte tá tentando passar mensagem de esperança (e nem deve), e acho q TDA é uma delas, e isso ñ invalida a obra ou tira a credibilidade da Cassie como escritora, mto pelo contrário. Mostraria coragem e sinais de q ela está saindo de sua zona de conforto e se arriscando.

Maria.Elvina 21/06/2017minha estante
Olá.
Não consegui abrir no formato que você disponibilizou. Você poderia me mandar em outro formato, tipo PDF ou Word mesmo?
Obrigada.

Lara.Castro 28/06/2017minha estante
Tamara miga, primeiro: se Julian e Emma sobreviverem a TDA, pode ter certeza q em TWP eles se ajeitam. E segundo: o q te faz pensar q só pq a história de amor deles pode não ter um final feliz q o "amor deles não vale nada"? Então quer dizer q toda história de amor q não dá certo não significa nada? Se um namoro não dá certo então ele automaticamente tá invalidado? Buffy e Angel (um dos meus maiores OTPs da vida btw) por exemplo: o amor deles não vale de nada só pq eles não terminaram juntos então? Tudo foi invalidado pq não foi end game? "Hey vcs aí! Não acabaram juntos casados e com filhos? DELETADOS! SEU AMOR NÃO VALE NADA!". Que lógica é essa?! Nem toda a história de amor dá certo sabia, é a vida, e isso não invalida a história ou o amor, por favor né!? Então quer dizer q se um dia eu namorar alguém q eu ame mto e de repente não der certo, o namoro, o amor q eu sinto/senti, tá invalidado? É isso? Meu deus, a Cassandra realmente acostumou mal os fãs dela com os final feliz cheio de casal feliz pra sempre heim, affff. E btw, a história de Jemma talvez seja exatamente aquela necessária pra mudar os rumos de como a Clave trata parabatais q se apaixonam, já pensou nisso? Fora q a história deles não é só sobre o romance deles: é sobre ser sobrevivente de uma guerra; é sobre lutar contra preconceitos; é sobre pessoas q tem de sobreviver ao trauma de uma guerra e às consequências desfavoráveis q surgem por causa dela; é sobre família, é sobre como uma família de crianças q não tiveram nenhuma figura adulta responsável por eles para guiá-los e ensiná-los funciona e sobrevive perante circustâncias tão desfavoráveis; é sobre como o trauma da guerra e de uma vida de perdas afetam essas pessoas. Enfim... Vc pode até não gostar se Jemma não tiver um final feliz, é seu direito e seu gosto, tudo bem. Mas não vem com essa conversa completamente sem lógica de q não valeu de nada só pq o OTP não foi end game. Vamo amadurecer né pessoal, pq nem tudo na vida são flores. E pode ter certeza q essa história entre esses dois parabatais vai valer de alguma coisa, vai mudar alguma coisa no mundo das sombras, independente do final q eles terão; ou seja: um motivo, tem. Sempre tem. E o amor deles ainda é válido tá, msmo se eles não acabarem juntos e felizes pra sempre okay?! Okay então, flw vlw

Matheus 28/06/2017minha estante
Também achei Julian bem psicopata. Alguém que considera acabar com todas as ligações parabatai só pra não perder outra pessoa é doente, no mínimo. Espero mesmo que isso não aconteça.
no mais, meu coração bate cada vez mais forte por Kieran e Kit

Mary 29/06/2017minha estante
Fiquei passada com as últimas 20 paginas!!! Hahahahahhah

Mary 29/06/2017minha estante
Oi, eu só tenho esse link em ePub mesmo.

André 30/06/2017minha estante
Fiquei de boca aberta com aquele final. Inacreditável

Mary 30/06/2017minha estante
Eu pensei que seria Dru?

André 30/06/2017minha estante
Podia jurar que ia ser ela msm!

Mary 07/12/2017minha estante
Gente, tinham muitos comentários aqui que não apareciam no app e só vi agora que loguei no site?!?! Enfim, sobre o final: infelizmente eu acredito que a Cassie não vai ter coragem de sair da zona de conforto e fazer um final trágico pra Jemma. Pelas respostas dela as asks no Tumblr e por algumas entrevistas que ela deu, ela sempre afirma que Julian não é mau... Mas na minha visão, uma pessoa que esta disposta a TUDO em nome da família é, no mínimo, uma pessoa MUITO perigosa. Por isso falei sobre psicopatia, porque ele consegue simular tão bem emoções ou a falta delas para as pessoas. Eu sei que ele não pode ser um psicopata no real sentido da palavra, pq ele sente, sente demais e psicopatas não tem sentimentos. Mas esta foi a única palavra que encontrei que ficasse o mais próximo de como vejo a personalidade dele... Eu realmente gostaria que ele fosse 100% pro Dark Side, mas novamente repito, acho muito difícil. Além de ser um final totalmente diferente dos que a Cassie costuma dar aos seus protagonistas, iria meio que ser um repeteco de Anabel e Malcom... Mas quem sabe ela não nos surpreende com algo totalmente novo e inesperado? Só sei que mal posso esperar por 2018...

B 16/07/2023

Eu não tenho muito o que falar? Achei a história principal ótima, adorei os aspectos politicos desse livro e os paralelos com a realidade, acho que a Cassandra sempre consegue trabalhar inclusividade de forma muito fluida na leitura e o casal principal tem todo meu coração. Dito isso, uma coisa que me incomoda não só nessa saga mas em todas dela é a necessidade de que todos os personagens tenham um par romântico e a quantidade grande de histórias paralelas. Acho que por estar na minha 4ª serie seguida da Cassie, eu já to bem cansada disso e meu ritmo de leitura ja esta diminuindo bastante. Mas no geral, eu gostei sim do livro.

heliogabalus 11/12/2019

De todas as séries da Cassandra até agora, tda foi a que menos gostei. A mesma fórmula mágica do casal hétero que vive um amor proibido e não sabe se resolver com um diálogo decente, marca registrada do universo dos shadowhunters. Porém muita gente adora e dá dinheiro, fazer o quê. Cenas de ação cortadas no meio por uns dois ou três parágrafos melosos descrevendo o sentimento do personagem, admito que eu fui pulando logo pros diálogos. Kitty está tendo um desenvolvimento forçado em alguns pontos e uma visão unilateral que me cansou muito. Achei que a escrita da Cassandra perdeu um pouco da leveza e está tombando muito pro sentimentalismo, parece que tudo que os personagens fazem e pensam gira em torno de um romance, isso apaga um pouco suas personalidades. Mas nem tudo foram erros no livro, estou adorando esse aprofundamento na mitologia das fadas. Um ponto em que a Cassandra conseguiu melhorar visivelmente foi na distribuição dos focos narrativos, dando espaço para os personagem secundários se desenvolverem. Ainda há o que melhorar porém em comparação com dama da meia noite e com instrumentos mortais esse livro está muito mais equilibrado. Em relação aos personagens principais, a Emma parece perdida de si mesma nesse livro, nem parece a Emma de dama da meia noite. O mesmo acontece com o Julian, que apesar de demonstrar muita inteligência está se tornando cada vez mais chato, arrogante, possessivo e controlador. A Cristina merece muito mais espaço na história, o passado dela ainda não foi explorado direito e todas as vezes que ela aparece no livro é com o Mark ou Kieran, ou ambos e eu acredito que ela merece mais do que ser enganada por um mariquinhas (te amo Diego) e depois jogada em um triângulo amoroso. O final foi interessante, apesar de toda a ação que faltou no resto do livro ser jogada em umas poucas páginas o que ficou meio repetitivo. Resumindo, muito drama romântico e pouca ação, se não fosse necessário ler tda pra poder avançar nas próximas séries eu nem me daria ao trabalho.

Kel Cesar 26/02/2020

A Cassandra Clare acertou a mão, mais uma vez, ao alternar entre as histórias dos diversos personagens. A gente sempre acaba uma seção do livro querendo mais. Ao mesmo tempo, as vezes é preciso fechar o livro por um minuto e respirar fundo, pois Cassandra sabe escrever uma escalada tensão como ninguém.

Jonas 01/04/2020

Me surpreendeu demais!
Esse livro me surpreendeu demais, melhor que Lady Midnight. Cheio de informações relevantes e importantes, desenvolvimento dos personagens ótimo e com revelações e mortes que me pegaram de surpresa. Amei! Já virou um dos meus favoritos da Cassandra Clare.

jadelu 29/04/2021

é muito contraditório eu dizer que o livro me destruiu e dar cinco estrelas? KKKKKKKK, minha relação com os livros da cassandra é sempre assim e já aceitei.
nossa. tipo, uau! não tenho palavras pra descrever o quanto esse livro me pegou de jeito. foi incrível (escrevo esse incrível rindo de desespero, pra deixar registrado) a maneira como as coisas só deram errado e foi tensão em cima de tensão.
deixo aqui que os blackthorn's serão os meus bebês para sempre e emma carstairs também!

Lara.Castro 09/06/2017

Uma incrível continuação
Essa série é de longe a mais madura e sofisticada do mundo dos Caçadores de Sombras até o momento. Cassandra Clare se supera a cada livro. A escrita, o enredo, a construção de personagens e seus respectivos desenvolvimentos, o ritmo da narrativa, além da quebra de alguns clichês ou até mesmo a reinvenção deles (que os tornam interessantes ao invés de irritantes) nos faz perceber que Clare está se arriscando muito mais, se reinventando e tentando sair de sua zona de conforto. Sim, ainda temos o "famigerado" triângulo amoroso, porém este beirando ao poliamor, algo que não me recordo de ter visto antes na literatura YA. Há também o amor proibido, sofrido e angustiante, porém com personagens muito mais maduros, onde nos é apresentada, finalmente, razões brutais para a proibição e consequências ainda piores caso eles decidam ir adiante com o relacionamento romântico (sem puxar frustrantes falso incestos ou falsa maldição), fazendo-nos sentir que estamos realmente lendo um romance trágico, acompanhando reais e irreversíveis star-crossed lovers, onde as coisas podem não acabar bem para os apaixonados. Inclusive, esta série apresenta padrões típicos do gênero tragédia, o que me anima ainda mais ao pensar que Cassandra Clare possa finalmente estar saindo de sua zona de conforto e evitando os sempre "finais felizes" de suas séries antecessoras. Sentimo-nos como se estivéssemos caminhando para uma tragédia inevitável aqui e, sem sombra de dúvida, esta série é a mais sombria do Shadow World até o momento, com o contribuinte de seus personagens serem efeitos colaterais de uma guerra.
A estória parece ser mais intimista, com um viés mais político, e a falta de um grande vilão principal para toda a série aumenta mais essa sensação. Personagens que não foram muito proeminentes no livro anterior ganham seu espaço e cativam. E a gama de personagens diversos (como da comunidade LGBTQ+, pessoas não brancas e pessoas com doenças mentais) presentes aqui fazem desta série uma fantasia importantíssima em representatividade.
O mundo se expande belamente, adentramos mais fundo no mundo das fadas e seguimos uma aventura que se segue desde Los Angeles, passando pelo Reino das Fadas e Londres, até Idris. Aqui, não temos um plot que se fecha em si, como em Lady Midnight; ao invés disso, experienciamos as consequências do primeiro livro.
A relação entre os personagens é sempre algo a se destacar nos livros de Clare, e aqui, as dinâmicas de amizade, romance e família, como era de se esperar, também não deixam a desejar.
E com um grand finale espantoso, brutal, triste e trágico, o livro se encerra com glória e grandes promessas sombrias e sangrentas, tanto em seu aspecto político como pessoal para os personagens, para seu último volume.
Tathy.Oliveira 04/07/2017minha estante
Olá Lara.Castro adorei seus comentários como você imagina o final desta trilogia têm alguma teoria, infelizmente vejo um final muito triste para esses parabatais, mas não imagino eles apenas separados ou que o romance deles não vai dar certo. Infelizmente andei lendo alguma coisa a respeito um poema no qual Cassie vai basear QoAaD e um trecho de Emma em um penhasco infelizmente acho que eles vão morrer. Minha teoria é de que Cassie fará Julian morrer e Emma não suportando irá se matar. De fato acho que é esse tipo de final que muitos do fandom estão temendo que aconteça, mas infelizmente acho que será isso. E também tenho suspeitas de que ela matará Clary. Eu talvez estava pensando que ela fosse fazer Julian e Clary morrer no intuito de colocar Jace com Emma, mas mediante do último trecho fiquei em dúvida. É isso um abraço.

Tamara 04/07/2017minha estante
Desculpe Lara.Castro acredite eu não estava atacando você não era minha intenção. E bem sou uma romântica incorrigível, adoro ver romances de amigos de infância e acho muito pouco improvável o amor de Emma e Julian terminar com os dois se separando o amor acabando. O que imagino de final trágico é eles morrendo ambos ou apenas um. O fato é que lamento se esse for o fim e penso que se for ainda não temos certeza do fim por que quem escreve os livros é a Cassie e todos presumem isso, não significa que ela o fará de certo. Mas se o fizer sei que ela o fará de forma majestosa do qual não nos deixará desapontados.E fará com que estas mortes não sejam em vão. Eu espero que se eles vierem a morrer deixem alguma esperança, para os parabatais que assim como eles que se amam e não podem se revelar consigam um meio de viver o seu amor. Espero que eles descubram uma saída para estes, para que essa história não se repita. Desculpe por todo inconveniente. Tenha uma ótima semana.

Lara.Castro 18/09/2017minha estante
Tathy.Oliveira Olha, eu só duvido um pouco de a Cassie matar um ou ambos os protagonistas por causa do histórico dela. Não sei se ela vai ter coragem. Assim, se ela quiser, essa é a trilogia e oportunidade perfeitas, sem dúvida. E creio q se ela só os deixar separados no fim de TDA, em TWP isso se resolve e eles eventualmente ficarão juntos (inclusive, tenho uma teoria pro arco de personagem do Julian da qual eu gosto mto voltada pra caso isso aconteça, meaning, caso ambos sobrevivam em TDA, porém ficando separados), mas pra mim, um final feliz, pelo menos em TDA, não seria coerente nem honesto pro q ela construiu até aqui. Mas independente do q ela planeja pro final dessa trilogia, eu só quero q seja mto bem feito. Enfim...

Lara.Castro 18/09/2017minha estante
Tamara
Magina, eu não me senti atacada nem ofendida, tá tudo bem ;)

Mary 26/01/2018minha estante
Eu tbm adoraria que ela finalizasse o livro em forma de tragédia, mas eu duvido ela sair taaaaanto assim da zona de conforto?

Tathy.Oliveira 13/07/2017

Um Livro de altas tensões...
Como descrever Lord of Shadows sem ter lágrimas nos olhos e reviver cada emoção com saudade e com aquele desejo de ler novamente e quebrar meu coração somente mais uma vez... Devo confessar que esse livro foi uma montanha russa de emoções nem sei o que dizer, chorei, me apaixonei, ri em alguns momentos raramente cômicos senti raiva, fiquei com medo nem sei o que dizer mais. Bem houve personagens com os quais não havia me afeiçoado em Lady Midnight que neste roubou meu coração o inconsequente Kieran, o perfeito Diego que apesar de não ser tão perfeito demonstrou que ainda era um bom amigo. Agora surgiu personagens que detestei principalmente uma garota que sofre da síndrome de Valentine.

Julian e Emma seu relacionamento cada vez mais complicado não prevejo um final tão feliz para eles, mas ainda tenho esperança de estar enganada. Julian o que posso dizer ele tem seu lado sombrio, mas acho que não é alguém que se deve dizer que é consideravelmente mau por assim dizer. Ele é sim alguém que carrega muito nas costas. Mediante a tudo que ele passou não me admira ele ser como é. Sou psicologa e ao meu ver Julian sendo um adolescente de apenas dezessete anos é muito contido mediante as suas emoções. Por essa razão ele é sombrio. Ele filtra tudo que sente para não se deixar notar, para não se mostrar vulnerável diante dos irmãos menores. Ele é a fortaleza dessas crianças sente que se desmoronar pode acabar levando os irmãos juntos consigo. Sente precisa ser o adulto perante eles. Bem ele fala coisas durante o livro que parece muitas vezes preocupantes, mas não vamos ater a fato. Falar e pensar não é o mesmo que agir, isto é, fazer a ação. E também não podemos julgá-lo por se preocupar mais com a família do que com o mundo, pois, este mundo não tem sido muito bom consigo e sua família. Para começar a sociedade de caçadores de sombras lhe tirou seus irmãos mais velhos. Exilaram Helen sem nenhuma razão apenas por ser uma mestiça das fadas e abandonaram Mark na caçada selvagem. Ninguém pensou em como ficariam essas crianças entregou eles a um tio que mal conheciam e que tinha sérios problemas mentais por conta do que passou no reino das fadas com o irmão na infância. Julian se viu com apenas doze anos obrigado a tomar as rédeas da situação para que seus outros irmãos não lhe fossem tomados e separados. Enquanto foi crescendo e amadurecendo se descobriu apaixonado por sua parabatai e isso é proibido por lei de acontecer. Aqui termina minha análise sobre as reações de Julian neste livro, por tudo isso que tem passado não o condeno, por nada do que tenha dito, mas não fez.

Voltando a resenha do livro, aqui conhecemos os perigos que existe ao usar necromancia. A pessoa perde todo o controle quando volta da morte através de magia negra, não é mais a mesma e aqui tivemos sérios ciclos mortes por conta disso. Duas mortes não tiveram muito significado, mas três mortes tiveram muitos significados inclusive a última que fora de quebrar nossos corações e pisar em cima dele. Cassandra Clare declarou que essa morte em especial era necessária, para que grandes mudanças acontecessem umas podem ser boas e outras ruins e é o que desencadeara TWP. Bem sim de fato essa morte mexerá muito com o personagem que será um dos protagonistas de TWP e com aqueles que estarão "QoAaD". Talvez seja a libertação de uns e talvez a perdição de outros. Não digo que ela tenha sido boa, mas compreendi muito bem as razões dela para isso e como declarou muito antes de TDA começar a ser escrita essa morte já estava planejada. Bem esse livro nos levou a conhecer mais do Reino das Fadas e como eles são. Inclusive a Corte Unseelie a qual o rei é com certeza alguém muito frio e perverso que não se importa com ninguém nem mesmo com os próprios filhos, quer dizer somente um o seu favorito que teve uma morte merecida por tudo que fez.
Agora preciso falar de Kieran do príncipe egoísta de Lady Midnight para o doce príncipe fada que conquistou meu coração neste livro. Suas relações com os personagens neste livro me comoveram bastante. Acho que sua evolução aqui foi muito satisfatória. E mais coisas misteriosas estão acontecendo e que só vamos descobrir em QoAaD, inclusive o surgimento de um misterioso personagem que provavelmente é alguém que não está morto. Para encerrar essa resenha minhas "saudações e adeus" àqueles personagens que nos deixaram aqui em LoS e que serão para sempre lembrados nas páginas dos livros. Ave Atque Vale.

Observação: Sobre as teorias não sei o que Cassandra Clare planeja para "Queen Of Air and Darkness". Ela pode deveras jogar nossos corações no fogo depois de ter quebrado e pisoteado neste livro, porém, estamos falando de Cassandra Clare a mulher que tem a grande habilidade de nos surpreender. De acordo como ela vêm escrevendo essa trilogia todos nós temos a certeza de que vai acabar em uma grande tragédia inclusive com os parabatais Emma e Julian. Não sei ao certo se devemos se ter tanto essa certeza já que não somos nós que escrevemos o livro. Acho que é colocar a mão no fogo e se queimar. Cassie não é de ser tão previsível e acho que não escreverá o livro como esperamos ou desejamos. Um conselho para quem fica aí se preocupando com que o fandon diz ou deixa de dizer. Parem de dar tanta importância para isso, vamos parar de tentar adivinhar o que vai acontecer por que nem mesmo nossos próprios destinos nós sabemos. Se não gosta do que andam escrevendo sobre essas teorias, não leiam. Espere o próximo livro lançar antes de desistir de uma leitura por causa de coisas que o fandon diz. Lembre-se são apenas personagens, uma ficção eles existem apenas nos livros não é a vida real de ninguém. Eles irão continuar vivendo nas páginas dos livros e você poderá relê-los quantas vezes quiser. Apegue-se mais as pessoas reais lute pelas relações que tem em sua vida cative-as. "O essencial é invisível aos olhos e tu és responsável pelo que cativas". E estas palavras estão eternamente vivas em nossas memórias. Na pagina do livro e continuaram por muitas e muitas gerações. É isso vamos viver e esperara para ler. Não vamos nos torturar com incertas até que estejam realmente certas. Muitos beijos espero que gostem da minha resenha. Fiquem com Deus.
Mary 26/01/2018minha estante
Eu concordo com tudo que vc disse sobre Julian, mas divergimos em um ponto: eu não acho que os fins justificam os meios. Vc diz q não devemos julga-lo por algo que ele apenas pensa e não faz. Ok. Mas e oq ele fez com Kieran? Pq foi ideia dele, fazer todos embarcar na mentira e deixar Kieran como um palhaço sem saber da plateia. Aquilo foi de uma crueldade sem tamanho. Pra ele é sempre melhor mentir e fingir do que enfrentar a verdade. É disso que tenho medo dele. Alguém que estar disposto a tudo por ?amor?, é alguém muito perigoso. Mas eu gostei que a Cassie fez isso, ela realmente saiu da zona de conforto pq vc não vê nenhum outro protagonista dela que teria as mesmas atitudes dele. Nem Clary, nem Jace, nem Will, nem Tessa pensariam somente em si e na família pra tomar decisões, eles pensam no que é melhor pra todos em geral. E chegando ao seu outro ponto: eu, infelizmente, acho que a Cassie não vai ter coragem de seguir este caminho e terminar em tragédia. Não faz o estilo dela, apesar dela estar se aventurando por este caminho, e seria praticamente repetir a história de Malcom. Eu gostaria bastante que terminasse em uma tragédia sem tamanho, pq faria a Cassie crescer como escritora. Sobre Kieran: ele ganhou um espaço no meu coração e de lá não vai sair nunca mais. Enquanto Mark e Julian (que estavam no meu top 5 em Dama-da-Meia-Noite) decaíram e não sei se conseguirão um dia voltar. Sobre a morte: eu realmente não senti como a maioria das pessoas, acho q nunca tinha me apegado a esta personagem em particular, mas fica bem claro qual é o propósito dela com isso. A aproximação de Kit e Ty e eu sinceramente mal posso esperar por isso.

Stefania.Alves 30/08/2021

Esse livro foi uma montanha russa, com um início bem mais agitado que todo o primeiro livro, achei o meio um tanto monótono mas com um toque nostálgico e envolvente.
Eu acho incrível a forma como a Cassandra cria personagens extremamente complexos mas igualmente cativantes. E nesse livro em especial eu amei a dinâmica entre eles e os relacionamentos que estão sendo desenvolvidos.
Adorei que o Julian tem mostrado um lado mais sombrio, e eu amo essa dualidade dele de amor incondicional mas ao mesmo tempo manipular e mentir em nome do amor.
Realmente não sei o que esperar do próximo livro mas definitivamente não consigo visualizar muitos finais felizes.