A Noiva Fantasma

A Noiva Fantasma Yangsze Choo

Resenhas - A Noiva Fantasma

Sthefany148 25/02/2023

Ver os mortos é uma benção ou uma maldição?
Acho que não posso deixar se pontuar a imensa carga cultural que esse livro traz consigo. É absurda a quantidade de referências chinesas (e malaicas se bem q me confundi mt nessa parte da colonização). É um enredo incrível e surpreendente. Nas últimas páginas não queria soltar o livro.
Motivos que me desagradaram: a história demora para render. Sinceramente, me apeguei aos personagens faltando umas 100 pags para o fim.

Ana 23/02/2023

Assim que peguei A Noiva Fantasma para ler, pensei que encontraria um livro de terror. Claro que fiquei muito receosa, já que sou a pessoa mais medrosa do mundo inteiro. Mas eu estava super enganada. O livro tem sim uma aura sobrenatural, mas é um romance super gostoso de ler e o melhor de tudo: fala bastante sobre alguns costumes e cultura do povo malaio.

Li Lan é uma bela jovem que tem seus 17 anos e vive em Malaca (atual Malásia) com seu pai e sua Amah (que seria algo como nossa babá, por aqui). Após a morte da matriarca da família, seu pai acaba definhando e, apesar de passar praticamente o tempo todo em casa, é muito ausente. Além disso, uma varíola terrível caiu sobre a família e acabou deixando o homem cheio de cicatrizes, mas Li Lan saiu praticamente intacta, apenas com uma marquinha.

Certo dia, em mais uma das noites quietas, o pai de Li Lan perguntou se ela gostaria de ser uma noiva fantasma, que significava basicamente casar-se com alguém que já estava morto para que o espírito permanecesse tranquilo. É claro que, como qualquer pessoa normal, eu suponho, Li Lan detestou a ideia do casamento. O problema é que o seu suposto noivo, Lim Tian Ching, começa a perturbar os seus sonhos. Imaginem só minha indignação! Poxa vida, a hora do sono é sagrada! Cansada desse sofrimento, Li Lan tenta tomar as rédeas da situação, mas acaba indo parar no mundo dos mortos.

Apesar de esperar uma leitura totalmente diferente, não posso negar o quanto gostei dessa história. Todos os personagens são muito bem construídos, todos contendo yin e yang dentro de si. É impossível não torcer para que tudo dê certo com Li Lan em sua jornada, principalmente para que Lim Tian Ching a deixe em paz (nossa, vocês não têm noção do quanto esse cara é nojento). Para mim, a personagem mais cativante de todas é Amah. Imaginem aquela avó cheia de crenças e superstições, mas que tem um coração enorme. Pois então, é ela.

A autora foi cem por cento bem-sucedida em sua descrição sobre o mundo dos mortos. Ela elaborou tão bem o lugar, com seus espíritos famintos e oferendas oferecidas pela família, que é super fácil acreditar que realmente vamos para lá depois que morremos. Além disso, outra coisa que é super importante destacar é a riqueza de detalhes sobre a cultura do lugar: festivais, costumes, religião e até mesmo o papel da mulher na sociedade, naquela época.

É impossível negar que tive uma ótima experiência com esse livro, mas não é uma história cinco estrelas, favorita, que vai ficar em minha cabeça pelo o resto da vida. Apesar de ter uma linguagem fácil, a narrativa acabou tornando-se lenta em alguns pontos, principalmente enquanto Li Lan se aventurava no mundo dos mortos. Nessas partes, principalmente, ficava com preguiça de ler e até sentia vontade de saltar algumas páginas, mas a curiosidade não deixava (principalmente por causa do romance, que, apesar de sutil, foi delicioso de acompanhar). Não posso falar muito mais se não acabo soltando uns spoilers daqueles.

site: https://www.roendolivros.com.br/

lilyisnight 20/02/2023

Netflix faz melhor
A netflix fez uma adaptação se eu nao me engano e foi muito interessante e sobre a adaptação da netflix eu amo o er lang e o fantasma na adaptação é um gostosíssimo, enfim eu gostei do livro mas eu sempre prefiro os filmes.

Bruna.Freitas 17/02/2023

Noiva cansada
Gostei do livro, é interessante e diferente do universo que sou acostumada. Gostei que o livro tem tradução de alguns significados.
Achei uma leitura longa, com muita descrição e pouco diálogo (particularmente prefiro mais diálogo)
Achei interessante, o final meio besta mas ok. Irei ver a série por curiosidade.
Os personagens são estranhos.
Me senti cansada no final do livro, já estava muito maçante. Típica noiva cansada

Fran 16/02/2023

Melhor livro!!
Que livro!!
Faz tempo que não leio um livro assim, cativante do início ao fim, e não dá pra prever as ações dos personagens, e você fica simplesmente boba porque ele fez o que você nem imaginava.
Aqui temos a história de Li Lan que recebe uma proposta estranha de casamento e depois dali a vida dela muda completamente.
Ainda estou com dúvida sobre alguns personagens, se são aquilo que foi finalizado ou se tem mais a ser feito com eles.
Logo poderia ter uma continuação, mesmo que fosse um conto, só pra mostrar como fica depois da decisão final, e mostrar até onde essa decisão afeta as outras pessoas.
Enfim, amei esse livro!!

Rayy_biaa 07/02/2023

O livro é sensacional!
Outra cultura, outro tipo de escrita, outras personalidades!!
Fiquei com o pé atrás para ler, mas como prometi, esse ano vou ler gêneros fora da minha área de conforto.
Eu adorei o estilo, e já vou ler outros da mesma autora.
A história, os diálogos, os personagens! Você, sair do seu corpo, ir para outro mundo, ter outra visão, outro ponto de vista é simplesmente incrível e até fazem com que a gente reflita sobre determinadas coisas.

Agora Falando da história mesmo, eu amo a LiLan, quero ser ela quanro crescer. O jeito como ela é destemida com aquela assombração, se fosse eu? Já tinha literalmente morrido de medo! Ela é extremamente corajosa, inteligente e linda (pelo menos oque eu imaginei).
Outro aspecto do livro que gostei, foi o romance, bem suave, ainda que fosse o "foco"da obra, o casamento e tals, não ficou massante e sufocante como outros livros. Ele sim explorou bastantes temas dentro, oque tornou o livro bem mais divertido!

Enfim muito,muito muito bom! Leiam, vale super a pena!???

-Clara R 02/02/2023

A leitura desse livro, para mim, foi bem interessante. Gostei muito de acompanhar a trajetória da Li Lan e conhecer um pouco mais sobre algumas crenças asiáticas e como eles lidam com a morte. A ambientação até me lembrou um pouco da animação "A Viagem de Chihiro" com os fantasmas e outros seres místicos, e em algumas parte me deixou tensa em saber o que iria acontecer e se tudo daria certo no final. Er Lang se tornou o meu xodózinho! Porém, acredito que muita coisa do livro poderia ser evitada se a Li Lan não fosse tão curiosa, e me deixou um pouco confusa em certo ponto, porque acabei não entendendo a finalidade de uma jornada tão longa. De toda forma, foi uma boa leitura!

Mariana 31/01/2023

Fantasia com mitologia chinesa
Eu gostei bastante desse livro, o jeito q ele conta a realidade d uma garota chinesa em 1893, sobre casamento arranjado e afins. E ainda conseguir inserir mitologia e fantasia nesse contexto é genial.

Daniel 30/01/2023

Dentro de uma cultura entre a vida e a morte
Esse livro foi bom, não ótimo e longe de ruim, mas bom. A noiva fantasma inicia de uma forma cativante, me prendendo numa cultura chinesa durante a imigração europeia feita pela China, com várias superstições e ritos que eu jamais havia imaginado. E só, o meio do livro se perdeu completamente, muito enrolado, um desenvolvimento lento e fraco, a personagem principal não evolui durante o livro todo, segue no mesmo perfil indefesa/curiosa que a gente já ta cansado de ver em vários livros. O final não me surpreendeu já que a personagem deixou clara a sua decisão bem cedo.
Não foi de longe a melhor leitura do ano, quero tentar ler mais livros da autora pra ver se ela melhora um pouco a sua narrativa, porque em quesito cultural ela tira nota 10.

Barbarah.Christina 29/01/2023

Confesso que fiquei decepcionada pq passei muito tempo desejando esse livro, eu sabia pouco sobre a história, mas somente esse pouco me deixou muitíssimo curiosa, contudo achei o livro fraco, não consegui me envolver com a história e achei os personagens bem mais ou menos; senti que o romance tinha potencial, mas faltou um tchan ali. Porém, achei bacana como a autora trabalhou a cultura e as crenças nesse livro, além de se utilizar das partes históricas. Achei o final satisfatório.

Arla.Campos 29/01/2023

Uma aventura sobrenatural
Esse foi um livro que quebrou um pouco o meu padrão de leitura. Já fazia um tempo desde que eu tinha lido uma história tão voltada para a aventura. O que mais me atraiu em "A noiva fantasma" foram os elementos sobrenaturais. A sinopse deixa de fora muito do que acontece, muito do desenrolar que dá o verdadeiro tom dessa narrativa. Em certo ponto da leitura isso me preocupou, mas o desenvolvimento das aventuras/desaventuras de Li Lan sempre me capturava mais uma vez.

Foi um passeio fascinante por elementos culturais e tradições riquíssimas.

cattess 23/01/2023

Porque todos que veem fantasmas e espíritos estão marcados.
O começo do livro foi muito bom, a historia me prendeu bastante porque era interessante. Eu fiquei animada e muito curiosa quando a historia começou a correr. Só que quando chegou a segunda parte ficou arrastado, acho que teve muita descrição e pouca ação. E na terceira parte a mesma coisa. Só quando chegou a última parte que eu peguei gosto pela leitura de novo. Achei o final ótimo, ainda mais porque eu amei muito um personagem e valeu a pena por ele. E, por fim, amei muito aprender mais sobre a cultura chinesa.

Tais Zeni 21/01/2023

A Noiva Fantasma
Uma história de uma jovem que apesar de ser muito burra em grande parte das vezes, também é muito curiosa e forte.

Lívia.Beatrice 18/01/2023

Que incrível ler algo tão diferente!
Yangsze Choo nasceu nas Filipinas. Seu pai era da Malásia, descendente de chinês, e trabalhava como diplomata. A família se mudou com frequência, vivendo na Tailândia, Alemanha, Japão e Singapura. Além de A Noiva Fantasma, Choo conquistou também os leitores do clube do livro de Reese Witherspoon com A Noite do Tigre.

Li Lan, a protagonista, é uma jovem ativa, e, mesmo parecendo decidida, muitas vezes toma decisões erradas que vão embaralhar sua vida. O foreshadowing de "algo me dizia que eu não deveria fazer aquilo" foi muito usado aqui! Mesmo assim, Li lan não se prende ao personagem feminino do século 19 que só pensa em amor, e se aventura como pode pensando também em sua mãe, seu pai e sua querida Amah (quem Li Lan tem mais próximo de uma mãe.

Sua família não está bem financeiramente, pois os negócios de seu pai foram a falência quando ele se viciou em Ópio. Uma proposta de casamento com um herdeiro de família rica pode mudar o rumo de tudo, porém há um fator importante nesse acordo: o noivo está morto. Lim Tian Ching se torna um fantasma que atormenta os sonhos - e não sonhos - de Li lan. Com a ajuda de sua mãe, ele vai despertar sentimentos de raiva e compaixão, e assim conduzir um dos maiores mistérios do livro.

(Sobre)Vivendo entre os mundos dos vivos e dos mortos, Li Lan recebe ajuda de muitos: pessoas, fantasmas e até seres que vivem que não podem ser classificados nem como um ou outro. Velho Wong, Tian Bai, e principalmente Er Lang (que cresce e ganha muita importância na narrativa) são também peças-chaves para entendimento dos mistérios e para sobrevivência da jovem menina.

A Noiva Fantasma trata de temas como dever e honra, e cada personagem o que nos ajuda a entender a cultura Malaca e a posição de cada um na narrativa.

No início, temos uma empolgante introdução com elementos culturais Malacos, além de típicas histórias de fantasmas (daqueles reais sabe? Você não acredita? Rs). A segunda parte é mais lenta. Li lan explora um novo mundo e mergulha nas suas contradições, mas só assim amadurece para então tomar duras decisões. A terceira parte é uma corrida contra o tempo, em que a protagonista precisa consertar todos os problemas que está enfrentando. O final é dinâmico e surpreendente, deixando ainda com um gostinho de quero mais.

Eu fiquei muito feliz de conhecer mais detalhes desta cultura, além das tradições e da mitologia local. O livro tinha tudo para confundir nossa cabeça com a quantidade de informação necessária para entendermos os personagens, mas a autora apresenta estes elementos com muita naturalidade, e tudo flui.

A Noiva Fantasma foi a sexta leitura da Sociedade Literária Entre Mundos. Não seria uma leitura que procuraria normalmente, e é justamente isso que busco: nos surpreender com leituras diferentes e novos autores para coleção.